Gato perdido em Coimbra -Centro-Celas- Olivais

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Gugatofilo
Registado: quarta out 03, 2007 8:22 pm

quarta out 03, 2007 9:10 pm

Boa noite, escrevo aqui pela primeira vez, e pela mais dificil das razões...
Quando transportava o meu querido Manchita, de três anos, na transportadeira, ele mostrou-se bastante calmo durante a curta viagem(2 km aprox.te). Íamos ao Veterinário, era a primeira vez que estava "enjaulado"... Ao chegar ao primeiro destino, onde se faria uma troca de carro, ele ficou muito agitado, e terá enfraquecido a resistência do trinco da porta da transportadeira. Ao deparar-se com uma pessoa nova, desconhecida que se aproximou, ficou ainda mais nervoso, e num ápice fugiu a grande velocidade, por uma rua desconhecida abaixo, perdendo-se da vista do seu dono desesperado ( eu ).
O Manchita tem andado por zonas desconhecidas, e a história deste desaparecimento não acabou ainda, para grande desolação da sua família, que o aleitou e criou até se tornar no gato forte e saudável que é. Passaram cinco dias, e esta é a sexta noite.
Falei com o canil/gatil, com varredores, toxicodependentes, e mais dezenas e dezenas de pessoas, munido de folhetos e cartazes que espalhei às dezenas... Recebi dezenas de ajudas e apoios, e telefonemas muito gentis de ajuda. Mas há muitos gatos parecidos, a esperança é a de que alguma corresponda e que ele se encontra, escondido, já muito perto de casa... Ele que é forte e saudável, e bravo -não se deixa apanhar, que bem sabe atravessar ruas, e que já passou algumas vezes dias fora de casa atrás das gatas...
Posso e devo ter esperanças, mesmo com tanta chuva que tem caído?
Já passei noites em branco à sua procura, manhas, tardes e noites a colar cartazes e a ver gatos parecidos...
Alguém me ajuda?
Muitos cumprimentos a todos!!
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

quarta out 03, 2007 9:33 pm

Boa noite,

tenha força e não desista. E não se preocupe com a chuva, que eles procuram abrigo.

Coloque 1 foto aqui na arca, e ponha anuncio em www.encontra-me.org.

Desejo toda a sorte do mundo
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
Gugatofilo

quarta out 03, 2007 9:48 pm

Muito Muito obrigado!!... tem sido um enorme sofrimento, e pouco mais se fez nestes 5 dias e noites senão maximizar as hipóteses de o encontrar!... já andei 400km em voltas e voltas dentro de Coimbra, sem contar com as caminhadas a pé!... ele é muito nervoso e bravio ( ía ser castrado para não infernizar a vida dos outros mais novos que tenho, nem os deixava comer ou dormir ), embora também seja muito meigo... Mas é muito bom que não se deixe apanhar...
Encontrá-lo seria melhor que ganhar no totoloto ( um prémio que não mo traria obrigatoriamente de volta, certamente )...
Não consegui inserir uma fotografia do meu querido Manchita ( de Mancha Negra ) de três anitos...
Muito obrigado, Xanakika!!
Boa noite!...

[/img]
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

quarta out 03, 2007 9:53 pm

Procure-o de noite perto da zona de onde fugiu. Pode não andar longe e de dia esconder-se.
Se houver gatos na zona, pode ser que ele ande perto deles, provavelmente anda atrás de gatas e de noite torna-se mais fácil procurá-lo e quem sabe encontrá-lo.
Não desista. Sei bem o que está a passar.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta out 03, 2007 10:25 pm

Gugatofilo Escreveu: meu querido Manchita, de três anos (...)

