Bullmastiff - Um gentleman de peso

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bullmastiff! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta out 05, 2007 10:07 pm

altocristelo Escreveu:Boas Cindelp

Sabe que hoje em dia não só no Bullmastiff mas em muitas outras raças se decora no aspecto do caracter e capacidade de trabalho.

Prova de que o Bullmastiff pode ser um cão multifacetado está na noticia que coloquei atrás sobre uma fêmea campeã Americana de Agility.

Quando quiser vêr um Bullmastiff a trabalhar terei todo o gosto em lhe mostrar um dos meus exemplares apto para executar uma prova de BH e possivelmente um RCI I.

Como já mencionei irei colocar em breve fotos de Bullmastiff a fazerem Busca e Salvamento.

Saudações,

Ricardo Silva
Casa Alto Cristelo
Caro Ricardo,

Felizmente só se dá prioridade à "beleza" em certos panoramas da canicultura. A canicultura não começa nem acaba à volta de um ring de expoisções. Bom, mas indo ao que interessa ...

Não ponho em questão que o Bullmastiff seja uma raça polivalente, que faça agility, busca e salvamento, Bh, RCI, Mondioring mas isso, pelo menos para mim, não é trabalho propriamente dito.
São sim desportos caninos, muito validos, mas que quase todos os cães o fazem e desempenham com distinção.

No meu post anterior, quando escrevi que não vi nenhuma referencia ou preocupação à capacidade de trabalho da raça, referia-me à capacidade de guarda.
Como sabemos o BM chegou até nós atraves de uma selecção unicamente virada para o trabalho. Foi uma necessidade laboral que fez existir o BMs.

Agora pergunto, que criterios têm os criadores actuais para com este legado?

Sinceramente, até hoje, de todos os BMs que vi apenas meia duzia eram dignos de serem denominados NightDogs (só para não dar mau aspecto à raça, como referiram no inicio deste topico). Curiosamente esses poucos exemplares, não portugueses, eram descendentes de linhas directas de Farcroft e Blackslate.
tamura
Membro Júnior
Registado: quinta jun 21, 2007 4:29 pm

sexta out 05, 2007 11:55 pm

AnaLee Escreveu:Boas....

Eu não tenho nada a ver com este fado, mas nem imaginam o que eu já me ri....

meninos.... que tal em vez de picardias, tentassem todos fazer o que estamos todos aqui a tentar fazer..... Trabalhar em Prol da raça.... Isso sim é importante...

Devo dizer da minha experiencia(Que não é muita) e do que já vi no estrangeiro, que se nos UNIRMOS, conseguimos ser uma potencia importante no circuito Internacional.....

Conheço das Exposições a maior parte do pessoal, agora vou ver se me conhecem a mim... eheheheeh :wink:
Ana lee, ana lee
meu lótus azul
ópio do povo
jaguar perfumado
tigre de papel

Ana lee, ana lee
no lótus azul
nada de novo
poente queimado
triângulo dourado
...

8)
akita, muito mais que um cão!!!!!
altocristelo
Membro
Registado: sábado mar 04, 2006 12:23 am

sábado out 06, 2007 8:30 am

Boas a todos

Analee que tal a recuperação dessa mão, espero que 100%.

Cindelp quanto a RCI, Mondioring posso concordar que são um tipo de trabalho mais vocacionados para o desporto canino, embora no RCI exista uma prova que é a pistagem ( seguir rastos e detectar odor de intrusos), função esta a qual os Bullmastiff necessitavam para a sua função de Guarda.

Quanto á prova de BH (Begleithund) não é uma prova de desporto canino mas sim uma prova de sociabilização, prova essa onde um juiz especilista vê se um exemplar de determinada raça preenche os requesitos do carácter original dela e se é um exemplar sociável e equilibrado.

A Busca e Salvamento é um desporto canino que tem várias etapas equivalentes á função de guarda que um Bullmastiff deverá ter na sua função, sem falar na utilidade que um cão deste pode ter em caso de emergência.

Cindelp deverá saber que a capacidade de guarda está infimamente ligada á capacidade de trabalho, sabe que um cão para trabalhar é necessário que seja um cão confiante, extrovertido, dominante entre outras qualidades e uma coisa lhê garanto um exemplar sem estas qualidades muito dificilmente vai executar a fuanção de guarda. um cão medroso não executa a função de guarda.

