Gato 2 meses - Diarreia há 2 semanas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
vpalm
Membro Júnior
Registado: segunda out 08, 2007 11:22 am

sábado out 20, 2007 9:22 am

Olá

Gostava de receber as vossas opiniões.
Faz duas semanas que recolhi 1 gato pequeno (1-2 meses) numa estrada no meio do nada.
O gato estava muito magro apresentava pulgas e carraças.

Na altura recolhi-o e comecei a alimentá-lo. A principio a mesma alimentação que nós faziamos, mas basicamente leite (desconhecia que o leite lhes podia fazer mal).

Dois dias depois, começo a alimentá-lo com latas de comida para gato.

Praticamente na mesma altura o gato começa com diarreias.

Andou assim uns 4 dias, iniciaram-se os vómitos e ausência de apetite.

Fui ao veterinário, receitou DIMICINA, deu-lhe uma injecção para os vómitos e soro. A temperatura estava muito baixa.
O gato bateu no fundo, esperava mesmo que morresse nessa noite, pois já não reagia. Nem sequer se punha em pé.

A custo de alimentação e água à seringa, lá recuperou lentamente as energias, os vómitos pararam, o apetite voltou, mas a forte diarreia persiste.

Entretanto, passei mais umas vezes no veterinário, que basicamente lhe dá soro e a tal injecção que penso que é para reforçar o antibiótico.

A alimentação desde que fui a primeira vez ao veterinário são umas latas a/d. Às vezes dou-lhe Nestum de arroz com água. Algumas vezes tb lhe dou Ultralevur (alguém me disse q tb fazia bem).

A diarreia não passa e já lá vão 2 semanas.
O gato como é pequeno ainda não se habituou à caixa, pelo que a minha casa está uma miséria.

Já tenho pensado se é o próprio antibiótico q lhe está a fazer mal, e nós a insistir.

O veterinário tem dito que será muito difícil recuperar o gato pois ele é muito pequeno.

Algumas experiências por aí que me possam ajudar nesta situação?

Grato

JP
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sábado out 20, 2007 9:32 am

Eu não dou comida de lata à minha gata...
Faz-lhe muito mal à barriga, ela fica com gases muito mal ceirosos :oops:
A melhor coisinha a dar aos gatos é ração seca... :wink:
E não sei até que ponto o nestum lhe fará bem :?

Essa diarreia pode ser ter muitas causas...
A comida em lata, o leite, a reacção à mudança de alimentação (esta não deve ser feita de um dia para o outro, deve ser uma mudança progressiva)

Uma coisa...
Não medique o gato com medicamentos não receitados pelo veterinário... :|
E se esse veterinário diz o que diz, não se fique com as respostas dele... Procure ajuda perto de outro veterinário :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

sábado out 20, 2007 10:11 am

Faço minhas as palavras da mOreirinha01 :wink:

Efectivamente a mudança de alimentação e a diversidade da mesma, neste caso não de uma forma positiva (latas e nestum), poderão estar a afectar a saúde do gatinho, mas não só...

Quanto a dar medicação porque "alguém lhe disse que também fazia bem", não é de todo a forma mais correcta de agir :? Ninguém melhor que o veterinário para medicar o animal e, neste caso específico, parece-me a mim (corrijam-me se estou errada) que o veterinário a que levou o gatinho não está a tratá-lo correctamente, pois o problema mantém-se, ou pior, agrava-se, mas o tratamento é sempre o mesmo :?

Quanto a mim, deveria parar de auto-medicar o animal (pois os resultados não são animadores), sem realmente saber o que se passa com o bichinho, consultando também uma 2ª opinião...

Quanto à alimentação, nada melhor que a ração! Latas não são adequadas às suas necessidades e muito menos o nestum será! :? No entanto, as mudanças na alimentação deverão ser sempre progressivas...

Se o gatinho está assim tão mal como diz, o melhor será dirigir-se a outro veterinário o quanto antes
g00dm00d
Membro
Registado: domingo jan 14, 2007 10:55 pm

sábado out 20, 2007 10:37 am

tente fazer lhe uma raçao intestinal, é muito boa para ajudar a controlar a diarreia! Vende se em clinicas!

