Comedouros e bebedouros

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

sexta out 19, 2007 11:05 pm

jcmac Escreveu:No meu caso eu tenho uma gata, a Miona, com a qual não teria problemas nenhuns em deixar comida à disposição. Ela é muito regrada comendo só um bocadinho de cada vez.
A minha Klara ainda só tem 5 meses (quase), mas é muito regrada no comer :wink: até pode mudar, nunca se sabe, mas por enquanto ela tem comida à disposição e está a comer diariamente +/- a dose necessária para a idade dela :)

Mas pronto, quando ela completar 1 ano de idade e começar a comer ração para adulto terei de controlar o seu comportamento com a comida para ver como optar :wink:

No entanto, deixando à disposição ou não, será sempre a dose diária recomendada :)
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

sexta out 19, 2007 11:38 pm

Kyaraa Escreveu:
jcmac Escreveu:No meu caso eu tenho uma gata, a Miona, com a qual não teria problemas nenhuns em deixar comida à disposição. Ela é muito regrada comendo só um bocadinho de cada vez.
A minha Klara ainda só tem 5 meses (quase), mas é muito regrada no comer :wink: até pode mudar, nunca se sabe, mas por enquanto ela tem comida à disposição e está a comer diariamente +/- a dose necessária para a idade dela :)

Mas pronto, quando ela completar 1 ano de idade e começar a comer ração para adulto terei de controlar o seu comportamento com a comida para ver como optar :wink:

No entanto, deixando à disposição ou não, será sempre a dose diária recomendada :)
Sim, é importante controlares tanto a quantidade de ração como o peso dela. Se vires que algo está a fugir ao normal tens que rever isso com a vet. E outra coisa, se decidires mais tarde (embora eu já saiba que não concordas muito com isso :wink:) esterelizar a Klara tens de ter cuidados redobrados pois é depois disso que elas ficam mais propensas à obesidade.
No meu caso, e como tenho 3 gatas, torna-se difícil fazer dessa forma. Até porque duas delas gostam muito de cobiçar a ração das outras de tão gulosas que são :P! Se dependesse delas comiam a sua ração e das manas :wink:! Por isso é que a vet delas me disse que o mais correcto seria fazer desta forma.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

sábado out 20, 2007 8:11 am

Pois eu também dou á Kiara +- a dose diária recomendada, e ajuda ela ser um bocadinho pisca a comer. Mas desde que ela foi esterilizada que lhe comecei a dar ração especifica para gatas esterelizadas, o que serve também, mas não só para ela nao ficar gordinha. Penso que ajuda nesse aspecto, por isso lhe deixo sempre comida disponivel, ela até se mantém elegante :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sábado out 20, 2007 9:23 am

susinha Escreveu:Não querendo desviar-me muito do assunto do tópico, a Kiara já tem + de 1 ano e tem sempre ração disponivél 24h. Não concordo com a ideia de fornecer a ração em horas específicas (na minha opinião).
Eu também não concordava... Mas depois de esterilizar a Luz, ela virou "um pequeno balde", se pudesse estava sempre a comer, então eu optei por dar-lhe uma certa quantidade de ração de manhã, e ela vai comendo durante o dia, se souber dosear tem o suficiente para o dia inteiro, senão não come até lhe deitar mais comida, à noite... :|
Ela já estava a ficar com umas gordorinhas a mais na barriguinha, agora já está a voltar ao normal... O meu problema é que ainda não lhe posso dar comida para gatos esterilizados uma vez que ela ainda tem cerca de 7 meses, ainda come ração junior :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Kyaraa
Membro Veterano

sábado out 20, 2007 9:53 am

jcmac Escreveu:Sim, é importante controlares tanto a quantidade de ração como o peso dela. Se vires que algo está a fugir ao normal tens que rever isso com a vet. E outra coisa, se decidires mais tarde (embora eu já saiba que não concordas muito com isso :wink:) esterelizar a Klara tens de ter cuidados redobrados pois é depois disso que elas ficam mais propensas à obesidade.
Sim, se notar que a Klara está a ganhar peso terei que controlar a comida de outra forma :wink:

Em relação à esterilização, não é que discorde, aliás compreendo perfeitamente o porquê da esterilização e em determinados casos é MESMO necessário... Quando falo em não esterilizar é no meu caso específico: a minha Bambi (cadela) não tem acesso à rua a não ser quando a levamos vai sempre acompanhada e sempre com trela, portanto em relação a gravidez indesejada, é impensável... Em relação à Klara (gata) tem acesso ao jardim (apenas quando deixamos) e nunca fica sozinha. A outra questão mais importante que leva à esterilização - possíveis doenças (tumores), sinceramente custa-me pensar em levar as minha meninas para uma operação de barriga aberta por pensar que, eventualmente poderão padecer de uma doença. Para além de que, tanto os meus pais (donos da Bambi), como o meu namorado (dono da Klara junto comigo) também são da opinião de que a não ser em situações excepcionais e específicas, nós não temos o direito de intervir na natureza de um ser... De certa forma eu também penso assim, mas atenção, não sou contra a esterilização, apenas também sou da opinião em que deverá ser aplicada em casos específicos...

