Aves e veterinários

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
anapiri
Registado: quarta set 19, 2007 10:40 pm

domingo set 23, 2007 10:11 pm

Ainda esta semana pedi aqui ajuda para a minha periquita Zequinha e uma das respostas foi...ir ao veterinário. Se calhar parece neglicência da minha parte mas já não me passa pela cabeça ir ao veterinário com os meus periquitos. Passo a explicar...

Já por 2 ou 3 vezes tive periquitos com problemas e lá ia eu com a máxima urgência para o veterinário. Consultei alguns e saí sempre desiludida pois pareciam perceber de tudo menos de pássaros.

Compreendo que grande parte dos médicos esteja focado nos animais mais comuns como o cão ou o gato. Assim sendo aqui deixo algumas questões:
1. um veterinário é suposto saber tratar toda a espécie de bichos ou tem de tirar 'especializações'?
2. alguém conhece veterinários de confiança que percebam mesmo de aves, na zona de Lisboa?
3. alguém leva os seus pássaros ao veterinário periodicamente mesmo que não estejam doentes?
:D :D
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

segunda set 24, 2007 11:59 am

Às vezes já tenho aqui dito que a ida ao veterinario com uma ave de estimação é exactamente igual a uma pessoa com pés chatos, andar de chapéu de chuva aberto o dia inteiro e tenho sido algumas vezes maltratado aqui, por emitir essa opinião, por pessoas que acham que sabem muito de tudo apenas porque sabem ler, leem por ai umas coisitas e pronto....já são mestres.
De facto, o que se passa é que em Portugal a ornitologia não é uma indústria como acontece em alguns países europeus, ( no Brasil e Argentina tb) onde as aves são criadas em explorações modernas, com meios e pessoal altamente qualificados, desde laboratórios de apoio, biólogos, veterinários especializados, etc.
Logo, aqui em Portugal não há veterinários especilizados em aves de pequeno ou médio porte, de estimação, pelo simples facto que não há mercado. Não é uma questão de incompetência, de má vontade, de desleixo ou lá o que lhe queiram chamar; nao há mercado e pronto.
Quando temos a sorte de conhecer um veterinário que é ao mesmo tempo amante da ornitologia e veterinário, então temos sorte, mas isso é um mero acaso.
No meu caso, prefiro conversar com criadores experientes, ler o que os laboratórios de produtos para animais aconselham, trocar impressões com o maximo de pessoas possível, nos locais próprios e às vezes, em situações extremas, recorrer a análises laboatoriais ( embora não me tenha vindo assim valor acrescentado nenhum até ao momento, dessas análises).
Assim, quando aqui as vezes dou os meus palpites, baseados na minha experiencia, há sempre alguém ( dos tais que sabem ler, mas que em geral tem problemas de ilectericia-não sabem interpretar o que lêem-, situação muito comum em Portugal) que se sente incomodado e resolve pôr-se em bicos de pés, da forma mais inconveniente que encontra.
bruno82
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 10:28 pm

segunda set 24, 2007 2:28 pm

Pois, infelizmente por cá é assim é muito complicado encontrar um veterinário que nos possa tratar das aves. Eles existir existem, mas não é algo muito comum.

Não gosto muito de ver por aqui algumas pessoas cuja primeira resposta a qualquer problema de saúde numa ave é imediatamente: "vai a um veterinário".

Isso funciona com cães e gatos, no caso das aves antes de ir a um veterinário é preciso encontrar um que nos sirva. Com a experiência e trocas de conhecimento muitos criadores acabam por ser uma espécie de veterinários, mesmo sem ter o curso.

Cumprimentos,
Bruno
psittacus
Registado: terça dez 30, 2003 11:00 pm

segunda set 24, 2007 2:52 pm

Olá anapiri! é verdade que existe muita dificuldade em encontrar veterinários especializados em aves. Em Lisboa, onde eu e muitas outras pessoas costumam recorrer quando têm aves ou outros animais exóticos doentes é à Clínica Veterinária de Telheiras- telef.21 757 46 48 ou então ao Hospital Veterinário do Restelo-telef.21 303 21 19

Boa sorte e muita saúde para o teu periquito :D
FIL88
Membro
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm

terça set 25, 2007 7:14 pm

Boas

A ja muito tempo que nao passava por aqui e hoje deparo-me com este topico deveras interesante.

