Arranjar-lhe companhia ou não?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
InesSilva
Registado: terça out 31, 2006 2:23 pm

segunda set 24, 2007 1:44 pm

Olá a todos.

Tenho uma dúvida, e se me gostaria que me ajudassem.
Eu tenho um gato, o sebastião, que tem 02 anos. Ele é muitissimo mimado e muito " dono do seu nariz ". A culpa é toda minha, reconheço :oops: .
Como eu e o meu marido trabalhamos, e só estamos em casa á noite, ele tem que ficar sozinho. Eu lembrei-me de lhe arranjar outro gato/a para lhe fazer companhia. Mas não sei se ele aceitará muito bem, devido ao seu feitio.
Será melhor gato ou gata? E de que idade?

Se me pudessem ajudar, agradecia.

Beijinhos a todos.
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

segunda set 24, 2007 2:43 pm

olá InêsSilva, boa tarde.

Se o Sebastião tem 2 anos, ainda está em idade favorável de socialização.
E estando fechado em casa, sozinho, seria melhor mesmo arranjar "alguém" para lhe fazer companhia.

A ser mno ou mna; tem que ter em atenção alturas de cio e marcações territoriais.
O facto de ser menina poderá despertar no Sebastião uma maior predisposição para a aceitar mais rápido.

A idade, será melhor ainda com meses, para que não haja inibição de ambas as partes, na apresentação. E assim o/a bebé, encontrará no Sebastião a mãe.

É a minha opinião, formada na experiência. :wink: :!:
Fiquem bem :!:
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

segunda set 24, 2007 3:55 pm

Faço minhas as palavras de XANAKIKA. A idade ainda é a ideal. Mais tarde pode ser pior numa perspectiva de aceitação por parte do animal. Claro que sendo uma fêmea facilitaria as coisas pois não haveria confrontos territoriais. Mas atenção ao cio! No entanto, pode sempre optar por castrar o macho ou esterilizar a fêmea.
Infelizmente já não posso dar uma companhia à minha gata que tem 11 anos. Já tentei mas é muito tarde e ela rejeita tudo o que seja felino :( e, claro, está demasiado agarrada a mim, tenho medo da reacção dela pois é muito mimada (por mim :oops: e familia) e habituada a ter tudo só para ela.
No caso das gatas da minha mãe: a mais velha (6 anos) aceitou muito bem uma gatinha que encontrei o ano passado no meio da estrada com 1 mês :). Adoptou-a como filha e ficou uma gata diferente! Era muito "miona" por estar sozinha todo o dia. Agora está mais activa, fartam-se de brincar e correr as duas pela casa fora.
Última edição por Di1975 em segunda set 24, 2007 3:59 pm, editado 3 vezes no total.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda set 24, 2007 3:56 pm

Se a companhia que lhe arranjar for ainda bebé, não faz diferença ser macho ou fêmea porque o bebé ainda não tem produção de hormonas sexuais... para que o seu gato possa identificar a companhia ser de um macho ou duma fêmea :wink: :wink: . O problema estará com o crescimento desse bebé/companhia. Aí, sim. O seu gato irá aperceber-se de que sexo é o seu ou a sua companheira! :lol: e então aí, é que terá que tomar uma resolução :wink: se não quer vir a ter problemas...?! Se for um macho, começará a impor-se como tal, seja por demarcação territorial, seja por tentativa de se impor ao outro :wink:. Se for uma fêmea, já se sabe qual pode vir a ser o resultado... :wink:

Há montes de informação nos tópicos que a podem elucidar e ajudar na sua escolha bem como a aconselhar as melhores formas de os sociabilizar :wink: . É uma questão de fazer pesquisa.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
miafofa
Membro
Registado: domingo mar 04, 2007 7:11 pm

terça set 25, 2007 8:43 pm

Ora aí está uma belíssima ideia!!2 gatinhos é semp melhor k um.Isto porque os gatos são na verdade uma "fraude"...todos independentes, cheios de peito e manias, mas depois ficam deorimidos com a falta de companhia. É verdade que se deve até dispensar pelo menos 15 minutos para mimar o seu gato quando ficam 1 dia inteiro sós em casa...As depressões são o forte dos bichanos em caso de solidão...e com as depressões já se sabe: as defesas baixam e depois ficam doentinhos...
Foi a melhor coisa k eu podia ter feito..arranj uma mana para a Mía.
mas aviso: nem tudo são rosas!Nos primeiros dias (1 semana), é guerra total...o rediente bufa, bate, resmunga....mas passado esse período é maravilhoso ve-los brincar..passo horas nisso!!!!
vale bem a pena!Força e toca a pôr fotos do novo amiguinho aki.....
InesSilva

