Olá amigos!
Também eu sou uma estreante nos cuidados com gatos. Tive um cão durante 11 anos e sempre quis voltar a ter um animal. Há 2 semanas, uma gatinha pequenina (deve ter pouco mais de 2 meses...) apareceu no meu quintal a miar, cheia de fome. Comprei umas latinhas de comida, uma casinha e dei-lhe muitos mimos. Resultado: adoptei-a e ela já não sai do seu quintal!
Ainda não tive oportunidade de levá-la ao veterinário, mas pretendo fazê-lo o quanto antes, para tirar todas as dúvidas sobre vacinação, esterilização, até mesmo para saber ao certo a idade dela!
Como vou passar o próximo mês fora (toda a semana, só voltando ao fds), resolvi deixá-la no quintal e não colocá-la em casa, porque assim sempre se distrai nas suas caçadas e brincadeiras. Claro que terei de pedir a alguém que lhe dê comida...
Contudo, tenho receio que ela se sinta só e que procure um novo sítio para morar. Já me afeiçoei mt à Trudy, mas neste momento a minha vida profissional não me permite passar mais tempo com ela... Só a aceitei, pq foi ela que me escolheu e não tive coragem de lhe recusar os cuidados básicos e alguns miminhos!
No entanto, uma das minhas grandes dúvidas que gostaria de colocar aos membros mais experientes é: A Trudy está habituada a viver ao ar livre, mas com o Outono e Inverno a aproximar-se não irá necessitar de um local mais acolhedor para pernoitar? Ela tem uma casinha, daquelas almofadadas, mas será suficiente para que não tenha frio?
Obrigado a todos pela vossa atenção!!
Joana
Gata em quintal
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm
Olá pelo que me apercebo, não deve ter muita experiência com gatos.
A gata se permanecer no quintal, irá acabar por fugir e procurar outro caminho, pode ou não voltar mas com a sua ausência no próximo mês, duvido que volte. Irá procurar um abrigo, alguém que a alimente todos os dias e secalhar nem se vai lembrar que se cruzou no seu caminho.
Se gosta mesmo dela, leve-a para casa. Não como um lar quentinho para os proteger do frio, da chuva, do sol, de outros animais, de acidentes, de doenças...protega-a.
Se vai estar fora este mês, pea a alguém familiar ou amigo que tome conta dela em casa até você voltar.
Sinceramente, é a melhor coisa que pode fazer por essa gatinha.
Se a vida profissional não lhe permite sequer levá-la consigo e passar muito tempo longe, o melhor mesmo é não adoptar nenhum animal pois não irá ter tempo para ele e o melhor é colocá-la para adopção.
boa sorte.
A gata se permanecer no quintal, irá acabar por fugir e procurar outro caminho, pode ou não voltar mas com a sua ausência no próximo mês, duvido que volte. Irá procurar um abrigo, alguém que a alimente todos os dias e secalhar nem se vai lembrar que se cruzou no seu caminho.
Se gosta mesmo dela, leve-a para casa. Não como um lar quentinho para os proteger do frio, da chuva, do sol, de outros animais, de acidentes, de doenças...protega-a.
Se vai estar fora este mês, pea a alguém familiar ou amigo que tome conta dela em casa até você voltar.
Sinceramente, é a melhor coisa que pode fazer por essa gatinha.
Se a vida profissional não lhe permite sequer levá-la consigo e passar muito tempo longe, o melhor mesmo é não adoptar nenhum animal pois não irá ter tempo para ele e o melhor é colocá-la para adopção.
boa sorte.
<p>Animais para adopção: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am
Olá,
Não desfazendo a opinião do/a Peleve, não concordo totalmente com o que foi dito. Penso que a gata voltará sempre ao local onde lhe dão comida e que não se esquecerá de si assim de um momento para o outro.
No entanto, o melhor mesmo é colocá-la dentro de casa, para ela não fugir nem ficar sujeita aos perigos que corre na rua.
Por outro lado, se a sua vida profissional só lhe permite estar em casa ao fim-de-semana, pondere bem a hipótese de ter um animal. Se calhar é melhor colocá-la para adopção por alguém que lhe possa dar mais atenção. Mas se é só durante um mês que vai estar fora e para o próximo já está cá, então acho que deve ficar com a gatinha que a escolheu
Não desfazendo a opinião do/a Peleve, não concordo totalmente com o que foi dito. Penso que a gata voltará sempre ao local onde lhe dão comida e que não se esquecerá de si assim de um momento para o outro.
No entanto, o melhor mesmo é colocá-la dentro de casa, para ela não fugir nem ficar sujeita aos perigos que corre na rua.
Por outro lado, se a sua vida profissional só lhe permite estar em casa ao fim-de-semana, pondere bem a hipótese de ter um animal. Se calhar é melhor colocá-la para adopção por alguém que lhe possa dar mais atenção. Mas se é só durante um mês que vai estar fora e para o próximo já está cá, então acho que deve ficar com a gatinha que a escolheu

