
"Se ainda não conhece bem a chinchila, de seguida vão ser mencionadas algumas características para o ajudar a decidir se será este o animal para ter em sua casa. Não convêm comprar uma chinchila por impulso, primeiro é melhor aprender sobre ela e tomar assim uma decisão mais consciente.
Os seguintes itens devem ser levados em conta aquando da sua decisão:
- A chinchila não precisa de muito espaço para correr e brincar;
- A sua manutenção é muito barata e à base de ração, alfafa, pó de banho, etc;
- A chinchila é muito limpa, não solta odores fortes e o cio é quase imperceptível;
- Se saudável e criada em boas condições, pode viver aproximadamente até aos 18 anos, então lembre-se, vai tê-la como companheira por muitos anos;
- É um animal independente e por isso:
- Pode ficar o dia todo sozinha enquanto está no trabalho;
- Se precisa de viajar, pode ficar uns dias sozinha, desde que deixe água e alimento suficiente a sua disposição;
- Por ser independente, não reage como outros animais (cães e gatos), a manifestações de afecto humano como colo e carícias, prefere correr, brincar e explorar o ambiente;
- Não deve viajar constantemente, pois isso a deixaria muito stressada. Se precisar de viajar com ela, deve ter alguns cuidados;
- É um roedor, por isso deve-se ter alguns cuidados ao soltá-la no ambiente;
- Por ser sensível ao calor excessivo, deve-se ter cuidado com a temperatura do ambiente onde ficará alojada;
- Embora algumas chinchilas possam viver bem sozinhas, a maioria prefere ter um companheiro ou companheira, mesmo que sejam do mesmo sexo;
- A chinchila não necessita de vacinas, não cria piolhos e pulgas, Normalmente não necessita de cuidados veterinários, mas é sempre bom ter um Médico Veterinário especialista, pois é difícil encontrar profissionais que entendam de chinchila e você pode precisar dos seus serviços no caso de acidente ou doença.
O mínimo que se deve garantir à(s) sua(s) chinchila(s) é uma boa qualidade de vida. Para isso, deve saber quais são as suas necessidades básicas e garantir que elas sejam supridas:
Gaiola
A chinchila precisa de uma gaiola com espaço suficiente para não se sentir confinada e não ficar stressada. Não deixe a chinchila numa gaiola muito pequena. Além disso, a gaiola tem que estar sempre em boas condições de higiene e, para isso, deve ser limpa uma vez por semana.
Estes são os utensílios que são importantes ter na gaiola da sua chinchila:
BebedouroPrefira os bebedouros maiores de plástico, com bico em metal.
Comedouro
Não coloque comedouros de plástico, as chinchilas vão roer. De preferência adquira de metal ou cerâmica, se possível fixos na gaiola.
Porta-alfafa
Em geral são feitos de metal e acoplados do lado de fora da gaiola. As chinchilas puxam a alfafa através das grades.
Banheira
Existe uma banheira comum que é colocada à disposição da chinchila diariamente, por 10 minutos. É uma caixinha de metal aberta na parte de cima e a chinchila rola dentro dela. Este tipo de banheira é o mais indicado, pois permite que o carbonato de cálcio se espalhe por todo o pêlo da chinchila. Você pode improvisar banheiras usando a criatividade. Caixas multi-uso e embalagens abertas de metal, alguns de vidro com boca larga podem ser utilizados como banheiras.
Prateleiras
A chinchila gosta de pular, as gaiolas com múltiplos andares são ideais.
Tocas
A chinchila precisa de tocas. Elas adoram dormir dentro de espaços pequenos e as tocas servem também como esconderijos, proporcionando-lhes sensação de segurança quando ouvem ruídos desconhecidos que interpretam como perigo.
Água
Deixe SEMPRE água à disposição da sua chinchila. Use preferencialmente água filtrada e fresca. Lave os bebedouros regularmente com água a ferver e sem usar produtos químicos.
Comida
A chinchila aprende e segue a rotina que você lhe impuser. Como elas são activas durante a noite, é melhor alimentá-las neste horário, pois isso vai-lhes transmitir segurança. A sua dieta é a base de ração comercial, alfafa. Guarde a ração, alfafa e suplementos em local seco e arejado e fique sempre de olho nos prazos de validade. Retire os restos de comida deixada de um dia para o outro e substitua por uma nova. Não a superalimente e nem dê “petiscos” demais. Resista à tentação de ceder aos pedidos de mais guloseimas. Elas pedem sempre mais; é a sua responsabilidade de impor limites e, com isso, evitar problemas de saúde.
