Olá!
EU também fico muito triste com estas histórias, especialmente porque (tal como quase toda a gente, infelizmente) também conheço um caso. Os meus padrinhos têm há alguns anos uma casa num aldeamento no algarve, e agora nós também comprámos uma no mesmo aldeamento. Há já alguns anos, apareceu por lá uma gata que adoptou logo os meus padrinhos e que se comporta como dona da casa quando eles lá estão. Eu também gosto muito dela e até lhe dou comida quando lá estou e ees não, mas ela simplesmente não vai para minha casa, decidiu que aquela era a casa dela e pronto. Assim, passa o tempo todo a passear pelo aldeamento, e é alimentada pelas empregadas, e quando os meus padrinhos lá estão dorme com eles, está sempre à espera quando eles chegam (o meu padrinho até diz que ela deve conhecer alguém nas portagens que liga a avisar que eles vão chegar).

O problema é que ela está constantemente a ter ninhadas. Da primeira vez que isso aconteceu, há uns anos atrás, eu estava a passar férias com eles e, ao fim da tarde, ouvi um barulho e quando fui ao terraço estava uma coisa branca e preta que parecia um rato, que entrou disparado para casa e ali ficou escondido no sofá, completamente selvagem. Dessa vez ela teve-os longe das pessoas e quando eles já tinham cerca de um mês e tal trouxe-os para a nossa casa. Tentámos arranjar dono mas não conseguimos, e eu também ainda era muito nova, e deixámo-los lá com ela. Quando voltámos tinham desaparecido... Agora ela tem sempre as ninhadas em casa dos meus padrinhos, mas mal têm um dia vai lá sempre uma empregada do aldeamento "pô-los a dormir". Eles não podem lá ficar, porque senão o aldeamento parecia uma selva de gatos e incomoda os outros donos das casas, mas já tentei convencer os meus padrinhos a dá-los. Simplesmente eles acham que não conseguem arranjar donos e, se os deixarem crescer, depois o aldeamento chama a câmara que eles pensam que os matam de qualquer maneira. Eles não querem esterilizar a gata por causa de só estarem aos fins de semana no Algarve (e só alguns) e depois não haver ninguém que fique com ela na recuperação da cirurgia. Já pensei trazê-la para cá e operá-la, mas os meus pais opõem-se terminantemente que venha uma gata cá para casa e também não tenho dinheiro para pagar a operação, uma vez que ainda estou a estudar. Não sei mesmo o que fazer, mas da última vez, em que vi mesmo os gatinhos (eram lindos, um igual à mãe, branco e preto, duas tartarugas e uma mesmo engraçada, era preta mas tinha marcas castanhas à volta dos olhos e noutros pontos, até lembrava a máscara do rottweiler!), fiquei mesmo abatida. Ainda tentei salvar um ficando com ele, mas o meu pai não arredou pé da sua decisão e não me deixou mesmo, mesmo eu chorando baba e ranho...