Quanto á sua pergunta poderia alegar diversos factores para lhê demonstrar os meus criterios, mas prefiro comvidála a visitar a nossa casa e observar você propria e tirar as sua ilações.

Mas é sempre bom um bom diálogo.

Saudações,

Ricardo silva
Casa Alto Cristelo
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 06, 2007 1:22 pm

altocristelo Escreveu: Cindelp quanto a RCI, Mondioring posso concordar que são um tipo de trabalho mais vocacionados para o desporto canino, embora no RCI exista uma prova que é a pistagem ( seguir rastos e detectar odor de intrusos), função esta a qual os Bullmastiff necessitavam para a sua função de Guarda.

Quanto á prova de BH (Begleithund) não é uma prova de desporto canino mas sim uma prova de sociabilização, prova essa onde um juiz especilista vê se um exemplar de determinada raça preenche os requesitos do carácter original dela e se é um exemplar sociável e equilibrado.

A Busca e Salvamento é um desporto canino que tem várias etapas equivalentes á função de guarda que um Bullmastiff deverá ter na sua função, sem falar na utilidade que um cão deste pode ter em caso de emergência.
Caro Ricardo,

Penso que haverá aí alguma confusão. O BH na sua verdadeira essencia não é só uma prova de sociabilização mas sim e mais uma prova de obediencia, já que requer alguma obediencia e como tal pouco tem de inato.
O unico teste de sociabilidade propriamente dito é o TS (Teste de Sociabilidade) em que qualquer cão é dado como apto mesmo sem saber sentar à ordem.
Tal facto é comprovado por ambos estes testes serem abertos a todas as raças, não podendo portanto servirem de balança para classificar a capacidade de trabalho de X ou Y raça.

Cindelp deverá saber que a capacidade de guarda está infimamente ligada á capacidade de trabalho, sabe que um cão para trabalhar é necessário que seja um cão confiante, extrovertido, dominante entre outras qualidades e uma coisa lhê garanto um exemplar sem estas qualidades muito dificilmente vai executar a fuanção de guarda. um cão medroso não executa a função de guarda.
Permita-me discordar.

Um optimo cão de guarda tem efectivamente que ser confiante, de ter nervo e garra.
Um cão de trabalho tem acima de tudo que querer agradar ao dono. Nervo e coragem muitas vezes são mascarados pelo treino e pela repetiçao do exercicio (mecanização).

Uma raça de guarda tem que saber guardar naturalmente! Tem que ser corajoso, tem que ter nervo, tem que ter uma desconfiança inata para com pessoas estranhas (que não se traduz de maneira nenhuma em agressividade ou timidez). De tal maneira que muitas excelentes raças de guarda são inuteis como cães de trabalho devido à falta de uma predisposição para a obediencia.

Se queremos testar ou falar do caracter de uma raça, temos que falar nela pura.

BHs, RCIs e afins são muito bonitos mas de novo não servem como exemplo, já que os exemplares que nelas participam foram "carimbados" com treino e nunca sabemos se as suas reacções são realmente verdadeiras ou fruto do treino a que foram expostos.

O mesmo se aplica aos outros desportos caninos. Não duvido que um BM possa exceder-se em agility ou em busca e salvamento mas dizer que aquele cão é um excelente BM só enquanto desempenha bem um dos desportos acima referidos. Por essa ordem de ideias, qualquer cão que fosse Ch de Agility era um bom BM ;)
Têm o seu merito, mostram que a raça é polivalente mas não mostram que são capazes de desempenhar a função para qual foram criados durante anos e anos.

Agora permita-me perguntar, como selecionam os criadores de BM os seus exemplares? Pela morfologia já todos sabemos, mas e a nivel de caracter?
Procuram manter vivas as caracteristicas de cão de guarda ou de night-dog ou limitam-se a selecionar cães calmos e bonacheirões?

Nanci

Agora permita-me
sergioface
Membro
Registado: domingo mar 19, 2006 9:44 pm

sábado out 06, 2007 2:53 pm

Boas Cindelp!

