pedido de ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

asgomes
Membro Júnior
Registado: quarta nov 20, 2002 11:09 pm

segunda abr 14, 2003 7:46 pm

olá (tenho)um macho de raça coocker para dar de cor dourado ,2 anos se alguem souber quem queira e for responsavel para o tratar (eu ) dou ,vai ser dado pelos comportamentos dele tornou-se agressivo para com crianças e o dono precisa de arranjar alguem que goste de animais e que o consiga controlar .ele foi sempre muito territorial ,e este fim de semana mordeu o dono e uma criança de 4 anos com pouca gravidade o dono quer da-lo mas que depois o possa visitar regularmente pois vai sentir muito a sua falta se puderem ajudar obrigado ....
zona do grande porto e arredores :cry: :cry:
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda abr 14, 2003 11:28 pm

Não seria mais sensato o dono do cocker falar com um treinador/terapeuta de comportamento antes de tomar a decisão de dar o cão?
Maria João
_Sofi_
Registado: quarta abr 02, 2003 10:28 am

terça abr 15, 2003 12:42 am

Era mais facil colocar o cão numa escola para o treinar e ensinar os donos, porque se o cão mordeu foi porque os donos deixaram e não souberam educa-lo.
As pessoas quando tem os cães tem que se metabilizar que isso pode acontecer, e para o evitar devemos ensina-los.
Se o filho agredir alguem no colegio ou na escola ele tb vai dar o filho para adopção???????

Fala com ele, e faz-lhe ver as coisas como elas são.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça abr 15, 2003 8:35 am

Infelizmente esta historia ja se tornou demasiado comum com os cockers dourados.

Na Holanda fala-se mesmo de um "red cocker syndrome", que e uma condicao herditaria sofrida pelos cockers dourados. Animais que sofrem desta condicao comecam, apos a puberdade, a sofrer de ataques. Durante esses ataques, os olhos do cao ficam vidrados e o animal ataca o dono sem aviso previo. Apos os ataques, o cao age como se nao se lembrasse do sucedido. Esta e uma realmente uma anomalia no cerebro do cao e nao um problema de educacao.

Nos anos 70 e 80 os cockers de cor dourada eram extremamente polpulares, o que levou a que os BYB andassem a produzir animais bonitinhos a torto e a direito, sem qualquer concessao ao caracter. Muitos dos cockers dourados que temos hoje ainda sao vitimas desses tempos e poderao sofrer de condicoes herditarias que ja nao surgem nas linhas provenientes de criadores. E por esta razao que aconselho a todos aqueles que querem um cocker, que NUNCA o adquiram numa loja de animais.

Agora a questao: como e que podemos recuperar o animal, se ele tiver "red cocker syndrome" ou se estiver pura e simplesmente mal educado? Um animal mal educado pode ser recuperado se passar a ser tratado como CAO, com a ajuda de um bom treinador. Esta aprendizagem nao se faz de um dia para o outro. Pode levar meses ate haver resultados. Se entretanto ha uma crianca de 4 anos envolvida, os pais da crianca e donos do cao tem de pensar bem: A crianca tera de aprender a lidar com o cao de forma diferente. Uma tropelia da parte da crianca pode significar uma dentada e um retrocesso no processo de aprendizagem do cao. O cao e a crianca NUNCA podem ser deixados sozinhos. Existem vontade e condicoes fisicas? Se nao, sera de facto melhor para todos os envolvidos que o cao seja adoptado por outra familia.

Se o animal sofre do tal "red cocker syndrome", a recuperacao nao e possivel atraves de re-educacao. Um veterinario podera ajudar a manter o cao calmo, mas a presenca do cao sera sempre um risco. Novamente, os donos do cao e pais da crianca tem de pensar muito bem.

Desculpem todos aqueles que acharem que este meu post e demasiado negativo... Eu tambem nunca seria capaz de dar um animal meu. Mas pensem bem: se a presenca de um animal implicar um risco para a seguranca de um filho, o que fariam?
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

terça abr 15, 2003 9:06 am

Nanico, nunca pensei que houvesse tal síndroma nos cockers. Estamos sempre a aprender... :oops:

Realmente, se o perigo fosse sempre eminente, acho que a minha solução passava por arranjar um canil num espaço vedado ao acesso da criança... apenas acessível sob supervisão dos pais.

