Raças....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda out 01, 2007 8:27 pm

Sim, penso que sim, Europeu Comum, Pelo Curto Europeu, Europeu, são tudo designações para o mesmo gato...
Pelo menos eu tentei fazer uma pesquisa por Europeu Comum e acabei sempre a ler as descrições do Pelo Curto Europeu ou simplesmente Europeu... :?
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

segunda out 01, 2007 8:32 pm

sanxeri Escreveu:No boletim do meu Sam diz europeu comum. Ele é um rafeiro. Pressuponho que os europeus comuns sejam... os rafeiros. :lol:
Não... O Europeu Comum e o Gato Rafeiro são dois tipos de gatos diferentes... Mas acho um bocado dificil de distinguir uns dos outros, no entanto é possível uma vez que fazem essa distinção... :?
Agora... Os veterinários é que não são muito rigorosos no que toca a raças :!:
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

segunda out 01, 2007 8:34 pm

:D Isto de troca de infos nos foruns é porreiro, porque para além de aprendermos com outras pessoas obriga-nos a pesquisar.

O termo rafeiro, denomina 1 gato ou cão, sem raça definida, que descende de 2 raças diferentes.

Europeu comum, é 1 raça com pedigree( novidade para mim :!: )

País de Origem : Europa Continental.
Outras Designações: Europeu de Pelo Curto, European Shorthair.

Na Europa continental, o Europeu de pelo curto é o homologo do British Shorthair de Gra-Bretanha e do American Shorthair dos Estados Unidos. Esta raça deriva do gato domestico comum ( gato domestico ou cruzado ) através de uma selecção baseada em critérios estéticos.

Foi em 1925 que os chamados gatos "Europeus " obtiveram um primeiro standard. Esta raça anteriormente classificada juntamente com os Britsh Shorthair, foi homologada pela F.I.Fe em 1982. Não está reconhecida pelo G.C.C.F da Gra-Bretanha.

ASPECTO GERAL Gato de tipo mediolíneo ( o British Shorthair é o mais brevilíneo ).
De tamanho médio a grande.
Os machos podem atingir os 8 kgs.
Pelo curto.

CABEÇA Bastante larga, de contornos arredondados, comprimento ligeiramente superior à largura. Crânio e fronte ligeiramente arredondados. Bochechas bastante desenvolvidas sobretudo nos machos. Nariz direito, de comprimento médio , com uma base bem definida. Queixo arredondado e firme.

ORELHAS De tamanho médio, com as extremidades ligeiramente arredondadas, apresentando por vezes penachos. Espaçadas e erguidas.

OLHOS Grandes, redondos, muito espaçados e ligeiramente oblíquos. A cor deve ser nítida, pura e em harmonia com a pelagem.

PESCOÇO De comprimento médio, musculado.

CORPO Bastante alongado e não atarracado. Robusto, forte, bastante musculado. Peito largo, bem desenvolvido.

PATAS De comprimento médio, fortes, sólidas, adelgaçando progressivamente até aos pés que são redondos e firmes.

CAUDA De comprimento médio, bastante grossa na base, afilando gradualmente até uma extremidade arredondada.

PELAGEM Pelagem curta, densa, acamada, lustrosa, sem sub-pelo. Todas as cores são admitidas excepto o chocolate, lilás e colourpoint

OBSERVAÇÕES Cruzamentos autorizados com outras raças : nenhum.

DEFEITOS Corpo excessivamente grande, demasiado entroncado.
Grande semelhança com o British Shorthair e American Shorthair.
Faceiras pendentes.
" Stop " nítido.
Pelagem comprida, lanosa.

CARACTERÍSTICAS / PARTICULARIDADES
Gato rústico, activo, dinâmico, brincalhão. Com um carácter mais fácil do que o gato vadio, mostra-se mais calmo e mais meigo.
Afectuoso, de fácil convivência, dotado de uma grande capacidade de adaptação.
Bom caçador, aprecia a vida ao ar livre.
A sua manutenção é fácil.
Excepto durante a fase de muda, requer apenas uma escovagem semanal.

Visitem também o site
http://www.becodosgatos.com.br/principal.htm

Aqui fiquei a saber que tenho algumas plantas que são tóxicas para os gatos :o

Boa noite :wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda out 01, 2007 8:35 pm

Entao alguem tem um boletim a dizer "rafeiro"? creio que nao!

