Encontro de Dogues
Moderador: dinodane
Malta, eu estou com um pequeno problema e preciso de discutir isto convosco antes de poder participar no encontro.
É o seguinte: o meu Anúbis tem neste momento 1 ano e 3 meses, ainda é um cachorrão grande. Tem vivido com outro dogue mais velho e sempre se submeteu a ele, cá em casa o Ajax é que é o alfa.
O Anúbis é um cão muito meigo mas tímido com as outras pessoas. Raramente se deixa afagar. Por esse motivo, decidi colocá-lo na escola de obediência para que ele pudesse sociabilizar com outras pessoas e outros cães. Até aqui tudo bem.
Acontece que de há um mês para cá o Anúbis começou a revelar dominância e ansiedade para com outros cães. Segundo a explicação do treinador, existem dois motivos para isso: o primeiro é a chegada da maturidade sexual dele, o segundo tem a ver com a submissão ao meu outro cão. Dentro de casa ele submete-se ao Ajax e a nós, na rua ele procura impôr a sua dominância aos outros cães que encontra. Nas aulas, o momento da nossa chegada é sempre complicado, pois há muitos cães dominantes, tenho que afastar o Anúbis dos outros e só depois da excitação dele parar introduzi-lo no recinto, mas sempre com muitos cuidados. Nos passeios na rua e para minimizar problemas, mudo sempre de direcção quando avisto outro cão, grande ou pequeno.
O treinador acredita que com a permanência na escola vamos conseguir corrigir este comportamento. Eu também, pois observo que passado algum tempo de estar no recinto em aula o Anúbis já está relaxado e a aula decorre sem incidentes.
A minha questão é a seguinte: os vossos machos reagirão mal a um avanço mais "entusiástico" do meu? Ou será melhor esperar mais uns meses até o Anúbis controlar a sua ansiedade em relação aos outros cães e estar mais adulto?
Obrigada a todos.
É o seguinte: o meu Anúbis tem neste momento 1 ano e 3 meses, ainda é um cachorrão grande. Tem vivido com outro dogue mais velho e sempre se submeteu a ele, cá em casa o Ajax é que é o alfa.
O Anúbis é um cão muito meigo mas tímido com as outras pessoas. Raramente se deixa afagar. Por esse motivo, decidi colocá-lo na escola de obediência para que ele pudesse sociabilizar com outras pessoas e outros cães. Até aqui tudo bem.
Acontece que de há um mês para cá o Anúbis começou a revelar dominância e ansiedade para com outros cães. Segundo a explicação do treinador, existem dois motivos para isso: o primeiro é a chegada da maturidade sexual dele, o segundo tem a ver com a submissão ao meu outro cão. Dentro de casa ele submete-se ao Ajax e a nós, na rua ele procura impôr a sua dominância aos outros cães que encontra. Nas aulas, o momento da nossa chegada é sempre complicado, pois há muitos cães dominantes, tenho que afastar o Anúbis dos outros e só depois da excitação dele parar introduzi-lo no recinto, mas sempre com muitos cuidados. Nos passeios na rua e para minimizar problemas, mudo sempre de direcção quando avisto outro cão, grande ou pequeno.
O treinador acredita que com a permanência na escola vamos conseguir corrigir este comportamento. Eu também, pois observo que passado algum tempo de estar no recinto em aula o Anúbis já está relaxado e a aula decorre sem incidentes.
A minha questão é a seguinte: os vossos machos reagirão mal a um avanço mais "entusiástico" do meu? Ou será melhor esperar mais uns meses até o Anúbis controlar a sua ansiedade em relação aos outros cães e estar mais adulto?
Obrigada a todos.
