Expo-Exóticos, uma verdade diferente!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

terça out 02, 2007 11:20 am

Pois é meus amigos, um texto nunca deve iniciado com um "Pois é", mas é assim que vou iniciar este Tópico, porque depois de ter lido muito do que tem sido dito, vejo muito por dizer, muita coisa que é falada na mesa do café.

Tenho recebido algumas privadas, emails e telefonemas a perguntar quando exponho a minha opinião da PetShow-07 e onde estão as minhas fotos...

Começo pelas fotos.
Não sei se por questões de poupança, ou decor, ou qualquer outra terceira razão, as luzes do pavilhão são anti-fotografia, o que me obrigará a fazer algum pós-processamento de imagem para tirar aquele ar "doente" com que as pessoas ficaram. Podia ter filtrado antes, mas como não sou fotógrafo, nem me lembrei disso. Pronto, está explicado, as fotos vêm depois.

Agora, o osso duro de roer:

PetShow2007 - Uma Verdade diferente!

Desde que tomei consciência da minha posição no Mundo que comecei a registar a tendência dos portugueses para achar que só os estrangeiros é que podem ficar nos primeiros lugares, ou fazer algo bem feito.
Normalmente, aos eventos nacionais está sempre associada a frase: "Para uma primeira vez até nem estava mal".

Desculpem-me a franqueza, mas eu sou dos tais que continua a dizer que "mais vale não fazer, do que fazer mal", embora a maior parte das pessoas continue a achar que "mais vale fazer qualquer coisa, do que não fazer nada".

Quero, contudo, dizer que o saldo foi positivo. Antes que comecem a pensar que só vim aqui para dizer mal. Não, não é verdade. Tenho muito de bom a dizer da PetShow, aliás, se assim não fosse, não teria lá estado apenas como VISITANTE, durante mais de 9 horas, andando de uma lado para o outro.

Quanto a mim, o Saldo da PetShow, foi de uns bons 60%, o que é positivo.
Mas não estamos aqui a discutir o mau trabalho da área de aquariofilia e ornitologia (muito espaço e pouca água, ou muita pena e pouco bico).
Também não vou falar aqui do excesso canino do costume, pois são eles que levam as pessoas às feiras, nem das ridicularias que a Tocão apresenta a público, pintando Cães como se fossem mostruários de uma casa de tintas. Uma Vergonha para os amantes da espécie!
Do trabalho da APROME/ZooExótico, então nem falo mesmo, pois estamos numa área de Répteis e teria tanto para dizer que encheria páginas de texto. Outra Vergonha, em nome da FIL que entregou à APROME a organização de tal espaço.

Vamos ao saldo da Área que nos interessa:
- A meu ver, sem fazer grandes contas, algo perto dos 51%, portanto, foi POSITIVO

Notas a Favor:
- Um espaço amplo, onde se circulava com facilidade e onde vi pouca gente a fumar. Gostei daquilo que vi quando cheguei.

- Uns Terrários engraçados. Se são funcionais para cativeiro? Não creio, mas como boxes de exposição estavam muito bonitos. Aquela cortiça fez milagres e tornou as vulgares caixas de vidro em excelentes expositores.

- Muita variedade de colubrideos, pouca de lagartóides e outros, mas também tenho que concordar que "falar é fácil".

- A presença insectívora estava bem representada, apesar dos apresentadores nem conhecerem as espécies que estavam a mostrar. Okay, fica a desculpa: "O sr. que sabe, agora não está cá."

- Um excelente ponto de encontro onde, finalmente, consegui conhecer pessoalmente algumas pessoas que ainda não tinha conseguido antes. Fica aqui um olá de recordação ao Coldblood, Auratus, TmSurfer, Vellikki, Kitten, Omega2, Dinodane, JonyMaiden e a Diana, entre outros que nunca conseguimos lembrar. Também foi bom rever outras pessoas, como o RBL, o Gezzmo, a Búzio, o Tiago Carvalho, o Given e a Susana e mais um pacote enorme de pessoal dedicado e trabalhador.

- No final de contas, foi um dia muito bem passado (falando apenas da área da ExpoExóticos).

