Duvida chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
scorpman
Membro Júnior
Registado: domingo ago 19, 2007 10:03 pm

sábado set 22, 2007 6:39 pm

Boas a minha chinchila tem 1 mes e meio mas parece-me que ela não tem andado a beber muita agua é normal ou passa-se qualquer coisa??
já agora é normal eu deixar a gaiola aberta e ela não sair e preferir ficar na gaiola??

cumprimentos
ChinIsa
Membro Júnior
Registado: sexta set 14, 2007 1:41 pm

sábado set 22, 2007 8:45 pm

Quanto à água, não sei o que dizer, mas a minha chinchila também não bebe muita água, só mesmo quando tem sede ( :wink: ) e por isso não é assim muito frequente vê-la a beber. Mas de qualquer forma sp pode ir controlando se tiver um daqueles bebedouros com medição. Também é importante verificar se o bebedouro está ao alcance da chinchila de modo a que consiga beber sem dificuldade.

Quanto ao facto de ela não querer sair da gaiola, talvez seja por ainda ser pequena e tenha algum receio de se "arriscar". Também tem de ter em conta que é um animal noctivago e como tal a melhor altura para lhe abrir a porta é à noite :!: Vai ver que ela se acostuma e começa a "arrebitar" :wink:
<strong>Isa</strong>
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

domingo set 23, 2007 9:45 am

scorpman Escreveu:Boas a minha chinchila tem 1 mes e meio
Um mês e meio? Esse é um dos principais problemas, normalmente associado a criadores de $$$. Uma Chinchila só deve ser desmamada com 2 meses de idade, embora muita gente as liberte aos 45 dias... é tudo uma questão de dinheiro, acreditem. Menos 15 dias a comer, o dinheiro da venda entra 15 dias mais cedo, elas são mais pequeninas vendem-se mais facilmente... enfim...

Quanto ao "problema" de beberem mais ou menos água tem muito que se lhe diga:

- Ela chega bem ao bebedouro?
- O bebedouro está a funcionar bem?
- Qual a sua origem e habituação aos bebedouros?
- O bebedouro é do mesmo tipo do que tinha com os pais?
- O que está a comer?

Há muita coisa que mexe com o "apetite líquido" das chinchilas, por isso é difícil falar sem saber algo mais.

- Ela tem 1 mês e meio, mas está contigo há quanto tempo?
- Já passou o período de adaptação ao novo habitat?
- Está sózinha, ou acompanhada?
- Há mais animais por perto?

Parece que estou a complicar, mas quem lida com chinchilas sabe que a sua manutenção é complicada e sujeitas a muitas falhas devido ao seu metabolismo ser muito rápido.

Se puder ajudar, claro que ajudo, mas precisava ter mais alguns elementos, nomeadamente, a quantidade de água que está efectivamente a beber por dia!

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
scorpman
Membro Júnior

domingo set 23, 2007 11:49 am

Bem quanto ao criador não vou criticar porque não tenho razões de queixa e pareceu-me uma pessoa séria alem disso é criador APROME e vou desde já dizer que pelo dinheiro não deve ter sido de certeza, mas isso agora não interessa nem quero entrar em discussão por esse facto.

Quanto ao problema em si ela já bebe, bebe é pouco (ou pelo menos eu acho pouco, tenho um bebedouro de 400ml encho metade e ela nem 1/3 bebe) :P
Quanto a comida está a comer comida que foi dada pela criadora e um pouco de feno que lhe deixo todos os dias.

- Ela está comigo vai fazer 3ª feria uma semana
- Qual e o periodo de adaptação?
- Está sozinha
- Não tem animais por perto (tirando eu ) :P

Cumprimentos e obrigada pela ajuda
ODogueAlemao
Membro
Registado: segunda set 03, 2007 6:35 pm

domingo set 23, 2007 11:50 am

Scorpman fale com o criador ;)
<p>Envenenamentos de animais ? Vamos combater esta praga. informe-se.Previna-se.DENUNCIE.

