Respondam-me se souberem, s.f.f.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Palmira
Membro
Registado: sexta jul 11, 2003 9:54 am
3 Cadelas_ YARA, TARI, MAGUIE (falecidas)
3 cadelas Tari II, NINA e Tweety

quinta out 04, 2007 3:32 pm

:roll: :roll: :lol:
O meu filho comprou uma cadelita, num c.c., cuja raça disseram ser caniche anão......mas, afinal não é!! é uma cadelita de raça cão d'agua, ou arraçada de tal. Vamos ao que interessa....a cadela tem pelo comprido pelo corpo todo mas não é como caniche é encaracolado, é mais ondulado e tapa-lhe os olhos, e tem muitos pelos dentro das orelhas. É VERDADE QUE AQUELES PELOS DENTRO DOS OUVIDOS TEM QUE SER TIRADOS?? Vamos esterilizá-la agora pois está com 6 mesitos, sendo isso verdade, o melhor é aproveitar a anestesia para lhe arrancar os pelos, não?!!
mesmo assim calculo que a bicha depois fique a sofrer, quando lhe passar o efeito da anestesia...DIGAM-ME SE REALMENTE É NECESSÁRIO FAZER ISTO À CADELITA.
Obrigada,
Mira
<strong>MiraMartins</strong>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta out 04, 2007 3:42 pm

Arrancar, nunca ouvi dizer... O método que conheço é cortar esses pêlos regularmente, de forma a que o ouvido "respire" mais livremente.
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

quinta out 04, 2007 4:24 pm

Boas,

Nunca ouvi dizer, mas se vai esteriliza-la, o vet será a pessoa mais indicada para esclarecer :wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quinta out 04, 2007 5:02 pm

Olá Boa tarde

Sim há raças que têm esses tais pelitos dentro dos ouvidos e têm que ser retirados pois dão origem na maior parte das vezes a otites. Como é dificil arrancar os pelos sugiro que coloque um pouco de póe de talco no ouvido e puxe os pelos, assim evita que "escorreguem" entre os seus dedos sendo mais rapido, logo menos doloroso.
Boa sorte com a esterilização acho que tomou a atitude correcta.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Pintas8
Membro
Registado: sexta set 14, 2007 3:05 pm

quinta out 04, 2007 5:31 pm

Bom eu nunca ouvi falar em tirar os pelos dos ouvidos, mas se vai esterelizar a cadelinha, é melhor perguntar ao vet
Cumprimentos!
princesanini
Membro Veterano
Registado: sábado ago 11, 2007 8:26 pm

quinta out 04, 2007 6:31 pm

É verdade, sim Palmira, tenho uma caniche e sempre que chega ao Vet, lá vai ele tirar os pelinhos, eu sinceramente não consigo, tenho medo de a fazer sofrer, mas na realidade, devia, tem andado com uma otite, que já está em tratamente há um mês, mas segundo o Vet, terá de ser feito durante mês e meio para ficar bem curada.
Pelo menos é esta a opinião dele retirar os pelitos e acho que tem razão
Não se esqueçam das velinhas à janela às 20 h
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta out 04, 2007 6:43 pm

é verdade sim. em vez de cortar esses pelos têm que ser arrancados! se forem simplesmente cortados vão crescer muito mais depressa! tal como a sioux disse, coloquem um pouco de pó de talco nas mãos. os pêlos são arrancados com o indicador e o polegar, sempre na direção do crescimento do pêlo. obviamente que tem que ser feito por alguem que saiba, ou melhor ainda, que os próprios donos aprendam a fazer o plucking de forma correcta!
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

quinta out 04, 2007 7:02 pm

Se for um cão de água não lhe pode cortar a franja.
Á minha cadela corto-lhe os pêlos dentro das orelhas quando ficam "tufos" a vet nunca me disse para fazer nada de especial ás orelhas..
<p><u></u></p>
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
quinta out 04, 2007 7:32 pm

kim_haha Escreveu:Se for um cão de água não lhe pode cortar a franja.Á minha cadela corto-lhe os pêlos dentro das orelhas quando ficam "tufos" a vet nunca me disse para fazer nada de especial ás orelhas..
Quem disse??? :o
Os pêlos podem ser cortados em todo o lado e a todos os cães eles não ficam ceguetas por isso. Não lhes faz falta nenhuma o pêlo nos olhos. Aliás em provas de trabalho nos cães de água, aos cães que tenham o pêlo comprido é costume fazer um apanhado do pêlo, um totó, para o cão vêr melhor.

Os pêlos dos ouvidos arrancam-se, com os dedos é mais seguro, se não conseguir tudo de uma vez vai aos pouquinhos. Por vezes têm "tufos" e o arrancar pode causar alguma dor, principalmente se eles tiverem otites. O ideal é ir arrancando sempre. Depois segue-se a limpeza do canal auricular, com uma solução própria para esse efeito. Principalmente se colocar pó de talco.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
Platona
Registado: quarta set 05, 2007 9:09 pm

quinta out 04, 2007 10:07 pm

olá

Aqui vai a minha opinião baseada em experiencia propria:
Os pelos das orelhas dos caniches (tenho um) deve mesmo ser arrancado, eles choram e como é logico doi, mas eu faço isso ao meu sem anestesia e com alguma frequencia (aconselhada pelo veterinario).
Estes bichos têm muita tendencia para otites e arrancar os pelos evita um pouco. Também deves limpar de vez em kando os ouvidos com algodao e soro ou com um produto proprio que podes comprar no veterinario.
Nota: caso arrancar os pelos te faça confusão, nos isitus onde toskiam normalmente fazem isso.

