Duvida...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quarta out 03, 2007 1:04 pm

Olá, não sei se é o sitio certo para isto, mas vi nos classificados um anuncio que me deixou a pensar, aqui vai:

"Temos disponivel um macho vermelho arlequim com qualidade exposição (sem direitos de reprodução para território português).
Entregue vacinado, desparasitado, passaporte, com microchip e certificado de saude.
É entregue mediante outorga de contrato e o seu pedigree será só entregue ao novo proprietário após confirmação da castração."

Alguem que me explique sff, quer dizer que o gato é bom demais para se reproduzir em portugal?
Não fazia ideia que uma pessoa comprando um animal o vendedor podia exigir estas condições de castração!
E frisar que não se pode reproduzir em portugal...
Se alguem o comprasse e o levasse para outro pais já podia ter direito ao pedigree sem a castração e a acasala-lo?

Se calhar sou eu a ser parva e isto é super normal...

:wink: :wink:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
marja
Membro
Registado: segunda mai 02, 2005 6:00 pm

quarta out 03, 2007 1:32 pm

Boa tarde
esse anúncio deverá ter pelo menos um contacto.
Se fosse eu, telefonava e perguntava o porquê de tanta preocupação.
Se calhar a resposta é bem mais simples, do que à primeira vista possa parecer.
Becasrub
Membro Veterano
Registado: quinta ago 23, 2007 4:09 pm

quarta out 03, 2007 1:42 pm

olá. sim e melhor telefonar mesmo. e também penso que se pode exigir certas coisas. mas é o que penso
Debora20
Membro Veterano

quarta out 03, 2007 1:47 pm

Já mandei mail, vou ficar á espera da resposta, fiz exactamente as mesmas perguntas que aqui fiz...
:D
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta out 03, 2007 1:59 pm

Isso deve ter que ver com a consaguinidade com os outros gatos da mesma raça existentes em Portugal.

Se fôr essa a razão, é uma preocupação louvavel, já que evita gatinhos com defeitos geneticos.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta out 03, 2007 2:14 pm

Debora20 Escreveu:Olá, não sei se é o sitio certo para isto, mas vi nos classificados um anuncio que me deixou a pensar, aqui vai:

"Temos disponivel um macho vermelho arlequim com qualidade exposição (sem direitos de reprodução para território português).
Entregue vacinado, desparasitado, passaporte, com microchip e certificado de saude.
É entregue mediante outorga de contrato e o seu pedigree será só entregue ao novo proprietário após confirmação da castração."

Alguem que me explique sff, quer dizer que o gato é bom demais para se reproduzir em portugal?
Não fazia ideia que uma pessoa comprando um animal o vendedor podia exigir estas condições de castração!
E frisar que não se pode reproduzir em portugal...
Se alguem o comprasse e o levasse para outro pais já podia ter direito ao pedigree sem a castração e a acasala-lo?

Se calhar sou eu a ser parva e isto é super normal...

:wink: :wink:
O facto de ser bom para exposição não quer dizer que seja bom para reprodução ou que o criador queira ceder direitos de reprodução :wink: . É ao que basicamente se chama de "Safe Marketing" :wink:
Se o criador/vendedor se refere só a Portugal nota-se que é para que não haja concorrência de mercado, muito cerca... :P :wink: logo, noutro País que não esteja restringido e ou especificado...pode. Quanto mais não seja pela falta de inclusão de outros Países, omitidos no contrato.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Sungirl
Registado: quinta mar 15, 2007 10:53 pm

quarta out 03, 2007 7:00 pm

Realmente à com cada uma... Quer dizer, pedem um dinheirão pelos animais e depois ainda se põem com tantas exigências. É por isso que este país está mal...

Isso mais vale procurares outros criadores.
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

quarta out 03, 2007 7:56 pm

Engraçado, mas há pouco também vi esse anúncio e creio que o li umas 3x para me certificar que estava a ler bem!
Debora20 Escreveu: Não fazia ideia que uma pessoa comprando um animal o vendedor podia exigir estas condições de castração!
Neste caso específico é possível, pois o anúncio explicita um contrato efectuado entre 2 partes... Neste caso tem mesmo de ser cumprido...
No entanto, não pude deixar de ficar surpresa :? Quando se compra um gato, regra geral não se paga tão pouco por ele e, no caso dos persas é normal que ao adquirir, algumas pessoas o façam com intenção de cruzar.
Ainda que legalmente me pareça aceitável, em tudo o resto não o considero, pois creio que cabe ao novo dono a decisão de castrar ou não...
Mas enfim, trata-se de um contrato e ao que me parece, o criador não vai ceder :? Mas se está interessada no gatinho (que é, de facto uma ternurinha) é uma questão de tentar :wink: Boa sorte
Debora20
Membro Veterano

quarta out 03, 2007 8:22 pm

Eu não estava interessada em compra-lo, é lindo, um amorzinho, mas por mais que goste, não dava tanto dinheiro por um gato... :wink:

O topico é mesmo pela estranheza das condições, até pensei que fosse ignorancia minha e que isto fosse o normal, mas pelos vistos não é, já mandei mail á pessoa que esta a vende-lo a perguntar o porque destas condições na venda, estou á espera da resposta!
Se for pela questão da consanguinidade... menos mal!
Agora se for pela concorrência... é uma boa estrategia, mas não deixa de ser estranha e talvez egoista!

Vou esperar para ver!!
:D :D
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

quarta out 03, 2007 8:58 pm

Debora20 Escreveu:Se for pela questão da consanguinidade... menos mal!
Agora se for pela concorrência... é uma boa estrategia, mas não deixa de ser estranha e talvez egoista!
Se for o caso de consanguinidade (que não creio), é tão pouco provável isso acontecer! Teria de ser muito azar mesmo!
Acredito que seja apenas uma forma do criador zelar pelos seus interesses...
De qualquer forma também fiquei curiosa para saber as razões do criador :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta out 04, 2007 12:19 pm

Ora bem. Vou tentar explicar.

Os criadores de gatos À SÉRIA, que participam em exposições, dividem as crias dos seus exemplares em duas categorias: pet quality e show quality.

Pet quality são animais de raça pura mas que por determinado motivo (padrão de pelagem, formato olhos e cabeça, etc) não servem para as exposições, ou dito por outras palavras, são exemplares menos perfeitos. Estes gatos são vendidos livremente sem obrigatoriedade de esterilização.

Já os gatos show quality são gatos com potencial para vencer nas exposições e para serem bons reprodutores. Como um gatil normalmente só tem um macho reprodutor (e várias fêmeas) o criador procurará colocar este gato num outro criador que queira introduzir sangue novo nas suas linhagens e, preferencialmente, que não represente concorrência directa aos seus exemplares e à sua criação, nomeadamente para outro país. Estes gatos podem atingir valores altíssimos.

Neste caso, como talvez este criador não tenha conseguido colocar o gato noutro gatil, está a tentar vendê-lo para pet ou mesmo para expo mas salvaguardando o seu gatil com a obrigação de castração.

Isto pode parecer estranho a nós, que temos animais de estimação mas não concorremos com eles, mas no mundo dos criadores é prática comum e generalizada.

Espero ter esclarecido.
Debora20
Membro Veterano

quinta out 04, 2007 2:13 pm

Esclarecidissíma!!
Obrigada Dinidane! :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta out 04, 2007 2:35 pm

dinodane Escreveu: Ora bem. Vou tentar explicar.

Os criadores de gatos À SÉRIA, que participam em exposições, dividem as crias dos seus exemplares em duas categorias: pet quality e show quality.

Pet quality são animais de raça pura mas que por determinado motivo (padrão de pelagem, formato olhos e cabeça, etc) não servem para as exposições, ou dito por outras palavras, são exemplares menos perfeitos. Estes gatos são vendidos livremente sem obrigatoriedade de esterilização.

Já os gatos show quality são gatos com potencial para vencer nas exposições e para serem bons reprodutores. Como um gatil normalmente só tem um macho reprodutor (e várias fêmeas) o criador procurará colocar este gato num outro criador que queira introduzir sangue novo nas suas linhagens e, preferencialmente, que não represente concorrência directa aos seus exemplares e à sua criação, nomeadamente para outro país. Estes gatos podem atingir valores altíssimos.

Neste caso, como talvez este criador não tenha conseguido colocar o gato noutro gatil, está a tentar vendê-lo para pet ou mesmo para expo mas salvaguardando o seu gatil com a obrigação de castração.

Isto pode parecer estranho a nós, que temos animais de estimação mas não concorremos com eles, mas no mundo dos criadores é prática comum e generalizada.

Espero ter esclarecido.
Corretíssimo, com uma pequena ressalva;
dinodane Escreveu:Estes gatos são vendidos livremente sem obrigatoriedade de esterilização
Se na eventualidade um gato sem as características desejáveis de exposição for vendido com o LOP, os criadores "À SÉRIA" exigem a castração do animal.
Caso seja vendido sem o certificado da raça (LOP) muitos criadores não fazem exigência da castração do felino porque como foi vendido sem o certificado, qualquer descendente desse gato não compromete a linhagem de criação dos Criadores "À SÉRIA" porque a descendência não pode ser registada no LOP da raça :wink:

Espero terem percebido :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”