Olá a todos
Gostava que alguém me informa-se sobre dar ou não peixe cozido aos nossos gatos.
Não sei se convosco já aconteceu mas quando dou peixe cozido aos meus gatos é uma verdadeira aventura. Começa com a cozedura própriamente dita, que é um festival, uma fila de gatos em frente ao fogão e ao mais pequeno movimento é uma sinfonia de miados bem sonoros, depois vem o arrefecimento, mais outro sofrimento, pois a espera é terrivel.
Quando por fim está tudo a postos é vê-los comer com uma satisfação incrível. Logo apos a farta refeição é cada um por seu lado a dormir um sono sereno, calmo e reconfortante. Lógico que esta refeição só pode ser de vez em quando pois a vida não está para perdermos muito tempo, infelizmente. Só que eu apesar de tudo tenho algumas dúvidas.
1º Devo realmente dar peixe?
2º É impressão minha, ou eles ficam mesmo mais calmos?
3º Se está errado porque é que eles ficam tão contentes?
Aguardo as vossas opiniões
Beijokas para todos
Franc
Devemos ou não dar peixe aos gatos?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Ola
Eu uma refeição de peixe nunca dei. Ás vezes quando grelho peixe (que cozido eu não como, acho que é comida de doentes
) dou um bocadinho á Amélia e ela delira.
Mas quando fui ao veterinário perguntei-lhe e ele disse-me que podia dar peixe cozido ou grelhado com muito pouco sal e para ter algum cuidado com as espinhas. E podia dar frango ou perú cozido ou grlhado mas com muito pouco sal. mas só de vez em quando. Disse-me que não tinha mal nenhum.
Beijokas
Kathleen
Eu uma refeição de peixe nunca dei. Ás vezes quando grelho peixe (que cozido eu não como, acho que é comida de doentes

Mas quando fui ao veterinário perguntei-lhe e ele disse-me que podia dar peixe cozido ou grelhado com muito pouco sal e para ter algum cuidado com as espinhas. E podia dar frango ou perú cozido ou grlhado mas com muito pouco sal. mas só de vez em quando. Disse-me que não tinha mal nenhum.
Beijokas
Kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
durante bastante tempo, dei peixe aos velhotes (ainda em novos). não se falava muito em ração, de modo que entre restos, optei por peixe e carne. em quantidade e por sistema, não faz nada bem. a doente renais não é de dar e a gatos velhotes também não. tem muito fósforo, o que pode provocar alguns tipos de doenças. foi o que me disseram. mas que eles adoram
nem deixavam esfriar

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am
O problema depois é impedi-los de nos saltarem para o colo na hora das nossas refeições 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
Pois eu de vez em quando dou um mimo às minhas gatas mas tem de ser em pouca quantidade senão a Lindi fica logo doente. Também já me constou que a pescada tem excesso de minerais e que não se deve dar com frequência sob risco dos gatos ficarem com problemas renais... Por outro lado disseram-me que a cavala fazia-lhes bem pois tem a gordura de peixe omega 3 (como a sardinha) que é muito saudável. Mas convém mesmo não os deixar abusar. Recentemente a Lindi teve o princípio de uma gastroentrite e eu não percebia como pois tenho tido bastante cuidado com o que ela come. Afinal ela tinha aprendido a abrir a tampa do caixote do lixo (são os seus instintos de gata de rua, deve ter aprendido com a mãe) e quando virava-mos costas lá ía ela... Agora que lhe descobrimos a manha lá tudo voltou à normalidade.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
- Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João
Olá bom dia
Obrigado pelas vossas respostas e opiniões
Em relação á frequência é dado talvez uma vez por mês, porque se enjoam sempre da mesma comida e eu tento variar, mas a ração está sempre lá a espera deles.
No pedir a nossa comida só a Tareca é que é a mais chatinha, logo que nos sentamos á mesa vem a correr para se sentar no nosso colo, mas é mais a pedir mimo, porque comida não come.
Xau
Franc
Obrigado pelas vossas respostas e opiniões
Em relação á frequência é dado talvez uma vez por mês, porque se enjoam sempre da mesma comida e eu tento variar, mas a ração está sempre lá a espera deles.
No pedir a nossa comida só a Tareca é que é a mais chatinha, logo que nos sentamos á mesa vem a correr para se sentar no nosso colo, mas é mais a pedir mimo, porque comida não come.
Xau
Franc
-
- Membro Veterano
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Pois impedir os gatos de saltar para o colo é complicado. Quando a Amélia veio cá para casa era pequenina e saltava para imensas coisas, até chegar ao meu colo, e eu achava muita graça e não a mandava embora. Depois passou a fase em que vinha para o colo e queria a comida do prato e eu comecei a po-la no chão. Agora já não salta, só quando é sopa
, porque ela é louca por sopa, apesar de eu só lhe dar uma colher de creme de cenoura muito de vez em quando... Enfim, manias..
Beijokas
kathleen

Beijokas
kathleen
Olá
Como tudo, o complicado é quando se abusa no nº de vezes que eles o comem.
A 1ª vez que deu peixe cozido ao meu, deixei a panela no fogão e fui-me embora. Nisto ouvi um estrondo e corri para a cozinha. O que era. Era o bandido que, com a cegueira do cheiro, que era novidade para ele, deitou-me a panela ao chão. Teve sorte, não se queimou, mas apanhou cá um daqueles sustos!
Em relação ao peixe, junto com arroz ou só, ele come-o bem, mas é como digo, só naquele dia. Se sobrar, o fulano já não quer.
Aquilo que ele gosta muito também, são as aparas do fiambre. Lambe-se todo. É cá um guloso!
Por sistema dou-lhe ração, é mais prático e mais saudável. Dizem...!
Como tudo, o complicado é quando se abusa no nº de vezes que eles o comem.
A 1ª vez que deu peixe cozido ao meu, deixei a panela no fogão e fui-me embora. Nisto ouvi um estrondo e corri para a cozinha. O que era. Era o bandido que, com a cegueira do cheiro, que era novidade para ele, deitou-me a panela ao chão. Teve sorte, não se queimou, mas apanhou cá um daqueles sustos!
Em relação ao peixe, junto com arroz ou só, ele come-o bem, mas é como digo, só naquele dia. Se sobrar, o fulano já não quer.
Aquilo que ele gosta muito também, são as aparas do fiambre. Lambe-se todo. É cá um guloso!
Por sistema dou-lhe ração, é mais prático e mais saudável. Dizem...!

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am
Geralmente a Becas não salta para o nosso colo durante as refeições, e por isso evito dar-lhe outra coisa que não seja ração...
Mas não resiste ao cheiro do fiambre
Assim que começa a cheirar o fiambre... só o borrifador a faz pensar duas vezes antes de salta para a mesa 

Mas não resiste ao cheiro do fiambre

-
- Membro Veterano
O borrifador???
Essa técnica é capaz de ser boa. A Amélia com fiambre fica doida, é capaz de me roubar o pão, mia salta por mim acima só para me tirar o fiambre do pão... Mas só lhe dou um bocadinho minimo de vez em quando. Segundo me disseram só se deve dar fiambre de perú ou frango.
Mas o mais engraçado é que ela adora mas se o bacadinho for muito grande, tenho de dar mais pequenino e ela come com muita calma a saborear o fiambre, não o engole logo
beijokas
kathleen

Mas o mais engraçado é que ela adora mas se o bacadinho for muito grande, tenho de dar mais pequenino e ela come com muita calma a saborear o fiambre, não o engole logo

beijokas
kathleen