Mas se tal não se pudesse concretizar... :(

Agora, se o cão é só vítima duma má educação, há que se pensar bem onde se errou para não voltar a cometer os mesmos erros, com este ou outro cão qualquer. Pois chegar ao ponto de se virar ao dono e a uma criança... :o
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

terça abr 15, 2003 9:13 am

asgomes Escreveu: olá (tenho)um macho de raça coocker para dar de cor dourado ,2 anos se alguem souber quem queira e for responsavel para o tratar (eu ) dou ,vai ser dado pelos comportamentos dele tornou-se agressivo para com crianças e o dono precisa de arranjar alguem que goste de animais e que o consiga controlar .ele foi sempre muito territorial ,e este fim de semana mordeu o dono e uma criança de 4 anos com pouca gravidade o dono quer da-lo mas que depois o possa visitar regularmente pois vai sentir muito a sua falta se puderem ajudar obrigado ....
zona do grande porto e arredores cry cry
Então o cão é agressivo, morde os donos e querem dá-lo? Para quê? Para ele morder os novos donos? :o Não se trata só de controlar o cão, têm que chegar à origem do problema, tentar tratar o cão.
Há cerca de 5 anos, tive um rafeiro, arraçado a labrador, todo preto que no dia em morreu a minha Pastora Alemã (tinha 12 anos) o cão passou-se e mordeu-nos a todos...com bastante gravidade..ainda hoje tenho a cicatriz nas nas costas e o meu irmão na cara... :? foi-se ao Vet e o diagnóstico foi "depressão" causada pela morte da "mãe". Andou um ano em tratamento e qdo se pensava que estava tudo melhor...mordeu outra vez o meu irmão qdo este se preparava para lhe dar comida, na cara..ia-o cegando..e depois de muitas lágrimas a decisão foi mesmo...abater o cão.. :(
Não iamos dar um cão naquele estado a ninguém, porque era um cão bastante possante, e se apanhasse uma criança desprevenida, poderia causar-lhe bastante sofrimento..Por isso peço, antes de darem o cão, cheguem ao fundo da questão, isto para não terem dissabores mais graves no futuro..desculpem o cenário negro, mas ainda tenho a memória bem viva do que se passou....mais vale prevenir...
:cry:
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

terça abr 15, 2003 9:24 am

cgtorres Escreveu:
Há cerca de 5 anos, tive um rafeiro, arraçado a labrador, todo preto que no dia em morreu a minha Pastora Alemã (tinha 12 anos) o cão passou-se e mordeu-nos a todos...com bastante gravidade..ainda hoje tenho a cicatriz nas nas costas e o meu irmão na cara... :? foi-se ao Vet e o diagnóstico foi "depressão" causada pela morte da "mãe". Andou um ano em tratamento e qdo se pensava que estava tudo melhor...mordeu outra vez o meu irmão qdo este se preparava para lhe dar comida, na cara..ia-o cegando..e depois de muitas lágrimas a decisão foi mesmo...abater o cão.. :(

cgtorres, eu não imagino o vosso sofrimento quando tomaram essa decisão! :( :(

Em relação ao Cocker, é um bocado isso, não se pode pensar em ofereçer um animal, sendo este agressivo. Quem é que iria ficar com ele?
Iriam os donos actuais correr o risco de o cão vir a atacar os futuros donos!?
Se estavam com essa ideia, acrescento, que grande falta de responsabilidade. Não é a desfazer-se do animal para outra pessoa, que vão resolver o problema!
É bom a gente despachar aquilo que nos dá trabalho e responsabilidade!