Esta é uma das razoes porque muita gente deixa de aqui vir.

De facto e como o menbro Mozungo disse e muito bem, em Portugal nao existem veterinarios expecializados.

Existem muitos criadores a entender mais de tratamentos e de doenças em aves do que os veterinarios.

A clinica de telheiras é uma das melhores em portugal para aves, mas ja tenho ouvido umas historias que é melhor nem contar.

A verdade é esta é, preferivel para quem tem uma ave doente, perguntar a um criador ou a uma loja expecializada ou quando nao ha mais nada, colocar num forum.

Quanto a mim sou um prevegiliado e tenho a minha volta um grupo de pessoas com uma vasta experiencia com quem troco opinioes.

Com os melhores cumprimentos Filipe.
poky
Membro
Registado: sexta set 01, 2006 11:17 pm

quarta set 26, 2007 10:03 am

Olá, um bom dia para todos.

Cara Anapiri, peço desculpa se entendi mal mas creio que no tópico que abriu aqui há dias sobre o problema da sua ave eu, com base na minha experiência (com canários) sugeri que procurasse perto de si alguma loja ou criador que a ajudasse. Fez isso?

É um bocado complicado ajudar sem se ver a ave e o bruno82 aconselhou, quanto a mim muito bem, a aplicação de um medicamento o Pulmosan que é muito bom nos problemas relacionados com os ácaros da traqueia das aves, que aparentemente é o que tem a sua ave. Já comprou e aplicou?

Como não sabia e, também, não tinha a certeza se se poderia mencionar aqui nomes de medicamentos não lhe indiquei o Pulmosan.

Assim, não entendo o seu desbafo neste tópico só porque um membro, creio que Omega2, referiu que consultasse um Vet.

Acredito e estou convencido que a maioria das pessoas que por aqui andam procuram ajudar da melhor maneira possível quem procura informações e/ou ajuda e, francamente, não fico nada surpreendido quando às vezes à conselhos no sentido de se consultar um Vet, embora concorde com o que o membro Mozungo comente quando à falta de profissionais qualificados para aves e quanto às, às vezes, verdadeiras pérolas de asneiras que por aqui e não só aparecem quer em perguntas quer em respostas/conselhos.

Peço desculpa se de alguma forma firo susceptibilidades porque não é essa a intenção mas somente dar a minha opinião que vale o que vale.

Saudações Ornitológicas.

Armindo Tavares.
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

quinta set 27, 2007 8:41 am

Não conheço o Pulmosan e já agora gostaria que me falasse dele; embora nunca tenha tido problemas com Ácaros da traqueia, nunca se sabe o que nos pode acontecer.
O Pulmosan é um liquido, ou um pó; aplica-se na papa, nas sementes, directamente no bico? O tratamento é de quantos dias; Quantas vezes ao ano? Quem é o fabricante ou laboratorio?
Um abraço
bruno82
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 10:28 pm

quinta set 27, 2007 9:43 am

Boas,

O pulmosan é produzido pela bogena. É líquido e penso que se aplica sobre as costas da ave. Não tenho a certeza quanto à aplicação. O efeito dele é o de um insecticida, serve para matar os àcaros internos.

Agora é relativamente difícil de encontrar em Portugal.

Existe outro produto com efeito semelhante, que foi o que usei. Chama-se acariasma e é um pó que se mistura na comida.

Também se pode usar ivomec como substituto, mas como aquilo é dose de cavalo (literalmente, é para aplicar em cavalos e bois) tem que se diluir e é preciso alguns conhecimentos...

Cumprimentos,
Bruno
blue__dragon
Membro Júnior
Registado: terça out 17, 2006 6:47 pm

quarta out 10, 2007 9:39 pm

Mozungo concordo plenamente com voce. Haaa e ja agora o pulmosan é muito bom! Testado e recomendado por muitos dos melhores criadores espanhois.

Abraço,

Blue
Responder

Voltar para “Aves”