Oh Agapina! Não tens de pedir desculpa por nada, pois isto é um forum livre e estamos ansiosas para receber mais dicas. D
É curioso que o veterinário da minha Anaïs receitou um líquido para a queda do pelo nestas alturas do ano e que tem um nome parecido "DERMOCANIS"... Pela designação parecia ser especial para cães, mas vem escrito na bula que também é indicado para gatos. A administração é que é penosa! Aquilo tem uma espécie de seringa com medidas que se deve encher com a quantidade recomendada e introduzir na boca do gato... Ui! Quantas vezes me sujei e fui mordida!!!!
Kathleen
De facto esta é a altura mais crítica para os seres vivos, pois a Primavera é uma época de mudança e renovação. Nas árvores florescem botões e rebentos e nos animais cai a pelagem densa e quente do Inverno, dando lugar a um pelo mais suave e fresco para o Verão. Com os humanos acontece o mesmo. Cai-nos cabelo em quantidades que às vezes nos preocupa e corremos logo às farmácias ou ervanárias para arranjar loções que estimulem o crescimento e evitem a queda excessiva.

Quaisquer produtos específicos para o combate à queda de pilosidade contêm ácidos gordos, precisamente para alimentar a raíz do bolbo piloso. Parece-me que, se o caso não for extremo, ou seja, se não se tratar de uma verdadeira alopécia, poderemos naturalmente contrabalançar a tendência com uma alimentação mais rica nesses nutrientes. Algumas rações para gatos são especialmente concebidas para fornecer a dose certa nessas situações (exemplo da linha "Hair & Skin" da Royal Canin). De resto, é respeitar a natureza e esperar pelo resultado!
Só uma nota: devido à excessiva queda de pelo, deve ser reforçada a dose de pasta de malte para evitar a formação de bolas de pelo no estômago dos gatos quando estes fazem a sua higiéne. A alternativa é, mais uma vez, ração específica (a linha "Hairball Control" da Hill's, por exemplo).