Const. de terrario passo-a-passo (ACTUALIZADO E TERMINADO)
Moderador: mcerqueira
Bem pessoal como prometido aqui esta mais uma parte da construção do terrario... mais uns passinhos para a conclusão do terrario q penso estar concluido até ao fim de semana! Ora ai vai!!!!
12º passo: Neste passo vou mostar como ficaram as grelhas dos respiradores depois de pintadas de preto (porque depois de envernizado o terrario ficou mais escuro) bem como fiz e como ficou a tábua que vai evitar que o substrato saia. As grelhas foi simples... foram lixadas e pintadas com spray preto fosco e de seuida aparafusadas. A tabua "anti substrato" primeiro foi medida e marcada, de seguida cortada com a serra "tico-tico", lixada (dando acabamento arredondado como no terrario) e de seguida envernizada, não foi logo montada porque deve ficar complectamente junto das calhas para ser eficas a 100% (evitando que vá substrato para entre a tabua e as calhas), aqui ficam as fotos:

O pormenor do lápis dá-me cá um "carisma"...

13º passo: Neste passo (apesar de n ter sido eu a montar as calhas nem a ter trabalhado o vidro...) vou explicar como montar as calhas, e como montei as tábua "anti substrato".
As calhas são medidas e cortas á meia esquadria para dar um melhor acabamento e encaixarem bem umas nas outras (visto o terrario levar calhas nas quatro arestas interiores), após cortadas e ensaiadas as clahas são lixadas (na parte que vai ser colada) bem como a zona do terrario que vai estar en contacto com a silicone (isto incrementa a aderencia da silicone), depois leva um cordão de silicone de aquario (não é muito...) que não é toxico, os vidros sao trabalhados em maquinaria especifica opara ficarem arredondados nas arestas e ficarem com um pequeno sulco para podermos deslizar com facilidade as meias portas nas calhas (já vi ser feito este tipo d etrabalho mas nunca fiz...). Depois de montadas as calhas chegou a hora de montar a tabua "anti substrato", e é tao simples quanto chegar bem a tabua ás calhas e com o berbequim fazer um furo e aparafuzar a tábua ao terrario com um parafuso de cada lado (em cada uma das laterais...) nada mais simples... et voila! está a caixa pronta...!

14º passo: Este passo é apesar de simples muito importante, e consiste na montagem da iluminação. Primeiro que tudo é necessário conhecer as necessidades do animal (principalmente a nivel de necessidade de UVA-B, neste caso não e necessário esse tipo de iluminação de espectro total, sendo necessária iluminação apenas para simular o ciclo dia noite), eu optei por um pequeno sistema de lampada tubular (das fininhas) que é extremamente poupado (apenas 8w). A montagem é tambem simples, para n estar a aparafusar mais coisas optei por usar fita dupla face de qualidade, e após tirar as medidas para que ficasse ao meio colei tal como vão mostrar as imagens, depois de colar vi onde precisava de furar o terrario para passar o cabo de alimentação para fora do terrario fazendo um pequeno furo +- com o diametro exterior do cabo, cortei a ficha do cabo e passei o cabo para fora do terrario e de seguida montei uma ficha sem terra (tal como a de origem) das que se compram em qualquer lado... de seguida... FEZ-SE LUZ!

Bem com isto dou por terminado mais um "capitulo" falta a montagem do termostato e do aquecimento, bem como a decoração (e a sua preparação)... espero q gostem pk tal como o outro "capitulo" isto deu trabalho...
12º passo: Neste passo vou mostar como ficaram as grelhas dos respiradores depois de pintadas de preto (porque depois de envernizado o terrario ficou mais escuro) bem como fiz e como ficou a tábua que vai evitar que o substrato saia. As grelhas foi simples... foram lixadas e pintadas com spray preto fosco e de seuida aparafusadas. A tabua "anti substrato" primeiro foi medida e marcada, de seguida cortada com a serra "tico-tico", lixada (dando acabamento arredondado como no terrario) e de seguida envernizada, não foi logo montada porque deve ficar complectamente junto das calhas para ser eficas a 100% (evitando que vá substrato para entre a tabua e as calhas), aqui ficam as fotos:

O pormenor do lápis dá-me cá um "carisma"...

