Gato que morde fios eléctricos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

MariaPaz
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

domingo out 14, 2007 5:20 pm

Como já aqui referi há algum tempo, tenho um casal de gatos, ele com 7 anos e ela com 6 meses. Ele está comigo desde os 2 meses e foi um "filho muito desejado" :lol: :) Ela, apareceu abandonada há 3 meses, trouxe-a para casa, foi esterilizada há 15 dias, está lindíssima e é uma gata-turbo :)
Gostaria que alguém me dissesse se já passou por esta "experiência" com os seus bichanos: o meu gato "velho" desde há anos que me morde os fios eléctricos que ligam o computador, a televisão, os candeeiros de mesa de cabeceira, etc. Tive que pôr fita isoladora nos fios todos, mas não foi suficiente. Há dias tive que recorrer a uma calda de sumo de limão com pimenta e com um pincel besuntar os fios que ele morde mais, os da TV, o que acontece invariavelmente de noite quando estou a dormir e acordo com o ruído.
Alguém me sabe explicar a razão desta "tara" ?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo out 14, 2007 5:30 pm

Olá Maria

As causas iniciais...podem ter sido por falta duma companhia felina que, com o decorrer dos anos tornou-se num hábito... :wink: Veja lá é se a gata não aprende com ele a fazer o mesmo? :twisted:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo out 14, 2007 5:40 pm

Olá...

A minha gata roeu-me o fio de uma coluna, e a única forma de a fazer parar foi encostar as colunas à parede, de forma a que ela não conseguisse alcançar os fios :!:

Mas não sei porque fazia :? Era mesmo só às colunas :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo out 14, 2007 5:44 pm

Isso pode ser perigoso.

Noutro forum, um gato apanhou choque, esteve mal mas salvou-se.

Talvez experimentar comprar daquelas calhas que se prendem á parede e onde se metem os fios todos.
MariaPaz
Membro

segunda out 15, 2007 11:09 am

Obrigada pela vossas sugestões, mas, por exemplo, colocar calhas não é viável na maior parte dos sítios. Até agora, a calda de sumo de limão com pimenta tem resultado, o rapaz não voltou a ir lá ferrar o dente, e já lá vão 2 ou 3 semanas. Espero bem que ele não transmita a "tara" à gatinha pequena..... :lol:
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

segunda out 15, 2007 1:18 pm

Em casa tenho uma roedora profissional de fios : a Fiona! Não é falta de companhia .....mas pancada mesmo!

Colunas, fios da TV, portateis, carregadores.....tudo lá em casa está agora protegido por calhas proprias! Especialmente desde que o gato da minha sobrinha foi electrocutado ( o tal do outro forum :wink: ).

Não há truques que sejam melhor solução que estas calhas ( são umas serpentinas que se vendem em lojas de computadores ou grandes superficies qualificadas ) ....e eu até malaguetas moidas em azeite experimentei! :D
Liama
Membro Júnior
Registado: quinta jul 10, 2003 5:55 pm

terça out 16, 2007 3:38 pm

Ora cá está um assunto que nunca levantei até que um dia (e há sempre um dia...) a Pintas resolveu roer-me os fios da impressora. Mas como ela só não anda sempre à solta, tento vigiá-la. Mas entendo por se tratar duma coelha, portanto um roedor nacto. À noite fica na casota dela. Agora com os gatos nunca tive esse problema. Até agora. A Buzina morde em tudo quanto é fio. Tive que andar a tapá-los e ontem até o do telemóvel que estava a carregar ia indo. E neste caso não é falta de companhia felina. tem lá mais cinco gatas e farta-se de brincar com a Kika cuja tara é subir cortinados. Também uma grande chatice mas menos perigosa. Hoje já prendi uns atacadores longe dos fios electricos para ela brincar com eles. Vamos ver se resulta... espero que lhe passe e vou inventando outros brinquedos tentando afastá-la do perigo.
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

quarta out 17, 2007 10:01 am

Liama Escreveu:Ora cá está um assunto que nunca levantei até que um dia (e há sempre um dia...) a Pintas resolveu roer-me os fios da impressora. Mas como ela só não anda sempre à solta, tento vigiá-la. Mas entendo por se tratar duma coelha, portanto um roedor nacto. À noite fica na casota dela. Agora com os gatos nunca tive esse problema. Até agora. A Buzina morde em tudo quanto é fio. Tive que andar a tapá-los e ontem até o do telemóvel que estava a carregar ia indo. E neste caso não é falta de companhia felina. tem lá mais cinco gatas e farta-se de brincar com a Kika cuja tara é subir cortinados. Também uma grande chatice mas menos perigosa. Hoje já prendi uns atacadores longe dos fios electricos para ela brincar com eles. Vamos ver se resulta... espero que lhe passe e vou inventando outros brinquedos tentando afastá-la do perigo.
Se ela começa a roer....não para! 8) O melhor é começar a proteger os fios!
A minha Fiona também não sofre de falta de companhia: tem em casa mais 2 manas .....mas a panca é muita!!! :twisted:
Até as pernas da mesa da cozinha ( que são em aluminio) ela tenta roer. Os moveis da cozinha estão cheios de picos dos dentinhos! As almofadas das cadeiras ...estão trincadas!