Notas Contra:

- A falta de aquecimento nos terrários, por falta de tomadas é imperdoável e essa culpa cabe 90% à organização e 10% aos expositores que deveriam ter colocado algumas questões antes de levarem os seus animais. No fundo, todos nós temos extensões em casa.

- Os Expositores estavam pouco evidenciados. Se foram convidados a expôr, deviam ter um pouco mais de projecção, mas o lado comercial está sempre lá, não é?

- Recordo que estiveram vários fóruns a colaborar com a Organização das coisas, mas depois ficaram um pouco apagados durante a feira. Devia ter havido mais destaque para eles. Sei que a Alimento Vivo foi a empresa convidada para organizar o evento, mas daí a querer ser a única vendedora na exposição, guardando para si todo aquele destaque, não me parece nada terrarístico, apenas comercial.

- Várias vezes encontrei zonas de exposição abandonadas. Mais uma vez, o velho espírito pequeno do português "Cada um dá o que pode". Ora bem, estamos na FIL, numa exposição de 2 dias. Sei o que passei quando lá estive 3 dias seguidos, a levantar às 6 da manhã e a deitar à 1 da matina. Não me venham dizer que não é possível estar sempre presente.

- Os terrários não tinham (ou muito poucos tinham) a identificação dos animais habitantes, nem em Nome Comum, nem em Nome Científico. Se o objectivo é informar, temos que ter mais cuidado.

- Várias vezes encontrei pessoas, especialmente nos insectos e tartarugas, comletamente perdidas a tentar descobrir que espécies eram aquelas e as respostas ou eram ausentes, ou nulas. Tinha que lá estar alguém capaz de responder, como aconteceu com quase todas as cobras.

- Muito destaque se tem dado ao Criador Espanhol que, conforme se viu, fez um bom negócio e ainda colaborou para a ideia de que os espanhóis é que são bons. Ora meus amigos, muito cuidado com os encantos, pois várias das cobras estavam mal classificadas (como podem confirmar os peritos na matéria) e quase todas estavam mal identificadas. Só como um pequeno exemplo, antes que comecem a praguejar contra mim, já todos sabemos que não há Elaphe Guttata e que a Emoryi nem sequer é mais uma guttata, ou guttatus. Uma coisa é criar cobras, outra coisa é ganhar-se o título do maior, colecionando asneiras. Vamos por os pés na terra e lembrar que temos em Portugal pessoas com muito mais capacidade, apenas menos "comercialidade".

- Foi dado muito pouco destaque ao trabalho do Auratus (jpmf) que é dos anfíbios mais aplicados do nosso País.

- Os animais que estavam para venda não podiam ter preço, pois a organização queria esse exclusivo para os seus animais e produtos. Comigo, ou há moralidade, ou comem todos!

- Por último (na verdade sinto que podia escrever um livro) fica a VERGONHA da FEIRA: a APT - Associação Portuguesa de Terrariofilia, caso de que ninguém fala, pois até parecem ter medo de falar no assunto.
Como eu é que sou o tal da língua de cobra, quero lembrar que um dos GRANDES objectivos de publicidade da Feira, era a presença da APT.
Ia ser aproveitada a feira para apresentar a APT a público, angariar interessados, colaboradores e sócios, mas afinal, nem a um folheto teve direito. Eu, caso não se lembrem, fui dos primeiros a motivar a inscrição e o pagamento da quota de fundador na APT. Saí em determinado momento por incompatibilidade de rigores técnicos e picuinhices sem valor como lhe chamaram. Neste momento, sou obrigado a perguntar: Afinal onde estão os valores apregoados? Cumpriram a sua função comercial e deixaram de ser importantes?

Há verdades que só não vê, quem não quer ver...

Daqui a dois anos, lá estarei para ver como vai ser, esperando não ouvir "Para segunda Feira, feita em Portugal, até nem está mal."

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

terça out 02, 2007 11:49 am

Sinceramente discordo ctg PauloMonteiro,

Quanto ao aquecimento e eletricidade... a culpa nao foi mesmo nada da organizaçao, mas sim da própria FIL, as lampadas fundiram-se quando foram ligadas, mas quando foram montadas tudo funcionava... nao havia tomadas em todos os sitios necessarios tanto que tive de por um dos terrarios no lado contrario perto dos atropodes para puder aquecer as cobras. E foi pedido vezes sem conta eletricidade em todos os pontos necessários, mais valia ter levado um gerador, mas para a proxima levo.

