ola boa tarde. tenho lido mt acerca do fiv e do felv.
tenho duas gatinhas 6 e 7 meses e ainda n lhe fiz o testes pq pesquisei e sei q com esta idade podem dar negativos e nao ser esta a resposta correcta (mesmo a vet ter insistido p o fazer e eu recusar,qd o fizer quero q a resposta seja definitiva).
o q acontece é q a vet diz q o FIV pode ser transmitido pela saliva, mas em td o q li até agora nao menciona a saliva mas sim as arranhadelas e as mordeduras por provocar sangue.
alguem me pode esclarecer?
obrigado
FIV (alguem me pode dar um certeza?)
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm
<p>Não comprem animais, eles não são bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
- Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.
dianasousa, deixo-lhe este link que poderá ser esclarecedor para si.
http://www.felinus.org/index.php?area=a ... show&id=14
http://www.felinus.org/index.php?area=a ... show&id=14
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm
obrigado
<p>Não comprem animais, eles não são bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Quando a saliva ou sangue dum gato infectado entra na corrente sanguínea do outro gato, simdianasousa Escreveu:ola boa tarde. tenho lido mt acerca do fiv e do felv.
tenho duas gatinhas 6 e 7 meses e ainda n lhe fiz o testes pq pesquisei e sei q com esta idade podem dar negativos e nao ser esta a resposta correcta (mesmo a vet ter insistido p o fazer e eu recusar,qd o fizer quero q a resposta seja definitiva).
o q acontece é q a vet diz q o FIV pode ser transmitido pela saliva, mas em td o q li até agora nao menciona a saliva mas sim as arranhadelas e as mordeduras por provocar sangue.
alguem me pode esclarecer?
obrigado

Para que a saliva ou sangue entre em contacto com a corrrente sanguínea do outro gato, tem que ser duma mordida profunda, o que chega a acontecer em lutas mais acesas... mas isso verifica-se mais entre machos dominantes e em casos de acasalamento em que o macho, por vezes, chega a ferir a fêmea, com a boca, mordendo no cachaço para a prender enquanto o acasalamento se processa. Tudo isto acontece mesmo a quem os tenha em casa mas, mais nos de rua apesar que, felizmente, que nem todos os de rua estão infectados.

Até me admira não haverem mais gatos de rua infectados o que me pode levar a crer que, afinal, nem é assim tão fácil o contágio, como muitos pensam... mas... há que ter sempre cuidado.
Aproveito, também, para alertar para o facto dos testes rápidos, os chamados testes de Kit, efectuados nas próprias clínicas, não são nada fiáveis. A quem tenha que testar os gatos, faça-o pelas vias laboratoriais e por vezes, mesmo nestes, chegam as provas a dar inconclusivas e ou até falsas...que, mais tarde, por vezes até Anos, é que vêem a demonstrarem a realidade...!
Leo
PS- Já agora aproveito a alertar quem não saiba, que: o contacto sexual é uma das formas mais contagiantes...

<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>