postura dos pardais de java
ola! tenho um casal de pardais de java e esta é a terceira vez que metem ovos mas sempre so um! da primeira vez o ovo simplesmente desapareceu! da segunda vez o ovo foi chocado cerca de 3 semanas mas no fim o ovo por dentro tava duro e a casca mole! da terceira vez que foi a coisa de 5 dias ela pos o ovo no chao: resultado ficou partido! ela poe ovos de 5 em 5 meses! mas sempre de 1 ovo nunca poe mais que isso! ela é do ano de 2005 cinzenta e o macho é do ano de 2003 branco! que se passara podem ajudar? obrigado 

Olá !
De facto algo não está bem , o macho com 4 anos já não é nenhum viril garanhão , mas o problema deve ser outro ; ou o ninho não é o adequado , ou sofrem de carências alimentares , ou eles (ou só um dos pardais) simplesmente não são bons pais ou talvz seja outro problema que agora não me ocorre.
Pesquise em livros ou na net mais informações sobre pardais de java , para ver onde está a falha.
De facto algo não está bem , o macho com 4 anos já não é nenhum viril garanhão , mas o problema deve ser outro ; ou o ninho não é o adequado , ou sofrem de carências alimentares , ou eles (ou só um dos pardais) simplesmente não são bons pais ou talvz seja outro problema que agora não me ocorre.
Pesquise em livros ou na net mais informações sobre pardais de java , para ver onde está a falha.
O facto de o ovo ter sido comido , não significa necessáriamente que seja devido a uma carência mineral . Algumas fêmeas que poêm ovos sem terem acasalado , pouco depois da postura desses ditos ovos (normalmente 1 ou 2 ) , comem-nos , porque sabem que não estão fecundados . Mas pode também ser devido áquilo que o bruno82 diz , uma carência alimentar, carência essa já frisada também por mim na primeira resposta que dei neste tópico .bruno82 Escreveu:Boas,
Um ovo desapareceu, possivelmente foi comido, certo? E o segundo, tinha a casca mole?
São sinais fortes de falta de cálcio. Fornecer-lhes mais algum cálcio na alimentação ajudava.
Cumprimentos,
o ninho foi feito por eles com material que coloquei dentro da gaiola é um material mesmo para passaros exoticos! tem fibras de coco entre outras coisas! depois da segunda postura falhada eu coloquei la calcio e eles comeram bem o calcio! e este ultimo ovo q ficou partido tava galado e a casca tava dura! a minha duvida é mesmo porque ela em cada postura so coloca 1 ovo???? o primeiro ovo suponho mesmo ter sido comido logo 1 dia depois dela o ter posto! obrigado