-
- Membro
- Registado: sexta fev 09, 2007 10:51 am
- Localização: Rufos e Zorba (cães), Zeus, Pretinha e Pandora (gatos)
Olá
Tocaste num ponto complicado... o Rufos também anda com uns comportamentos estranhos... dá-se muito bem com todos os cães, miudos, pessoas e está sempre pronto para a brincadeira e festinhas... mas há um labrador que ele não tolera... a semana passada foi direitinho a ele e atacou-o... será que está relacionado com a matuidade sexual?!?!
A melhor forma não será ver como o Anúbis se comporta com os outros? Com o Rufos não deve haver problemas... ele só é agressivo com aquele cão em particular... não percebo muito bem porquê, mas é o que acontece.
Não percebo muito disto... mas penso que com a presença de machos mais fortes os nossos fiquem submissos!
Quando falas em avanços entusiásticos, são agressivos ou são entusiasmo para brincar?
Tocaste num ponto complicado... o Rufos também anda com uns comportamentos estranhos... dá-se muito bem com todos os cães, miudos, pessoas e está sempre pronto para a brincadeira e festinhas... mas há um labrador que ele não tolera... a semana passada foi direitinho a ele e atacou-o... será que está relacionado com a matuidade sexual?!?!
A melhor forma não será ver como o Anúbis se comporta com os outros? Com o Rufos não deve haver problemas... ele só é agressivo com aquele cão em particular... não percebo muito bem porquê, mas é o que acontece.
Não percebo muito disto... mas penso que com a presença de machos mais fortes os nossos fiquem submissos!
Quando falas em avanços entusiásticos, são agressivos ou são entusiasmo para brincar?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 06, 2005 7:15 pm
Oládinodane Escreveu:Malta, eu estou com um pequeno problema e preciso de discutir isto convosco antes de poder participar no encontro.
Obrigada a todos.
Realmente é uma questão pertinente e não creio que se possa prever antecipadamente.
No outro encontro estavam 3 machos, o Gaspar de 6 anos, o Scooby de 3 anos e o Nero com 1 ano. Todos se deram lindamente ! e temos que ter em conta que estavam presentes muitas femeas e que inclusive o Gaspar e o Nero passaram o dia todo a disputar a Blackie entre os dois ... mas nem se ouviu uma rosnadela que fosse, foram sempre muito civilizados!
O Anubis ja alguma vez esteve na presença de outros cães da mesma raça que não o Ajax? Se esteve, reagiu da mesma forma? Pergunto isto porque a Blackie sempre foi muito amistosa com todos os cães mas quando chegou aos dois anos ( idade adulta) começou a ser muito territorial e a não achar piada aos cães de outras raças. Sempre que vou com ela na rua e vê outro cão, tambem tem um comportamento algo agressivo tentando "atacar" especialmente se for presa pela trela, se for solta tem uma abordagem menos agressiva mas mesmo assim corre em direcção ao cão como se o fosse "atacar". No entanto, sempre que a junto com cães da mesma raça ela age normalissimamente, integra-se logo e parte para a brincadeira.
No caso do Anubis, se ele acalma passado algum tempo quando vai ás aulas, no maximo o que se poderá fazer no encontro é mante-lo preso até ele acalmar, ver o "hambiente" e ver que todos os outros se dão bem e tlavez assim depois ele se integre ... creio que ele so tentará dominar no caso de persentir que há outro animal dominante. Bem mas isto são tudo suposições. Porque não perguntar ao professor dele o que acha?
Tambem era bom, os donos dos outros Dogues dizerem o que acham e se os seus animais são dominantes ou não.
A minha eu sei que não é por isso não há problema.
Beijinhos
Rosário
Olha, é uma mistura dos dois. O que acontece é, se o outro cão se submeter e levar a coisa para a brincadeira, maravilha, brincadeira pegada, é a loucura. Se o outro cão adoptar uma postura de intimidação, de ataque ou não se deixar submeter vai haver uma luta.