Quanto ao Palá, eles ainda hj em dia tratam por elaphes as corn, e nao de agora, é desde que mudou, infelizmente talvez que eles tenham ganho um habito de o fazer.

Quando a vende e revenda seja o que for, nao estou dentro dos acordos com a própria FIL, nem quero saber, mas nao havia interesse assim tao grande por parte de quem expunha os animais de vender ali no momento o animal, nem ficamos minimamente chateados por isso, dou o meu caso, que estava a vender a tarantula.

Quanto a vergonha da feira... duvido que o tenha sido, a APT foi mm sem duvida quase nao presente, mas nao a vergonha, vergonha é fazer porcaria... algo prejudicial... isso aconteceu ? Não... simplesmente não esteve tão presente como se esperava, e... ? Pior sao presenças que só vêm dar má fama a própria exposição.

Vergonhoso são as guerras entre lojas... que são desnecessárias.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
PauloMonteiro
Membro Veterano
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

terça out 02, 2007 12:06 pm

TMSurfer Escreveu:Quanto ao aquecimento e eletricidade... a culpa nao foi mesmo nada da organizaçao, mas sim da própria FIL
A FIL é parte integrante da Organização. Também já passei por isso e sei que quando queremos, podemos fazê-lo. Não é no dia da Feira que se montam as tomadas e as extensões, portanto, não há desculpa. Não culpo directamente o pessoal, mas sim a ORGANIZAÇÃO, pois a FIL tem (eu sei que tem) condições para fornecer muitos MegaWatts de potência. Essa falha, foi apenas uma falha...
TMSurfer Escreveu:Quanto ao Palá, eles ainda hj em dia tratam por elaphes as corn, e nao de agora, é desde que mudou, infelizmente talvez que eles tenham ganho um habito de o fazer.
Taxonomia é científica e universal. É igual em Espanha e em Portugal, por isso foi criada pelo Linnaeus, para ser UNIVERSAL. Arranjar desculpas para a incompetência técnica é descabido. Estava mal, estava mal, pronto, para o ano corrige-se!
TMSurfer Escreveu:Quando a vende e revenda seja o que for, nao estou dentro dos acordos com a própria FIL, nem quero saber, mas nao havia interesse assim tao grande por parte de quem expunha os animais de vender ali no momento o animal, nem ficamos minimamente chateados por isso, dou o meu caso, que estava a vender a tarantula.
Se não soubesse que havia, não o tinha afirmado. Estavam lá animais para venda que não podiam ter preço e isso não era regra da FIL...
TMSurfer Escreveu:Quanto a vergonha da feira... duvido que o tenha sido, a APT foi mm sem duvida quase nao presente, mas nao a vergonha, vergonha é fazer porcaria... algo prejudicial... isso aconteceu ? Não... simplesmente não esteve tão presente como se esperava, e... ? Pior sao presenças que só vêm dar má fama a própria exposição.
Sim, concordo. Vergonha era fazer asneira. Como não fez nada, já não é vergonha nenhuma. Pronto. Ficamos assim. Mas não perguntes a nenhum dos visitantes o que achou da APT, pois vai-te responder que não viu APT nenhuma!
TMSurfer Escreveu:Pior sao presenças que só vêm dar má fama a própria exposição.
Dessas, felizmente, até nem dei por nada. Bem, há o caso de um expositor de revistas que patrocina safaris de caça e troféu, o que me parece inadequado numa PETshow, um Tocão que pinta cães, etc, mas de resto até estava mais ou menos!
TMSurfer Escreveu:Vergonhoso são as guerras entre lojas... que são desnecessárias.
AQUI é que estamos 100% de acordo. Nunca percebi esse princípio, pois o valor acrescentado de uma boa relação comercial é (em termos de gestão) muito mais rentável que uma guerra de valores sem fundamento!

Nós (como Loja) também fomos vítimas dessa guerra, resultando na não presença do Mundo dos Petauros, do Ninho-CEIME, da AdA, do PdC e de mais umas quantas instituições que poderiam ter levado dezenas de animais únicos a exposição... Estás a ver o que fazem as guerras e os interesses comerciais?

