[Criação] Tenébrio Molitor
Moderador: mcerqueira
A criação de tenébrio é muito básica.
Substrato: Uns bons centimetros de farelo de trigo
Alimentação: Usar batata (rodelas de batata, de preferencia em cima de algo de plastico para nao se misturar muito com o farelo, pois irá agarrar-se facilmente ao farelo e trazer uns ovos atrás) Podendo variar com algumas frutas e outros vegetais que tenham para ai, mas o melhor e mesmo a batata pois aguenta muito tempo sem estragar (em casa não na caixa dos tenebrios), depois trocas a batata de 2 em 2dias, e voilá. Criaçao :p
(Meti no tópico de repteis pois é usado para a alimentação de muitos repteis)
Substrato: Uns bons centimetros de farelo de trigo
Alimentação: Usar batata (rodelas de batata, de preferencia em cima de algo de plastico para nao se misturar muito com o farelo, pois irá agarrar-se facilmente ao farelo e trazer uns ovos atrás) Podendo variar com algumas frutas e outros vegetais que tenham para ai, mas o melhor e mesmo a batata pois aguenta muito tempo sem estragar (em casa não na caixa dos tenebrios), depois trocas a batata de 2 em 2dias, e voilá. Criaçao :p
(Meti no tópico de repteis pois é usado para a alimentação de muitos repteis)
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm
Estou já a tentar alguma coisa.
Uma dúvida que agora me surgiu com a tua sugestão Ophi, não é suposto a colónia estar exposta a um certo calor, 24º a 28º?

Uma dúvida que agora me surgiu com a tua sugestão Ophi, não é suposto a colónia estar exposta a um certo calor, 24º a 28º?
Mas com este calor que se tem feito achas que consegues menos que isso ? :p
Para teres uma boa colonia e com "quedas" de criação sim, recomendo sempre os 24º pois os tenébrios sao de clima seco e com temperatura elevada, mas tens de manter é no substrato os 24º. Mete la um termómetro e vais ver que deve tar por volta disso :p
Para teres uma boa colonia e com "quedas" de criação sim, recomendo sempre os 24º pois os tenébrios sao de clima seco e com temperatura elevada, mas tens de manter é no substrato os 24º. Mete la um termómetro e vais ver que deve tar por volta disso :p
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Desenvolvem-se melhor a uma temperatura ambiente, mas são bastante resistentes, muitas vezes o problema é a falta de humidade...mas para isso o TMsurfer já falou nas rodelas batata (labvar a casca antes que pode ter pesticidas), pode tb coocar-se umas bolinhas de ração para cão, maçã etc...temos de ter cuidado com a humidade a mais pois os fungos tb são prejudiciais á colonia... para limpar o substrato, pode usar-se peneiras de rede de varios tamanhos de orificio, ficando assim com varias colonias de varias tamanhos de tenebrio...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 23, 2007 4:31 pm
ja tinha lido isto uma vez...mas napo perguntei porque tava com pressa....queria perguntar qual o tamanho que tem que ter uma caixinha para manter os tenebrio?? tipo 100 gramas de tenebrio
<p>1.0.0 Elaphe Obsoleta Rossalleni</p>
<p>1.0.0 Pantherophis Gutattus </p>
<p>0.0.3 Trachemys Scripta Elegans </p>
1.1.0 Rattus Norvegicus
1.1.0 Rattus Norvegicus
-
- Membro Veterano
pode ser daquelas do pingo doce de arrumacao de 40x20x20?? ou memso cubos de 30 cm?
1.1.0 Rattus Norvegicus
1.1.0 Rattus Norvegicus
ya sim. qualquer coisa desse tipo serve... Eles nao sao muito exigentes em termos de espaço. Tens é de ter a noçao que ao fim de uma geraçao tem prai 30 vezes mais larvascolubridae Escreveu:pode ser daquelas do pingo doce de arrumacao de 40x20x20?? ou memso cubos de 30 cm?

e esse numero vai aumentando, e aumentando se nao tiveres um animal que dê cabo daquilo

-
- Membro Veterano
ahhhh nao te priocupes que irei ter...
um dragao barbudo da cabo daquilo...lool....
ja esta encomendado!! lool...
uma duvida:
e preciso separar os escaravelhos das larvas??? ou é indiferente!??

uma duvida:

1.1.0 Rattus Norvegicus
1.1.0 Rattus Norvegicus
Atençao, atenção atenção...colubridae Escreveu:ahhhh nao te priocupes que irei ter...um dragao barbudo da cabo daquilo...lool....
uma duvida:
TEnebrios nao é uma boa base de alimentaçao. Ja devias saber isso... So se deve dar de vez a quando como goluseima!
Nao percisas de separar nada. Apenas junta-los e esqueceste deles simplesmente. os escaravelhos morrem e passados uns tempos tens montes de larvas...
-
- Membro Veterano
ahh sim eu sei que nao é devido a terem montes de gordura acho eu...eu vo dar red runners..grilos, tenebrio de vez em quando, e acho que ta fixe assim....verduras..broculos, cenoura ralada, couve...acho que ira ter uma boa alimentacao...a agua tbm ja tenho encomendado 100ml de electrodize...por isso....acho que ta fixe!!:D
PS: acho que tamos a fugir ao tema do tropico!!
PS: acho que tamos a fugir ao tema do tropico!!

1.1.0 Rattus Norvegicus
1.1.0 Rattus Norvegicus
-
- Membro Veterano
desculpem voltar a abrir isto de novo...mas tenho uma duvida quanto ao tamanho do terrario....mas surgiu-me que eles depois com a reproducao vai aumentando certo? e depois podem ficar uns em cima dos outros??? do tipo de 5 ou 6 cm de larvas umas em cimas dos outros??? e preciso separar as pupas dos escaravelhos dos ovos e isso tudo?? exemplo:
Caixa para escaravelhos
caixa para pupas
caixa para ovos
caixa para metamorfoses???
Caixa para escaravelhos
caixa para pupas
caixa para ovos
caixa para metamorfoses???
1.1.0 Rattus Norvegicus
1.1.0 Rattus Norvegicus
-
- Membro
- Registado: quinta mai 24, 2007 10:31 am
- Localização: Eublepharis macularius,cordylus tropidosternum,anolis carolinensis, hamters,peixes
eu tenho tudo dividido e neste verão pelo que vi ouve um pico em que os tenébrios só demoravam uma ou duas semanas a transformarem-se com 100 gramas agora tenho algumas 500 e os tenébrios ainda são bébés e pequenos agora imaginem qundo forem adultos