Nao há titulo!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

turtleboy007
Membro Veterano
Registado: quarta set 26, 2007 7:56 pm

terça out 16, 2007 10:21 pm

Boas!
Venho neste tópico explicar/ajudar a todos as pessoas que irão ter tartarugas ou que já têm, tratar delas o melhor possível!

Vamos a isso:

As dimensões do aquaterrário/lago devem ser:

Comprimento: Deve ter 5 vezes o comprimento da tartaruga;
Largura: Deve ter 3 vezes o comprimento da tartaruga;
Altura: Deve ter o dobro do comprimento da tartaruga.
Estas dimensões do aquaterrário/lago são aconselháveis para as tartarugas.
O seu aquaterrário/lago deve ser montado tendo em vista o tamanho do animal adulto, mudanças de ambiente constantes pode stressar o seu animal.

No fundo do aquaterrário/lago não deverá pôr pedrinhas ou areia, porque a tartaruga poderá sufocar e depois morrer, é preciso ter cuidado nesse aspecto.
Deverá pôr (em vez de pedrinhas e areia), umas plantas artificiais!
Poderá por pedras grandes para elas não andarem sempre a nadar!

A área seca deve ficar completamente fora da água, permitindo se possível que o animal se aqueça através de lâmpadas especiais para tartarugas:

Mais ou menos como esta foto:
Imagem

Vamos à iluminação/aquecimento/filtragem:

Deverá comprar um termostato e um termómetro para ver a temperatura.
A temperatura da água deverá ser entre 26º e 28º C;

Nota:(As tartarugas apesar de não possuírem ouvido externo formado, possuem um ouvido interno, tal ouvido faz com que sejam muito sensíveis ao som, portanto evite colocá-las junto a equipamentos como televisores e aparelhos de som.)

A iluminação deve ser composta por uma lâmpada fluorescente cilíndrica (para iluminação comum), um projector de luz e uma lâmpada de raios ultravioletas (em substituição do sol).

Nota2:(Poderá pensar que ao meter a tartaruga ao pé da janela irá substituir as lampadas de UV, mas engana-se, se a mantiver junto à janela os raios UV são filtrados por causa dos vidros, isso quer dizer que os raios UV não atingiram a sua tartaruga, portanto precisa mesmo das lampadas!)

Um temporizador pode ser utilizado para assegurar a correcta quantidade de iluminação diária pertinente a cada tipo de animal (na maioria dos casos cerca de 20 minutos diários).

Se mantiver a tartaruga num lago, não precisará de iluminações, precisará de um termostato(basicamente no Inverno) e um filtro com uma capacidade boa de filtrar muitos litros de água em poucas horas e de filtrar bem (isso é o que interessa):).

(Bem o resto fica para amanhã ou depois)! :lol:

Cumps!
Última edição por turtleboy007 em sábado out 27, 2007 2:34 pm, editado 4 vezes no total.
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

terça out 16, 2007 11:56 pm

E se eu quiser uma terrestre? :roll:
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

quarta out 17, 2007 6:30 am

Turtleboy, peço desculpa mas se calhar estas não são as condições perfeitas ou quase perfeitas para tartarugas. É extremamente complicado fazer generalizações nas tartarugas, depende das necessidades de cada espécie!

As tartarugas precisam de 3 lâmpadas??!!

E qual o termostato a põr num lago com 3 ou 4 mil litros??!!

E que tal plantas naturais?!

E por quê fazer aquas enormes (tendo em conta o tamanho futuro dela) quando ela ainda tem 5 cm?! (Acho que se deve mudar á medida do crescimento).

Temperatura a 26, 28ºC é muito alta para certas alturas do ano, devemos pensar é nas condições que ela teria se ainda estivesse no seu habitat natural...

Enfim, é dificil generalizar...
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta out 17, 2007 7:46 am

Essas caracteristas são boas para ter exemplares pequenos dentro de casa.
Pois não possibilida muita coisa. Com o po r exemplo os exemplares fazem criação.
Hoje vou buscar 25 tartarugas e depois coloco imagem do espaço onde elas ficam que é ideal para ter umas 3 ou 4 exemplares durante uns 2 ou 3 anos.