Ha um medicamento que é caro mas é tiro e queda (posso lhe mandar o nome por pm).. ha na maior parte das clinicas, pode ser administrado em gatos bebes mas é melhor aconselhar se com um veterinario, uma vez que esse veterinario nao o receitou. E ja agora se calhar é melhor procurar uma segunda opiniao..
Última edição por g00dm00d em sábado out 20, 2007 3:43 pm, editado 1 vez no total.
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

sábado out 20, 2007 10:50 am

g00dm00d Escreveu:Ha um medicamento que é caro mas é tiro e queda..chama-se XXX
g00dm00d, talvez seja melhor editar a sua mensagem e retirar o nome do medicamento, pois para além de evitar auto-medicações, também não é permitido no arca a "publicidade" a marcas ou empresas... :wink:
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sábado out 20, 2007 10:59 am

Boas,

Enviei-lhe pm.

Cumpts
vpalm
Membro Júnior

sábado out 20, 2007 3:45 pm

Bom, para já agradeço as respostas, inclusivé as PMs.

O Ultralevur foi-me aconselhado pela assistente do Veterinário numa ocasião que ele não estava.

Quanto à comida, estou a dar a/d da www.HillsPet.com que me foi vendido pelo veterinário.
Esta é a comida de "lata" que estou a dar à 1 semana.
Anterior a isto é que foi uma lata ditas das normais e que ficou a meio.
O antibiótico que estou a dar "DIMICINA", foi receitado pelo médico.
Já vai 1 semana com este antibiótico. Já devia ter algum efeito, não?

Quanto ao Ultra-levur, estou a dar 1/3 de saqueta 2x dia. Esta quantidade já foi iniciativa minha, porque na altura não me foi referida a quantidade a dar. Também já vai uma semana com esta dosagem.
Já percebi pelas opiniões recolhidas (PMs) que devia reforçar mais a dose.

Quanto ao "Intestinal" aqui sugerido, uma amiga já me tinha recomendado, mas ainda não encontrei. Vou procurar ainda hoje.

Afinal o gato deve ter no máximo 1 mês, hoje visitei uns gatos da minha irmã com 2 meses e são muito maiores.

Obrigado e a saga continua...
g00dm00d
Membro
Registado: domingo jan 14, 2007 10:55 pm

sábado out 20, 2007 4:57 pm

vpalm Escreveu: Afinal o gato deve ter no máximo 1 mês, hoje visitei uns gatos da minha irmã com 2 meses e são muito maiores.
se referiu anteriormente que tem o gato ha 2 semanas e se agora acha que ele tem 1mes.. ou seja.. quando o achou ele teria 2 semanas de vida.. e acho impossivel um gato de 2 semanas aguentar vivo com diarreia mais que uma semana :?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado out 20, 2007 5:26 pm

vpalm,

Em vez de conselhos via net, seja por PM ou pelo que seja, e que tal ir a um Veterinário (outro) para um exame como deve ser ao gatito?
Sei de conselhos dados via PM para andar a meter coisas pelo anus acima dum gatito, mais os clisteres descartáveis, porque o animal não defecava, em que depois os conselhos acabaram por lhe provocar uma morte agonizante!!!!!! :roll: :evil:
Pois é... "reforce bem as doses referidas por pms e afins" e se depois o gatito começar a fazer resistências à medicação, venha cá dizer que afinal a diarreia não passa mesmo assim! Já agora, olhe, continue a medicá-lo a olho! Afinal, os Veterinários andaram a estudar "para burros"
Sabia que cada caso é um caso? E que não se podem medir todos por um? Para que servem os Veterinários, afinal?
Enfim... :roll: Pobres animais!

E, também duvido que esse animal tenha sobrevivido a diarreias como as descritas, desde as 2 semanas de idade sem tratamento “estanque”! A ser como refere, apesar de estar mais pequeno, deve dever-se ao facto da má nutrição e das diarreias consequentes e não pela idade que supõe ele ter, comparativamente a outros...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sábado out 20, 2007 6:23 pm

