Cio nas gatas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
daysina
Membro
Registado: domingo ago 19, 2007 4:19 pm

sábado set 29, 2007 7:25 pm

Olà! :D

Gostaria de esclarecer uma dùvida que me veio lendo os diversos petsites e os foruns de quem tem gatas. Eu tive diversos gatos na minha vida mas sempre machos, a Sissy é a primeira gatinha e agora com 5 meses penso que em breve terà o primeiro cio.

O que eu queria perguntar a quem tem femeas é o seguinte, o cio das gatas é mesmo assim terrivel como leio no site?Eu tinha uma colega que tinha uma gatinha mas dizia que quando tinha cio o que fazia era miar muito,sò isto.

Se por favore alguem que tem gatinhas me quiser esclarecer agradeço. :?

Muito Obrigado.

Ana
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sábado set 29, 2007 7:44 pm

Boa Noite

As gatas em cio podem ficar mais chatas, mais dengosas, mais porcalhotas, miam mais, mas não quer dizer que tenham isto tudo ao mm tempo ou que seja condição manifestarem-se todas desta forma.
Pode sempre optar pela esterilização.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
daysina
Membro

sábado set 29, 2007 7:48 pm

Sim, com certeza,sò que o veterinario disse-me que deve ter os primeiros dois cios para que os ovàrios se desenvolvam antes de operar.
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

sábado set 29, 2007 9:06 pm

A minha Xuxa miava muito e muito alto :? :( Andava sempre muito desassossegada...
Agora, esterilizada, o pesadelo dela acabou, coitadinha :)
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

sábado set 29, 2007 9:07 pm

daysina Escreveu: o veterinario disse-me que deve ter os primeiros dois cios para que os ovàrios se desenvolvam antes de operar.
Sim, tem que ter pelo menos 1 cio.
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado set 29, 2007 10:02 pm

Esperar ou não pelo primeiro cio são opiniões que variam de Veterinário para Veterinário :wink:
As minhas gatas foram esterilizadas depois do primeiro cio, por opção minha mas, há quem esterilize, imensos, antes do primeiro cio :wink: desde que a gata tenha atingido um peso mínimo para o efeito... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
daysina
Membro

sábado set 29, 2007 10:31 pm

Muito obrigado pelas vossas respostas.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sábado set 29, 2007 10:52 pm

A minha gata quando andava com o cio limitava-se a ficar deitada no chão, com o rabito no ar e a imitir um som parecido com um "praaaaaaau"... Era aflitivo, ela não conseguia andar e mal abria os olhos :(

Agora foi esterilizada, acabou o cio para ela...
Só depois da operação é que a vet me perguntou se ela já tinha tido cio, uma vez que os ovários e o útero dela estavam grandes... Por isso, julgo que para a minha vet, ser esterilizada antes ou depois do 1º cio é indiferente, mas é como já lhe disseram anteriormente, isso varia de vet para vet...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

domingo set 30, 2007 12:04 am

Também já ouvi dizer que não era necessário que tivesse o 1ºcio e sim determinado peso, mas sinceramente não sei quanto :roll: .

A esterilização tem muitas vantagens, além de terminar com os terríveis cios, deixa de correr o risco de uma eventual gravidez, fugas de casa e quedas atrás dos gatos e eventuais aparecimentos de quistos e tumores nos ováricos e mamários.

Já existe muita informação sobre a esterilização na Internet, mas nada melhor do que aconselhar-se junto do seu vet.
susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

domingo set 30, 2007 10:09 am

A Kiara chegou a ter 2 cios... Ninguém dormia cá em casa, ela miava muito e ficava muito melosa...
A vet aconselhou-me que a Kiara tivesse o 1ºcio.
Teve o 1ºcio com 4meses e pouco (marcamos a esterilização), mas na altura da cirurgia teve outro outro cio e só foi operada quando o 2ºcio acabou.
Mas cada vet tem a sua opinião...
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo set 30, 2007 11:12 am

Eu esterilizo sempre por volta dos 6/7 meses, desde que tenham o peso que o vet considera bom.
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

domingo set 30, 2007 11:30 am

lagutrop Escreveu:Eu esterilizo sempre por volta dos 6/7 meses, desde que tenham o peso que o vet considera bom.
Exactamente, podem ser esterilizadas antes de qq cio.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Viscosa
Membro Júnior
Registado: segunda jan 23, 2006 12:36 pm

domingo set 30, 2007 6:52 pm

Boa noite.

A minha gata foi esterilizada há poucos meses, para o meu bem e para o bem dela. Por mim porque já não aguentava mais cios e por ela porque andava sempre ansiosa.

É verdade que o cio são só alguns dias, mas com a minha gata eram alguns dias de inferno. A Akira passava o dia e noite a correr pelo apartamento, miava tão alto como um cão ladra e emagrecia bastante. Como vivo num apartamento tinha de a trancar no quarto comigo à noite para não incomodar o resto do pessoal, o que quer dizer que eram noites sem dormir.

A partir do momento em que foi esterilizada deixou de ter esses dias terríveis . Tinha muita pena dela com toda aquela ansiedade. Não era só eu que sofria. A vet não pôs qualquer entrave quanto ao número de cios mas sim à idade.
Becasrub
Membro Veterano
Registado: quinta ago 23, 2007 4:09 pm

domingo set 30, 2007 7:38 pm

olá,
a minha gata foi estirilizada na sexta.. até lá teve alguns cios, apesar de os últimos já não se notar muito e até poque ela já não nos deixava brincar muito com ela nessas alturas.
antes disso, ela com o cio era raro miar e quando o fazia era muito baixinho. simplsmente robulava pelo chão e estava sempre a pedir mimos.
nada de mais.
estirilizei-a porque disseram ser o melhor para a saude do gato, visto com o cio eles criarem algo (que não sei o nome) que pode provocar-lhes tumores mamários.
Responder

Voltar para “Gatos”