13º passo: Neste passo (apesar de n ter sido eu a montar as calhas nem a ter trabalhado o vidro...) vou explicar como montar as calhas, e como montei as tábua "anti substrato".
As calhas são medidas e cortas á meia esquadria para dar um melhor acabamento e encaixarem bem umas nas outras (visto o terrario levar calhas nas quatro arestas interiores), após cortadas e ensaiadas as clahas são lixadas (na parte que vai ser colada) bem como a zona do terrario que vai estar en contacto com a silicone (isto incrementa a aderencia da silicone), depois leva um cordão de silicone de aquario (não é muito...) que não é toxico, os vidros sao trabalhados em maquinaria especifica opara ficarem arredondados nas arestas e ficarem com um pequeno sulco para podermos deslizar com facilidade as meias portas nas calhas (já vi ser feito este tipo d etrabalho mas nunca fiz...). Depois de montadas as calhas chegou a hora de montar a tabua "anti substrato", e é tao simples quanto chegar bem a tabua ás calhas e com o berbequim fazer um furo e aparafuzar a tábua ao terrario com um parafuso de cada lado (em cada uma das laterais...) nada mais simples... et voila! está a caixa pronta...!

14º passo: Este passo é apesar de simples muito importante, e consiste na montagem da iluminação. Primeiro que tudo é necessário conhecer as necessidades do animal (principalmente a nivel de necessidade de UVA-B, neste caso não e necessário esse tipo de iluminação de espectro total, sendo necessária iluminação apenas para simular o ciclo dia noite), eu optei por um pequeno sistema de lampada tubular (das fininhas) que é extremamente poupado (apenas 8w). A montagem é tambem simples, para n estar a aparafusar mais coisas optei por usar fita dupla face de qualidade, e após tirar as medidas para que ficasse ao meio colei tal como vão mostrar as imagens, depois de colar vi onde precisava de furar o terrario para passar o cabo de alimentação para fora do terrario fazendo um pequeno furo +- com o diametro exterior do cabo, cortei a ficha do cabo e passei o cabo para fora do terrario e de seguida montei uma ficha sem terra (tal como a de origem) das que se compram em qualquer lado... de seguida... FEZ-SE LUZ!

Bem com isto dou por terminado mais um "capitulo" falta a montagem do termostato e do aquecimento, bem como a decoração (e a sua preparação)... espero q gostem pk tal como o outro "capitulo" isto deu trabalho...
No final estou a pensar juntar tudo e fazer um tuturial, penso q é uma ideia fixe... quem tenha paginas sobre repteis e coisas do género pode usar há vontade (desde que diga quem foi o "parvo" que fez a coisa).
Cumps
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 23, 2007 4:31 pm
bem rapaz tens aqui um exelente passo-a-passo....ve se apareces no msn se calhar ainda es tu que me vai fazer o terrario pa minha elaphe!! lol 

<p>1.0.0 Elaphe Obsoleta Rossalleni</p>
<p>1.0.0 Pantherophis Gutattus </p>
<p>0.0.3 Trachemys Scripta Elegans </p>
1.1.0 Rattus Norvegicus
<p>1.0.0 Pantherophis Gutattus </p>
<p>0.0.3 Trachemys Scripta Elegans </p>
1.1.0 Rattus Norvegicus
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 14, 2004 10:57 pm
Bons dias, Acreditem que o meu grande amigo Vell tem bastante ávontade com estes DIY! Tive o privilegio de ver ao vivo a construção desde Terrario, e posso vos dizer que está com uma perfeição a niveis de acabamento excelentes! Eu proprio adquiri no mesmo dia um igual, mas de medidas diferentes para a Minha Guttata, o Zeus, e está 5*, o zeus anda maluco a explorar os cantos todos!
Este ficou com um acabamento muito bom, o verniz fez o seu papel!
Pedro Fizeste e estas a fazer um grande trabalho! Foi o 1º Passo-a-Passo que vi 100% esclareçedor, para quem se quizer aventurar sozinho na construção do terrario para a sua mascote!
Continua assim meu amigo!
Um Grande Abraço BM
Este ficou com um acabamento muito bom, o verniz fez o seu papel!
Pedro Fizeste e estas a fazer um grande trabalho! Foi o 1º Passo-a-Passo que vi 100% esclareçedor, para quem se quizer aventurar sozinho na construção do terrario para a sua mascote!
Continua assim meu amigo!
Um Grande Abraço BM
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Boas
Mano vell,eu nao sei como eque tu tens paciencia pra andar a postar tanta foto...Eu ja me tinha fartado!
Mas oque interexa eque esta a ficar 1 topico 5*,esse terrario esta a ficar mesmo PREFEITO!
Va boa sorte!
PS:Sem duvida que aquele lapis,te da 1 ar FASHION!
Cumps,

Mano vell,eu nao sei como eque tu tens paciencia pra andar a postar tanta foto...Eu ja me tinha fartado!