O terrário que me refiro é uma casa temporária para estes exemplares.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
turtleboy007
Membro Veterano

quarta out 17, 2007 7:55 am

turtleboy007 Escreveu:Boas!

(Bem o resto fica para amanhã ou depois)! :lol:
Eu depois explico tudo!Façam aqui as perguntas que tiverem e eu esclareço! :wink:

Cumps!
Última edição por turtleboy007 em quarta out 17, 2007 2:02 pm, editado 1 vez no total.
<strong>Cumprimentos de:<u> Turtleboy007 </u></strong>0.0.2 Graptemys Kohnii
turtleboy007
Membro Veterano

quarta out 17, 2007 1:08 pm

Ruanda,este tópico é para saber as condições normais das tartarugas, estas andam mais ou menos dentro destas necessidades! O que eu quero dizer é que este tópico não é muito aprofundado sobre cada espécie.

E eu estou a dizer um aquaterráro/lago para 2 ou 3 tartarugas, não estou a dizer para 25 ou mais, se for para 25 tartarugas tens de ter um lago ou uma piscina 8)!!!

Um termostato simples, e um filtro simples para poucas quantidades de agua e um filtro muito bom para grandes quantidades de agua!! :wink:
E sim, as tartarugas precisam de 3 lampadas, se não queres ter 3 lampadas, faz um lago para a tartaruga no exterior!

Alguns filtros para aquaterrários existentes no mercado (Duetto internal filter, Tetra Whisper in tank)

E plantas naturais tambem podes pôr, vê se são venenosas, mas tens a probabilidade de ficar sem elas dentro aí de 2 dias!!! :lol: :lol:

Cumps! :wink:
Última edição por turtleboy007 em quarta out 17, 2007 2:21 pm, editado 1 vez no total.
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quarta out 17, 2007 1:58 pm

Não precisas ter 3 lampadas, pelo menos para a maioria dos casos...

A lampada uvb faz também o ciclo dia/noite :wink:
turtleboy007
Membro Veterano

quarta out 17, 2007 2:06 pm

Normalmente são 3 8)
"A iluminação deve ser composta por uma lâmpada fluorescente cilíndrica (para iluminação comum), um projector de luz e uma lâmpada de raios ultravioletas (em substituição do sol)."

Á noite podes apagar o projector de luz!(Corrijam se tiver enganado)

Cumps!
turtleboy007
Membro Veterano

quarta out 17, 2007 2:20 pm

Agora vamos à alimentação da tartaruga:

A tartaruga aquática privilegia uma alimentação animal. Peixes de água doce aos pedacinhos (mas sem limpar), caracóis, gafanhotos e outros insectos podem constituir um verdadeiro pitéu.

Pode também ração para carnívoros e alguma fruta (20%) ou então recorrer à alimentação enlatada que se encontra à vendas nas lojas de animais de estimação.

Deve logo desde o início estabelecer um padrão alimentar regular, uma vez que a tartaruga não aceita muito bem profundas mudanças na alimentação. Dê-lhe de comer enquanto estão dentro de água pois de outro modo a tartaruga não irá comer.

Mas habitui.a a vegetais! :) :D

Cumps!
turtleboy007
Membro Veterano

quarta out 17, 2007 2:46 pm

Como se sabe o sexo das tartarugas??

Vamos a isso: :D :lol:

A identificação do sexo só é possível quando adulto, aos 2 ou 3 anos(mais ou menos);

A cauda do macho maduro geralmente é maior que a da fêmea;

O plastrão (parte inferior do casco) dos machos é côncavo e as placas anais do plastrão também diferem em tamanho e formato;

Os machos adultos são menores que as fêmeas adultas;

O tamanho das unhas das patas dianteiras também é um indicador importante;

O formato da carapaça (parte superior do casco) não é meio diferencial;

Há diferenças entre machos e fêmeas na coloração da cabeça, mandíbula e íris.