Joana
kim_haha
Membro Veterano

sexta out 05, 2007 1:35 am

Quem disse???
Os pêlos podem ser cortados em todo o lado e a todos os cães eles não ficam ceguetas por isso. Não lhes faz falta nenhuma o pêlo nos olhos. Aliás em provas de trabalho nos cães de água, aos cães que tenham o pêlo comprido é costume fazer um apanhado do pêlo, um totó, para o cão vêr melhor.
Quando adoptei a minha cadela (há anos atrás) levei-a ao vet, depois da consulta, as vacinas etc, marquei uma tosquia. A tosquiadora perguntou se queria a tosquia "tradicional" e eu disse que não, queria que lhe tosquiasse o pêlo todo. Ela disse que tudo bem, mas que não podia cortar-lhe a franja porque podia causar-lhe lesões na vista.
Até agora que quando a tosquio só amparo a franja, não a corto toda. E tambem nunca me deu na cabeça perguntar ao vet se era mesmo verdade.
<p><u></u></p>
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

sexta out 05, 2007 7:51 am

bom dia

eu tenho uma caniche anã e tiro-lhe os pelitos dos ouvidos, tenho de lhos tirar com alguma frequencia senão o ouvido começa a crir cheiro e pode dar origem a otites ou outros problemas.
quando a tosquio sou eu que lhos tiro, e quando vou ao vet é ela que lohs tira, ela não chora, faz-lhe impressão. a Vet diz para não puxar os que estão logo no principio que esses doiêm, apara-se, os que estão mais dentro do ouvido não doi (pelo menos na minha).

e acho que esterilizar é a atitude certa, eu tenho 3 cadelas e já estão todas esterilizadas. E É claro que cria desconforto para elas, e dor, mas isso com o tempo passa, depois de cicatrizarem a costura fazem a sua vidinha normal, sem dores.

jinhos
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
sexta out 05, 2007 9:23 pm

kim_haha Escreveu:
Quem disse???
Quando adoptei a minha cadela (há anos atrás) levei-a ao vet, depois da consulta, as vacinas etc, marquei uma tosquia. A tosquiadora perguntou se queria a tosquia "tradicional" e eu disse que não, queria que lhe tosquiasse o pêlo todo. Ela disse que tudo bem, mas que não podia cortar-lhe a franja porque podia causar-lhe lesões na vista.
Até agora que quando a tosquio só amparo a franja, não a corto toda. E tambem nunca me deu na cabeça perguntar ao vet se era mesmo verdade.
Mas devia perguntar, porque não é verdade. :wink:

A tosquia tradicional de que fala chama-se corte de leão, é o corte de raça pelo menos cá em portugal. O que se costuma fazer no caso dos cortes inteiros é deixar a franjola por graça, e a ponta da cauda, que acaba por ser a unica coisa tradicional que fica. :lol:

Essa conversa das lesões da vista, é um mito, não faz mal nenhum cortar o pelo por cima dos olhos aos cães, por vezes esse pelo até causa irritação na vista. :wink:

Imagem
Cão de Água Português com corte total

Imagem
Corte de Retriever ou Americano

Imagem
Corte de Leão, mais conhecido como o corte de raça

Estas fotos são de cães meus, Ch Angie da Pedra da Anixa e Ch Smooth da Pedra da Anixa

E estas fotos é são de antigos campeões, nesta altura o corte de raça era curto na zona dos olhos exactamente para que o cão tivesse a vista liberta para o trabalho.
Imagem
Ch Lagos de Alvalade

Imagem
Ch Tavira Algarbiorum
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
kim_haha
Membro Veterano

domingo out 07, 2007 5:24 pm

Obrigada pelo exclarecimento IsabelNobre_
Para a próxima tosquia já lhe corto a franja mais rente, tenho cortado o pêlo todo e deixado a franja e a ponta da cauda, como disse que era o que se customava fazer nos cortes inteiros. :lol:

De qualquer forma é assim que a minha menina de 14 anos fica quando é tosquiada :wink:

Imagem

Imagem

E peço desculpa á Palmira por ter dado um "conselho" errado :oops:

Ps- Parabens pelos seus cães :wink:
<p><u></u></p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo out 07, 2007 11:39 pm

Tem uma velhota toda catita 8)
Penso que o que a Isa quer dizer é que não tem necessariamente que deixar a franja, porque se não o caõ fica cego ou isso.
Se gosta de deixar franja, deixe ficar. Se não gosta, então peça para cortar.
Pessoalmente acho que uma pequena franjola até fica giro.

Isabel
Responder

Voltar para “Cães”