"Roubar" e esconder objectos dos donos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

segunda abr 14, 2003 10:01 am

Olá! Tenho a minha gata há 2 anos e não me recordo de ela alguma vez ter "roubado" alguma coisa... :roll: Esconde todos os ratinhos de peluche dela, mas nunca dei por falta de coisas minhas. Só há algo a que consegue resistir: flores secas! Tenho um jarro de verga com espigas e todos os dias a malandra tem de tirar uma! ;) Mas, em vez de escondê-la, deixa-a bem à vista para que eu veja que é ela quem manda! :lol: Quando eu descubro a marotice e finjo ralhar, ela começa aos pulinhos à volta das minhas pernas e quer brincar comigo. :D
Penso que o acto de "roubar" coisas aos donos ou de as tirar do sítio em que nós fazemos questão de que elas permaneçam, pode ser uma forma que os gatos têm de chamar a atenção e desafiar a nossa suposta autoridade sobre eles. É que, de facto, por mais dócil que um gato seja, ele será sempre um felino e vai sempre desejar ter algum domínio sobre o seu território que, no caso, também é o nosso. :| Parece-me que ambos estamos a marcar espaços, cada um à nossa maneira... :oops:
Seja como for, acabamos sempre por achar graça às malandrices dos nossos diabretes... :evil:
Cleopatre
Membro Veterano
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

segunda abr 14, 2003 10:04 am

:oops:
Desculpem, mas não queria criar um tópico... Queria apenas continuar aquele que tinha sido iniciado pela Kathleen...
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda abr 14, 2003 1:46 pm

:D Para não criar um novo tópico deve fazer responder e não nova mensagem.

A minha gata também rouba flores secas, principalmente daquelas que deitam cheiro e joga futebol pela casa toda com elas...

Quanto ao chamar a atenção não sei bem, acho que ela tem tanta atenção :roll: deve mesmo é gostar de nos desafiar...

Beijokas
kathleen
Cleopatre
Membro Veterano

segunda abr 14, 2003 2:40 pm

Obrigada pela dica Kathleen! A primeira vez é sempre desastrada ;) !
Quando referi a hipótese de os gatinhos quererem chamar a atenção dos donos com os "assaltos" e "pilhagens" de objectos, não foi com intenção de dizer que eles a não tinham. Provavelmente não me expliquei convenientemente... O que eu queria explicar era que por muito mimo que tenham, os gatinhos têm sempre necessidade de atraír o olhar dos donos. Quanto mais têm, mais querem! :) Aliás, exemplo disso é o facto da Amélia (a sua lindíssima Persa!!!) não gostar que a Kathleen leia, pois considera que é um momento em que a dona está mais ocupada com aquela coisa cheia de letras que nem se mexe, do que com a bolinha de pêlo com olhos meiguinhos! :lol: (pensamento de gato, porque eu também adoro ler!)
As "pilhagens" poderão ser formas de atraír a atenção no sentido da demarcação de território e apropriação de objectos. Porque é que só os donos podem arrumar o território, se também os gatos o habitam? E porque é que só os donos podem mexer nas coisas deles e o contrário já não é bem eceite? Parece-me que eles querem demonstrar que o que é do dono também é deles e que eles também têm voz activa... :lol:
Será isto? :?:
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda abr 14, 2003 2:45 pm

Eu percebi o que queria dizer com o chamar a atenção. Eu ás vezes até penso que ela faz de propósito para nos ver a procurar as coisas e até acho que é capaz de ter alguma razão.
O instinto felino dela revela-se mesmo nessas coisas, se for preciso quero brincar com ela e ela nem me liga, mas a seguir vê que eu estou a ler e anda feita doida até eu parar. Agora olha para mim e dá uns miados parece que está a falar eu fecho o livro e ela pára :roll:
Agora tem mais uma coisa com que delira a brincar cotonetes, acham isto normal?

Beijokas
Kathleen
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

segunda abr 14, 2003 3:24 pm

Olá!

A minha gatinha também é a mesma coisa!!! Já sei que se ela apanhar, por exemplo, uma caneta, vai ser muito difícil voltar a encontrá-la!!! :p

E, sim, a minha também delira com cotonetes!!! :D

Outra coisa que me irrita dar-lhes são os brinquedos próprios para eles... Passo a explicar: Vou a uma loja e vejo uma bolinha linda para eles. Toda contente, volto para casa e deixo a bolinha com eles que se fartam de brincar... e depois??? Onde está a bola??? Não sei... procuro mas não encontro... :o Passados uns dias ou semanas, vejo algo no chão... O que será??? É algo parecido com "aquela" bolinha mas mais para o achatado e muito pouco colorida!!! :D :D :D

Safadinhos estes gatinhos!!! :D :D :D

;)
Kathleen
Membro Veterano

segunda abr 14, 2003 3:30 pm

A Amélia tem imensos brinquedos de gatos, eu sempre que passo pela loja compro-lhe alguma coisa :roll:
Mas também é a mesma coisa, de vez em quando vou buscar uma caninha, passo por baixo dos sofás e só saem ratos, bolas, florinhas roubadas etc... Mas estes ela não esconde, só que eles de tanta patada que levam ficam debaixo dos sofás. Mas ela adora aqueles ratinhos pequeninos com pêlo
:roll:
As coisas que rouba é que esconde debaixo das carpetes...