Seja bem-vinda a esta discussão pois "tocou" num ponto que a mim pessoalmente muito interessa. A capacidade de trabalho do Bullmastiff.

Para ficar com uma ideia mais esclarecedora dos objectivos de alguns criadores nacionais aconselho-a a ler os posts mais antigos deste fórum.
Apesar da diferença encontrará, com certeza, um denominador comum...o aumento da qualidade e, consequentemente, a dignificação da raça.

Sérgio
altocristelo
Membro
Registado: sábado mar 04, 2006 12:23 am

sábado out 06, 2007 4:13 pm

Boas a todos

CindelP concordo com consigo quando diz:
Um optimo cão de guarda tem efectivamente que ser confiante, de ter nervo e garra.
Agora permita-me discordar quando diz que:
Um cão de trabalho tem acima de tudo que querer agradar ao dono. Nervo e coragem muitas vezes são mascarados pelo treino e pela repetiçao do exercicio (mecanização).
Sem duvida que um cão de trabalho quer agradar ao dono, mas o guia consegue mascarar a falta de nervo e coragem só em algumas provas, porque gostaria que me demonstra-se um cão sem caracter e determinação ( nervo e coragem ) a reagir a um ataque lançado, ou ao disparo ou a ameaça do figurante mecanicamente.
Uma raça de guarda tem que saber guardar naturalmente! Tem que ser corajoso, tem que ter nervo, tem que ter uma desconfiança inata para com pessoas estranhas (que não se traduz de maneira nenhuma em agressividade ou timidez). De tal maneira que muitas excelentes raças de guarda são inuteis como cães de trabalho devido à falta de uma predisposição para a obediencia.
Quanto ao que alega como desconfiança inata eu prefiro chamar um cão com carácter e determinação, pois só assim desenpenhará em pleno a sua função de guarda. Um cão desconfiado traduz uma insegurança em si mesmo o que é algo que é extremamente complicado de lidar pois é dificil de prever a reacção do animal.

Até hoje nas provas de trabalho quer nacionais quer internacionais ainda não vi um cão ( mecanizado ) a demonstra-se ou destacar-se.

Por mim falo a selecção de um Bullmastiff é constituida por vários factores: morfologia, carácter, herditariedade entre outros.
Sem duvida que tento manter as caracteristicas originais

Saudações,

Ricardo Silva
Casa Alto Cristelo
katedraldosmolossos
Membro
Registado: sexta jan 13, 2006 5:09 pm

sábado out 06, 2007 11:48 pm

Boa noite a todos

Já sei que depois do que vou escrever todos me vão cair em cima mas é a minha opinião e nada mais.......

Não posso falar em questões de trabalho ( agility etc..) com Bullmastiffs porque não tenho qualquer experiência nessa área nem conheço ninguém que já tenha feito alguma coisa nessa área que acreditem que conheço muitos criadores.

Em relação a guarda bem ai posso falar por experiência própria ou seja tenho as duas coisas cães que são muito bons guardas e uma cadela que têm o carácter de um Golden.
A Minha experiência me diz que um bullmastiff com raras excepções é sempre confiante, corajoso e um pouco desconfiado com estranhos o que os torna cães muito confiantes e sem medo de nada. Posso dizer-vos sem rodeios que os meus cães nada fazem a pessoas que entrem dentro da minha propriedade durante o dia. Primeiro porque os meus cães estão comigo no meu escritório e não quero ter problemas com clientes e porque o Bullmastiff é um cão nocturno ou seja é a noite que ele se sente confortável. Posso dizer-vos que durante a noite mudam de carácter totalmente ou seja ficam agressivos com tudo o que mexe ao redor da minha propriedade e vos garanto que ninguém entra sem ter uma surpresa desagradável.

Bem a verdade é que também tenho a tal cadela uma fêmea fantástica mas que de guarda não têm nada ou seja até têm medo da própria sombra a minha pergunta é porque?

Com isto o quero dizer é não é preciso nem é benéfico para a raça colocar um Bullmastiff a morder num ataque directo como alguém já falou mas sim preservar o que ele têm de bom coragem, confiança e muita meiguice pois é isso que torna o Bullmastiff um cão tão especial.

