terça out 09, 2007 5:47 pm
Um animal doméstico é normalmente um ser que foi educado para ser dependente de nós. Um cão / gato tem uma inteligência e consciência similar a uma criança. É por isso que os achamos fofinhos, adoráveis, brincalhões, etc... E é por isso que eles são capazes de repetir todos os dias os mesmos gestos (como lambidelas, brincadeiras, maluquices) como se fosse sempre a primeira vez. Não é por acaso que as mascotes suscitam nos seus donos instintos maternais e paternais semelhantes aos que têm com os seus filhos.
Abandonar um animal à sua sorte (na rua) é o mesmo que dizer a uma criança
- "Eu sei que sou eu que te dou a comida, te dou banho, te dou atenção, brinco contigo e gosto muito de ti. Mas a partir de hoje faz-te à vida, vais por esse mundo fora e desenrascas-te! O quê? Não sabes andar, falar nem para onde ir? Sempre te disse para não te preocupares com nada que estou aqui para tratar de ti? Não arranjes desculpas, puto. "
Claro que sem a conversa mas com um simples acto de engodo, enganando o bicho para fugir ou pior simplesmente escorraçando-o.
Quem abandona um animal à sua sorte será capaz de colocar os pais no asilo à primeira oportunidade e um dia perguntar porque os seus filhos lhe estão a fazer o mesmo.
Infelizmente há abandonos que não passam por abandonos na rua. Abandonos de estima e consideração que vêm o cão como um objecto que apenas tem de ser alimentado de vez em quando e que uma correntezinha de 2 metros e uma chapa de zinco são o suficiente para uma vida alegre.
Esses são ainda piores.