Quando as tartarugas são ainda bebés é quase impossível "detectar" o seu sexo!
Última edição por turtleboy007 em quarta out 17, 2007 7:44 pm, editado 1 vez no total.
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

quarta out 17, 2007 4:14 pm

turtleboy007 Escreveu:Normalmente são 3 8)
"A iluminação deve ser composta por uma lâmpada fluorescente cilíndrica (para iluminação comum), um projector de luz e uma lâmpada de raios ultravioletas (em substituição do sol)."

Á noite podes apagar o projector de luz!(Corrijam se tiver enganado)

Cumps!
"Normalmente são três"??!!

"Corrijam-me se estiver enganado"??!! Já corrijimos duas vezes!! Estás enganado em várias coisas que aí dizes!

O que é "ração para carnívoros"??!!

Numa Coura amboinensis por exemplo, sabe-se o sexo ao fim de um ano!!!

Que termostato e com que potência pões então num lago??!!

MANTENHO : não se podem fazer generalizações como fazes. Acho que atrapalha mais do que ajuda.
turtleboy007
Membro Veterano

quarta out 17, 2007 7:48 pm

Podes alternar a luz UVB e regulá-la para não serem 3 lampadas!

Em relação ao filtro e ao termostato não te posso dizer muito mais!
O termostato regulas a temperatura para 24º a 28ºC.

E eu ja disse que há filtros bons e menos bons, tu depois tens de perguntar ao empregado que esteja na loja para te aconselhar, eu não posso fazer muito mais que dar-te algumas marcas boas de filtros!!
Que é o: Duetto internal filter, Tetra Whisper in tank como eu já tinha dito antes!

Tens de ver é o melhor filtro para o teu tipo de aquaterrário/lago!

E ração para carnívoros é ração para carnívoros, por exemplo vais a um supermercado e pedes lá essa "ração para carnívoros" e podem ter ou não!! :D :lol: :lol:
Epá a ração carnivora é ração normal pa tartarugas e cães e isso!
Agora já 'tás a perceber??

A bocado nas lampadas foi erro meu e peço desculpa por isso!

Cumps!
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta out 17, 2007 10:33 pm

Essa do pedir ao empregado da loja para te dizer qual o melhor filtro que possas comprar, tem muito que se lhe diga. É lógico que o empregado te vai aconselhar o que é mais caro.
Para mim, os melhores filtros são da Eheim, mas tens outros não tão bons, mas mais baratos.
Uma coisa que não disseste é que o filtro tem que ter capacidade para filtrar 5x mais a capacidade do aquaterrário/lago.

Quanto a termostato nunca podes colocar um termostato de 15w num lago, porque o efeito é nulo.

O aquaterrário terá de ter uma plataforma onde a tartaruga possa apanhar os "banhos de sol" e possa comer, uma simples pedra não é o suficiente.

É aconselhado plantas naturais para permitir oxigenação da água, mas o mais provável é elas petiscarem um pouco essas plantas. Ter em atenção para colocar plantas não tóxicas.

Ração para carnívoros também nunca ouvi falar. Comida enlatada é que nunca!!
É preferível dar pedaços de carne branca cozida e desfiada.

Não podes generalizar, porque podem existir espécies mais vegetarianas que outras.
A intenção é boa, mas o teu texto expositivo contem erros. Erros esses que podem ser prejudiciais.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quinta out 18, 2007 7:07 am

turtleboy007 Escreveu:Boas!
Venho neste tópico explicar/ajudar a todos as pessoas que irão ter tartarugas ou que já têm, tratar delas o melhor possível!
...
O melhor era disser que vens fazer perguntas em vez de disser que vens ensinar.

QUAL É A TARTARUGA QUE QUER TRATAR?
QUER UM AQUÁRIO ou um AQUATERRÁRIO?
QUER O EQUIPAMENTO COMPLETO OU O MÍNIMO?
Outros assuntos, responda aos primeiros.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
turtleboy007
Membro Veterano

quinta out 18, 2007 11:19 am

É assim, façam todas as perguntas que tiverem que eu respondo, eu ou outras pessoas neste forum que "saibam" de tartarugas!! 8)

Cumps!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”