Posso dizer com toda a certeza que o segredo do Bullmastiff foi e sempre será um cão intimidador pelo seu porte e pela sua expressão agressiva

Eu tento nas minhas ninhadas que já realizei ficar sempre com cachorros que aparentemente não têm medo de nada e que têm sempre uma atitude dominante para não ter mais cadelas como a que tenho.

De todas as maneiras gostaria apenas de vos chamar a atenção para uma coisa a sociedade hoje em dia têm outra mentalidade, diferente daquela que existia a alguns anos atrás ou seja ninguém se importava se o cão mordeu numa pessoa e se até a tinha levado a um hospital, neste momento isso seria abertura no noticiário das 21:00 na TVI e o Bullmastiff ficaria manchado como já ficaram outras raças.
Eu posso dizer-vos que todas as pessoas que procuram Bullmastiffs no meu canil perguntam “é muito agressivo, morde nos desconhecidos é que eu não quero ter problemas com a polícia”. Isto são frases de pessoas que querem adquirir um Bullmastiff

Meus senhores foi graças a essa demonstração de agressividade nem sempre correcta que denegriu uma tão nobre raça como o Rotweiler e o Bull Terrie não vamos fazer o mesmo ao Bullmastiff, não queiram colocar nem demonstrar que o Bullmastiff morde porque só nos vai trazer problemas como já esta a acontecer em Espanha

Mais uma vez digo, respeito todas as ideias que já se falaram mas isto é o que eu penso e falo da minha experiência.

Luis Serrano
Katedral dos Molossos
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 07, 2007 1:08 am

sergioface Escreveu:Boas Cindelp!

Seja bem-vinda a esta discussão pois "tocou" num ponto que a mim pessoalmente muito interessa. A capacidade de trabalho do Bullmastiff.

Para ficar com uma ideia mais esclarecedora dos objectivos de alguns criadores nacionais aconselho-a a ler os posts mais antigos deste fórum.
Apesar da diferença encontrará, com certeza, um denominador comum...o aumento da qualidade e, consequentemente, a dignificação da raça.

Sérgio
Caro Sergio,

Li o posts mais antigos e confesso que não encontrei nenhuma alusão significativa à selecção do caracter do Bullmastiff.

Para dignificar uma raça e melhora-la é preciso mantê-la fiel às origens e custa-me compreender como é possivel melhora-la se apenas prestamos atençã à morfologia, deixando de lado a sua razão de existir.
Não só é mal suficiente termos alterado as prioridade (selecção pelo caracter/capacidade de trabalho no antigamente para selecção pela morfologia) pior ainda é descura-la por completo.

nanci
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 07, 2007 1:19 am

altocristelo Escreveu: Sem duvida que um cão de trabalho quer agradar ao dono, mas o guia consegue mascarar a falta de nervo e coragem só em algumas provas, porque gostaria que me demonstra-se um cão sem caracter e determinação ( nervo e coragem ) a reagir a um ataque lançado, ou ao disparo ou a ameaça do figurante mecanicamente.

Até hoje nas provas de trabalho quer nacionais quer internacionais ainda não vi um cão ( mecanizado ) a demonstra-se ou destacar-se.
Caro Ricardo,

Então só posso concluir que anda distraido ;)

Quantos e quantos cães batidos em provas, certo dia viram as costas à manga só enquanto o figurante estava usando um boné ao contrario?

Essas provas acima de tudo requerem sentido de obediencia e desejo de agradar. Quase qualquer cão, com tais predisposições a consegue realizar,com mais ou menos exito. Basta ir a uma escola de treino para ver labradores a fazerem lançes à manga, só porque sim.
Determinar o instinto de guarda pelo RCI ou afins é puramente inutil, até porque como o Ricardo sabe o cão vê a manga como um brinquedo e nunca como uma ameaça. Não deixa de ser eficaz numa situação real, mas se estamos a testar a capacidade inata do cão para a protecção, isto não se aplica de maneira nenhuma.
altocristelo Escreveu: Quanto ao que alega como desconfiança inata eu prefiro chamar um cão com carácter e determinação, pois só assim desenpenhará em pleno a sua função de guarda. Um cão desconfiado traduz uma insegurança em si mesmo o que é algo que é extremamente complicado de lidar pois é dificil de prever a reacção do animal.
Discordo. Qualquer cão de guarda, entre outras caracteristicas tem que ter uma boa dose de dominancia (que se traduz em territorio) e uma boa dose de desconfiança para com pessoas e animais (que se traduz em seriedade).
Essa mesma desconfiança depende de raça para raça, sendo as raças menos desconfiadas as raças ditas de guarda e utilidade, em que foram criadas para contacto mais ou menos regular com estranhos e manuseio pelo dono (rotts e afins) até as raças mais desconfiadas (raças independentes que trabalham sozinhas tais como o Fila, CO e os diversos LGDs).
Acredite que cão mais sereno e mais calmo que, por exemplo, um CO não exista mas tambem não é por qq razão que muitos são julgados hands-off.

