Dúvida sobre a queda de pêlo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça abr 15, 2003 10:18 am

Olá

Gostava que me tirassem uma dúvida. A minha gata é Persa e faz seis meses agora no dia 19. Tem-lhe vindo a crescer o pêlo e agora está muito maior.
Mas, neste últimos dias anda a cair imenso. Eu sei que isso é normal e escovoa-a muito bem todos os dias. Tenho de esperar que ela adormeça para a escovar, porque ela agora já não deixa.
Só que tenho notado que na zona do dorso, logo a seguir ao pescoço (desculpem a pouca precisão técnica), o pêlo está muito pequeno, tem uma faixa de pêlo muito mais curto, no resto do corpo mantem-se comprido. Será o pêlo novo a crescer? Acham isto normal ou será uma queda anormal de pêlo e devo-a levar já ao Veterinário?
Ela neste momento está a comer Hills e Royal Cannin (Kitten 34).

Obrigado
Kathleen
catsoul
Registado: sábado nov 09, 2002 7:41 pm

terça abr 15, 2003 1:09 pm

a queda de pêlo nos gatos, após os 6 meses é natural, é a mudança do pêlo, por isso acho que não tens que te preocupar com isso, se achas que o pêlo está fraco podes sempre dar-lhe umas vitaminas para fortalecer o pêlo. toma atenção à peladas que essas sim são um mau sinal.
agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

terça abr 15, 2003 1:46 pm

Ola Kathleen

É um prazer discutir mais um assunto consigo e principalmente este que bastante me preocupa. Como já deve saber no sábado fui ao vet. com o Bethoven pelos motivos que são do vosso conhecimento, mas além disso a queda do pêlo é enorme, principalmente no mesmo sítio onde a Amélia também está a perder. Aí o pêlo que antes era grande, agora é ralinho e muito fraco. Mas o veterinário disse que era normal e mandou-lhe a pasta e umas vitaminas que só quarta-feira me traz, visto as visitas do vet. serem só duas vezes por semana aqui na santa terrinha. Compreendo a sua preocupação até porque eu também estava com certas dúvidas, e como teem muito menos pêlo parecem mais magros daí estarmos ainda mais peocupadas. Vai correr tudo bem, é só uma mudança de pêlo nesta altura do ano
Grandes beijokas para a Amélia da prole cá de casa
Beijokas para si
Franc
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça abr 15, 2003 2:48 pm

Olá,

Obrigado pela sua resposta. Hoje também estive aqui a falar com uma colega do trabalho que tem uma persa e ela também está a perder o pêlo como a Amélia e o Bethoven, portanto deve ser normal. Agora pergunto-me será que a Amélia devia tomar essas vitaminas? O pêlo dela não está fraco, nem tem peladas está é muito rasinho...
Onde é que mora? Desculpe, mas se já disse eu não prestei atenção. Isso de o veterinário só ir ai 2 vezes por semana é chato.
Beijokas da Amélia para todos
Beijokas minhas
Kathleen
agapina
Membro Veterano
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

terça abr 15, 2003 3:43 pm

Ola

Parece que moro no fim do mundo, mas não é verdade é aqui no Oeste mais própriamente no Bombarral, os vet são de Torres Vedras e são óptimos por isso nós esperamos por eles e não vamos a outros. Quando as vitaminas vierem eu digo-lhe o nome.
Um beijão
Franc
Kathleen
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 4:09 pm

Está bem. Diga-me o nome. De qualquer forma eu vou ver como está o pêlo da Amélia até ao fim da semana , se vir que está pior vou com ela ao veterinário. Ou acha que devo ir já? Estou com alguma dúvida...
De facto não mora no fim do mundo e se os veterinários são bons acho que vale a pensa esperar.

Beijokas
Kathleen
agapina
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 5:21 pm

Ola cá estou eu de novo com algum interregno
Acho que sim que pode esperar, mas quem sou eu para dar conselhos?
Quando eu tinha a minha cadela, a Punk tipo cão de água e tinha estes problemas de pêlo dava-lhe banho regularmente com champoo para o pêlo mas :oops: :oops: vergonha das vergonhas não consigo dar banho aos gatos. E uma tragédia suprema, quase que teem de vir os bombeiros para limpar a casa. Uma boa pargunta para por no forum. Como dar banho ao gato sem tomar banho também.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça abr 15, 2003 5:46 pm

Olá Kathleen,

Os persas perdem muito pêlo nesta altura, nem parecem os mesmos. É perfeitamente normal. E depois ganham-no novamente em Novembro ficando os animais majestosos e lindos que tanto admiramos.