Banho
Para garantir que o pêlo fique bonito e para evitar fungos, coloque uma banheira com carbonato de cálcio uma vez por dia, ou no mínimo 3 vezes por semana. Lembre-se que deve comprar o produto específico (carbonato de cálcio com ou sem füller) e não substituir por outros produtos, como talco, areia, farinha, ou produtos do género. O füller é uma substancia com alto pode absorvente e detergente, que remove a oleosidade natural do pêlo da chinchila de uma forma segura e eficiente.
Dentes
Como a chinchila é um roedor, possui dentes que crescem rapidamente (raiz aberta). Para os manter no tamanho normal, é necessário fornecer-lhe constantemente objectos de roer que gastem os dentinhos. Mas atenção a sua chinchila não pode roer qualquer coisa. O que deve fornecer à sua chinchila para esta finalidade é madeira não tratada, casca de côco (retire completamente a polpa e a pele), blocos de cálcio, pedra-pomes e papel-cartão (desde que limpo, sem tinta/cor e me pequenas quantidades).
Higiene
Mantenha o local onde a sua chinchila fica sempre limpa (a gaiola e os acessórios). Não utilize produtos químicos para fazer a limpeza, existem vários desinfectantes próprios (não tóxicos) para efectuar a limpeza da gaiola dos roedores. Para lavar os bebedouros utilize água a ferver.
Passeios e brincadeiras
Solte a sua chinchila todos os dias para passear e brincar. Isso deve ser feito num local “à prova de chinchila”, ou seja, um local onde não existam produtos químicos, fios eléctricos (cabos de aparelhos como TV, computadores, etc), onde não exista o risco de se molharem (como sanitas abertas), pequenos orifícios em que possam se esconder e livre de objectos que possam roer (como livros, moveis, batentes, etc). Não deixe a sua chinchila brincar sozinha, ela vai meter-se em confusões potencialmente perigosas e até mesmo mortais, em períodos de tempo tão curtos que você não vai acreditar. Dedique uma hora por dia do seu tempo para esta actividade com a sua chinchila. Ela precisa disso e é durante este tempo que você e a sua chinchila se tornam mais próximos e ela aprende a confiar em si.
Reprodução
A partir dos 6-7 meses de vida, as chinchilas atingem a maturidade sexual e podem começar a procriar. Podem ocorrer de um a dois partos por ano, sendo mais comum apenas um. Podem nascer de 1 a 6 filhotes em cada parto, embora a media seja de 2. O cio ocorre em media a cada 28 dias e a gestação dura, também em media 111 dias.
Saúde
Sob boas condições, as chinchilas são animais resistentes, Uma gaiola limpa e uma dieta adequada são os aspectos mais importantes para a prevenção de doenças. Além disso, as chinchilas bem cuidadas têm mais resistência a eventuais distúrbios. Algumas das doenças comuns em chinchilas estão relacionadas coma alimentação e a higiene inadequadas, resultando em problemas gastrointestinais, entre outros.
Alguns sinais são evidências de problemas de saúde. Observe:
- Mudanças na disposição (letargia e diminuição ou perda de apetite);
- Mudanças na cor, consistência e tamanho das fezes (as normais são firmes, de tamanho uniforme, um pouco maiores que um grão de arroz e de coloração castanho-escuras);
- Perda de equilíbrio;
- Secreção nos olhos, nariz ou boca;
- Dificuldade de respiração.
Estes são sinais de alerta de que algo está errado, quando isso acontecer não hesite e entre em contacto com o seu Medico Veterinário.
As doenças mais comuns em chinchilas são:
- Obstipação
- Tricofagia
- Diarreia
- Convulsões
- Stress calórico
- Infecções Intestinais
- Conjuntivites
- Anéis de pêlo
- Fungos
Estes são os aspectos mais importantes e que devem ser levados em conta entes de se adquirir uma chinchila, pense e decida o que for melhor. Se a sua decisão for positiva, boa sorte!"