<a style="COLOR: #587ea5" target="_blank" href="http://www.antidoto-portugal.org/">http ... org</a></p>
PauloMonteiro
Membro Veterano
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

domingo set 23, 2007 1:28 pm

Se calhar estou a ser demasiado rigoroso, mas se ela tem um mês e meio e está contigo há quase uma semana, então foi desmamada com menos de 45 dias, o que é um erro grave em termos de criação de chinchilas...

O facto do Criador estar registado na APROME, só a título de curiosidade, informo que não tem qualquer valor, pois qualquer pessoa que tenha um casal de chinchilas e seja cliente da loja que está por detrás da Associação pode registar-se como Criador... ah, é verdade, tem que responder a meia dúzia de perguntas, cujas respostas depois vêm procurar nos fóruns, ou perguntam a amigos já registados... enfim, passemos à frente!

O mais certo é conhecer a Criadora em causa e até gosto muito dela como pessoa que era (tenho-a em boa memória, apesar de no presente estarmos afastados), mas nunca compreendi porque vendia os animais tão prematuramente...

Quando dizes que tens um bebedouro de 400ml e ela bebe um terço estamos a falar de 100 a 120 ml de água por dia? Isso é a medida normal para uma chinchila bébé... está mesmo a beber muito bem!

Em todas as espécies e raças, há animais que bebem mais e outros que bebem menos. Uma chinchila adulta bebe isso mesmo, uma média de 100ml de água por dia, havendo umas que bebem 150 e outras que bebem 80...

Mas podes ficar descansado. Se bebesse 50ml por dia era pouco, tal como seria muito se bebesse 200ml em 24 horas.
Não esquecer que as chinchilas não suam, nem regulam a sua temperatura pela língua, mas precisam de água para equilibrar todo o seu sistema.

Está tudo bem com ela. Por aí, não vejo razão para qualquer alarme...

As perguntas que fiz em relação à alimentação ficam de parte, pois nada justifica a falta de vontade de beber água, visto ela estar a beber normalmente. Se está a comer ração, deve estar bem, pois acredito na ração dessa criadora (se for quem penso). Há quem lhes dê demasiada maçã enquanto jovens e isso reduz a necessidade de água (e não é muito boa ideia).

O período de adaptação varia muito de animal para animal, mas costuma-se considerar a primeira semana, o tempo crítico necessário para as chinchilas se adaptarem às luzes, temperaturas, sons e movimentos do novo espaço. Dá-lhe mais uns dias e vais ver como ela acalma bastante...

Mas por agora, parece estar tudo normal! Pelo menos para a idade. Não te esqueças que saiu do pé dos pais há menos de uma semana e isso é muito importante para o seu comportamento!

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

domingo set 23, 2007 9:23 pm

eu tb sou socia da APROME e as minhas chinchilas so saem da beira dos pais por volta dos 3meses e depois ainda ficam cerca de 1 a 2 semanas numa gaiola aparte mas perto da gaiola dos pais para nao ser um choque muito grande....so depois disso e que as entrego aos novos donos....
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 23, 2007 9:35 pm

ana_marisa Escreveu:eu tb sou socia da APROME e as minhas chinchilas so saem da beira dos pais por volta dos 3meses e depois ainda ficam cerca de 1 a 2 semanas numa gaiola aparte mas perto da gaiola dos pais para nao ser um choque muito grande....so depois disso e que as entrego aos novos donos....
Ainda bem que há quem mostre que somos diferentes, uns dos outros. Como vês a APROME não é uma referência, nem de qualidade, nem de falta dela e era exactamente isso que pretendia dizer (nem mais, nem menos)...

Agora para lá das associações, não tens necessidade de as deixar tanto tempo com os pais, pois podes estar também a alimentar problemas comportamentais na hora da separação.
Reparei (e dou-te os parabéns) que tens o cuidado de as manter alguns dias perto dos pais para atenuar esse sindroma depressivo, provocado pela separação, mas mesmo assim, há animais que não apreciam nada essa proximidade limitada.

No entanto, cada um é como cada qual e ninguém pode dizer que TEM QUE SER ASSIM, por isso, mantém-te atenta, mas enquanto te deres bem com esse esquema, porquê mudar?

Não posso dizer o mesmo de quem separa as crias prematuramente, mas de quem o faz tardiamente (se é que isso existe) e com todos os cuidados, só tenho que aprovar e apoiar.