altocristelo Escreveu:Por mim falo a selecção de um Bullmastiff é constituida por vários factores: morfologia, carácter, herditariedade entre outros.
Sem duvida que tento manter as caracteristicas originais
De acordo. Posso perguntar como seleciona o caracter e as capacidades de trabalho originais?

Votos de um optimo domingo,
Nanci
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 07, 2007 1:31 am

katedraldosmolossos Escreveu: Em relação a guarda bem ai posso falar por experiência própria ou seja tenho as duas coisas cães que são muito bons guardas e uma cadela que têm o carácter de um Golden.
A Minha experiência me diz que um bullmastiff com raras excepções é sempre confiante, corajoso e um pouco desconfiado com estranhos o que os torna cães muito confiantes e sem medo de nada. Posso dizer-vos sem rodeios que os meus cães nada fazem a pessoas que entrem dentro da minha propriedade durante o dia. Primeiro porque os meus cães estão comigo no meu escritório e não quero ter problemas com clientes e porque o Bullmastiff é um cão nocturno ou seja é a noite que ele se sente confortável. Posso dizer-vos que durante a noite mudam de carácter totalmente ou seja ficam agressivos com tudo o que mexe ao redor da minha propriedade e vos garanto que ninguém entra sem ter uma surpresa desagradável.
Caro Luis,

Obrigada pela sua resposta sincera.

Permita-me perguntar, qual será o fim dessa tal cadela?
Pela sua descrição tal cadela não tem de maneira nenhuma a honra de portar o nome digno da raça e que deverá ser afastada da criação, estou correcta?
Se estivesse nas mãos dos fundadores da raça, já à muito que teria sido abatido, suponho eu.
Não leve as minhas palavras para o lado errado. Não conheço a cadela, apenas estou a caracteriza-la pelas suas afirmações, que elogio desde já.
Posso tambem afirmar que tenho cá em casa uma cachorra de quase 5 meses que tem pavor de sair de casa, sendo completamente inutil para fins de guarda. Será, é claro, afastada da raça, já que não tem as caracteristicas que a definem (não, não tenho BMs).
katedraldosmolossos Escreveu: De todas as maneiras gostaria apenas de vos chamar a atenção para uma coisa a sociedade hoje em dia têm outra mentalidade, diferente daquela que existia a alguns anos atrás ou seja ninguém se importava se o cão mordeu numa pessoa e se até a tinha levado a um hospital, neste momento isso seria abertura no noticiário das 21:00 na TVI e o Bullmastiff ficaria manchado como já ficaram outras raças.

Meus senhores foi graças a essa demonstração de agressividade nem sempre correcta que denegriu uma tão nobre raça como o Rotweiler e o Bull Terrie não vamos fazer o mesmo ao Bullmastiff, não queiram colocar nem demonstrar que o Bullmastiff morde porque só nos vai trazer problemas como já esta a acontecer em Espanha
Permita-me discordar. É impossivel controlar a informação que chega ao publico, infelizmente. Como tal, só temos é que educa-lo.

Talvez se houvesse um dialogo aberta para o povo em geral, em que tinha sido explicado que Pit que é Pit não é agressivo para as pessoas; que Pit que é Pit é extremamente submisso com as pessoas; que Pit que é Pit se fosse agressivo com pessoas, era logo abatido pois era uma risco para o "jogo"; talvez se tudo isto fosse explicado, não houvesse este histerismo.
O povo teme o que não compreende e só cabe a nós, ajuda-lo a compreender.