O meu gato nao foi visto por ninguem, simplesmente puseram europeu comum no boletim.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
mOreirinha01
Membro Veterano

segunda out 01, 2007 8:39 pm

Exacto... Foi o que eu disse anteriormente, os veterinários nunca escrevem rafeiro, optam sempre pelo europeu comum...
Enfim...
Há veterinários que vêm um gato de focinho achatado e de pêlo comprido e escrevem como sendo um persa...
Não há muito rigor no que toca a raças nos boletins... Para isso existe o LOP...
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

segunda out 01, 2007 8:42 pm

:( Demorei demasiado tempo. A Joana já disse o que acabei de dizer. Esqueçam :oops: É o que acontece a quem ainda é verde nestas coisas(net, arca...)enfim, não liguem :wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

segunda out 01, 2007 9:01 pm

Ok, rendo-me às evidências. Já estou convencida!
(Só espero que agora não apareça ninguém a dizer outra coisa qualquer, aí seria a confusão total :lol:)

E concordo, de facto não me parece que haja muito rigor na atribuição das raças por parte dos veterinários.
De qualquer das formas, e nem que seja para "implicar" 8), da próxima vez que for à vet das minhas meninas vou perguntar... assim como quem não quer a coisa!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda out 01, 2007 9:08 pm

jcmac Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:
Espero que tenha percebido a diferença... :wink:
De qualquer forma, se for ao Site do CPF, penso que deve encontrar lá a descrição da raça :wink:

Leo
Boa noite Leo :)!

Fui ao site do CPF (que já agora não conhecia e por isso obrigada pela dica :wink:), e infelizmente não tem a descrição do Europeu Comum.
http://www.cpfelinicultura.web.pt/europeu.htm
:wink:
jcmac Escreveu:Já agora queria perguntar-lhe se por acaso a Leo sabe se o Bosques da Noruega e o Norueguês da Floresta não serão a mesma raça. Confunde-me um bocadinho e no site da CPF só consideram o Bosques da Noruega...

Beijinhos e obrigada
Joana
Penso que são o mesmo já que Bosque e Floresta...representam o mesmo :wink: e Noruega/Norueguês... idem :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcmac
Membro Veterano

segunda out 01, 2007 9:15 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Penso que são o mesmo já que Bosque e Floresta...representam o mesmo :wink: e Noruega/Norueguês... idem :wink:

Leo
Pois, foi isso que eu pensei :wink:! Mas como na secção dos gatos aqui na Arca as duas raças estão descritas como distintas fiquei com a dúvida :?... já percebi que não posso fiar naquilo!
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda out 01, 2007 9:15 pm

Europeu Comum tem essa designação por serem gatos da Europa e, Comum por descenderem do gato comum, o doméstico (os rafeirosos :lol: ou gatos do telhado :lol:), que se apurou através de vários cruzamentos até dar um padrão "standerizado" como já referi :wink:

Mais linear que isto era impossível, meninas :wink: :P :lol: :D
Os meus são todos "TopShow" dos "rafeirosos" mas eu adoro-os pelo que são: FELINOS e nada mais :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

segunda out 01, 2007 11:53 pm

A minha Mikas foi encontrada na rua. E a primeira vez que foi ao vet, cheguei lá e expliquei que era para a primeira vacina e que por isso ainda não tinha o boletim de vacinas.
Entrámos no consultório e pousei a transportadora na marquesa, enquanto explicava a situação à médica, ela preenchia o boletim. Preencheu sem ver a Mikas primeiro e indicou a raça de "Europeu comum".
Deu a vacina, pesou-a, observou-a .....e só no fim coloquei a minha lista (enooorme) de perguntas, entre as quais a sua raça. Perguntei se era uma azul da rússia e ela não soube responder ao certo, disse que tinha algumas semelhanças e tal....não que fosse importante para mim, adoro-a de qualquer maneira. É a minha cinzentinha, a minha "ratazanazita". :lol:
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça out 02, 2007 12:05 am

Aqui está a foto da Mikas.

Imagem

A minha "ratazanazita" linda :lol:
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

terça out 02, 2007 10:08 am

Ei eu tenho um igual!!!

Biscoito

Imagem
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

terça out 02, 2007 10:44 am

Os gatos cinzentos são lindos :D Os bosques são Lindos :d Os gatos todos são lindos (ok os persas nem tanto)

E os meus gatos são como os da Leo são ambos Raça Puro Rafeiro com Lop e afixo :D

E mais não digo ;)
jcmac
Membro Veterano

terça out 02, 2007 11:45 am

Twiguy e sanxeri, a Mikas e o Biscoito são lindos de morrer :wink:!
Parabéns!

Zukinha Escreveu:Os gatos cinzentos são lindos :D Os bosques são Lindos :d Os gatos todos são lindos (ok os persas nem tanto)

E os meus gatos são como os da Leo são ambos Raça Puro Rafeiro com Lop e afixo :D

E mais não digo ;)
Zukinha, todos os gatos têm a sua beleza!
Confesso que os persas não são a minha raça preferida, mas o que é importante é que aos olhos de cada dono o seu gato seja o mais lindo do mundo, independentemente de ser um gato rafeiro ou um purissímo Persa :wink:!
Responder

Voltar para “Gatos”