Dúvida sobre a queda de pêlo
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Gostava que me tirassem uma dúvida. A minha gata é Persa e faz seis meses agora no dia 19. Tem-lhe vindo a crescer o pêlo e agora está muito maior.
Mas, neste últimos dias anda a cair imenso. Eu sei que isso é normal e escovoa-a muito bem todos os dias. Tenho de esperar que ela adormeça para a escovar, porque ela agora já não deixa.
Só que tenho notado que na zona do dorso, logo a seguir ao pescoço (desculpem a pouca precisão técnica), o pêlo está muito pequeno, tem uma faixa de pêlo muito mais curto, no resto do corpo mantem-se comprido. Será o pêlo novo a crescer? Acham isto normal ou será uma queda anormal de pêlo e devo-a levar já ao Veterinário?
Ela neste momento está a comer Hills e Royal Cannin (Kitten 34).
Obrigado
Kathleen
Gostava que me tirassem uma dúvida. A minha gata é Persa e faz seis meses agora no dia 19. Tem-lhe vindo a crescer o pêlo e agora está muito maior.
Mas, neste últimos dias anda a cair imenso. Eu sei que isso é normal e escovoa-a muito bem todos os dias. Tenho de esperar que ela adormeça para a escovar, porque ela agora já não deixa.
Só que tenho notado que na zona do dorso, logo a seguir ao pescoço (desculpem a pouca precisão técnica), o pêlo está muito pequeno, tem uma faixa de pêlo muito mais curto, no resto do corpo mantem-se comprido. Será o pêlo novo a crescer? Acham isto normal ou será uma queda anormal de pêlo e devo-a levar já ao Veterinário?
Ela neste momento está a comer Hills e Royal Cannin (Kitten 34).
Obrigado
Kathleen
a queda de pêlo nos gatos, após os 6 meses é natural, é a mudança do pêlo, por isso acho que não tens que te preocupar com isso, se achas que o pêlo está fraco podes sempre dar-lhe umas vitaminas para fortalecer o pêlo. toma atenção à peladas que essas sim são um mau sinal.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
- Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João
Ola Kathleen
É um prazer discutir mais um assunto consigo e principalmente este que bastante me preocupa. Como já deve saber no sábado fui ao vet. com o Bethoven pelos motivos que são do vosso conhecimento, mas além disso a queda do pêlo é enorme, principalmente no mesmo sítio onde a Amélia também está a perder. Aí o pêlo que antes era grande, agora é ralinho e muito fraco. Mas o veterinário disse que era normal e mandou-lhe a pasta e umas vitaminas que só quarta-feira me traz, visto as visitas do vet. serem só duas vezes por semana aqui na santa terrinha. Compreendo a sua preocupação até porque eu também estava com certas dúvidas, e como teem muito menos pêlo parecem mais magros daí estarmos ainda mais peocupadas. Vai correr tudo bem, é só uma mudança de pêlo nesta altura do ano
Grandes beijokas para a Amélia da prole cá de casa
Beijokas para si
Franc
É um prazer discutir mais um assunto consigo e principalmente este que bastante me preocupa. Como já deve saber no sábado fui ao vet. com o Bethoven pelos motivos que são do vosso conhecimento, mas além disso a queda do pêlo é enorme, principalmente no mesmo sítio onde a Amélia também está a perder. Aí o pêlo que antes era grande, agora é ralinho e muito fraco. Mas o veterinário disse que era normal e mandou-lhe a pasta e umas vitaminas que só quarta-feira me traz, visto as visitas do vet. serem só duas vezes por semana aqui na santa terrinha. Compreendo a sua preocupação até porque eu também estava com certas dúvidas, e como teem muito menos pêlo parecem mais magros daí estarmos ainda mais peocupadas. Vai correr tudo bem, é só uma mudança de pêlo nesta altura do ano
Grandes beijokas para a Amélia da prole cá de casa
Beijokas para si
Franc
-
- Membro Veterano
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá,
Obrigado pela sua resposta. Hoje também estive aqui a falar com uma colega do trabalho que tem uma persa e ela também está a perder o pêlo como a Amélia e o Bethoven, portanto deve ser normal. Agora pergunto-me será que a Amélia devia tomar essas vitaminas? O pêlo dela não está fraco, nem tem peladas está é muito rasinho...
Onde é que mora? Desculpe, mas se já disse eu não prestei atenção. Isso de o veterinário só ir ai 2 vezes por semana é chato.
Beijokas da Amélia para todos
Beijokas minhas
Kathleen
Obrigado pela sua resposta. Hoje também estive aqui a falar com uma colega do trabalho que tem uma persa e ela também está a perder o pêlo como a Amélia e o Bethoven, portanto deve ser normal. Agora pergunto-me será que a Amélia devia tomar essas vitaminas? O pêlo dela não está fraco, nem tem peladas está é muito rasinho...
Onde é que mora? Desculpe, mas se já disse eu não prestei atenção. Isso de o veterinário só ir ai 2 vezes por semana é chato.
Beijokas da Amélia para todos
Beijokas minhas
Kathleen
-
- Membro Veterano
- Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João
Ola
Parece que moro no fim do mundo, mas não é verdade é aqui no Oeste mais própriamente no Bombarral, os vet são de Torres Vedras e são óptimos por isso nós esperamos por eles e não vamos a outros. Quando as vitaminas vierem eu digo-lhe o nome.
Um beijão
Franc
Parece que moro no fim do mundo, mas não é verdade é aqui no Oeste mais própriamente no Bombarral, os vet são de Torres Vedras e são óptimos por isso nós esperamos por eles e não vamos a outros. Quando as vitaminas vierem eu digo-lhe o nome.
Um beijão
Franc
-
- Membro Veterano
Está bem. Diga-me o nome. De qualquer forma eu vou ver como está o pêlo da Amélia até ao fim da semana , se vir que está pior vou com ela ao veterinário. Ou acha que devo ir já? Estou com alguma dúvida...
De facto não mora no fim do mundo e se os veterinários são bons acho que vale a pensa esperar.
Beijokas
Kathleen
De facto não mora no fim do mundo e se os veterinários são bons acho que vale a pensa esperar.
Beijokas
Kathleen
-
- Membro Veterano
Ola cá estou eu de novo com algum interregno
Acho que sim que pode esperar, mas quem sou eu para dar conselhos?
Quando eu tinha a minha cadela, a Punk tipo cão de água e tinha estes problemas de pêlo dava-lhe banho regularmente com champoo para o pêlo mas
vergonha das vergonhas não consigo dar banho aos gatos. E uma tragédia suprema, quase que teem de vir os bombeiros para limpar a casa. Uma boa pargunta para por no forum. Como dar banho ao gato sem tomar banho também.
Acho que sim que pode esperar, mas quem sou eu para dar conselhos?
Quando eu tinha a minha cadela, a Punk tipo cão de água e tinha estes problemas de pêlo dava-lhe banho regularmente com champoo para o pêlo mas