quarta set 26, 2007 2:00 pm

Olá.
Ando um bocado aborrecida porque não consigo converncer o meu marido a adoptar-mos mais um gatinho....
Em parte ele tem razão no que diz, o Sebastião é um terror. Ele está castrado, e eu pensei que ele iria acalmar um pouco, mas sinceramente eu acho que ele piorou muuuiiiittttoooo.
Nós vamos a passar e ele agarra-se ás nossas pernas, morde-nos, sobe para cima dos móveis, esconde-se em todos os cantos, quando vai á veterinária é uma peste, se eu não tiver cuidado, assalta a nossa comida.
E não é por falta de atenção ou de amor, bem pelo contrário. Tanto eu como o meu marido, quando chegamos a casa, antes de fazermos o que quer que seja, a prioridade é dar miminho ao Sebastião.
Mas estou a desanimar um bocado, porque o vejo muito firme, e já não sei o que fazer.
Mas obrigada pelos conselhos que me deram.

Muitos beijionhos
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

quarta set 26, 2007 8:42 pm

Olá,

o meu caco está castrado há +/- 2 anos, e também nos ataca as pernas. Esconde-se e quando vamos a passar apanha-nos desprevenidos e foge. volta-se a esconder e fica a espreitar-nos, á espera que entremos na brincadeira,(que não é brincadeira nenhuma, ele põe dentes e unhas :twisted: ).

Tente convencer o seu marido que se arranjar 1 companhia para o Sebastião, este terá que gastar as energias com o colega durante o dia e poderá acalmar...ou talvez não....ou depois serão 2 a realizar emboscadas....

...a verdade é que se ele tiver companhia, não irá centrar as brincadeiras e chamadas de atenção só nos donos, penso eu.

Espero que o marido reconsidere, e que o Sebastião receba 1 novo/a amigo/a. :wink: :!:
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

quinta set 27, 2007 12:05 am

Acho que o Sebastião descarrega as energias nos donos e depois não mede a força com que o faz. Entre gatos eles brincam de uma forma que a nós pode magoar. Uma companhia só lhe faria bem.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta set 27, 2007 2:56 pm

Tive durante 17 anos um gato terrivel.
Era meigo connosco, muito cuidadoso e protector com as crianças mas, apesar dessa idade muito irrequieto.

Durante todos esses anos, passaram por minha casa, como FAT vários gatos mas nunca juntos com ele.

A ideia que tinhamos é que se ficassemos com mais algum, teriamos um problema a dobrar.

A verdade é que, a certa altura, tive mesmo de ficar com 2 gatinhos bebés como FAP e ele mudou radicalmente.
Brincava com eles e adorava-os.

Até morrer, a poucos meses de fazer 20 anos foi muito feliz.

Já passaram 13 anos desde a sua morte e ainda me custa falar nele :cry:
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quinta set 27, 2007 3:52 pm

As vezes eles so precisam de companhia para serem mais felizes. O Sam anda mais meiguinho desde que começou a lidar com os meus outros gatos...
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Fidokas
Membro
Registado: quinta ago 23, 2007 2:05 pm

quinta set 27, 2007 4:26 pm

tambem pensoque uma companhia sera menhor para ele...
:wink:
InesSilva

sexta set 28, 2007 1:13 pm

Pois é, está mesmo fora de questão levar outro gato para casa.
Ontem o Sebastião atirou-me ao chão a televisão do quarto e ela partiu-se...... :oops:
Não sei como é que aconteceu, só ouvi um estrondo e vi a televisão no chão :evil:
Como podem imaginar o meu marido negou-se a receber qualquer outro gato.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

sexta set 28, 2007 1:30 pm

Pois assim não será fácil convencê-lo, com tanta asneira!!!
Mas, por experiência própria digo-lhe que 2 são sempre melhores que um!
O meu 1º, foi o Gastão, um gato, que aquilo que fazia de melhor eram asneiras mesmo, tal como o seu! A conselho do nosso veterinário, arranjei-lhe uma companhia, a Mafalda uma gatinha preta linda e ... nunca mais tive problemas com eles! Brincam e descarregam a energia um com o outro! Vêm para ao pé de nós e deitam-se ao nosso colo calminhos, calminhos, depois de andarem a correr um atrás do outro.´Ou seja, já não precisam de "inventar" brincadeiras/asneiras porque têm-se um ao outro para o fazerem!
Também 2 cães, a Bia e o Rafa, e foi (é) a mesmissima coisa: Sempre que um deles fica sózinho (por exemplo quando vou a o vet com o outro) é asneira atrás de asneira: buracos no jardim, plantas arrancadas, vassouras espalhadas, etc... Quando estão um com o outro: NADA! Limitam-se a brincar um com o outro e não têm que inventar asneiras!

Vai ver que tudo acalma com uma companhia...
Responder

Voltar para “Gatos”