Com esta concordo mesmo contigo. E gostei de te conhecer, pá! :wink:

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

terça out 02, 2007 12:57 pm

Também gostei de te conhecer :p
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
alimento_vivo
Membro Júnior
Registado: sábado jan 20, 2007 9:11 pm

terça out 02, 2007 1:11 pm

Primeiro do que tudo, considero que a tua atitude perante a Expo-Exóticos é uma grande falta de respeito pelo trabalho e sacrifício de todos os que tornaram possível que este evento se realizasse.

Ainda ninguém veio para aqui a chorar-se de todos os sacrifícios que teve de fazer, de tudo o que teve de alterar das suas vidas para que isto se realiza-se, mas se o tivessem feito talvez entendesses melhor o que foi preciso fazer para conseguirmos o que se conseguiu.

Os fóruns fizeram o melhor que conseguiram, com toda a certeza.
Se calhar alguns dos que estão a criticar, pertencem a esses fóruns e não mexeram uma palha…………………………………….

Eu não queria entrar em conflitos, mas sinceramente, depois do esforço de tanta gente, custa ouvir algumas coisas.

Quanto às tuas “Notas a Favor”, vá lá que conseguiste encontrar algumas.

Quanto às tuas notas contra, dou-te já a minha opinião:

- A falta de aquecimento nos terrários, por falta de tomadas é imperdoável e essa culpa cabe 90% à organização e 10% aos expositores que deveriam ter colocado algumas questões antes de levarem os seus animais. No fundo, todos nós temos extensões em casa.

Primeiro, não deves fazer a mínima ideia do que é conseguir que a FIL coloque um ponto de electricidade.
Segundo, a montagem da FIL começou na 6ª feira. Prolongou-se no sábado de manhã. A feira foi Sábado e Domingo.
Quem quisesse levar extensões, teve mais do que tempo para o fazer.
Portanto, assunto arrumado.

- Os Expositores estavam pouco evidenciados. Se foram convidados a expôr, deviam ter um pouco mais de projecção, mas o lado comercial está sempre lá, não é?

Pouco evidenciados ????? Viste alguma placa da Alimento Vivo dentro do espaço dos fóruns ?????
Os fóruns podiam colocar a promoção que bem entendessem sem qualquer limitação. Qualquer um dos fóruns te pode garantir que por várias vezes insisti com todos para que decorassem o seu espaço e promovessem o seu fórum.
Claro que o interesse comercial está sempre lá. Eu tenho uma empresa !!!
Não sou um fórum.
Se para a próxima quiseres pagar TODAS as despesas com terrários, mesas, transporte, luzes, cabos, telefonemas, etc, etc, etc, eu abdico já do meu interesse comercial.

- Recordo que estiveram vários fóruns a colaborar com a Organização das coisas, mas depois ficaram um pouco apagados durante a feira. Devia ter havido mais destaque para eles. Sei que a Alimento Vivo foi a empresa convidada para organizar o evento, mas daí a querer ser a única vendedora na exposição, guardando para si todo aquele destaque, não me parece nada terrarístico, apenas comercial.

Em parte já te respondi.
Mas a Alimento-Vivo guardar para si todo aquele destaque ???
Cada um teve o destaque que criou para si próprio.
O espaço foi entregue e cada fórum, e cada um fez desse espaço o que muito bem entendeu. E esforçaram-se por isso.
Tu querias que uma empresa arcasse com todas as despesas, e fosse simplesmente por desporto ??
Claro que a Alimento-Vivo foi com interesse comercial. É lógico !!!
Achas que isso é algo que me envergonhe?
Quanto a Alimento-Vivo ser a única vendedora, queres que te coloque aqui as regras da exposição ?

- Várias vezes encontrei zonas de exposição abandonadas. Mais uma vez, o velho espírito pequeno do português "Cada um dá o que pode". Ora bem, estamos na FIL, numa exposição de 2 dias. Sei o que passei quando lá estive 3 dias seguidos, a levantar às 6 da manhã e a deitar à 1 da matina. Não me venham dizer que não é possível estar sempre presente.

Os que fizeram o sacrifício de lá estar, que te respondam.

