As cobras e a nossa disciplina com elas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

sábado out 06, 2007 5:08 pm

Como vemos ultimamente as cobras estão a ser mais populares e assim como passamos a ideia correcta que não são animais asssim tão faceis pelos requesitos que precisam, acho que ás vezes tambem passamos a errada impressão, como acredito que tenha acontecido pela docilidade dos especimes na Expo, que as cobras são muito doceis e que não há perigos envolventes, por isso acho que temos de ter alguma disciplina no manuseamento e impor-mos regras a nós mesmo para evitar acidentes ou más experiencias. È muitas vezes ao tentar mudar a impressão sobre estes animais, atingimos o extremo oposto da impressão que passamos para quem não conhece, de que são um sonho de animal, o melhor pet, com escamas brilhantes e cores lindas e temperamentos fantasticos quando não é de todo isso.
Temos o caso da higiene que é basico a todos os animais mas que é sempre bom lembrar, não devemos usar utensilios comuns ao nosso dia a dia, devemos ter especialmente e exclusivamente acessorios de limpeza para limpar os terrarios e recipientes para agua destes animais, os repteis podem transmitir salmonelas logo o conceito de higiene deve ser respeitado como uma regra a não quebrar. As mãos devem ser sempre lavadas antes de manusear para não contaminarmos o animal principalmente em crias que são menos resistens a nivel imunitario e depois de manusearmos o animal como como nossa prevençao quem tem multiplos animais tb deve faze-lo entre o manuseio de cada...isto eu não faço é um mau exemplo mas fica escrito o bom exemplo ;) Tambem como questão de segurança não comvem mecher em alimento e ir manusear o colocar a mão dentro do terrario pois pelo bom olfacto das nossas amigas e temperatura da nossa mãos podemos ter uma má experiencia e até magoar o animal pois é provavel que confundindo com alimento não morda e volte atrás para proxima investida como em defesa, mas morder e segurar a suposta presa, pode não ser uma muito má experiencia para nós, mas será muito stressante para a cobra.
Tambem nunca devemos confiar demais nos nossos animais que enquanto pequenos não provocam dano numa dentadita, mas em grande e em certos pontos do nosso corpo pode doer mais, uma dentada é uma dentada, ninguem gosta de levar...por isso uma das regras é numca dar espaço de manobra a uma serpente aproximando-a do nosso rosto...elas não são gatinhos nem cãezinhos, dispensam na boa os nossos beijinhos e xicorações ;).
Muitas serpentes tambem só mostram agressividade como defesa quando lhes invadimos o territorio para as retirarmos e manusear ou para mudarmos a agua e fazermos a manutençao rotineira do terrario, geralmente quando lhes pegamos, que deve ser feito com gestos precisos e sem exitações que depois nas nossas mãos as coitadas desprovidas de pés e mãos ficam mais preocupadas em arranjar pontos de apoio para não cair do que em defender-se mordendo. Não devem ser agarradas devemos apenas conduzi-las com as mãos e deixa-las deslizar nas mãos sempre sem gestos bruscos da nossa parte. Geralmente as serpentes são mais ariscas em cria pois só assim se safariam no estado selvagem que nos primeiros tempos seriam presas de tudos os pequenos predadores, logo naquelas cabecitas tudo o que é maior que elas vai ataca-las e possivelmente come-las e nos estamos nesse grupo, crescenco com o correcto manuseio e respeito da nossa parte aprenderão a confiar e muito ratramente se defendem pois deixamos de ser um perigo aos olhos delas se não forem provocadas a extremos ou não cometermos nenhum erro relacionado com os concelhos já dados acima.
A nivel de manuseamento tambem podemos usar acessorios como pequenos ganchos que podem ser improvisados ou mesmo ganchos profissionais, a vantagem dos ganchos para alem de evitarmos o stress da cobra com a agressividade de uma mão enorme a invadir o terrario para a agarrar, é que como tem o cabo comprido não existe tanta aproximação e elas deixam calmamente ser retiradas do terrario levantando-as pelo meio com calma e levando-as até á nossa outra mão onde as pousamos deste modo não ficam tão agitadas no inicio do manuseio.
Isto já vai longo e possivelmente muita gente irá só ler a até meio, mas mesmo assim o resto dos usuarios que por cá, já andam á algum tempo, agradeço que acrescentem algo sobre este assunto, pois muitas coisas que fazemos por sererm tão rotineiros para nós não nos lembramos de como são importantes.
Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

sábado out 06, 2007 9:22 pm

Gosto de verificar que quem aqui anda gosta mesmo de informar acerca dos animais que possui e se preocupa com o futuro de alguns que poderam ser adquiridos por pessoas movidas por entusiasmo momentaneo...