Beijokas
kathleen
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

segunda abr 14, 2003 10:28 pm

Comigo tb se passa o mesmo, sempre que varro por baixo dos moveis saiem sempre bolinhas, ratinhos, canetas e sei lá mais o quê ;)
Uma coisa que o Luto faz todas as manhas quando vou á casa de banho antes de sair para o trabalho é ameaçar que vai atirar umas conchas em acrilico que estão na janelinha da casa de banho, faz isso constantemente, estica a pata e lá vai empurrando até eu ralhar com ele e pronto---objectivo atingido, já tem a minha atenção.
Cleopatre
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 9:06 am

A minha gata também faz algo parecido, mas com os ganchos do cabelo! Adora espalhá-los por toda a casa e anda a correr atrás deles como se jogasse á bola :| Mas nunca escondeu nenhum...
Outra coisa com que delira são as bolinhas do "litter"! Compro daquelas de gel de silica e ela delira no dia em que as mudo :lol: Corre e salta com elas que é uma alegria :lol:
Kathleen
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 9:36 am

Pois eles têm essa tendência de brincar com as bolinhas. Eu só comprei dessas uma vez e jurei que nunca mais, porque ela só queria brincar com as bolinhas :roll: Agora uso sempre a areia aglomerante com a qual ela já não brinca.
Beijokas
Kathleen
Cleopatre
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 12:00 pm

Mas também há gel de silica na versão de gravilha, ou seja, não é em bolinhas mas sim em pedrinhas. Assim já não rola pelo chão! A marca "City Cat" (Carrefour) e a "Hyacinth" (em lojas de animais) são em gravilha. Experimenta que é melhor ainda do que a areia aglomerada, pois verás que suja menos as patinhas dos gatos - lembro-me de teres escrito algures que as da Amélia andavam a ficar escurinhas...
Kathleen
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 12:51 pm

Mas eu não uso dessa aglomerada, acho que me expliquei mal. Uso areia aglomerante, daquela em que eles fazem a porcaria e fica tudo num bloquinho e deita-se fora e a areia continua limpinha. :D Acho esta areia excelente, dura muito tempo e não deita cheiro nenhum.

Ela tens as patas suja mas é porque as molha em água, depois põe no chão etc.

Beijokas
Kathleen
Cleopatre
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 1:17 pm

Eu percebi! :D Aliás conheço bem uma marca dessas areias aglomeradas que é a "My Cat - Compact". Foi a primeira que a Anaïs usou porque o gel de silica ainda não estava divulgado nas grandes superfícies e era muito dispendioso nas lojas da especialidade. Mas notei logo a diferença da primeira vez que comprei silica "Mimi Litter" (Continente e Feira Nova): não faz pó quando a gata tapa as fezes e absorve completamente a urina. ;)
A areia aglomerada acaba por saír ao mesmo preço e dura menos porque, quer as fezes quer a urina, ficam ambas em bloco e, quando as retiramos, o "litter" vai desaparecendo do caixote... A dada altura eu tinha de por mais areia, senão a gata ficava com pouca quantidade para tapar os dejectos. Isso acabava por ser mau porque me dava conta que ficava sempre um resto de areia por mudar e nunca sabia qual a altura certa para lavar o caixote. :?
Com a silica, as fezes saem sequinhas e a urina fica retida no interior das bolinhas (ou gravilha), mantendo-se sempre a mesma quantidade no caixote. :D
Kathleen
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 2:53 pm

Pois, mas eu achei que durava muito menos tempo, porque como a urina fica lá começa a cheirar muito mal.
Eu não sei qual é a marca que agora uso, mas dá-me para 1 mês um mês e pouco e cheira a talco. Como a casa de banho é fechada não deita pó nenhum.

Beijokas
kathleen
Cleopatre
Membro Veterano

quarta abr 16, 2003 11:24 am

Devo ter sorte porque a silica só me começa a cheirar a urina ao fim de três semanas. :| Nas embalagens está escrito que o conteúdo de 1 saco dá para a urina de 1 gato durante 1 mês inteiro. Com efeito... Só ao fim desse período é que constacto que é necessário deitar as bolinhas fora, lavar o caixote e usar um novo saco. :D
Se calhar a areia da Amélia dura mais de um mês porque ela ainda é pequenina. A Anaïs já tem dois anos e bebe imensa àgua (preferencialmente da torneira É doida por àgua corrente e, quando vou à casa de banho ou à cozinha, lá está ela a saltar para o lavatório ou para a tina :lol: :lol: :lol: ).
É natural que um gato adulto urine mais que um bébé e as urinas não são todas iguais porque isso depende, entre outros factores, da alimentação. A minha come Royal Canin (Hair & Skin, Indoor ou Sensitive) e dou-lhe suplementos vitamínicos... (É que tenho medo que ela volte a ter coriza como quando era pequenina e a adoptei. Ela veio para a minha casa doentinha, até com uma otite no ouvido médio, e tenho receio que adoeça novamente. Se calhar sou demasiado zelosa e excedo-me nas vitaminas :oops:)
Enfim, para além da comida e da raça, a urina de cada gato é um caso... A minha dá-se bem com a silica e a tua com a areia aglomerante. Assim há clientes para todos os produtos no mercado! :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”