- Os terrários não tinham (ou muito poucos tinham) a identificação dos animais habitantes, nem em Nome Comum, nem em Nome Científico. Se o objectivo é informar, temos que ter mais cuidado.

Tens toda a razão.

- Várias vezes encontrei pessoas, especialmente nos insectos e tartarugas, comletamente perdidas a tentar descobrir que espécies eram aquelas e as respostas ou eram ausentes, ou nulas. Tinha que lá estar alguém capaz de responder, como aconteceu com quase todas as cobras.

Pois devia. Mas as pessoas não são omnipresentes, e não se desdobram em duas. Fizeram o melhor que conseguiram.

- Muito destaque se tem dado ao Criador Espanhol que, conforme se viu, fez um bom negócio e ainda colaborou para a ideia de que os espanhóis é que são bons. Ora meus amigos, muito cuidado com os encantos, pois várias das cobras estavam mal classificadas (como podem confirmar os peritos na matéria) e quase todas estavam mal identificadas. Só como um pequeno exemplo, antes que comecem a praguejar contra mim, já todos sabemos que não há Elaphe Guttata e que a Emoryi nem sequer é mais uma guttata, ou guttatus. Uma coisa é criar cobras, outra coisa é ganhar-se o título do maior, colecionando asneiras. Vamos por os pés na terra e lembrar que temos em Portugal pessoas com muito mais capacidade, apenas menos "comercialidade".

Como já uma vez te disse, picuinhices.

- Foi dado muito pouco destaque ao trabalho do Auratus (jpmf) que é dos anfíbios mais aplicados do nosso País.

LOL. O homem até apareceu na televisão, bolas !!!
Só se quiseres que lhe façamos uma estátua !

- Os animais que estavam para venda não podiam ter preço, pois a organização queria esse exclusivo para os seus animais e produtos. Comigo, ou há moralidade, ou comem todos!

Mais uma vez, vê-se mesmo que não conheces as regras da FIL. Deixo-te aqui parte do impresso de inscrição na Pet-Show…………….

Imagem

Como vês, não era permitida a venda.
E mais. Acho que nenhum fórum pagou 200€ mais IVA por cada espaço de 9m2 que ocupava………………ou pagou ???

- Por último (na verdade sinto que podia escrever um livro) fica a VERGONHA da FEIRA: a APT - Associação Portuguesa de Terrariofilia, caso de que ninguém fala, pois até parecem ter medo de falar no assunto.
Como eu é que sou o tal da língua de cobra, quero lembrar que um dos GRANDES objectivos de publicidade da Feira, era a presença da APT.
Ia ser aproveitada a feira para apresentar a APT a público, angariar interessados, colaboradores e sócios, mas afinal, nem a um folheto teve direito. Eu, caso não se lembrem, fui dos primeiros a motivar a inscrição e o pagamento da quota de fundador na APT. Saí em determinado momento por incompatibilidade de rigores técnicos e picuinhices sem valor como lhe chamaram. Neste momento, sou obrigado a perguntar: Afinal onde estão os valores apregoados? Cumpriram a sua função comercial e deixaram de ser importantes?

Sim senhor, tens toda a razão. A APT estava mesmo muito mal representada. Mas eu não sou o super-homem.

Cumpriu a sua função comercial ???
Mas qual função comercial ???
Tu vês alguma menção à Alimento-Vivo no site da APT ?
Mas tu saíste da APT, ou ainda estás na APT ?
Aceito todas as reclamações dos que estão inscritos na APT, mas acho ridículo que tu, que saíste, agora te queiras imiscuir agora nos assuntos da APT.

Pedro Agapito
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

terça out 02, 2007 1:13 pm

Acredita que nem que fosse só por isso, teria valido a pena. Há tanto por falar e tanto por fazer...

Fica sempre muito por esclarecer. Recordo-me de alguém que dizia que os preços do café eram caros (E não eram? Bolas! Comemos sempre pouco e gastámos uns bons 20 euros em NADA de especial), mas também me recordo de alguém que diz que os bilhetes a 2,50 euros são baratos.... e SÃO, mas eu paguei 4,50 euros porque já sou um bocado cota, mas não o suficiente para pagar 2,50... eheheh

Alguém falou também que esta feira foi isto ou aquilo, em relação à do ano passado... Ora, esta foi a PRIMEIRA e para o ano que vem não há mais. Vai haver de 2 em dois anos, alternada com a PetFil que é (dizem eles) uma feira diferente... Espero é ver muitas patas e escamas na PetFil 2008.

