Quantidades de ração!!!??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

terça abr 15, 2003 3:48 pm

Há pouco tempo comecei a dar à Becas uma nova ração da Royal Canin para gatas esterilizadas. Habituada a ter a ração sempre à disposição, agora ninguém a cala...está sempre com fome :roll:

Segundo a indicação da tabela, a Becas deve comer um 50g por dia, mas não consigo que ela pare de miar. E assim que come um pouco cala-se logo...e pior ainda é acordar às 6 da manhã a pedir comida :cry:

A Becas ainda não tem um ano...será por isso que está sempre com fome??? Tenho receio de lhe estar a dar comida a menos e que isso lhe afecte o crescimento, mas ao mesmo tempo, não acho que ela precise de mais e acho até que faz ronha só por gulodice...

Vocês respeitam a dose indicada nas embalagens?
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça abr 15, 2003 3:56 pm

O meu veterinário (ou melhor o da Amélia :lol: ) disse-me para não ter sempre a comida á disposição. Eu ao início tinha e depois comecei a dar-lhe pequeno almoço, um bocadinho, almoço e jantar o mesmo e ela ao inicio pedia mais mas agora habituou-se. Só lhe dou o necessário para o peso dela e ela tem crescido bem e está com o peso normal por isso sei que lhe estou a dar o adequado.
Mas se pensas que a tua gata tem fome é melhor falares com o veterinário. Mas se fosse a ti pesava-a hoje, começava a dar-lhe só as 50g e deixa-a a miar a pedir mais, (vais ver que é golodice e passa ao fim de um dia ou dois) , no fim de uma semana pesa-la a ver como ela está. Se vieres que emagreceu vai ao vet. As rações foram estudadas por isso ach que não é necessário dar mais do que a ração diz.

beijokas
kathleen
carlapinheiro
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 4:01 pm

Nesta altura a Becas pesa cerca de 2,5Kg e segundo o vet, o peso dela em adulta deverá ser cerca de 3 a 3,5Kg. Não a tenho notado mais magra, apesar de já tr dado para perceber que ela não vai ser muito grande, quer dizer, é alta, mas não é gordinha :lol:
É é justamente por ela estar em fase de crescimento que tenho estas dúvidas...só espero que ela se habitue rapidamente :D

Obrigado Kathleen!
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça abr 15, 2003 4:08 pm

Olá Carla,

Sim, eu respeito as doses indicadas nas tabelas dos sacos de comida e os meus não se queixam. Também uso ração da RC mas não a gama de veterinário, e por isso não a posso aconselhar. Com os meus, até os gatinhos terem um ano uso sempre a de gatinhos e só depois uso as específicas. Por exemplo: Outdoor para os que saiem, Persa para os dessa raça, Indoor para a angorá, ....

Mas porque não telefona ao médico veterinário a contar-lhe o que se passa? Concerteza que ele a aconselhará.
Maria João
carlapinheiro
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 4:12 pm

Até terem um ano??? Mas nenhum deles foi esterilizado ainda??? A Becas só agora começou com esta ração agora (depois da esterilização) por conselho do vet e a dose recomendada são os 50gr.
Acha que mesmo esterilizada devo dar-lhe ração de gatinhos? :roll:
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça abr 15, 2003 4:23 pm

Se foi o vet a aconselhar talvez não deva.
Eu por acaso dei a Royal Canin de gatinhos até aos 4 meses e depois passei para a Kitten que é até um ano e o veterinário disse que fazia bem.
Mas a Maria Joaão tem muito mais experiência do que eu e provavelmente se dermos as de gatinho até 1 ano eles ficam mais fortes.. não sei... Eu por acaso na altura pensei que se mudava por a de bébe ter tendência para os engordar mais, mas não sei mesmo...
Beijokas
kathleen
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça abr 15, 2003 4:27 pm

Olá Carla,

Se o médico a aconselhou a ração para gatas esterlizadas é claro que deve seguir a recomendação dele.

