Raças....
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda ago 20, 2007 7:48 pm
o meu apenas diz persa naquele documento passado pelo vet não sou maluco para pagar uma pipa de massa so para ter um gato e um papel xamado lop a dizer que e persa 

<strong>O meu gatinho persa -></strong> http://img521.imageshack.us/img521/1019/dscf0318bq8.jpg
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
- Contacto:
Entao desculpe la mas o seu gato nao é persa. se nao tem os papeis, nao ha provas de que é persa.
e ja agora, nao se paga uma "pipa de massa" so para ter o papel a dizer persa. paga-se para ter UM VERDADEIRO persa. Um persa de qualidade.
e ja agora, nao se paga uma "pipa de massa" so para ter o papel a dizer persa. paga-se para ter UM VERDADEIRO persa. Um persa de qualidade.
<strong>Amo animais.</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
O que chama um VERDADEIRO persa é aquele que simplesmente se encontra registado no Livro de Origens Português!!! Então um gato que tenha todas as características da raça pura, deixa de o ser, porque não foi registado no Livro de Origens Português?! Isto significa então que há por aí muito criador a vender gato por lebre... Sim, porque vendem persas, mas, que não o são (é só persa a brincar), pois não estão registadossanxeri Escreveu:Entao desculpe la mas o seu gato nao é persa. se nao tem os papeis, nao ha provas de que é persa.

Então, porque os Europeu Comum não têm LOP?! Se são uma raça reconhecida, deixam de o ser, porque não têm o referido registo (por esta ordem de pensamento...)
http://www.cpfelinicultura.web.pt/lop.htm
Artigo 4º - O L.O.P. destina-se ao registo e à identificação, em Portugal, dos gatos de raça pura e tem como principal finalidade os seguintes objectivos :
a) - Instituir as necessárias medidas para conservar puras todas as raças de gatos;
b) - Inscrever e catalogar os gatos de raças puras;
c) - Pedir, a entidade competente, a concessão dos afixos para os felinicultores;
d)- Proceder aos registos e conceder os certificados mencionados neste regulamento;
e) - Cumprir e fazer cumprir os regulamentos nacionais, bem como, os da FiFe.
No meu ver, para se ser reconhecido como persa (ou qualquer outra raça) não é necessário o registo no LOP, pois as referidas raças têm as suas características específicas que já são reconhecidas como tal.
No artigo acima referido, o LOP tem como principal finalidade o registo e identificação das raças, por forma a que as possa catalogar, registar alterações, aparecimentos de novas raças, etc. No meu ver o LOP é apenas uma formalidade, importante, claro, mas apenas para quem pretende participar em exposições e concursos... Não vejo grande necessidade de um papel a dizer, o que na realidade já sabemos, para um animal que apenas pretendemos como companhia...

Um persa não é mais ou menos verdadeiro, não tem mais ou menos qualidade por ter LOP, apenas se encontra registado e reconhecido por uma entidade...
De qualquer forma, quanto a qualidade (de raça ou não) todos os animais a têm

Eu compreendi o que quis dizer com a sua resposta, mas é um pouco duro e não muito correcto dizer que um gato não é da raça que todas as suas características demonstram

O gato do "persacomsono" não deixa de ser persa, apenas não é registado no LOP, não significa que não tenha as características necessárias

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Nada atesta/certifica a "pureza" da raça a não ser um LOP e mai nada!!!
Quantos criadores de vão de escada lhes acontece terem misturas... (mesmo sem intenção e sim por descuido) pelo meio das cruzas/ na altura das ditas e lá vêm uns "Persinhas" tal e qual a mãe que, no entanto...
o pai era outro, um infiel à raça
Dou-vos um pequeno exemplo:
A minha cunhada tinha uma cadela Dobermann e por descuido, um cão rafeirote entrou na Propriedade e toca de "galar" a cadela
. Ela teve 1/3 da ninhada de cachorros iguais, iguais, iguais a ela que, foram dados a pessoas amigas e os cães, quem olhar para eles dizem ser Dobernmann
.
Os restantes cachorros eram tipo mistura de mãe com pai e outros eram só como o pai.
Como vêem, ter-se um animal de raça sem o LOP, não atesta coisa alguma mesmo tendo visto os supostos pais, supostamente puros, ao vivo
E, por isso mesmo, animais vendidos sem o LOP, são muito mais baratos só que...
Leo
PS- esqueci-me de mencionar que um dos cachorros igual à mãe (Dobermann), quando atingiu a idade adulta cruzou com uma cadela Dobermann, esta sim pura e com LOP e os filhotes...
vieram iguais ao avô
, do mais rafeiroso que há

Quantos criadores de vão de escada lhes acontece terem misturas... (mesmo sem intenção e sim por descuido) pelo meio das cruzas/ na altura das ditas e lá vêm uns "Persinhas" tal e qual a mãe que, no entanto...

Dou-vos um pequeno exemplo:
A minha cunhada tinha uma cadela Dobermann e por descuido, um cão rafeirote entrou na Propriedade e toca de "galar" a cadela

Os restantes cachorros eram tipo mistura de mãe com pai e outros eram só como o pai.
Como vêem, ter-se um animal de raça sem o LOP, não atesta coisa alguma mesmo tendo visto os supostos pais, supostamente puros, ao vivo

E, por isso mesmo, animais vendidos sem o LOP, são muito mais baratos só que...