Agora se falarmos em encontros de Foristas (como se tem falado), se for para ter um dia bem passado no churrasco e na conversa... bom... tenho um garfo portátil, contem comigo!

Se tentarem fazer uma feira Terrárica, vai ser um Terror, pois os custos são elevados, a preguiça é muita e os visitantes vão ser nenhuns. É que se junto com a PetShow não estivessem a decorrer mais duas Feiras, não tinhamos visto nem metade das pessoas. Pior do que isso: se não houvessem cães e gatos, ainda era pior, estariam às moscas.

Parabéns pelo excelente resultado, mesmo que inferior ao esperado em qualidade, foi óptimo em aceitação e resultado final, pois ao contrário do que aconteceu com outras áreas (peixes e pássaros, por exemplo) a área das escamas secas esteve sempre a abrir, sempre cheia de gente interessada, sempre muito bem vista.

Tive o cuidado de ver que nos cães havia muita gente, mas aos pulos para irem ver as cobras (mais curiosidade que outra coisa, mas já é bom). Nos mamíferos, muita gente às moscas e muito espaço vazio, com meia dúzia de visitantes... e acreditem que tinha lá muito boa gente também e alguns animais interessantes apesar da única variedade ser no "Cantinho do Garfield" que muito conhecem por João Matos, outros por Presidente do Clube Português do Hamster... é um sujeito impagável pelo trabalho que faz a troco de NADA. (Um exemplo a seguir).

Mas eu também estive quase sempre no "Reptilário", pois no outro lado o ambiente estava pesado e tinha muito menos interesse e actividade!

Mais uma vez, Parabéns pelo esforço e pelo resultado. Daqui a dois anos espero mais ainda! (Pedir é fácil...) :wink:

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

terça out 02, 2007 1:28 pm

Uma única resposta ao Pedro Agapito com quem nem pretendo entrar em discussões:

Em parte concordamos um com o outro. Em parte estamos ambos no mesmo sentido, mas ligados por princípios diferentes: eu mais técnico, tu mais comercial, mas em parte, encontramo-nos algures.

Quanto ao resto, foi apenas a minha visão das coisas. Não me queiram dizer o que é uma FIL, pois já lá estive, sei o quanto custou, o que paguei (PARTICULARMENTE), o retorno comercial que não tive, etc, etc.
Todos erram, todos falham e, como disse antes, o resultado final foi óptimo, apesar de poder ter sido melhor...
Como sempre, ficaram coisas no ar e as pessoas são levadas a pensamentos errados. Esclareceste alguns e isso é bom, pois os fóruns também têm essa função...

Quanto à APT, enquanto Associação Portuguesa, entidade constituida em Cartório Público da República Portuguesa (quando o for, claro), ou qualquer outro organismo que se apresente publicamente diz-me respeito, não como sócio, mas como Cidadão Português!

O que se passa na Via Pública, a todos diz respeito.

Mas eu gostei da Feira e gostei de lá ir, esclareça-se: Só acho que não devemos empolgar os defeitos com falsas virtudes! O que estava bem, estava bem. O que estava mal, estava mal.

Amigos na mesma!

shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

terça out 02, 2007 7:37 pm

Eu , se me permitem , so tenho um comentario a fazer :
Ninguem se alimenta de boas intençoes , e todos , mas mesmo todos ,até os mais estupidos , sabem isso .
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta out 03, 2007 6:26 pm