Mas oque interexa eque esta a ficar 1 topico 5*,esse terrario esta a ficar mesmo PREFEITO!
Va boa sorte!
PS:Sem duvida que aquele lapis,te da 1 ar FASHION!

Cumps,

1.0.0 Iguana Iguana<br>
1.0.0 Gecko Leopardo Het.Blazing Blizzard<br>
0.0.1 Lampropeltis Triangulum Campbelli Apricot<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Desertica<br>
1.0.0 Lampropeltis Getula Californae Banana-Aberrant<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Albina <br>
0.0.1 Elaphe Teinura Friesei<br>
Cumprimentos,<br>
Tiago Lourenço<br>
1.0.0 Gecko Leopardo Het.Blazing Blizzard<br>
0.0.1 Lampropeltis Triangulum Campbelli Apricot<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Desertica<br>
1.0.0 Lampropeltis Getula Californae Banana-Aberrant<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Albina <br>
0.0.1 Elaphe Teinura Friesei<br>
Cumprimentos,<br>
Tiago Lourenço<br>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 26, 2007 7:56 pm
Parabens Velliki!Está espectacular!!Ao principio parecia pequeno, mas agora que a camara esta mais perto do terrário conclui-se que está bem maior do que eu imaginava!
Está um excelente trabalho!E vê-se que é numa oficina!
Cumprimentos

Está um excelente trabalho!E vê-se que é numa oficina!

Cumprimentos
<strong>Cumprimentos de:<u> Turtleboy007 </u></strong>0.0.2 Graptemys Kohnii
-
- Membro Veterano
Pois é!Eu sei!Eu tambem sou de Évora!lol
Parabéns pelas cobras e pelas iguanas!São lindas mesmo!!!
Cumps!

Parabéns pelas cobras e pelas iguanas!São lindas mesmo!!!

Cumps!
Ahhhh vell! Ha granda engenheiro que cá vamos ter!!
ADOREI!
OBRIGADAO!
ESta muita bem feito e vai-me dar jeito para acabar o meu que aí vem. Vou ter de fazer respiradores, iluminaçao e aquecimento, para além da decoração.
Vai postando que isto vai ficar um artigo digno de ser divulgado com a tua assinatura pela net!!
Um abraçao!
ADOREI!
OBRIGADAO!
ESta muita bem feito e vai-me dar jeito para acabar o meu que aí vem. Vou ter de fazer respiradores, iluminaçao e aquecimento, para além da decoração.
Vai postando que isto vai ficar um artigo digno de ser divulgado com a tua assinatura pela net!!

Um abraçao!
És de Évora? mas n sei quem és ou sei?turtleboy007 Escreveu:Pois é!Eu sei!Eu tambem sou de Évora!lol![]()
Parabéns pelas cobras e pelas iguanas!São lindas mesmo!!!![]()
Cumps!

Bem pessoal os ramos já estao escolhidos e cortadinhos á medida... amanha temos mais "desenvolvimento"...
Cumps
Bom trabalho!!! O tópico e o terrário... 

<p><strong>0.0.1 Pseudemys Nelsoni</strong></p>
<p><strong>0.1.0 Trachemys Scripta</strong></p>
<p><strong>1.1.0 Bombina Orientalis</strong></p>
<p><strong>0.0.1</strong> <strong> Astronotus Ocellatus</strong></p>
<p><strong>0.0.1 Testudo Horsfieldi</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>0.1.0 Trachemys Scripta</strong></p>
<p><strong>1.1.0 Bombina Orientalis</strong></p>
<p><strong>0.0.1</strong> <strong> Astronotus Ocellatus</strong></p>
<p><strong>0.0.1 Testudo Horsfieldi</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Sabes o Iguanaboy7?Ele é meu vizinho, daí os nomes quase identicos!LOL
Eu subo a rua e tou logo na tua oficina!
Cumps!
Eu subo a rua e tou logo na tua oficina!

Cumps!
-
- Membro Veterano
Lol!!Ok, vou memorizar!!LOL!
Cumps!

Cumps!