Leucemia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

domingo set 23, 2007 8:44 pm

Uma colega minha hoje estava devastada poiso gatinho dela tinha leucemia e foi adormecido. :cry: Fiquei com um medo terrivel de que um dos meus fique com leucemia. Nao tem mesmo cura?
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

domingo set 23, 2007 10:18 pm

Os seus gatos são FELV positivos?
<p><u></u></p>
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 24, 2007 10:31 am

Nao, nao sao. mas podem apanhar a qualquer altura, nao?
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda set 24, 2007 4:52 pm

foi adormecido por ter leucemia? :?

posso parecer bastante ignorante ao fazer esta pergunta, mas...
os gatos com leucemia têm obrigatóriamente de ser adormecidos :?:
eu pensava que, desde que o dono tivesse todos os cuidados necessários e o mantesse longe de outros gatos (para não haver contágios), o gato podia levar a sua vidinha quase como um gato normal...

a não ser que o gatinho estivesse mesmo em fase terminal :|

uma coisa...
a minha gata nunca fez esses exames... aliás, a vet nunca me disse que tinha de os fazer...
ela vai ser esterilizada agora, a vet faz esses exames ou são feitos separadamente?
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
xanoca68
Membro Júnior
Registado: terça ago 28, 2007 11:07 pm

segunda set 24, 2007 6:29 pm

Nenhum gato deve ser adormecido apenas porque tem FELV.

Felv é um vírus e torna o sistema imunitário mais fraco podendo ter que ser adormecidos por terem linfomas e aí sim não terem qualidade de vida.

Agora adormecer um gato com Felv apenas por serem portadores do vírus não é adormecer o gato é abate-lo.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda set 24, 2007 8:29 pm

sanxeri Escreveu:Uma colega minha hoje estava devastada poiso gatinho dela tinha leucemia e foi adormecido. :
Se tem cura? Depende do tipo de Leucemia já que nem toda é igual.

O gatinho era Felv positivo?
Estava em agonia?

É que falar-se de eutanásia e de "abate"... é preciso saber, primeiro, em que contornos...né xanoca68? :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda set 24, 2007 8:36 pm

eu por acaso também estava a fazer confusão entre a sida e a leucemia felina... :|
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
xanoca68
Membro Júnior
Registado: terça ago 28, 2007 11:07 pm

segunda set 24, 2007 8:57 pm

leonildecarvalho Escreveu:É que falar-se de eutanásia e de "abate"... é preciso saber, primeiro, em que contornos...né xanoca68? :wink:

Leo
Daí o meu comentário de apenas por ser FELV

Quando a situação já é grave, se o gato estiver em sofrimento claro que é o melhor para ele.
kim_haha
Membro Veterano

segunda set 24, 2007 10:50 pm

A unica leucemia felina que conheço é provocada pelo virus do FELV. sanxeri o seu gato só pode apanhar FELV/FIV se tiver contacto com o virus (pela placenta da mãe, com gatos que tenham o virus, ou com taças, brinquedos etc que foram usados por outros gatos FIV/FELV positivos).
Basicamento por aquilo que aprendi infelizmente por experiencia própria, os gatos portadores de FELV podem viver anos ou até uma vida inteira com o virus e o virus pode nunca se manifestar.
Caso o virus "acorde" ele vai começar a destruir várias partes do organismo acabando por chegar á medula espinal. Quando o virus chega á medula espinal não há nada a fazer. Pode fazer várias transfuzões mas o gatinho vai acabar sempre por não resistir e a cada transfuzão que é feita ao felino cada vez tem menos resultado. Alguns vets acreditam que podem resistir depois de várias transfuzões. Mas para a maior parte o unico destino possivel é a eutanásia ou então a morte com dor. (se errar em alguma coisa corrijam sff)
sanxeri para que nada disto aconteça com os seus gatinhos é só protegê-los :wink:
<p><u></u></p>
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

segunda set 24, 2007 11:27 pm

Vírus da Leucemia Felina (FelV)

Causada por um retrovírus é transmitido por contacto directo, envolvendo saliva ou secreções. Felizmente o vírus não sobrevive no ambiente por muito, no entanto é potencialmente mortal com uma taxa de 33% de fatalidade...

O FeLV é a maior causa mortal entre os gatos actualmente, tirando-se as mortes por acidente. Transmite-se facilmente por lambidelas ou espirros de gato para gato. Não afecta o homem nem animais de outra espécie. A melhor forma de lidar com esta situação é através da vacinação preventiva. Apesar de poder ser infectado em qualquer idade e o risco aumentar com esta são os gatinhos que têm mais probabilidade de ser afectados.

Esta doença impede que o sistema imunológico do felino funcione de forma adequada fazendo com que ele fique mais susceptível à infecções. Como organismo fica sem defesas, doenças sérias como o cancro podem desenvolver-se, causando até a morte do animal dentro de 1 a 5 anos após a infecção pelo vírus.

Os sintomas incluem anemia, depressão, perda de peso e de apetite, diarreia ou prisão de ventre, aumento de volume dos gânglios linfáticos, tumores, abortos, dificuldade respiratória e falta de resistência a outras doenças. Se o seu gato contrai doenças com muita facilidade deve suspeitar da presença deste vírus. O gato infectado deve ser mantido isolado dos outros e deve equacionar não lhe ser permitido sair à rua onde pode contactar com outros gatos e infectá-los ou ser por sua vez infectado por eles.

Espero desta forma ter contribuído com mais info sobre a doença...
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

terça set 25, 2007 11:54 am

Os meus gatos sao todos saudaveis. :lol:

o que se passou foi com uma colega minha. Ela estava de rastos e eu nao perguntei mais nada. sei que era um gato bebé e que era muito meiguinho e gordinho. De um dia para o outro ela disse-me que o ia adormecer pois o veterinario assim aconselhara, ja que tinha leucemia. Dias antes ela tinha dito que ele era muito alegre e meigo, pelo que achei estranho o gato ser adormecido assim de repente.
kim_haha
Membro Veterano

terça set 25, 2007 8:30 pm

Só espero que o gato não tenha sido adormecido só por ter FELV, sem o virus ter causado qualquer problema. Porque dias antes da minha Niky morrer nem se conseguia mexer.
<p><u></u></p>
miafofa
Membro
Registado: domingo mar 04, 2007 7:11 pm

terça set 25, 2007 8:37 pm

o melhor mesmo é vaciná-los.
Ao vacinar-se 1 gato da casa e se os outros não sairem de casa acaba-se o problema. Cá em casa vacinei a Mía, levou o reforço a semana passada, e como a Rosinha não contacta com outros gatos não corre riscos...mas antes prevenir k remediar não é??
As vacinas são p isso mesmo...
kim_haha
Membro Veterano

quarta set 26, 2007 7:02 pm

miafofa Escreveu:o melhor mesmo é vaciná-los.
Ao vacinar-se 1 gato da casa e se os outros não sairem de casa acaba-se o problema. Cá em casa vacinei a Mía, levou o reforço a semana passada, e como a Rosinha não contacta com outros gatos não corre riscos...mas antes prevenir k remediar não é??
As vacinas são p isso mesmo...
As vacinas não são completamente seguras
<p><u></u></p>
Responder

Voltar para “Gatos”