Voltando novamente à alimentação, felizmente, por enquanto a Klara é regrada na sua alimentação, no futuro terei atenção para que não se torne "gordinha", mas é algo que vou expor à veterinária já na próxima consulta da Klara :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado out 20, 2007 10:18 am

Bem...
Se ela tem acesso ao jardim, não ponha de parte a hipótese de um dia aparecer por lá um gato vadio que cubra a Klara :? Apesar de toda a atenção do mundo, os azares acontecem :|

Também me fazia muita confusão esterilizar a minha gata... :?
Tipo... Ela não tem acesso à rua, é gatinha de apartamento, não sai de casa... Mesmo assim resolvi esterilizá-la :!: Assim acabou-se com o cio e pusemos de parte possiveis problemas no futuro :!:
Até porque, quem sabe... Um dia posso vir a ter um outro gato... :wink:

Enfim...
Custou mais no próprio dia... No dia seguinte à esterilização já não se passava nada com ela :!:
Mas com as cadelas é um processo mais complicado, segundo a minha vet... Para os gatos é tudo muito mais fácil :!:

Enfim...
O grande problema da esterilização é mesmo a tendência, com que os gatos ficam, à obesidade :|

Atenção... Não estou de todo a insinuar que deve esterilizar a gata :!: A decisão é sua, se acha que não a deve castrar, não castra :!:
Kyaraa
Membro Veterano

sábado out 20, 2007 10:46 am

mOreirinha01 Escreveu:Se ela tem acesso ao jardim, não ponha de parte a hipótese de um dia aparecer por lá um gato vadio que cubra a Klara :? Apesar de toda a atenção do mundo, os azares acontecem :|
Concordo, mas neste caso específico...
Kyaraa Escreveu:Em relação à Klara (gata) tem acesso ao jardim (apenas quando deixamos) e nunca fica sozinha.
:wink:
Para além de que o jardim é fechado, tem cercado relativamente alto, claro que isto não impede nenhum gato de entrar, mas impede a Tucha (cadela) companheira de 10 anos do meu namorado :wink:
Para além disso nunca deixamos a Klara sozinha no jardim...

Em relação à Tucha, não há motivo para preocupação, elas dão-se super bem :D a Klara anda sempre a "fintá-la" e a brincar às escondidas, a Tucha adora dar umas lambidelas na Klara :lol:
A Tucha é uma meiguice, mas quando alguém ou algum animal se aproximam da casa, ela vira "bicho" :lol: apesar de ser uma cadelinha de palmo e meio (a Klara já é do tamanho dela com 5 meses :lol:) :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado out 20, 2007 11:26 am

Sim claro...

Mas também deve concordar que é muito mais fácil controlar uma cadela, do que uma gata :!:

Eu percebo que para a Tucha não há riscos de uma gradivez indesejada :!: Mas para a Klara, por mínimos que sejam, há sempre algum risco, até porque não é uma simples cerca que impede a entrada, ou a saída, de um gato, muita atenção a isso, porque quando ela andar com o cio, se decidir trepar a cerca torna-se complicado apanhá-la... :?
Eu estou a "fazer filmes" a mais... Mas há que pensar nestas coisas quando a questão é um gato, ou neste caso mais especifico, uma gata :!:
Mas também há umas cercas próprias para esses casos... :wink:
Enfim...
Kyaraa
Membro Veterano

sábado out 20, 2007 11:33 am

mOreirinha01 Escreveu:Mas também deve concordar que é muito mais fácil controlar uma cadela, do que uma gata :!:
Concordo, mas a Tucha não deixa entrar qualquer gato no jardim, porque os afugenta... Claro que havendo gata com cio a situação é diferente, os gatos são insistentes e muito inteligentes...
Mas aí (com o cio) a Klara não vai para o jardim :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado out 20, 2007 11:36 am