Bom topico coldblood.

Em relaçao as cobras, não sao a minha paixao (talvez um dia me dedique tb a elas), pelo que n me pronuncio.

Um abraço
<p>&nbsp;1.1.0 Eublepharis macularius</p>
LwFlashPt
Membro Veterano
Registado: terça out 02, 2007 6:28 pm

sábado out 06, 2007 11:24 pm

Obrigado Ophi. Li tudo e fico há espera de mais :wink:
Adquiri uma Pantherophis Guttattus Nominal (segundo a loja) e acho que a sua informação útil. Quanto há higiene, já o fazia. Mas essa dos ganchos achei muito útil para quando ela crescer visto que é bebé, até agora nunca mordeu, mas como se diz: alguma vez vai ser a primeira :wink:
Já agora proveito e pergunto: Ela alimenta-se de 5 em 5 ou de 7 em 7 dias, e a defecar? Ou seja, não sei o tempo normal deste tipo de animal :( Ela alimentou-se na quinta e defecou hoje, sábado. Uma pasta negra coroada com uma substância branca, é normal? :? Mais uma vez agradeço e peço desculpa pela minha ignorância :wink:
iguanaboy7
Membro
Registado: domingo set 23, 2007 1:53 pm
Irmã 0.1.0

domingo out 07, 2007 10:15 am

Realmente, uma muito boa ideia!

Penso que hoje em dia se está a tornar cada vez mais recorrente a "mania" de comprar cobras (e répteis no geral) sem se saber o mínimo sobre eles e depois é que vêem com o "Comprei uma cobra, então e agora??".

Eu vou comprar uma iguana e ando há algum tempo a informar me sobre suas as condições e características para não deixar em mãos alheias :wink:

Cumps e mais uma vez, bom tópico Ophi
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

domingo out 07, 2007 10:21 am

Mano Zé mais uma vez te saiste com um tópico q parecendo sair do nada é do mais pertinente que por aqui passou... ate agora ainda n surgiram loucos com venenosas (ou já...) a brincarem e a mostrarem que são marados da tola... mas mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer e se com as "normais" panthes, osbso, lampro já se deve ter cuidado quando alguem se lembrar vai er o descalabro total... mas sim o cuidado tem q ser uma das principais prioridades... PESSOAL CUIDADO COM S´s VIRADOS A NOS (normalmente o animal "dispara" :P ...)...

Cumps
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo out 07, 2007 11:32 am

Excelente tópico Zézito :D Uma das coisas que eu não me cansei de frisar na FIL foi exactamente a questão das dentadas, é que por muito dóceis que possam ser as nossas companheiras (o que não é o caso das minhas 2 mais novas) têm boca e dentes e podem eventualmente morder, aliás como todo o animal que tem boca e dentes. E o que com 40 cm é uma picada indolor, com 1 metro já não é bem assim.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Ophi
Membro Veterano

domingo out 07, 2007 4:15 pm

Já agora podemos ver que até gente muito experiente e muitas vezes é quem está mais á vontade com a experiencia que permite aos acidentes acontecerem...fica o video do falecido grande Irvin a ser mordido por uma calma e docil piton liasis que mostra que nem sempre a linguagem corporal do animal mostra as suas intenções, esta romanticamente e com ar de quem só está a passear e dá a trinca...tb é fantastica a calma do nosso heroi que nem uge nem muge apenas espera que o bixo largue.

http://br.youtube.com/watch?v=dnfn6rV4sL0

:wink:
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

domingo out 07, 2007 8:16 pm

Sim, eu concordo absolutamente, principalmente na parte em que todos nós fazemos ver e dizemos ás pessoas que as cobrinhas n fazem mal nenhum e, no fundo, sabemos que á especies que, para alem de serem agressivas como tudo, mesmo ao longo de toda a sua vida e sem remedio, nos podem provocar injurias gravissimas e mesmo a morte!

Quanto a regras de higiene... Eu sempre que mexo na cobra lavo as maos com sabao liquido desinfectante e tenho recipientes que uso so para elas, nomeadamente para descongelar ratos e os recipientes de alimentação (alimento sempre fora do terrario).
Acho que é mais um questao de habito. A gente depois de se habituar faz aquilo ate sem dar por ela. È como meter o cinto de segurança quando se entre no carro.