Quanto aos meus gatos, a maior parte encontra-se esterlizada. Os machos são esterlizados por volta dos onze meses. As fêmeas só são esterlizadas depois de terem tido ninhada. Exceptuando as comuns e orientais pois sei que seria difícil arranjar dono para os gatinhos delas.
Maria João
carlapinheiro
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 4:41 pm

A Becas foi esterilizada aos 5 meses, depois do primeiro cio. :lol: e segundo o vet, a tendência normal pós-operação é engordarem muito. Fico confusa justamente por ela já ter sido esterilizada e ao mesmo tempo por estar ainda em fase de crescimento.
De qualquer forma ela gosta tanto desta nova ração que nunca me atreveria a deixar-lha à disposição, quer dizer, nunca chegaria a ter comida à disposição por simplesmente a devora :lol: :lol:
Kathleen
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 4:52 pm

Aos 5 meses já teve o cio??? Não sabia que era tão cedo. Eu sei que os persas têm cios mais tardios, mas não sabia que os outros tinham tão cedo.
Habitua-a a comer a horas, assim ela vai começar a comer a quantidade certa.

Beijokas
kathleen
carlapinheiro
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 4:54 pm

Segundo o vet., o primeiro cio deveria aparecer perto dos 6 meses, mas aos 4 a Becas teve o primeiro cio. Não foi nada de muito "violento", talvez por ela ser tão pequena. Segundo tenho lido, as gatas de pêlo curto costumam ser precoces neste sentido.
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

terça abr 15, 2003 5:44 pm

Olá
Eu também dou aos meus gatos a linha RC de Vet. no entanto, dou a de machos, pois como tenho uma gata e um gato, o conselho foi o de dar a de gato pois tem menos proteínas e engorda menos.
Eu dou a dose recomendada....ao principio foi dificil.... miavam a pedir mais e era uma festa!
Agora já se habituaram e doseiam a comida de forma a durar um dia inteiro.....
De vez em quando lá lhes dá uma fomita extra e à noite já não há nada nos pratinhos.... nesses dias abro uma excepção e ponho mais uns gãozitos em cada prato.... nada de mais, só para o prato não ficar vazio.... e espantem-se às vezes, de manhã, os grãozitos ainda lá estão!

Acho que não deve ceder.... com o tempo ela habitua-se!

A Inca a seguir à operação ficou redonda.... agora está toda elegante.... parece um modelo!
Além de muito mais bonita, mexe-se muito melhor....salta com mais facilidade e corre com mais velocidade.

Siga o conselho do Vet.
carlapinheiro
Membro Veterano

quarta abr 16, 2003 9:07 am

Terry,

Então pelo que percebi dá-lhes a dose só de uma vez e eles vão comendo, é isso? É por agora, assim que a Becas vê ração no prato não sobra um grãozinho :roll:
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quarta abr 16, 2003 10:35 am

Os gatos adoram comer muitas vezes e pouco de cada vez. O problema é habitua-los a não comer em demasia. Tenho quatro gatos todos esterilizados e castrados excepto um. Durante o dia deixo comida à disposição RC light. De manhã e à noite dou suplemento Kitten ao Prince separado dos outros! A Patuska e o Pantufas foram operados muito cedo (foram precoces) e por isso e a conselho do veterinário não comecei de imediato a dar light só a partir de um ano. Nesse espaço de tempo a Patuska engordou um bocadito! A partir do momento em que começou a comer light emagreceu. O prato é cheio de manhã e muitas vezes à noite ainda tem comida. No inicio tive alguns problemas porque a Patuska era muito glutona e comia tudo depressa para os outros não comerem. Tal como aconteceu com os da Terry com o tempo acabou por perceber que a comida estava lá no prato e não acabava e dá gosto ver eles andarem nas correrias e de vez em quando irem lá “petiscar” . Chegam a tirar apenas um granulado e irem embora. Eu sei que é melhor dosear, a ter gatos muito gordos mas eu não consigo fazer isso e como até agora não tive problemas porque eles proprios sabem dosear o apetite continuo a faze-los felizes :)
Um abraço
F
Responder

Voltar para “Gatos”