(...)Íamos ao Veterinário, era a primeira vez que estava "enjaulado"...
Deduzo que era, também, a primeira vez que ía ao vet apesar de ser muito querido... e amamentado pela família. :?
Gugatofilo Escreveu:da sua família, que o aleitou e criou até se tornar no gato forte e saudável que é.(...)
(...)Ele que é forte e saudável, e bravo -não se deixa apanhar, que bem sabe atravessar ruas, e que já passou algumas vezes dias fora de casa atrás das gatas...
Bem... há aqui algo que não bate certo. Amamentaram o gato e, ele é bravo e não se deixa apanhar? :? :o Um gato amamentado por humanos... não se deixa apanhar? E é bravo? :roll: :o

Gugatofilo Escreveu: ficou ainda mais nervoso, e num ápice fugiu a grande velocidade, por uma rua desconhecida abaixo, (...)

(...)a esperança é a de que alguma corresponda e que ele se encontra, escondido, já muito perto de casa...
Então se a rua é desconhecida e longe de casa ao ponto de terem que fazer o trajecto de carro... :? :o
:roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

quarta out 03, 2007 10:25 pm

Boa noite

Visite esse site do "encontra-me ", lá vai encontrar várias dicas. Quando colocar o anúncio, descreva detalhadamente o seu gato. Se tinha coleira e de que cor, marcas característcas (manchinha na pata por exemplo), grande/ pequeno, magro/gordo....
Todos os promenores são importantes,mas tenha calma, não desespere.

Insista mais à noite, quando as ruas estão mais calmas. Procure em todas as ruas, fale com os moradores e comerciantes, veja debaixo dos carros, espreite para as casas desabitadas...

Não desista. Força!
Gugatofilo

quarta out 03, 2007 10:26 pm

Muito obrigado!... Passei os primeiros dias em volta dquela zona, até de manhã em duas vezes, e nunca houve sinal da sua presença, agora os indícios apontam para uma área mais calma mas ainda muito grande, cheia de pequenos quintais, com muitos gatos e comiditas, já não muito longe de nossa casa, em direcção da qual alguém o viu correr muito aflito!...
Andei naqueles dias a percorrer uma área enorme, do Centro da cidade, de uns 2-3-4 km quadrados... Agora reduzi um pouco, pois nunca obtive nenhum sinal dele naquelas zonas (com muitas pessoas, barulho e trânsito)... Aliás, toda a população daquelas áreas centrais estão avisadas, e nunca o viram... Enfim, é imensamente difícil optar por uma estratégia ou uma área, quando ele pode estar longíssimo de se cruzar com elas... Agora estou um pouco na expectativa, mas continuo a percorrer todas as áreas ( uma brutalidade !!)..
Fico muito agradecido...
Cumprimentos e boa noite!
Gugatofilo

quarta out 03, 2007 10:35 pm

Como temos 7 gatos( já tivémos mais de 10 ) não os podemos ter todos a ir ao vet. Desparasitamo-los, e fazemos o melhor possível de tudo o resto.
Há muito que esperava para o levar ao vet., o que dependia de um pequeno favor de um amigo.
Como ele é muito bravo ( falo no sentido de ser muito forte e valente, impositivo ), precisaria de um calmante, o que acabou por não se dar...
Ele parece que está em quase permanente estado de marcação de terreno e reprodução, é terrível para outros dois gatos-machos e para as fêmeas que temos, ficou assim a partir da idade adulta, 1 ano e tal dois anos, por vezes até dá medo pegar-lhe. Cheguei a pensar que teria alguma espécie de raiva. Tem umas garras muito fortes... Mas também passa por fases mais calmas...
Obrigado pela atenção, e boa noite
Gugatofilo

quarta out 03, 2007 11:05 pm

O veterinário ficava entre 3-5km, mas o sitio de onde escapou, fica a uns 2kms no máximo... Há muitas histórias de regressos de grandes distâncias por caminhas desconhecidos... a esperança surge do facto de ele ter escolhido, na fuga, a direcção certa... oxalá haja sorte...
Muitos cumprimentos
RANX
Membro
Registado: quinta abr 20, 2006 10:22 pm