Leo
PS- esqueci-me de mencionar que um dos cachorros igual à mãe (Dobermann), quando atingiu a idade adulta cruzou com uma cadela Dobermann, esta sim pura e com LOP e os filhotes...

<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Concordo plenamenteleonildecarvalho Escreveu:Nada atesta/certifica a "pureza" da raça a não ser um LOP e mai nada!!!

-
- Membro Veterano
Em parte ela (sanxeri) tem razão porque lá está...se houver um cruzamento "INDEVIDO" pelo meio... e como não há o certificado a provar que esse INDEVIDO cruzamento não existiu... então pode considerar-se, SIM, um gato sem raça definida. Logo, "rafeiro"
Pode até ferir susceptibilidades a alguém mas a verdade e a realidade, pelos LOP's é esta mesmo, por muito que custe engolir ter que se ouvir que se tem um gato ou cão sem raça definida!
Leo
Pode até ferir susceptibilidades a alguém mas a verdade e a realidade, pelos LOP's é esta mesmo, por muito que custe engolir ter que se ouvir que se tem um gato ou cão sem raça definida!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda ago 20, 2007 7:48 pm
eu sei que e persa e é isso que me interessa e não quero o garfield para dizer k e persa apenas isso apenas digo k e um gatinho peludo e o amor da minha vidasanxeri Escreveu:Entao desculpe la mas o seu gato nao é persa. se nao tem os papeis, nao ha provas de que é persa.

<strong>O meu gatinho persa -></strong> http://img521.imageshack.us/img521/1019/dscf0318bq8.jpg
-
- Membro Veterano
Ora ainda bem...persacomsono Escreveu: eu sei que e persa e é isso que me interessa e não quero o garfield para dizer k e persa apenas isso apenas digo k e um gatinho peludo e o amor da minha vida

Só não entendo porque raio quem tem animais, não de raça mas sim só com caraterísticas de determinada raça se preocupam tanto por não terem um certificado... e se melindram tanto quando alguém lhes diz que o seu animal é "rafeiro", vulgo; sem raça definida

Pois eu tenho os "rafeiros" mais lindos do Mundo e são o meu orgulho

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Concordo e assino em baixopersacomsono Escreveu:eu sei que e persa e é isso que me interessa e não quero o garfield para dizer k e persa apenas isso apenas digo k e um gatinho peludo e o amor da minha vida

Persa ou não, vai ser sempre a gata da minha vida...

-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
- Contacto:
Kyaraa Escreveu:Concordo plenamenteleonildecarvalho Escreveu:Nada atesta/certifica a "pureza" da raça a não ser um LOP e mai nada!!!mas a afirmação anterior (sanxeri) teria sido: "Entao desculpe la mas o seu gato nao é persa". Isto não é correcto, nem bonito de se dizer... O facto do gatinho não ter LOP não significa que não seja persa! Apenas não é registado e certificado como tal...
nao é bonito de se dizer? desculpe mas é a mais pura das verdades!
Um cao ou um gato s se considera puro se estiver registado no LOP. mais nada! se nao tem os papeis nao se pode chamar persa. mesmo que seja um cruzamento perfeito entre dois gatos puros. mas se nao tem papeis é um gato sem raça como os outros.
Entende isso? nao se pode chamar persa a um gato sem papeis. É um gato rafeiro (apesar de poder ser efectivamente filho de gatos puros).
<strong>Amo animais.</strong>
eu tenho uma gata preta rafeira.. apareceu em casa á muitos anos e ao principio fugia bufava arranhava mas acabou por e habituar passado uns anos... é completamente zarolha dum olho e cega do outro, falta-lhe o rabo e quase nem tem pelo mas ela la anda toda feliz e contente e caça muito bem... e ja é uma optima companhia...mas passa a vida a bater na mobilia lol... mas eu adoro-a..
e tive um persa creme lindo de morrer com lop ke era falso como judas..... mal estava bem como mudava de temperamento e nos atacava.. era doido....
eu ca prefiro os rafeiros mesmo, sao mais bonitos;)
e tive um persa creme lindo de morrer com lop ke era falso como judas..... mal estava bem como mudava de temperamento e nos atacava.. era doido....
-
- Membro Veterano
O LOP não atesta temperamentos, pelo que neste caso até é irrelevante, pois tanto há rafeiros com "bom feitio" como com mau e isto também é válido para os que têm LOPHaveiro Escreveu:e tive um persa creme lindo de morrer com lop ke era falso como judas..... mal estava bem como mudava de temperamento e nos atacava.. era doido....

No que concerne a temperamento não há LOP ou distinção possível, aliás, isto é como tudo, cada qual é como cada um...
Raça ou não todos os animais têm o seu temperamento

<strong>Eu não sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcançar...</strong>
-
- Membro Veterano
Não sóMariaPaz Escreveu:Não foi o Padre Américo que disse "não há gatos feios" ?
![]()
![]()
![]()

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>