Devemos ou não dar peixe aos gatos?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

terça abr 15, 2003 9:24 pm

Olá a todos

Gostava que alguém me informa-se sobre dar ou não peixe cozido aos nossos gatos.
Não sei se convosco já aconteceu mas quando dou peixe cozido aos meus gatos é uma verdadeira aventura. Começa com a cozedura própriamente dita, que é um festival, uma fila de gatos em frente ao fogão e ao mais pequeno movimento é uma sinfonia de miados bem sonoros, depois vem o arrefecimento, mais outro sofrimento, pois a espera é terrivel.
Quando por fim está tudo a postos é vê-los comer com uma satisfação incrível. Logo apos a farta refeição é cada um por seu lado a dormir um sono sereno, calmo e reconfortante. Lógico que esta refeição só pode ser de vez em quando pois a vida não está para perdermos muito tempo, infelizmente. Só que eu apesar de tudo tenho algumas dúvidas.

1º Devo realmente dar peixe?

2º É impressão minha, ou eles ficam mesmo mais calmos?

3º Se está errado porque é que eles ficam tão contentes?

Aguardo as vossas opiniões

Beijokas para todos
Franc
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça abr 15, 2003 11:07 pm

Ola

Eu uma refeição de peixe nunca dei. Ás vezes quando grelho peixe (que cozido eu não como, acho que é comida de doentes :roll: ) dou um bocadinho á Amélia e ela delira.
Mas quando fui ao veterinário perguntei-lhe e ele disse-me que podia dar peixe cozido ou grelhado com muito pouco sal e para ter algum cuidado com as espinhas. E podia dar frango ou perú cozido ou grlhado mas com muito pouco sal. mas só de vez em quando. Disse-me que não tinha mal nenhum.

Beijokas
Kathleen
agapina
Membro Veterano
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

terça abr 15, 2003 11:14 pm

ola
Esqueci-me de dizer que o peixe não leva sal nehum e que eu tiro as espinhas, o peixe que lhes dou é pescada
beijokas
Franc
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça abr 15, 2003 11:26 pm

:lol:

Acho que não tem mal algum, mas não deves é dar muitas vezes.

Beijokas
Kathleen
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta abr 16, 2003 1:13 am

durante bastante tempo, dei peixe aos velhotes (ainda em novos). não se falava muito em ração, de modo que entre restos, optei por peixe e carne. em quantidade e por sistema, não faz nada bem. a doente renais não é de dar e a gatos velhotes também não. tem muito fósforo, o que pode provocar alguns tipos de doenças. foi o que me disseram. mas que eles adoram :lol: :lol: :lol: nem deixavam esfriar :o :o :o
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quarta abr 16, 2003 8:14 am

De vez em quando não faz mal!
Tal como tudo o resto não se deve é abusar!

Os meus também pertencem a essa banda!
Pelo menos o tipo de espectáculo é parecido!

:lol: ;)
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

quarta abr 16, 2003 9:12 am

O problema depois é impedi-los de nos saltarem para o colo na hora das nossas refeições :lol:
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta abr 16, 2003 11:22 am

Pois eu de vez em quando dou um mimo às minhas gatas mas tem de ser em pouca quantidade senão a Lindi fica logo doente. Também já me constou que a pescada tem excesso de minerais e que não se deve dar com frequência sob risco dos gatos ficarem com problemas renais... Por outro lado disseram-me que a cavala fazia-lhes bem pois tem a gordura de peixe omega 3 (como a sardinha) que é muito saudável. Mas convém mesmo não os deixar abusar. Recentemente a Lindi teve o princípio de uma gastroentrite e eu não percebia como pois tenho tido bastante cuidado com o que ela come. Afinal ela tinha aprendido a abrir a tampa do caixote do lixo (são os seus instintos de gata de rua, deve ter aprendido com a mãe) e quando virava-mos costas lá ía ela... Agora que lhe descobrimos a manha lá tudo voltou à normalidade.
agapina
Membro Veterano

quarta abr 16, 2003 11:32 am

Olá bom dia

Obrigado pelas vossas respostas e opiniões

Em relação á frequência é dado talvez uma vez por mês, porque se enjoam sempre da mesma comida e eu tento variar, mas a ração está sempre lá a espera deles.

No pedir a nossa comida só a Tareca é que é a mais chatinha, logo que nos sentamos á mesa vem a correr para se sentar no nosso colo, mas é mais a pedir mimo, porque comida não come.

Xau
Franc
Kathleen
Membro Veterano

quarta abr 16, 2003 11:32 am

Pois impedir os gatos de saltar para o colo é complicado. Quando a Amélia veio cá para casa era pequenina e saltava para imensas coisas, até chegar ao meu colo, e eu achava muita graça e não a mandava embora. Depois passou a fase em que vinha para o colo e queria a comida do prato e eu comecei a po-la no chão. Agora já não salta, só quando é sopa :roll: , porque ela é louca por sopa, apesar de eu só lhe dar uma colher de creme de cenoura muito de vez em quando... Enfim, manias..

Beijokas
kathleen
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta abr 16, 2003 11:41 am

Olá

Como tudo, o complicado é quando se abusa no nº de vezes que eles o comem.

A 1ª vez que deu peixe cozido ao meu, deixei a panela no fogão e fui-me embora. Nisto ouvi um estrondo e corri para a cozinha. O que era. Era o bandido que, com a cegueira do cheiro, que era novidade para ele, deitou-me a panela ao chão. Teve sorte, não se queimou, mas apanhou cá um daqueles sustos!

Em relação ao peixe, junto com arroz ou só, ele come-o bem, mas é como digo, só naquele dia. Se sobrar, o fulano já não quer.

Aquilo que ele gosta muito também, são as aparas do fiambre. Lambe-se todo. É cá um guloso!

Por sistema dou-lhe ração, é mais prático e mais saudável. Dizem...! ;)
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

quarta abr 16, 2003 11:42 am

Geralmente a Becas não salta para o nosso colo durante as refeições, e por isso evito dar-lhe outra coisa que não seja ração... :lol:
Mas não resiste ao cheiro do fiambre :roll: Assim que começa a cheirar o fiambre... só o borrifador a faz pensar duas vezes antes de salta para a mesa :D
Kathleen
Membro Veterano

quarta abr 16, 2003 11:46 am

O borrifador??? :lol: Essa técnica é capaz de ser boa. A Amélia com fiambre fica doida, é capaz de me roubar o pão, mia salta por mim acima só para me tirar o fiambre do pão... Mas só lhe dou um bocadinho minimo de vez em quando. Segundo me disseram só se deve dar fiambre de perú ou frango.
Mas o mais engraçado é que ela adora mas se o bacadinho for muito grande, tenho de dar mais pequenino e ela come com muita calma a saborear o fiambre, não o engole logo :D

beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”