Kyaraa Escreveu:
mOreirinha01 Escreveu:Mas também deve concordar que é muito mais fácil controlar uma cadela, do que uma gata :!:
Concordo, mas a Tucha não deixa entrar qualquer gato no jardim, porque os afugenta... Claro que havendo gata com cio a situação é diferente, os gatos são insistentes e muito inteligentes...
Mas aí (com o cio) a Klara não vai para o jardim :wink:
Pois... Também há essa hipótese :wink:
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

sábado out 20, 2007 11:40 am

jcmac Escreveu: E outra coisa, se decidires mais tarde (embora eu já saiba que não concordas muito com isso :wink:) esterelizar a Klara tens de ter cuidados redobrados pois é depois disso que elas ficam mais propensas à obesidade.
Kyaraa Escreveu: Em relação à esterilização, não é que discorde, aliás compreendo perfeitamente o porquê da esterilização e em determinados casos é MESMO necessário...
Pois, eu sei qual é a tua opinião e eu expressei-me mal ao dizer que não concordavas :oops:.
Vou só dar-te um exemplo de como a esterelização é um benefício para as gatinhas. A minha Cd só foi esterelizada aos 5 anos. Não é que eu até ali não concordasse ou não quisesse, mas foi mais uma questão de deixa andar. Como estava num apartamento e não tinha contacto com outros animais, exceptuando a Miona, fui adiando a operação. Os cios dela eram mensais e insuportáveis apesar de ficar muito meiguinha sendo ela uma gata arisca no seu estado normal.
Quando a Miona veio para minha casa decidimos então esterelizar as duas assim que a Miona atingisse a idade indicada para tal.
Depois da operação da Cd eu falei com o vet que a operou, que imediatamente me questionou acerca da Cd dizendo que tinha ficado muito impressionado com aquilo que tinha encontrado. Já tinha quistos nos ovários e uma camada de gordura considerável. Claro que levei nas orelhas por não ter procedido à esterelização antes e disse-me que se não o tivesse feito, mais tarde ou mais cedo a Cd poderia desenvolver tumores no aparelho reprodutor e ter assim graves problemas.
Se muitas vezes eu penso que, e mesmo não querendo fazer criação, os animais têm a sua natureza e não se deve ir contra ela, outras vezes penso que essa mesma natureza é traiçoeira e pode levá-los a situações extremas.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Kyaraa
Membro Veterano

sábado out 20, 2007 12:30 pm

jcmac Escreveu:Pois, eu sei qual é a tua opinião e eu expressei-me mal ao dizer que não concordavas :oops:
Mas não disseste que eu não concordava, apenas que "não concordava muito" :wink:

Eu não digo que não irei esterilizar a Klara (aliás noutro tópico sobre o assunto disse "não posso dizer que desta água não beberei"), apenas não me vejo a fazê-lo, pelo menos não já...
Não quero a Klara para criação, mas há que convir que para muitos donos (onde me incluo) uma operação deixa-nos com o coração nas mãos :cry:
Cada vez mais penso e olho de forma diferente em relação à esterilização, quem sabe se não pensarei seriamente em fazê-lo, mas, e estou a ser o mais sincera possível, a minha "resistência" prende-se APENAS com o factor OPERAÇÃO (e todos os riscos que acarreta)...
Nem quero pensar na minha pequenina a ser operada de barriga aberta :cry: Talvez para quem conheça bem o processo e já tenha experiência não seja tão difícil, mas para mim é tanto :cry:
Amo a minha Klara do fundo do coração e quero mesmo o melhor para ela nem que isso passe pela necessária esterilização, mas só de pensar nisso o meu coração treme...
Posso estar a exagerar, mas é o que sinto...

Só para terem uma noção...
Há cerca de 1 mês, enquanto eu escovava e pequenita, o dono toca de lhe fazer festinhas por trás das orelhas, quando descobre um alto do tamanho de uma avelã mesmo por baixo da orelha! O meu coração quase parou! Senti o meu rosto ferver! Fui ver se do outro lado e, outro do tamanho de uma amêndoa!!! 2 altos duros mesmo encostados à pele!!!
Entrei em choque, desatei a chorar agarrada a ela (com 3 meses e pouco na altura). O dono é que, com calma observou melhor e que eram?! BOLAS DE PÊLO! Eu nunca tinha visto nada assim! 2 tufos de pêlo que mais pareciam casulos! Chorei ainda + agarrada a ela, devido ao susto e ao que pensei LOGO que poderia acontecer :cry:
Isto para dizer que sou muito "medrosa" em relação aos meus animais e fazer uma operação por opção, ainda me é difícil aceitar... :(

No entanto jcmac, no teu caso, sem dúvida que não havia opção e talvez por isso vejas a esterilização com outros olhos... Espero não ter de passar pelo mesmo para optar em fazê-lo :cry: tenho de me preparar psicologicamente para pensar em fazê-lo, esta é a verdade...
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado out 20, 2007 12:52 pm

Eu também tenho muitos medos em relacção à minha gata...