Eduquem-no, levem-no a um treinador, a um vet, se for possível, vejam qual a origem de toda essa agressividade, tratem-no se for o caso e, então, quando ele estiver em condições de ir para outros donos, ai sim, então dêem-no!
cgtorres
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 9:31 am

Bibocas Escreveu: cgtorres, eu não imagino o vosso sofrimento quando tomaram essa decisão! :( :(
Foi muito complicado....e depois deixou marcas fisicas em todos...em mim, no meu irmão, nos meus pais...foi uma altura complicada e claro que na nossa memória está tudo demasiado fresco...
Bibocas Escreveu: Se estavam com essa ideia, acrescento, que grande falta de responsabilidade. Não é a desfazer-se do animal para outra pessoa, que vão resolver o problema!
É bom a gente despachar aquilo que nos dá trabalho e responsabilidade!

Eduquem-no, levem-no a um treinador, a um vet, se for possível, vejam qual a origem de toda essa agressividade, tratem-no se for o caso e, então, quando ele estiver em condições de ir para outros donos, ai sim, então dêem-no!
Exactamente isso que estava a tentar dizer... :roll: imagine Lídia, o cão a ferir alguém com gravidade, a quem é que vão logo pedir contas? primeiro ao cão, que não teve sequer hipótese de recuperar, fosse com treino ou medicação, e depois aos antigos donos... :? será que esta gente não pensa? Eu de dia para dia fico mais estupefacta... :o
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

terça abr 15, 2003 9:42 am

coocker para dar

do Membro asgomes de 2003-04-14 20:36:02

Texto:
(tenho)um macho de raça coocker dourado para dar tem 2anos é meigo mas não suporta muito bem crianças é urgente arranjar-lhe dono

Este é o classificado que este membro pôs na zona de classificados da Arca de Noé... tirem as vossas próprias ilações!

:o
cgtorres
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 9:59 am

monikestarr Escreveu:
coocker para dar

do Membro asgomes de 2003-04-14 20:36:02

Texto:
(tenho)um macho de raça coocker dourado para dar tem 2anos é meigo mas não suporta muito bem crianças é urgente arranjar-lhe dono

Este é o classificado que este membro pôs na zona de classificados da Arca de Noé... tirem as vossas próprias ilações!

:o
Esta gente não as pensa... :o Gostava de ver esse senhor e mostrar as minhas cicatrizes...e dizer-lhe que o meu cão era meigo, mas não suportava mto bem a raça humana :evil: Quem brinca com o fogo...
asgomes
Membro Júnior

terça abr 15, 2003 1:17 pm

olá a todos e obrigado pelas vossas mensagens . em primeiro quero agradecer a alguns membros por as suas opiniões mas esclarecer tambem que não podem criticar aquilo que não sabem . não vou falar de nomes para não criar problemas , é assim o cão já esteve a ser cuidado por vários treinadores e em escolas. todos dizem não preceber o que se passa com o animal ele é estremamente meigo para adultos mas não suporta crianças ele tem que ser adoptado por alguem que não tenha filhos ,pois os actuais donos vão ter em breve mais um filho e é muito complicado se pensarem sériamente no assunto agora pensando bem não vamos mandar postas de pescada ao ar como se tem feito e pensarem realmente num assunto que se pode tornar sério , e não vamos abater o cão caso ele possa ter uma relação optima com outra pessoa ,dando-lhe uma nova oportunidade mais uma vez se alguem souber de alguem agradeço muito a sua ajuda
asgomes
Membro Júnior

terça abr 15, 2003 1:21 pm

olá a todos e obrigado pelas vossas mensagens . em primeiro quero agradecer a alguns membros por as suas opiniões mas esclarecer tambem que não podem criticar aquilo que não sabem . não vou falar de nomes para não criar problemas , é assim o cão já esteve a ser cuidado por vários treinadores e em escolas. todos dizem não preceber o que se passa com o animal ele é estremamente meigo para adultos mas não suporta crianças ele tem que ser adoptado por alguem que não tenha filhos ,pois os actuais donos vão ter em breve mais um filho e é muito complicado se pensarem sériamente no assunto agora pensando bem não vamos mandar postas de pescada ao ar como se tem feito e pensarem realmente num assunto que se pode tornar sério , e não vamos abater o cão caso ele possa ter uma relação optima com outra pessoa ,dando-lhe uma nova oportunidade mais uma vez se alguem souber de alguem agradeço muito a sua ajuda
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça abr 15, 2003 1:28 pm

Ola asgomes,

Por favor na leve a mal aqueles foristas que pintaram um quadro demasiado negro. Esta citacao e sua:
asgomes Escreveu: este fim de semana mordeu o dono e uma criança de 4 anos com pouca gravidade
Quem ler esta citacao e nao o conhecer a si, ao cao, e as circunstancias, ficara a pensar que o cao e agressivo tambem com o dono.
Talvez fosse util esclarecer a situacao da dentada ao dono e falar um pouco mais do animal em causa.