RosaNegra, então a tua Blackie comporta-se como o meu na rua. Respondendo à tua questão, excluindo o Ajax, ele já partilhou hotel com uma cadela de seis meses, a meu pedido (pois foi a primeira vez que o deixei no hotel e pedi uma companhia para minimizar o trauma de estar fechado num canil e só), sem problemas, mas nunca esteve solto com manadas de dogues...
Olha, eu acho que a tua abordagem é a correcta e será assim que se vai fazer. Lamentávelmente o meu Ajax não tem saúde para ir...
No entanto, agradeço aos outros participantes que deixem aqui a sua opinião.
Olha, eu acho que a tua abordagem é a correcta e será assim que se vai fazer. Lamentávelmente o meu Ajax não tem saúde para ir...
No entanto, agradeço aos outros participantes que deixem aqui a sua opinião.
-
- Membro Veterano
OláRufos Escreveu:Olá
isso de eles não gostarem de um cão ou outro eu penso que é mais normal (dentro do possivel) ... eles lá "pressentem" qualquer coisa que nós não.
A blackie, como ja disse, sempre foi uma cadela super amistosa, com cães e com pessoas, tanto que eu tinha por vezes medo era dos outros animais, não fossem eles ataca-la ... no entanto, quando eu morava na Moita, mudou-se para o nosso predio um senhor que tinha um Samoiedo e ela sem mais nem menos, a 1º vez que viu o Samoiedo, atacou-o !!! e fazia o mesmo sempre que via o dono do cão tambem. Agora onde vivo actualmente o mesmo se passa com uma cadela boxer .... acho que essas implicancias não terão a ver com a maturidade mas sim com alguma coisa que eles não gostam em relação ao outro animal !
Beijinhos
Rosário
-
- Membro Veterano
Pelo que observei no comportamento dos outros machos que foram da ultima vez, não creio que nenhum deles tomasse uma posição intimidante mas nada melhor do que os donos deles para dizerem isso.dinodane Escreveu:Olha, é uma mistura dos dois. O que acontece é, se o outro cão se submeter e levar a coisa para a brincadeira, maravilha, brincadeira pegada, é a loucura. Se o outro cão adoptar uma postura de intimidação, de ataque ou não se deixar submeter vai haver uma luta.
Mas pelo que li os cães "adoptam" o comportamento e a energia que sentem nos outros, especialmente quando estão em grupo, especialmente se esse grupo for equilibrado.
olá!
a pantera quando veio cá para casa nós ja tinhamos uma pastor alemã (nikita) e a nikita era como a mae dela... assim por dizer...
apanhou mtas coisas da nikita.. rosnar aos outros caes quando está no quintal..., ladrar muito.. mas quando está na rua só quer é brincar com os outros canitos.
entretanto, a nikita morreu.. (à 2 meses) e desde entao, que sempre quando a pantera ve outro cão na rua, investe numa maneira que eu acho um pouco agressiva.. mas depois quando chega mm ao pé do animal.. retrai-se e brinca...
o unico cão que ela n faz isso, é ao Rookie (rotweiller) que já são amigos de brincadeiras desde pequeninos...
a pantera quando veio cá para casa nós ja tinhamos uma pastor alemã (nikita) e a nikita era como a mae dela... assim por dizer...
apanhou mtas coisas da nikita.. rosnar aos outros caes quando está no quintal..., ladrar muito.. mas quando está na rua só quer é brincar com os outros canitos.
entretanto, a nikita morreu.. (à 2 meses) e desde entao, que sempre quando a pantera ve outro cão na rua, investe numa maneira que eu acho um pouco agressiva.. mas depois quando chega mm ao pé do animal.. retrai-se e brinca...
o unico cão que ela n faz isso, é ao Rookie (rotweiller) que já são amigos de brincadeiras desde pequeninos...
-
- Membro Veterano
... falando nisso como tem estado ele ? Na semana passada, quando ouve a trovoada, não parava de pensar como estaria ele a reagir!dinodane Escreveu: Lamentávelmente o meu Ajax não tem saúde para ir...
uiui a trovoada da semana passada, nem me fales... já passou.