Para ter ideia...
Um dia levei-a à vet, estava tudo bem felizmente, mas durante os exames ela gritou muito, a mim deu-me uma quebra de tensão, ao vê-la assim, e quase desmaiei lá no meio :oops:

Quando há hipótese de ela ter alguma coisinha o meu coração entra em mil à hora, começo a tremer e a chorar e não consigo parar e só descanso depois de falar com a vet e de ela me dizer que não se passa nada :!:

No dia da operação...
Eu fui levá-la à vet e depois fui para a escola... :|
Andei o dia todo quase que anestesiada, não conseguia falar para ninguém sem começar a chorar, não conseguia estar com atenção às aulas, e nem consegui comer, à hora do almoço... :|
Quando a fui buscar estava com muito medo de olhar para ela, quando a vet ma mostrou a minha vontade era agarrar-me a ela a chorar... :(
Mas enfim... Não podia mexer-lhe :(

Há certas opções que são muito dificeis de tomar... Mas nessas alturas não podemos pensar em nós, temos de pensar exclusivamente neles :!:
Kyaraa Escreveu:Para além de que, tanto os meus pais (donos da Bambi), como o meu namorado (dono da Klara junto comigo) também são da opinião de que a não ser em situações excepcionais e específicas, nós não temos o direito de intervir na natureza de um ser... De certa forma eu também penso assim, mas atenção, não sou contra a esterilização, apenas também sou da opinião em que deverá ser aplicada em casos específicos...
A natureza de um ser...
A natureza de um gato é acasalar e procriar, a esterilização evita isso, mas de uma certa forma, não deixar a gata acasalar, apesar de não estar esterilizada, também é interferir com a natureza dela...
E enquanto que uma gata esterilizada não tem necessidade de acasalar, a gata não esterilizada tem essa necessidade e de certa forma sofre por não poder seguir a sua natureza :!:

Ver a minha gata com o cio foi algo de traumático... E se nessa altura tinha alguma dúvida em relação à esterilização, essa dúvida dissipou-se totalmente :!:
Kyaraa
Membro Veterano

sábado out 20, 2007 1:10 pm

mOreirinha01 Escreveu:Um dia levei-a à vet, estava tudo bem felizmente, mas durante os exames ela gritou muito, a mim deu-me uma quebra de tensão, ao vê-la assim, e quase desmaiei lá no meio :oops:

Quando há hipótese de ela ter alguma coisinha o meu coração entra em mil à hora, começo a tremer e a chorar e não consigo parar e só descanso depois de falar com a vet e de ela me dizer que não se passa nada :!:
Isto é um espelho de mim :cry: não significa que não seja corajosa, pois também ganho coragem nas piores situações, mas vou-me muito abaixo e começo logo a entrar em "pânico" a chorar...
mOreirinha01 Escreveu:A natureza de um gato é acasalar e procriar, a esterilização evita isso, mas de uma certa forma, não deixar a gata acasalar, apesar de não estar esterilizada, também é interferir com a natureza dela...
E enquanto que uma gata esterilizada não tem necessidade de acasalar, a gata não esterilizada tem essa necessidade e de certa forma sofre por não poder seguir a sua natureza :!:
Não deixa de ser verdade, mas convenhamos que negar acasalamento a um animal é bastante diferente que submetê-lo a uma operação... Ainda que a observação esteja bem vista, a situação em si é bastante diferente. Mas não deixo de concordar consigo...

Não quero a Klara para procriar (criação e lucro, simplesmente não sou eu), gostava no entanto que a Klara tivesse uma ninhada, para que eu pudesse ficar com uma gatinha da minha menina, no entanto, como sei que por norma nunca vem só um, essa será uma opção a ser muito bem pensada...
mOreirinha01 Escreveu:Ver a minha gata com o cio foi algo de traumático... E se nessa altura tinha alguma dúvida em relação à esterilização, essa dúvida dissipou-se totalmente :!:
Não duvido que tenha sido difícil e talvez eu pense de outra forma como aconteceu consigo, não sei, mas entende o porquê da minha dificuldade em pensar nisso?
Eu não nego a hipótese, muito menos critico quem o faz, apenas para mim, é difícil :cry:
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado out 20, 2007 2:00 pm

Kyaraa Escreveu:Não quero a Klara para procriar (criação e lucro, simplesmente não sou eu), gostava no entanto que a Klara tivesse uma ninhada, para que eu pudesse ficar com uma gatinha da minha menina, no entanto, como sei que por norma nunca vem só um, essa será uma opção a ser muito bem pensada...
Ah pois é...
Pode vir um, podem vir dois, podem vir seis, podem vir mais...
Uma pessoa nunca sabe... :?
E depois é um risco... Para ela e para si :|

Eu também já pensei assim...
Mas ao ver os prós e os contras, pude confirmar que os contras eram mais fortes...
Além disso há muito gatinho a precisar de um lar... :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”