quarta out 03, 2007 11:05 pm

Nao perca a esperança e boa sorte
Gugatofilo

quarta out 03, 2007 11:10 pm

Embora muito doloroso, soube bem expor a situação, falar dos factos que a caracterizam, e ouvir as vossas respostas/questões. Na primeira vez que aqui me apresento. Muito obrigado e até breve. Muito boa noite e boa sorte para todos e os vossos companheiros!...
Está a chover e vou para mais uma ronda, embora ele deva estar aninhado algures!...
Um grande abraço!
Gugatofilo

quinta out 04, 2007 1:55 am

Aqui vão algumas fotografias do Manchita. Perdoem-me a (des)formatação...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Com cumprimentos, e grato pela atenção,
G.A.B.
Gugatofilo

quinta out 04, 2007 5:35 am

Caríssimos
Este é sem dúvida um grande dia!...
Seriam umas 3horas da manhã quando saí para a ronda habitual em busca do meu "manchita". Nas áreas em que o procurei há sempre algum movimento noctívago até áquela hora e até mais tarde...
Depois de várias paragens e chamamentos em cada uma delas, seriam umas 4h25m, cheguei a um dos pontos principais da zona de onde o meu gato fugiu assustado!... Numa esquina que dava para duas ruas, uma que sabia que ele tinha percorrido pelo menos até meio, e que entroncava na principal ( movimentada na hora matinal do desaparecimento,e que ele desceu velozmente junto aos muros )...
Depois de algum bchbchbch, que os meus gatos reconhecem e que havia feito mesmo antes a uns 200 metros, noutros cruzamentos, pareceu-me ver em contra-luz um gato parecido com o meu saltar de dentro de uma casa para o meio da rua ( vazia e tranquila, apenas com ecos ao longe do movimento dos bares ). Depressa ele voltou para dentro. Aproximei-me, e pela primeira vez usei uma latita de comida "paté" e fiz o barulho de quem prepara a sua refeição... Ao cimo das escadas exteriores do pequeno prédio, assumou a face branca do manchita, algo hesitante que desceu em direcção à lata, cheirando-a...
Era ele!! Era ele!... ele miou ligeiramente com o seu tom grave... agarrei-o com toda a força que podia, o carro estava a uns 25 metros, e lá dentro a transportadeira que o havia trazido antes da desgraça...
Meus amigos, nem parece verdade ainda... Neste momento está com os seus outros três companheiros que o temem e respeitam, e que andaram estranhos nestes dias, o Delfim, o Pingo e as sua mãe Agustina.
Foram 5 dias, e quase 6 noites completos. Ele parece traumatizado, a olhar tudo como se fosse a primeira vez... Comeu desalmadamente.
Aparentemente, terá estado sempre naquele sítio, escondido algures...
Não há palavras para a violência destes dias, sempre enfrentando a dúvida e as perspectivas mais pessimistas da estatística destes casos...
Posso garantir que tive uma experiência única e profunda de sofrimento e de busca, de incessante preocupação desde as 10h40m de sexta-feira, dia 28..
Em próxima oportunidade, procurarei descrever melhor tudo, e tentarei formular um quadro de sugestões e questões que possam ajudar todos os que sofrem situações semelhantes...
Muito obrigado a todos, em especial aos que tão calorosamente me apoiaram e saudaram..
Cumprimentos e até breve!
Becasrub
Membro Veterano
Registado: quinta ago 23, 2007 4:09 pm

quinta out 04, 2007 8:41 am

ainda bem que encontrou o seu gatinho :) felicidades para todos ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta out 04, 2007 8:52 am

O gato é bonito e robusto e agora, já melhor explicado...percebi a razão de dizer que "é bravo" :wink:

Ele é assim porque o deixa andar solto... ir à rua, às gatas, como mencionou. Assim que o castre, penso passar a ter um gato mais calmo e por consequência, mais caseiro e mais melado :wink:

Teve sorte em ele ter aparecido tão rapidamente...
Fiquei na dúvida que alguma vez aparecesse por ser um gato como mencionou e ainda por cima inteiro...! Mas, ainda bem que não passou dum susto mas, atente-se para que não tenha mais sustos...!
Felicidades com os gatuchos,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”