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Olá Kathleen,
Os persas perdem muito pêlo nesta altura, nem parecem os mesmos. É perfeitamente normal. E depois ganham-no novamente em Novembro ficando os animais majestosos e lindos que tanto admiramos.
É de preocupar é se os vimos constantemente a coçarem-se, pois podem ser fungos.
Quanto a vitaminas, uso a marca Nurish-Um, e costumo dá-la no fim do Outono, para os fortalecer para o Inverno e na Primavera, pois com o aumento da temperatura tendem a não comer.
Os persas perdem muito pêlo nesta altura, nem parecem os mesmos. É perfeitamente normal. E depois ganham-no novamente em Novembro ficando os animais majestosos e lindos que tanto admiramos.
É de preocupar é se os vimos constantemente a coçarem-se, pois podem ser fungos.
Quanto a vitaminas, uso a marca Nurish-Um, e costumo dá-la no fim do Outono, para os fortalecer para o Inverno e na Primavera, pois com o aumento da temperatura tendem a não comer.
Maria João
-
- Membro Veterano
Ola mjoãomjoaomarques Escreveu: Olá Kathleen,
Estive a dar uma vista de olhos no seu albúm e não resisti em dar-lhe os meus parabén. São lindos e são tantos, como consegue tratar deles todos? Adorava ter também assim tantos animais mas é impossivel num apartamento, já quatro não é fácil. Parabéns mais uma vez.
Uma beijoka
Franc
-
- Membro Veterano
Oh Agapina
, tive que ir buscar um lençol pois fico toda babada quando elogiam os meus bicharocos.
. Mas muitas das fotografias são de animais que já não se encontram entre nós.
Actualmente tenho dois cães, Bonga e Nina e onze gatos, Tai-Tai, Pang-I-Ao, Tobias, Lolita, Zuleika, Papuça, Kareko-San, Sherazade (Zazá), Samira, Faruk e Picolé.
Quanto ao trabalho que tenho com eles (e com as quatro crianças) nem por isso é muito. Basta-me levantar ao nascer do sol e deitar-me quando a lua vai alta
. 