Claro que podemos nos esconder, mas mais tarde ou mais cedo vem tudo ao de cima. Afinal, até na passada quinta feira uma criança foi morta na Filandia por dois Dogues Alemãs ...
katedraldosmolossos Escreveu:Eu posso dizer-vos que todas as pessoas que procuram Bullmastiffs no meu canil perguntam “é muito agressivo, morde nos desconhecidos é que eu não quero ter problemas com a polícia”. Isto são frases de pessoas que querem adquirir um Bullmastiff
Pessoalmente só confio em pessoas que conhecem a raça. Um AST, por exemplo, será sempre um cão dominante com outros cães e que não recusará uma luta. Um Serra será sempre um cão de guarda que atacará para defender o territorio. Não há que ter vergonha nem muito menos andar a desvirtuar as raças só para agradar ao publico em geral e à nossa carteira.

Votos de um optimo resto de fim de semana
nanci
jonas_savimbi
Membro Veterano
Registado: segunda dez 11, 2006 2:16 pm

domingo out 07, 2007 5:39 pm

Olá

Cindel:

Se fosse criador e se tivesse um cão de raça potencialmente perigoso e não só, não sei se vendia um cão a si...

Já agora o mondioring, não se enquadra naquilo que está a defender, nomeadamente a capacidade de guarda???

Não consigo chegar aonde quer chegar...já agora, o que faz para seleccionar os progenitores da sua raça???

Cump.
João Silva
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 07, 2007 6:17 pm

jonas_savimbi Escreveu: Se fosse criador e se tivesse um cão de raça potencialmente perigoso e não só, não sei se vendia um cão a si...
Ainda bem ...
jonas_savimbi Escreveu:Já agora o mondioring, não se enquadra naquilo que está a defender, nomeadamente a capacidade de guarda???
Mondioring, ring belga, ringe holandes é o que? Não trata de capacidades inatas. Trata sim (ou avalia-se sim) a capacidade de ensino do cão. Todos sabemos que o cão não vê a manga/fato como ameaça. Apenas como algo a conseguir.
Portanto, Mondioring no conceito de selecção de reprodutores mostra o que?

jonas_savimbi Escreveu:Não consigo chegar aonde quer chegar...já agora, o que faz para seleccionar os progenitores da sua raça???
Onde quero chegar? O Bullmastiff como grande parte das raças caninas que conhecemos hoje em dia devem a sua existencia a uma carencia laboral, certo? Para essa carencia, criou-se determinada raça de cão. Ou seja, essa raça de cão foi moldada à volta dessa necessidade de trabalho. Existem hoje em dia, no seu todo (morfo e temperalmente) graça a essa necessidade.
Sabendo que hoje em dia, em muitos circuitos alteraram-se as prioridades de selecção, apenas perguntei aos presentes como selecionavam os reprodutores. E se, por acaso, dessem importancia ao caracter/capacidade de trabalho, como é que provam/testam essa mesma capacidade. Apenas isso.

Como seleciono os reprodutores da minha raça? Isso já são outros 500 que não me parece que se enquandre neste topico.
jonas_savimbi
Membro Veterano
Registado: segunda dez 11, 2006 2:16 pm

domingo out 07, 2007 8:02 pm

Hoje em dia as capacidades, as funçoes de varias raças foram ocultas...cães de pastoreio, cães de cobro, cães de guarda, defesa...tanta coisa...

Vamos ver um exemplo (sendo um mero caloiro nesta matéria):
Os dobermanns foram criados, seleccionados para defesa pessoal, porque a pessoa que os seleccionou era cobrador da finanças, ou algo do genero. Que prova gostaria de ver para mostrar um dobermann a fazer defesa pessoal? o RCi não poderia ser visto como hipotese? ou gostava de ver um dobermann a ir com uma pessoa andar a cobrar dinheiro pelas ruas fora??...

Não estou a perceber aonde quer chegar...que resposta é que gostava de ouvir por parte dos criadores dos bullmastiff??!! tente-me explicar por favor...

Cump.