Peleve e Butterfly,
Antes de mais, obrigado pelas vossas respostas, ainda que tenham perspectivas diferentes!
Eu só vou estar fora durante 1 mês, depois já vou estar a trabalhar perto de casa. Aliás, foi exactamente pelo facto de estar sempre fora que não tinha ainda adquirido nenhum animal, embora fosse sempre o meu sonho, pq adoro animais e tive uma óptima experiência com o meu cão Babu (que já se foi...)!!
O que aconteceu foi que não consegui resistir à gatinha e como sabia que ia passar a ficar perto de casa, achei que não fazia mal criar laços com ela!
Por outro lado, o meu marido não é tão fã de animais como eu, pelo que ainda vou ter algum trabalho a convencê-lo a colocar a Trudy em casa..Difícil, mas não impossível!!
Beijos e abraços!!
Antes de mais, obrigado pelas vossas respostas, ainda que tenham perspectivas diferentes!
Eu só vou estar fora durante 1 mês, depois já vou estar a trabalhar perto de casa. Aliás, foi exactamente pelo facto de estar sempre fora que não tinha ainda adquirido nenhum animal, embora fosse sempre o meu sonho, pq adoro animais e tive uma óptima experiência com o meu cão Babu (que já se foi...)!!
O que aconteceu foi que não consegui resistir à gatinha e como sabia que ia passar a ficar perto de casa, achei que não fazia mal criar laços com ela!
Por outro lado, o meu marido não é tão fã de animais como eu, pelo que ainda vou ter algum trabalho a convencê-lo a colocar a Trudy em casa..Difícil, mas não impossível!!
Beijos e abraços!!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Gatos de rua, assim que alguém os alimente, eles passam a ser de quem os alimenta
. Não desistem e esperam o tempo que seja necessário até aquela mão amiga aparecer com o alimento.
O problema coloca-se mesmo na questão do Inverno... e do quintal...
Ainda por cima sendo uma fêmea que, pode começar um cio e depois em vez de ter uma, passa a ter uma colónia de gatos no seu quintal! E depois?
Depois, vai querer protegê-los todos e sentir-se impotente perante tamanha tarefa... ainda por cima se a sua vida profissional não lho permite?!
Aconselho-a a que faça como a peleve referiu
. Ou a leva consigo ou leve-a para casa de um familiar até a sua chegada.
Deixá-la no quintal, à chuva, frio, lutas com outros gatos a contrair doenças.. não é a solução a dar a um gato que se diga preocuparmo-nos com ele.
Leo

O problema coloca-se mesmo na questão do Inverno... e do quintal...
Ainda por cima sendo uma fêmea que, pode começar um cio e depois em vez de ter uma, passa a ter uma colónia de gatos no seu quintal! E depois?
Depois, vai querer protegê-los todos e sentir-se impotente perante tamanha tarefa... ainda por cima se a sua vida profissional não lho permite?!
Aconselho-a a que faça como a peleve referiu

Deixá-la no quintal, à chuva, frio, lutas com outros gatos a contrair doenças.. não é a solução a dar a um gato que se diga preocuparmo-nos com ele.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Leonilde carvalho,leonildecarvalho Escreveu:Ainda por cima sendo uma fêmea que, pode começar um cio e depois em vez de ter uma, passa a ter uma colónia de gatos no seu quintal! E depois?
Agradeço também a sua atenção e a sua resposta. Relativamente ao cio da Trudy, é a razão principal pela qual quero levá-la ao veterinário. Penso que ainda estará a uns meses de ter o primeiro, mas o melhor é certificar-me da idade real dela, para que, se possível, seja esterilizada. Já há demasiados gatos por estes quintais!!
Quanto à minha profissão, ela exigia e vai exigir por apenas mais um mês, que me desloque para longe de casa durante a semana. A partir de Novembro já vou estar disponível para cuidar dela.
Realmente custa-me muito deixá-la no quintal durante o mês de ausência, mas não tenho familiares a quem deixá-la... A única hipótese será deixá-la com um casal de amigos que tem 2 cadelas e 1 gato, se eles aceitarem... De qualquer forma, os animais deles também estão na rua, apesar de o gato ter acesso à garagem...Mas, há sempre a possibilidade de ela fugir ( o que já aconteceu com outro gato deles). E teria também de esclarecer as minhas dúvidas em relação ao cio da Trudy, senão lá vêm mais gatinhos....!
Famílias de adopção também não se arranja muito facilmente e, na verdade, eu gostaria muito de ficar com ela, porque afinal ela é que me escolheu!
Perante este dilema, todas as contribuições e opiniões são bem-vindas!
Mais uma vez, obrigado pela atenção!
Beijos e abraços,
Joana