Agora ha animais e animais. E temos de ter isso em conta! Eu nao tenho medo nenhum de levar uma mordidela da minha corn. SEi que aquilo nao vai passar de um mordiscao, por isso sempre que pego nela nem ligo se esta em S ou nao.
Agora ha outras especies que nao é bem assim e devemos ter mais cuidado. Nao é perciso falar em pitons e cobras assim, basta pensar numa taeniura de 2 metros e tal...
Concordando com tudo o que dizes, cold, acho que temos tambem de ter em conta a especie que estamos a mecher e adequar a nossa atitude ao animal em questao!

Um abraçao!
hadown
Membro
Registado: sexta set 28, 2007 8:40 pm

domingo out 07, 2007 8:26 pm

Por isto é que nunca aproximo a minha panthe da cara ou do pescoço... porque pode ser calminha e nao fazer nada nas maos... mas levar uma dentada nas zonas mais sensiveis... deve doer e devo ter um reacçao brusca... o que nao devera ser bom para a situaçao.
Acho que deve existir sempre uma distancia entre serpente e dono... porque elas sao animais selvagens... nao sao caes...

Cumps :wink:

PS: eu li ate ao fim o post... mt bom... congratz :)
P_R
Membro Veterano

domingo out 07, 2007 8:29 pm

Sinceramente? A minha passeia pode dentro da minha camisola, na cabeça, pendura-se nas orelhas, tenta entrar no meu ouvido, etc etc etc... :P
hadown
Membro
Registado: sexta set 28, 2007 8:40 pm

domingo out 07, 2007 8:37 pm

xD
Epa este P_R gosta de ir contra as minhas ideias hein...
Pronto... Desisto... Vou tirar a cobra vou besuntar-me em molho pinkie :twisted: e dps deixo que me engola e dpois venho para aki dizer k a minha cobra ate me engole na brincadeira :o

Espero que n leves isto a mal tambem, estou SÓ na brincadeira =)

Cumps
P_R
Membro Veterano

domingo out 07, 2007 8:47 pm

hadown Escreveu:xD
Epa este P_R gosta de ir contra as minhas ideias hein...
Pronto... Desisto... Vou tirar a cobra vou besuntar-me em molho pinkie :twisted: e dps deixo que me engola e dpois venho para aki dizer k a minha cobra ate me engole na brincadeira :o

Espero que n leves isto a mal tambem, estou SÓ na brincadeira =)

Cumps
NAo tem nada a ver se ir contra as tuas ideias, porque no fundo, estou a ir contra as ideia até do meu velho amigo Ophi que evita de expor a cara ;)

Conheço a minha corn de jingeira... Sei que ate lhe podia tar nós que ela nao me morderia (falando, obviamente, sem tar na epoca da muda)
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

terça out 09, 2007 11:34 am

Bom, por acaso, pensava que não teria de me preocupar com dentadas de cobras.... Já fico avisada!
Seja como for, as dentadas são apenas dolorosas, não são perigosas, pois não? Ou terei de ir a correr para o hospital, se for mordida por uma cobra do milho? :? Isto é, sei que não são venenosas.... mas há risco de alguma infecção mais grave que exija cuidados mais específicos?

Fiquem bem,

Florinda
P_R
Membro Veterano

terça out 09, 2007 12:06 pm

Florinda Escreveu:Bom, por acaso, pensava que não teria de me preocupar com dentadas de cobras.... Já fico avisada!
Seja como for, as dentadas são apenas dolorosas, não são perigosas, pois não? Ou terei de ir a correr para o hospital, se for mordida por uma cobra do milho? :? Isto é, sei que não são venenosas.... mas há risco de alguma infecção mais grave que exija cuidados mais específicos?

Fiquem bem,

Florinda
Na, é na boa ;) Nao sao venenosas mas depois de uma mordida convem, obvimente, desinfectar bem a zona afectada...
Ophi
Membro Veterano

terça out 09, 2007 7:30 pm

Na maior parte destas cobras nem doloroso, é apenas surpreendente como costuma dizer a kitten :twisted: , é muito rapido e é como se picasses a mão com umas espinhas de peixe muito rapidamente, deita uma ou duas gotas de sangue na maior parte dos casos, mas obviamente e como com qualquer animal, depois de uma ferida, convem desinfectar pois elas até comem ratos e nem lavam os dentes depois :twisted: ( isto é a brincar, pois os ratos depois de uma congelação longa, á partida não devem transmitir nada ;) )
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”