João Silva
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 07, 2007 8:55 pm

jonas_savimbi Escreveu:Hoje em dia as capacidades, as funçoes de varias raças foram ocultas...cães de pastoreio, cães de cobro, cães de guarda, defesa...tanta coisa...
Foram ocultas por quem? Por grande meia duzia que zé-ninguens? Sim, lá isso foram. Mas não generalize ...

jonas_savimbi Escreveu:Vamos ver um exemplo (sendo um mero caloiro nesta matéria):
Os dobermanns foram criados, seleccionados para defesa pessoal, porque a pessoa que os seleccionou era cobrador da finanças, ou algo do genero. Que prova gostaria de ver para mostrar um dobermann a fazer defesa pessoal? o RCi não poderia ser visto como hipotese? ou gostava de ver um dobermann a ir com uma pessoa andar a cobrar dinheiro pelas ruas fora??...

Não estou a perceber aonde quer chegar...que resposta é que gostava de ouvir por parte dos criadores dos bullmastiff??!! tente-me explicar por favor...
Simples ... a canicultura moderna existe de certa forma para manter as raças fieis às origens, certo? Para tal existe imensa documentação/fotos/videos/estalão/testemunhos de como eram as raças, certo?
Uma raça, seja ela qual for, é composta essencialmente por duas componentes, a morfologia e o caracter (moldado pela capacidade de trabalho).

Já vai velho o ditado que diz:
Pedigree: what your dog is supose to be
Morphology: what your dog seens to be
Working Ability/Performance: what your dog is

A capacidade de trabalho ainda toma mais importancia ao sabermos que foi devido a essa necessidade que se formaram as raças. Ou seja, a capaciade de trabalho, a necessidade de ter um cão capaz de desempenhar tal tarefa moldou a morfologia.
O estalão não descreve o cão mais bonito ou mais elegante. Descreve o cão cuja morfologia melhor desempenha essa função.

A criação de cães sempre passou pelo trabalho e a selecção sempre foi feita com base no mesmo. Nestas ultimas decadas alterou-se, dando mais importancia à morfologia (a tal epoca das revistas cor de rosa, como o saudoso FBC apelida).

A minha unica questão, neste topico, já que falavam em criação e em qualidade dos exemplares e dos programas de criação, é como selecionam o caracter dos cães? Como os testam? Como é que garantem que aquele cão não se parece apenas com um BMs mas tambem tem o coração e garra de BMs. Apenas isso, até porque à mulher de Cesar já diziam que não basta, é preciso ser ;)
katedraldosmolossos
Membro
Registado: sexta jan 13, 2006 5:09 pm

domingo out 07, 2007 9:39 pm

Boa noite a todos

Gostaria de felicitar a CindelP porque é um prazer falar consigo e ler os seus posts

Respondendo a sua pergunta de não fazer qualquer tipo de criação com essa minha cadela posso dizer-lhe já fiz e inclusive fiquei com um macho e com uma fêmea e vou continuar a fazer ninhadas porque morfologicamente é perfeita, mas tenho muita atenção ao carácter dos machos que uso e poderei vir a usar com essa cadela.
Sabe CindeIP nem sempre nos podemos dar ao luxo de mandar fora 2000 €. O que podemos fazer é tentar que as gerações seguintes melhorem sempre na qualidade
Mais uma vez é a minha opinião e sinceridade coisa que falta a muitos criadores nacionais (de todas as raças) para assumirem isto que acabei de fazer.

De todas as maneiras em Portugal não existe nenhum criador de Bullmastiffs que posso dizer que cria cães também baseados no carácter porque só a 5 anos é que a raça evoluiu em Portugal porque até essa data praticamente só existia uma pessoa que com muito esforço fez alguma coisa mas estava sozinho.
Meus senhores temos que ser humildes porque existe muito para aprender, não nos podemos esquecer que estamos a anos de luz dos criadores Ingleses e com muitas décadas de atraso a restante Europa. Não podemos pensar que por termos aproveitado os conhecimentos de alguns bons criadores agora somos tão bons como eles, será que agora somos capazes de continuar o bom trabalho ou vamos ficar nas dunas e morrer na praia, aproveitando as palavras da CindeIp “que não basta, é preciso ser”

Luis Serrano
Katedral dos Molossos
Responder

Voltar para “Bullmastiff”