Felicidades!

ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

domingo set 23, 2007 10:08 pm

ate hoje nao tive problemas.....
muito pelo contrario....
julgo que com 2meses e um pouco cedo....
as minhas sao tao pequeninas com essa idade que ate da pena.....
scorpman
Membro Júnior

terça set 25, 2007 2:56 pm

Bem ok já percebi que a minha veio cedo demais para o meu lado, mas isso agora não interessa porque como já veio agora só tenho de a fazer feliz e deixa-la crescer.

Agradeço pelas respostas.

P.s: não querendo fazer já aqui uma tempestade num copo de água não devia a APROME como associação intervir mais e ter não sei, tipo uma regra ou um código que todos os criadores tivessem de seguir??
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

terça set 25, 2007 4:08 pm

scorpman Escreveu:P.s: não querendo fazer já aqui uma tempestade num copo de água não devia a APROME como associação intervir mais e ter não sei, tipo uma regra ou um código que todos os criadores tivessem de seguir??
Chi... nem vás por aí... :twisted:

Acerca da tua chinchila, concordo com o que dizes: agora que já está contigo, só tens que lhe dar o melhor possível e para isso, conta connosco para ajudar no que pudermos!

Quanto ao assunto APROME, é melhor nem mexermos muito senão ainda cai. Não te esqueças que estamos num fórum onde não se pode fazer publicidade e onde também não é nada elegante falar mal de terceiros. Esse assunto só à APROME e aos seus sócios diz respeito (embora a todos os Portugueses também), mas como não há "ainda" grandes alternativas, o máximo que as pessoas podem fazer é ter cuidado nos sitios onde se metem. Infelizmente, uma boa parte das associações, só para ganhar sócios Criadores (que usualmente pagam mais) fecham os olhos a tudo e qualquer pessoa que diga ser criador já pode sê-lo... é preciso é pagar!

Mas isto não é errado de todo... Graças a exposições e concursos, podemos ver o trabalho dos Criadores e é essa bitola que devemos tentar seguir. Não nos podemos esquecer que os Criadores de Chinchilas que "produzem" animais mais bonitos e premiáveis, são os "Criadores de Peles", pois é isso que eles sabem fazer: Peles Bonitas!
Quanto à saúde das chinchilas, resistência física e futuro... enfim... não se vê nem numa fotografia, nem num concurso!

Quer queiramos, quer não, uma Associação de Criadores é uma espécie de Clube, um ponto de encontro, mas não há controlo de qualidade de nada, excepto se LEGALMENTE esses criadores quiserem ter o título legal de CRIADOR, reconhecido pelo Veterinário da Câmara, pelo ICNB, pela DGV, etc, etc... Esses são Criadores, os outros são Criadores!

A mesma palavra com dois significados diferentes: um tem tudo legal e bonitinho, cheio de certificados e papéis e (quem sabe) não percebe nada de chinchilas; o outro é um amante da espécie, respeita as chinchilas e cuida delas como se fossem "gemas", mas só é reconhecido pelos clubes onde paga para entrar, ou pelos amigos que conhecem o seu trabalho!

Talvez em breve tenhas um "Clube" mais próximo dos teus interesses!

Boa sorte para a tua chinchila. Vigia o peso dela quase diariamente!

ODogueAlemao
Membro
Registado: segunda set 03, 2007 6:35 pm

terça set 25, 2007 11:00 pm

PauloMonteiro Escreveu:
Talvez em breve tenhas um "Clube" mais próximo dos teus interesses!
Ou dos interesses de outros. 8)
<p>Envenenamentos de animais ? Vamos combater esta praga. informe-se.Previna-se.DENUNCIE.

<a style="COLOR: #587ea5" target="_blank" href="http://www.antidoto-portugal.org/">http ... org</a></p>
Quoya
Registado: quarta ago 22, 2007 6:29 pm

quinta set 27, 2007 2:21 pm

ODogueAlemao Escreveu:
Ou dos interesses de outros. 8)
o interesse deste senhor é chatear as pessoas, já percebi...
Responder

Voltar para “Exóticos”