kim_haha Escreveu:Quem disse???
Os pêlos podem ser cortados em todo o lado e a todos os cães eles não ficam ceguetas por isso. Não lhes faz falta nenhuma o pêlo nos olhos. Aliás em provas de trabalho nos cães de água, aos cães que tenham o pêlo comprido é costume fazer um apanhado do pêlo, um totó, para o cão vêr melhor.
Quando adoptei a minha cadela (há anos atrás) levei-a ao vet, depois da consulta, as vacinas etc, marquei uma tosquia. A tosquiadora perguntou se queria a tosquia "tradicional" e eu disse que não, queria que lhe tosquiasse o pêlo todo. Ela disse que tudo bem, mas que não podia cortar-lhe a franja porque podia causar-lhe lesões na vista.
Até agora que quando a tosquio só amparo a franja, não a corto toda. E
tambem nunca me deu na cabeça perguntar ao vet se era mesmo verdade.
Mas devia perguntar, porque não é verdade.
A tosquia tradicional de que fala chama-se corte de leão, é o corte de raça pelo menos cá em portugal. O que se costuma fazer no caso dos cortes inteiros é deixar a franjola por graça, e a ponta da cauda, que acaba por ser a unica coisa tradicional que fica.
Essa conversa das lesões da vista, é um mito, não faz mal nenhum cortar o pelo por cima dos olhos aos cães, por vezes esse pelo até causa irritação na vista.

Cão de Água Português com corte total

Corte de Retriever ou Americano

Corte de Leão, mais conhecido como o corte de raça
Estas fotos são de cães meus, Ch Angie da Pedra da Anixa e Ch Smooth da Pedra da Anixa
E estas fotos é são de antigos campeões, nesta altura o corte de raça era curto na zona dos olhos exactamente para que o cão tivesse a vista liberta para o trabalho.

Ch Lagos de Alvalade

Ch Tavira Algarbiorum