Infelizmente por outro lado tenho a Kate que roi e destroi tudo oa que apanha que seja de lã!!! :twisted: :twisted: camisolas, mantas...e vem aí o Inverno.... :roll:
Liama
Membro Júnior

quarta out 17, 2007 3:27 pm

catlover Escreveu:Se ela começa a roer....não para! 8) O melhor é começar a proteger os fios!
A minha Fiona também não sofre de falta de companhia: tem em casa mais 2 manas .....mas a panca é muita!!! :twisted:
Até as pernas da mesa da cozinha ( que são em aluminio) ela tenta roer. Os moveis da cozinha estão cheios de picos dos dentinhos! As almofadas das cadeiras ...estão trincadas!

Infelizmente por outro lado tenho a Kate que roi e destroi tudo oa que apanha que seja de lã!!! :twisted: :twisted: camisolas, mantas...e vem aí o Inverno.... :roll:
Arrepia-me só de imaginar que as minhas 6 agora começassem a ter esses comportamentos... Felizmente tenho os fios quase todos tapados. Só uma ou outra extensão é que anda por lá. O problema surge quando se estão a carregar telemóveis ou quando estou no portátil, por isso pontualmente. E nessas alturas estou por perto e atenta. Veremos se consigo contrariar esta vocação. Assim espero porque o panorama apresentado pela catlover e multiplicado por 6, é aterrador :o
mikyta
Membro Júnior
Registado: sexta out 05, 2007 1:18 pm

quarta out 17, 2007 5:42 pm

Arranja uma coisa mole que ele goste de morder ou mesmo uma chucha de bébé. :!:

Estive a passar férias com uma amiga minha, que tem uma irmã bébé que ainda usa chucha e a minha Kitty adoráva rouber-lhe a chucha e punha na boca como se fosse um bébé. :lol:

Arranje uma chucha pequena... Pode ser que resulte... 8)
Liama
Membro Júnior

quarta out 17, 2007 8:25 pm

mikyta Escreveu:Arranja uma coisa mole que ele goste de morder ou mesmo uma chucha de bébé. :!:

Estive a passar férias com uma amiga minha, que tem uma irmã bébé que ainda usa chucha e a minha Kitty adoráva rouber-lhe a chucha e punha na boca como se fosse um bébé. :lol:

Arranje uma chucha pequena... Pode ser que resulte... 8)
Julgo que tens razão. Como ela ainda bebe buberão, a vet, no sábado deu-lhe uma xuxa maior para brincar e eu dei-lhe um daqueles bonecos de borracha para apertarmos, contra o stress. Óntem e hoje já não se atirou aos fios. Fê-lo aos brinquedos e com a pobre da Kika que apesar de ser maior farta-se de levar tareia do pirralho. Mas, tal como eu esperava e desejava, está a judar-me a educá-la e é fantástico assistir porue ela também é ainda muito pequenina mas já tem comportamentos maternais, como se fosse uma gata mamã. É lindo :P
goodangel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 31, 2007 12:18 pm

quinta out 18, 2007 10:35 am

:lol: bem o puma simplesmente nao pode ver fios, tive de comprar comandos sem fios para a playstation pois cada vez que tinha piquenos a jogar ca em casa era ver o puma atras dos fios, a minha casa teve de ser literalmente mudificada os fios todos escondidos pa tras dos moveis colados com fita cola uma trabalheira mas que me deixa tranquila pois assim tenho a certeza que nao tem nada electrico ao dependuro :lol: ha e tive que meter aquelas coisitas de segurança pa bebes nas tomadas pois ele adorava andar a lamber as tomadas da casa. :lol:
MariaPaz
Membro

sexta out 19, 2007 7:10 am

Hoje tive a grata surpresa de acordar com o rádio-relógio completamente "morto", sem luz, sem horas, sem nada :cry: :cry: Espreitei debaixo da cama e o fio estava cortado a meio! Não sei se chore se ria........ :cry: :cry: :cry:
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

sexta out 19, 2007 9:58 am

LOLOLOLOLOLOLOLOL Desculpa, mas acho que te deves rir senão desesperas!!! LOL Que cómico!! Lol O meu teco também gostava mto do fio do carregador do meu tlm, mas só do meu!!!! E levou uns NÃOS sempre que o apanhava com a "boca na botija" e agora já não mexe... É bem mandadinho eheheh
mikyta
Membro Júnior
Registado: sexta out 05, 2007 1:18 pm

sexta out 19, 2007 6:56 pm

MariaPaz Escreveu:Hoje tive a grata surpresa de acordar com o rádio-relógio completamente "morto", sem luz, sem horas, sem nada :cry: :cry: Espreitei debaixo da cama e o fio estava cortado a meio! Não sei se chore se ria........ :cry: :cry: :cry:
Faça o que lhe disse...
Uma cuucha ou um bonequinho daqueles contra o stress ajuda!
Acredite... Exprimente... É um bébé e deve ser tratádo como tal.
Responder

Voltar para “Gatos”