Por curiosidade: desde quando e que ele nao aceita criancas? Sera possivel que a crianca o tenha magoado ou sera que o cao tem ciumes do garoto?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça abr 15, 2003 4:29 pm

ASGomes,

desculpe lá, mas isto está-se a tornar uma contradição pegada !

Vamos lá a situar a questão :
Mordeu uma criança de 4 anos - isto quer dizer que é agressivo com crianças ? Ou foi só uma vez com o filho do dono ? (e que lhe tinha feito o filho do dono ?)
Mordeu o dono - na mesma ocasião ? (e não foi durante a agressão ao miúdo ? que lhe fez o dono ?)

Vamos lá a ver como é que realmente apareceu esta história.
Se os donos já não o querem ao menos tenham a ombridade de não o caluniarem !
Nem de usarem desculpas 'da treta'.

Se de facto o cão é agressivo com crianças é uma coisa.
(a solução seria a que diz, mesmo assim o treino seria uma opção a considerar)
Se sofre do síndroma é outra.
(a solução é o abate, por muito que custe)

Espero que não se ofenda com a minha rudeza mas estou farta de pessoas cuja principal preocupação parece ser a de "salvarem a cara".

Quando tomamos uma decisão impopular temos sempre a tentação de nos desculparmos aos olhos dos outros.
Mas, mais uma vez, é puro egoísmo.
Melhor pensar nas consequências para o animal, ok ?

Ninguém vai querer um cão adoptado e ainda por cima perigoso seja para crianças (também existem as crianças dos outros) seja para o dono.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça abr 15, 2003 4:41 pm

Estas hsitórias de agressividade, regra geral, não são tão superficiais quanto isso e certamente existirá sempre uma razão para tudo.
Eu tenho uns conhecidos que tiveram há uns anos, um Cocker Preto que por falta de regras e educação começou a liderar tudo e todos em casa.
Foi curioso, uma vez que lá fui a casa, ver a reacção dele para comigo e para com as pessoas....Era um cão distante, mas que ao mesmo tempo procurava brincar sem saber como abordar-nos. Na altura até o comparei ao meu Pantufa ( que foi um Cocker que tive, mas dourado). Não tinham nada a ver um com o outro. Bom....sei que ao fim de algum tempo de começar a brincar com o tal Cocker, ele já vinha ter connosco, já dava a bola ...enfim, parecia outro. Este cão ao fim de um tempo, teve mesmo que ser dado porque os donos não conseguiam fazer nada dele e quando o foram levar a casa do novo dono, saiu do carro e nem sequer quis voltar atrás. Foi como se tivesse percebido que ía para um sítio melhor.
Sei de outro caso também, relacionado com uma tia minha, que teve durante 14 anos uma cadelinha SRD que pura e simplesmente não tolerava crianças ao pé dela. Eu próprio (enquanto criança), cheguei a estar em casa da minha tia, e se me tentasse aproximar da cadela começava logo a mostrar os dentes. Qual era a causa??? Pois é....a minha tia era dona de um salão de cabeleireiro quando ficou com a cachorrinha e como a levava para lá, os filhos das clientes por vezes puxavam-lhe o rabo, orelhas...enfim...o que se sabe, e ela ganhou aquele medo de miúdos durante toda a vida.
Compreendo que seja complicado viver com um cão que começa a tornar-se uma ameaça para os donos (principalmente quando existem crianças), mas também é preciso estarmos conscientes que as causas de tal comportamento foram proporcionadas e originadas por nós, e como tal, só nós as podemos solucionar.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder

Voltar para “Cães”