Actualmente tenho dois cães, Bonga e Nina e onze gatos, Tai-Tai, Pang-I-Ao, Tobias, Lolita, Zuleika, Papuça, Kareko-San, Sherazade (Zazá), Samira, Faruk e Picolé.
Quanto ao trabalho que tenho com eles (e com as quatro crianças) nem por isso é muito. Basta-me levantar ao nascer do sol e deitar-me quando a lua vai alta

Maria João
-
- Membro Veterano
Pois, os animais da Maria João são assombrosos e nota-se bem que são muito bem tratados.
Quanto ao como dar n«banho a um gato, acho que devia abrir um novo tópico para isso, é que eu também gostava de saber.
Quando dou a pasta para o pêlo á Amélia, ela ás vezes fica com as fezes mais moles e suja-se, para lhe tentar lavar o rabito é o caos
parece que alguém a quer matar para o jantar
... Mas depois gosta de brincar com a s torneiras da água
beijokas
kathleen
Quanto ao como dar n«banho a um gato, acho que devia abrir um novo tópico para isso, é que eu também gostava de saber.
Quando dou a pasta para o pêlo á Amélia, ela ás vezes fica com as fezes mais moles e suja-se, para lhe tentar lavar o rabito é o caos

beijokas
kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
não me parece que os meus gatos estejam a perder muito pelo, nem mesmo os de pelo longo. mas há cerca de 1 mês notei que o max-cão que tem o pelo curtíssimo, estava a largá-lo às carradas. a coisa resolveu-se de um dia para o outro com vitaminas. a carlota também estava com o pelo ralo e ficou melhor com as ditas vitaminas.
-
- Membro Veterano
Que eu me lembre, só precisei dar uma vez banho a um gato de pelo curto. Tinham-me dado imensas dicas (tal como fechar o gato num saco do pão com a cabeça de fora, por exemplo) e eu estava cheia de medo porque o gato era de rua e meio selvagem. Afinal correu tudo bem. Foi até muito fácil. Puz água morna num alguidar dentro da banheira e sempre com a mão debaixo do peito dele ensaboei-o e passei-o por água de mansinho. Aos persas e angorá dou-lhes banho uma vez por ano, no máximo. Por vezes nem é preciso mas, quando o faço, uso o mesmo sistema. Não tenho qualquer dificuldade. O Faruk adora sentir-se dentro de água. O problema é secá-los pois têm imenso medo do barulho do secador e por isso só lhes dou banho num dia quente de Verão.
Mas se tivermos o cuidado de escovar bem os persas, usarmos um bom produto desembaraçador (mantém o pelo brilhante e repele as partículas de sujidade) e usarmos de vez em quando um bom shampoo seco não há necessidade de lhes darmos banho. Falo por experiência e para persas que não vão a exposições, evidentemente.
Mas se tivermos o cuidado de escovar bem os persas, usarmos um bom produto desembaraçador (mantém o pelo brilhante e repele as partículas de sujidade) e usarmos de vez em quando um bom shampoo seco não há necessidade de lhes darmos banho. Falo por experiência e para persas que não vão a exposições, evidentemente.
Maria João
-
- Membro Veterano

Pois eu acho que quando der banho à Amélia vai ser mesmo complicado. Ela salta para a banheira quando esta tem pouco água, passa a cabeça por baixo da torneira do bidé e molha as patas nos baldes, mas quando sente o corpo molhado fica aflita.
Já a parte do secar é muito mais fácil. Como ela vai sempre atrás de mim quando eu vou tomar banho, não tem medo nenhum do secador. E quando está molhada pego nela e ela deixa-me secá-la e não reclama.
beijokas
Kathleen