O Ajax amanhã tem consulta com o oncologista. Estamos a dar cortisona há uma semana para ver se o novo tumor pára de crescer. Por enquanto, ele come bem e está esperto, não me parece estar em sofrimento, mas toma medicação para a dor crónica entre outra. O oncologista amanhã vai avaliar o estado dele e as análises feitas e determinar se a quimio vai valer-lhe ou não. O crescimento deste novo tumor está a ser muito rápido, o Ajax só foi operado há 2 meses, de maneira que o prognóstico é péssimo.
O Ajax amanhã tem consulta com o oncologista. Estamos a dar cortisona há uma semana para ver se o novo tumor pára de crescer. Por enquanto, ele come bem e está esperto, não me parece estar em sofrimento, mas toma medicação para a dor crónica entre outra. O oncologista amanhã vai avaliar o estado dele e as análises feitas e determinar se a quimio vai valer-lhe ou não. O crescimento deste novo tumor está a ser muito rápido, o Ajax só foi operado há 2 meses, de maneira que o prognóstico é péssimo.
-
- Membro Veterano
Boa sorte para amanha e seja o que Deus quiserdinodane Escreveu:uiui a trovoada da semana passada, nem me fales... já passou.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
- Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas
coragem miga!! estamos todos a torcer pelo ajax.dinodane Escreveu:uiui a trovoada da semana passada, nem me fales... já passou.
ola pessoal e irmandade canina
quanto ao temperamento do gaspar, que é mais velho, ele parte sempre para a brincadeira se o outro tanbem o assim fizer, isto com os de raça diferente, quando sao da mesma ele ignora. tb tive outro em casa quando ele era mais "pequenino" e tb era sudmisso, o gaspar, e tinha uma atitude mais "palerma" quando vinha a rua e via outros, mas eu comecei a tentar demonstrar a ele que era melhor ignorar fazendo o mesmo para com ele nesses momentos. apercebi-me que se eu fosse lá junto dele (quando ele os estava a snifar) sentia as costas quentes e atacava.hoje ja nem ligo quando aparecem outros e "desligo" dele ou começo a andar em sentido contrario e a chama-lo, hoje em dia ando com ele solto a passear e a preocupaçao é que tem de ser dele em seguir-me(nunca esteve em nenhuma escola!!).
um pouco de atençao para com o teu cao e começas a conhecer os seus sinais,perde um pouco de tempo a observa-lo nao ralhes "fala" com ele....abraços

um pouco de atençao para com o teu cao e começas a conhecer os seus sinais,perde um pouco de tempo a observa-lo nao ralhes "fala" com ele....abraços
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Boas!
Uma das razões porque nunca participei em encontros anteriores foi o facto da dogue que tive a Bé (morreu com linfoma este ano em Fevereiro) ter um comportamento agressivo com a maioria dos cães.
No entanto penso que é sempre positivo tentarmos socializá-los o mais possível embora com os devidos cuidados.
No caso da Bé os quase 6 meses em que andou a fazer tratamentos de quimioterapia na FMV em Lisboa reduziram drásticamente as reacções agressivas para os outros cães. Estou convencida que isso deveu-se ao convívio forçado que teve de ter com os muitos cães que passavam pela faculdade enquanto ela lá estava a fazer os tratamentos pois durante muito tempo iamos uma vez por semana e passavamos lá a manhã inteira
Agora não é fácil socializar um dogue apenas com passeios diários na rua porque maioria dos outros donos de cães têm receio de deixar aproximá-los por causa do tamanho. Pelo menos é a minha experiência.
Por isso é que os encontros de dogues são tão interessantes.
Também tenho algum receio de que tanto dogue junto não cause confusão a mais mas tem que haver uma fase de "apresentação" à trela para ver como é que a coisa corre antes de soltar os monstrinhos.