PauloMonteiro Escreveu: - Muito destaque se tem dado ao Criador Espanhol que, conforme se viu, fez um bom negócio e ainda colaborou para a ideia de que os espanhóis é que são bons. Ora meus amigos, muito cuidado com os encantos, pois várias das cobras estavam mal classificadas (como podem confirmar os peritos na matéria) e quase todas estavam mal identificadas. Só como um pequeno exemplo, antes que comecem a praguejar contra mim, já todos sabemos que não há Elaphe Guttata e que a Emoryi nem sequer é mais uma guttata, ou guttatus. Uma coisa é criar cobras, outra coisa é ganhar-se o título do maior, colecionando asneiras. Vamos por os pés na terra e lembrar que temos em Portugal pessoas com muito mais capacidade, apenas menos "comercialidade".
Não sei se o criador espanhol é o mesmo que penso, mas, tendo em conta que vendia cobras a metade do preço da loja portuguesa representada, percebo que muito se fale dele. Se as cobras estariam mal identificadas ou não, não sei. Mas estariam mal identificadas, ou a identificação estava desactualizada? Volta e meia, aparece alguém a propor uma nova classificação para um determinado ser vivo ou grupo de seres vivos, e nem sempre é imediatamente aceite por todos. Pelo menos numa fase de transição, parece ser comum aceitar ambas as classificações, apesar da confusão que pode gerar. Não sei se será o caso dos exemplos que refere. Se a classificação estava errada, devo dizer que esses erros não são exclusivos dos estrangeiros, pois é muito comum quem vende não saber sequer o que está a vender, como me aconteceu com umas plantas que estavam a ser vendidas para terrário por uma loja portuguesa representada na feira.

Se não duvido que haja gente em Portugal com muito mais capacidade, não deixa de me entristecer o facto de os portugueses terem pouca iniciativa (ou comercialidade, como quiser chamar-lhe).

Fiquem bem,

Florinda
mgbravo
Membro
Registado: quinta mai 24, 2007 10:31 am
Localização: Eublepharis macularius,cordylus tropidosternum,anolis carolinensis, hamters,peixes

quarta out 03, 2007 7:07 pm

sinceramnete achei o petshou uma treta globalmente e Florinda concordo com o que dizes acerca de o espanhol tar a vender mais barato que as lojas mas muitos criadores portugueses vendem a esse preço e até mais barato, quanto au alimento vivo n me posso queichar embora aquilo estivesse fraquito n esperava msis
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quarta out 03, 2007 7:37 pm

mgbravo, acho um total desplante vires para o fórum, ciente que muitos daqui deram muito do que são e abdicaram de muito para estar lá aqueles dois dias, submeterem-se e submeterem os animais tanto estimados (sim porque todos os animais que vi expostos estavam grandes, saudáveis e bonitos e portanto todos tinham condições e dedicação dos donos) e sem mais nem porquê apareceres de pedras da mão a dizer que não gostaste, isto é um fórum, aqui discutem-se ideias, ajudam-se e relatam-se experiências, portanto não acho que seja com um 'não gostei' curto e conciso sem nenhuma razão aparente que vás contribuir para o que for, muito pelo contrário em vez de críticas de onde podemos aprender e evoluir dás a ideia pura e dura que és do contra e nem sequer tens em consideração que quase toda a gente que esteve lá a trabalhar, é daqui do fórum. Portanto, agradeço que ou desenvolves a ideia ou se o teu propósito é mandar para baixo e falar de cima quando nada tens que to permita fazer, cala-te, porque nesse caso fazes duas coisas positivas:
. uma: não gastas o teu latim e evitas o desgaste nas articulações, falanges, falanginhas e falangetas em vão;
. outra: não chateias.
<p>
</p>
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta out 03, 2007 8:31 pm

mgbravo Escreveu:.... mas muitos criadores portugueses vendem a esse preço e até mais barato...
Estou muito por fora destes assuntos. Como se encontra criadores portugueses? Obviamente, como compradora, interessa-me um animal saudável a um preço razoável. Pessoalmente, sempre preferi comprar directamente a criadores.... mas criadores de répteis é coisa que nunca encontrei! :lol:

Fiquem bem,

Florinda
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

quarta out 03, 2007 8:40 pm

ja ha por ai uns quantos... e bons :lol: :lol: :lol:
<p> </p>
<p> </p>
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

quarta out 03, 2007 9:47 pm

:lol: :lol: Diria mesmo mais: Podem não ser muitos, mas são Muito Bons!

... e estavam lá... :wink:

jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quinta out 04, 2007 12:25 pm

Bem! (Nunca gosto de começar as coisas assim)

Uma coisa eu aprendi desde pequeno: "Não se pode agradar a Gregos e a Troianos".
Quem faz parte de que nação, não interessa para o caso, mas vamos por pontos.