É de preocupar é se os vimos constantemente a coçarem-se, pois podem ser fungos.

Quanto a vitaminas, uso a marca Nurish-Um, e costumo dá-la no fim do Outono, para os fortalecer para o Inverno e na Primavera, pois com o aumento da temperatura tendem a não comer.
Maria João
agapina
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 6:00 pm

mjoaomarques Escreveu: Olá Kathleen,

Os persas perdem muito pêlo nesta altura, nem parecem os mesmos. É perfeitamente normal. E depois ganham-no novamente em Novembro ficando os animais majestosos e lindos que tanto admiramos.

É de preocupar é se os vimos constantemente a coçarem-se, pois podem ser fungos.

Quanto a vitaminas, uso a marca Nurish-Um, e costumo dá-la no fim do Outono, para os fortalecer para o Inverno e na Primavera, pois com o aumento da temperatura tendem a não comer.
Ola mjoão
Estive a dar uma vista de olhos no seu albúm e não resisti em dar-lhe os meus parabén. São lindos e são tantos, como consegue tratar deles todos? Adorava ter também assim tantos animais mas é impossivel num apartamento, já quatro não é fácil. Parabéns mais uma vez.
Uma beijoka
Franc
mjoaomarques
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 6:33 pm

Oh Agapina :D , tive que ir buscar um lençol pois fico toda babada quando elogiam os meus bicharocos. ;). Mas muitas das fotografias são de animais que já não se encontram entre nós. :cry:

Actualmente tenho dois cães, Bonga e Nina e onze gatos, Tai-Tai, Pang-I-Ao, Tobias, Lolita, Zuleika, Papuça, Kareko-San, Sherazade (Zazá), Samira, Faruk e Picolé.
Quanto ao trabalho que tenho com eles (e com as quatro crianças) nem por isso é muito. Basta-me levantar ao nascer do sol e deitar-me quando a lua vai alta :lol: :lol: . :cry:
Maria João
Kathleen
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 6:34 pm

Pois, os animais da Maria João são assombrosos e nota-se bem que são muito bem tratados.
Quanto ao como dar n«banho a um gato, acho que devia abrir um novo tópico para isso, é que eu também gostava de saber.
Quando dou a pasta para o pêlo á Amélia, ela ás vezes fica com as fezes mais moles e suja-se, para lhe tentar lavar o rabito é o caos :oops: parece que alguém a quer matar para o jantar ;) ... Mas depois gosta de brincar com a s torneiras da água :roll:

beijokas
kathleen
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça abr 15, 2003 6:36 pm

não me parece que os meus gatos estejam a perder muito pelo, nem mesmo os de pelo longo. mas há cerca de 1 mês notei que o max-cão que tem o pelo curtíssimo, estava a largá-lo às carradas. a coisa resolveu-se de um dia para o outro com vitaminas. a carlota também estava com o pelo ralo e ficou melhor com as ditas vitaminas.
mjoaomarques
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 7:09 pm

Que eu me lembre, só precisei dar uma vez banho a um gato de pelo curto. Tinham-me dado imensas dicas (tal como fechar o gato num saco do pão com a cabeça de fora, por exemplo) e eu estava cheia de medo porque o gato era de rua e meio selvagem. Afinal correu tudo bem. Foi até muito fácil. Puz água morna num alguidar dentro da banheira e sempre com a mão debaixo do peito dele ensaboei-o e passei-o por água de mansinho. Aos persas e angorá dou-lhes banho uma vez por ano, no máximo. Por vezes nem é preciso mas, quando o faço, uso o mesmo sistema. Não tenho qualquer dificuldade. O Faruk adora sentir-se dentro de água. O problema é secá-los pois têm imenso medo do barulho do secador e por isso só lhes dou banho num dia quente de Verão.

Mas se tivermos o cuidado de escovar bem os persas, usarmos um bom produto desembaraçador (mantém o pelo brilhante e repele as partículas de sujidade) e usarmos de vez em quando um bom shampoo seco não há necessidade de lhes darmos banho. Falo por experiência e para persas que não vão a exposições, evidentemente.
Maria João
Kathleen
Membro Veterano

terça abr 15, 2003 7:58 pm

:D
Pois eu acho que quando der banho à Amélia vai ser mesmo complicado. Ela salta para a banheira quando esta tem pouco água, passa a cabeça por baixo da torneira do bidé e molha as patas nos baldes, mas quando sente o corpo molhado fica aflita.
Já a parte do secar é muito mais fácil. Como ela vai sempre atrás de mim quando eu vou tomar banho, não tem medo nenhum do secador. E quando está molhada pego nela e ela deixa-me secá-la e não reclama.

beijokas
Kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”