A dogue que tenho actualmente, a Gemma, é até ver, muito sociável com outros cães e pessoas mas ainda só tem 17 meses por isso vamos ver a evolução quando fôr adulta. Tenho feito os possíveis para a habituar com ao máximo a ambientes diferentes, com muita gente e o mais difícil com muitos cães e até agora não tive problemas de maior. Veremos a evolução
Creio também que aprendi alguma coisa ao tentar reeducar a agressividade da Bé:
- Uma delas é que nunca devemos demonstrar receio ou apreensão quando o nosso cão se tenta aproximar de outro. Eles apercebem-se da nossa postura e reagem de acordo. Devemos agir com o máximo de naturalidade embora com os devidos cuidados.
- Outra é que devemos tentar desviar a atenção do cão em relação ao outro se houver reacção agressiva.
- Acima de tudo há que tentar manter a calma e dar a entender ao cão que nós é que estamos a controlar a situação.
De qualquer das formas penso que o melhor mesmo é colocar o cão numa boa escola de treino como a Dinodane fez pois nada melhor que um bom profissional para resolver estes problemas.
E com estes gigantes um problema de agressividade requer cuidados acrescidos né!
Fico a aguardar pelo próximo encontro para vocês conhecerem a maluca da Gemma. Marcem lá isso mais para o fim de Outubro que é para nós podermos ir pleeeease
Cumprimentos
Margarida

Uma das razões porque nunca participei em encontros anteriores foi o facto da dogue que tive a Bé (morreu com linfoma este ano em Fevereiro) ter um comportamento agressivo com a maioria dos cães.
No entanto penso que é sempre positivo tentarmos socializá-los o mais possível embora com os devidos cuidados.
No caso da Bé os quase 6 meses em que andou a fazer tratamentos de quimioterapia na FMV em Lisboa reduziram drásticamente as reacções agressivas para os outros cães. Estou convencida que isso deveu-se ao convívio forçado que teve de ter com os muitos cães que passavam pela faculdade enquanto ela lá estava a fazer os tratamentos pois durante muito tempo iamos uma vez por semana e passavamos lá a manhã inteira

Agora não é fácil socializar um dogue apenas com passeios diários na rua porque maioria dos outros donos de cães têm receio de deixar aproximá-los por causa do tamanho. Pelo menos é a minha experiência.
Por isso é que os encontros de dogues são tão interessantes.
Também tenho algum receio de que tanto dogue junto não cause confusão a mais mas tem que haver uma fase de "apresentação" à trela para ver como é que a coisa corre antes de soltar os monstrinhos.
A dogue que tenho actualmente, a Gemma, é até ver, muito sociável com outros cães e pessoas mas ainda só tem 17 meses por isso vamos ver a evolução quando fôr adulta. Tenho feito os possíveis para a habituar com ao máximo a ambientes diferentes, com muita gente e o mais difícil com muitos cães e até agora não tive problemas de maior. Veremos a evolução

Creio também que aprendi alguma coisa ao tentar reeducar a agressividade da Bé:
- Uma delas é que nunca devemos demonstrar receio ou apreensão quando o nosso cão se tenta aproximar de outro. Eles apercebem-se da nossa postura e reagem de acordo. Devemos agir com o máximo de naturalidade embora com os devidos cuidados.
- Outra é que devemos tentar desviar a atenção do cão em relação ao outro se houver reacção agressiva.
- Acima de tudo há que tentar manter a calma e dar a entender ao cão que nós é que estamos a controlar a situação.
De qualquer das formas penso que o melhor mesmo é colocar o cão numa boa escola de treino como a Dinodane fez pois nada melhor que um bom profissional para resolver estes problemas.
E com estes gigantes um problema de agressividade requer cuidados acrescidos né!
Fico a aguardar pelo próximo encontro para vocês conhecerem a maluca da Gemma. Marcem lá isso mais para o fim de Outubro que é para nós podermos ir pleeeease

Cumprimentos
Margarida