Ponto 1 - Expo-Exóticos: Só o facto de termos podido apresentar alguns animais exóticos, que mantemos em nossas casa, para mim já foi um ganho. Como "administrador" (não me ocorre mais nenhuma palavra) de dois fóruns específicos (Amphibio e Artropoda) para mim, a oportunidade que me foi dada, foi excelente. Valeu a vontade e o sacrificio de muitos. se hoje me perguntassem novamente se iria expor, diria novamente que sim. Faria era as coisas de maneira diferente, mas isso são outras andanças.

Ponto 2 - Espaços "abandonados": Como podes imaginar, não se pode exigir nada a ninguém. Cada um dá o que pode. Por isso mesmo, não posso exigir a ninguém que esteja num determinado espaço, quando todos nós tínhamos animais em exposição nos 3 espaços de exposição Paulo (eu levei cobras, artropodes anfíbios, como o muitas outras pessoas se fartaram de levar os animais que tinham em casa). É normal que cirandassem por lá, mais não fosse para se certificarem que os animais estavam bem. Pior que ter um espaço destes abandonado, é entrar numa loja e venderem-nos gato por lebre (pelo menos a mim é o que me irrita bastante).

Ponto 3 - O meu "trabalho": Quanto ao meu "trabalho" desenvolvo-o o ano inteiro. quem quiser conhecer o meu trabalho, basta aceder ao fórum onde ele está todo exposto. Continuo e continuarei a fazê-lo dentro das minhas possibilidades. Tão valoroso é o meu trabalho, como o da Patricia que tem aquela belíssima colecção de anfíbios que me emprestou sem pensar 2 vezes. Ou do Jonymaiden que tem aquela coleção extraordinaria de animais tal como o TMSurfer, ou até mesmo o Pedro (Given). Qualquer pessoa que tenha amor aos seus animais desenvolve um trabalho dedicado e sério com eles. Acrdita que ouvi coisas da boca dos donos que nunca pensei ouvir. Esta gente mantém os seus aniais com a maior dedicação e eu lá por ter uns bichos esquisitos não sou mais nem menos que eles. se eu mereço "honras" eles também.

Ponto 4 - Parte comercial: para nós que fomos convidados a estar presentes na feira, desde cedo ficou assente que a comercialização stava proibida, pelo que se quisessemos estar presentes esta era uma das regras que tivemos de aceitar. Pelo Artropoda e Amphibio eu respondo. Aceitamos sem sequer pestanejar. Só o facto de lá estarmos já foi bom. Podíamos ter feito mais? Podíamos sem dúvida, mas se não o fizemos foi porque a cabeça não dá para tudo. Há sempre algo que falha por mais bem planeadas que as coisas sejam.

Ponto 5 - APT: Quanto à falha da APT neste certame, sou sem a mínima sombra de dúvida o maior responsável, mais não seja, porque sou o presidente dessa associação. Perdemos de facto uma boa oportunidade, mas infelizmente as coisas nem sempre correm como desejamos e infelizmente entre levar a APT a um certame sem nada preparado, era mais prejudicial do que não a levar. Tens toda a razão, ao dizer que apregoamos isso, que estaríamos presentes, mas infelizmente foi-me impossível planear tudo. aqui só posso dizer "Mea culpa". Mas não é por não termos estado resentes que a APT, vai deixar de estar presente, ou vai deixar de existir. Vou continuar a fazer todos os possíveis para que a APT venha ao de cima e quem sabe se num próximo certame, não possa estar realmente e dignamente representada.

Quanto às outras pessoas que estiveram fora desta organização, ou que vieram dizer que não prestava e afins... É muito fácil cuspir para o ar, o problema maior é quando nos cai em cima.

Digam o que disserem, estou de consciência tranquila, com o que fiz. Creio que para os fóruns onde participo a exposição foi sm a mínima sombra de dúvida um êxito (não esperava tanto). Para a próxima correrá melhor.
Como alguém me disse uma vez: "Se o queres ensinar a alimentar-se, dá-lhe uma cana e ensina-o o pescar."
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”