Olá, também já tive um problema semelhante com um gatito que trouxe de uma pet-shop (Um rafeirinho lindo que quando me viu a olhar para a montra da loja me implorou que o tirasse dali, a miar e de pé com as patinhas a raspar no vidro, tive tanta pena dele que não resisti em trazê-lo). Aparentemente vinha limpinho, mas quando chegou a casa, começou com uma diarreia, que não tinha tempo de chegar ao caixotinho. De imediato levei-o ao Veterinário assistente das minhas outras gatinhas, ele disse-me que o gatito tinha cerca de um mês, e que estava num estado lastimoso em relação aos intestinos. Esteve a fazer tratamento durante bastante tempo, e a fazer uma alimentação só de ração seca para gatos com problemas intestinais. Com bastante insistência nossa e do Vet, hoje está um gatarrão com cinco anos, lindo e felizmente saudável. Não foi fácil durante mais de um mês, tive que pôr resguardos em todo o lado onde ele estava (durante o dia, quando estava sózinho ficava só num quarto), à noite quando eu chegava tinha que mudar tudo, e quantas vezes passados cinco minutos, tudo estava na mesma, além dele que ficava sujo dos pés à cabeça, passando pelo rabito.

Estou a contar isto para partilhar consigo esta minha experiência e também para lhe mostrar que vale a pena lutar para que o seu gatinho fique bem.
Agora para que isso aconteça e como já outros foristas, lhe disseram aqui, é importante seguir a 100% as instruções do Veterinário, porque se misturar outros tratamentos pelo meio, assim como outra alimentação sem indicação médica, em vez de ver melhoras vê precisamente o contrário, além de poder ser fatal para o bichanito.
Se mesmo seguindo à risca a prescrição médica o gatinho não melhorar, então o melhor mesmo, será ir a outro Veterinário, mas atenção que mudar de Veterinário só por mudar também não adianta. ( No caso do meu gato ele foi melhorando lentamente e a medicação também ia sendo ajustada conforme a resposta do organismo dele).

As melhoras do menino e que brevemente ele fique bem, para poder começar a compartilhar todo o carinho e dedicação que ele tem para lhe dar.

Maria Miaus
fionapoly
Membro Veterano
Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm

sábado out 20, 2007 7:35 pm

Vpalm em relação as latas da comida que o vet lhe receitou concordo plenamente porque essas latas ditas a/d são alimentações especiais tipo dieta para cães e gatos debelitados,quanto á dimicina tambem costuma ser um bom antibiotico nestes casos ( o que não invalida que procure opinião de outro vet porque até nos humanos não nos damos todos com os mesmos medicamentos).
Agora não deve é de dar alimentação diferente da dieta que o vet receitou (nestum de arroz)e muito menos medica-lo via net ou por assistentes de vet que muitas vezes não sabem nada do assunto.
Se não passa porque não tenta a opnião de outro vet?
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </p>
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

sábado out 20, 2007 8:45 pm

Boa noite,

eu também ia por 1 segunda opinião.
Diarreia é igual a desidratação, e num gatinho tão pequenino, durante tanto tempo, pode não ter um final muito feliz :| .

Que melhore rapidamente :wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sábado out 20, 2007 9:43 pm

Nao perca tempo na internet onde ninguem pode fazer nada por si e pelo gato... VÁ AO VETERINARIO.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
vpalm
Membro Júnior

sábado out 20, 2007 9:48 pm

Agradeço novamente os vossos comentários.

Quanto à idade do gato, a minha estimativa não passa disso mesmo uma estimativa, até porque não tenho animais e este simplesmente apanhei-o porque senão morria.

Dados:

- Faz hoje 2 semanas que o apanhei.
- Quando o levei ao veterinário pela primeira vez (faz ontem 1 semana, ou seja 6 dias depois de o ter apanhado, 2 dias depois do inicio das diarreias) o médico diz que ele tem de 1 a 2 meses.
- A minha irmã tem gatos de 2 meses e e por comparação de tamanho o meu é muito pequeno.
O meu gato pesa exactamente 394 gramas. :o
Um dos gatos da minha irmã (tem 2 meses e 1 semana) pesou 1380 gramas. Tudo pesado hoje.

Não tenho dúvidas que o gato está pequeno devido a subnutrição, pois quando o apanhei era só ossos. Daí até agora, as diarreias certamente têm dificultado o desenvolvimento do animal.

Cara leonildecarvalho

Li as suas critícas e não me cairam nada bem, pois não as achei muito construtivas.
Certamente que detém bons conhecimentos sobre animais e todos nós beneficiaremos dos seus comentários positivos e construtivos, com menor agrssividade.
O meu mail solicitava que partilhassem experiências com casos similares, não andei propriamente a pedir nome de medicamentos para dar ao gato.
A DI...(antibiotico) foi receitado pelo veterinário.
A alimentação AD, passada pelo veterinário.
O UL foi recomendado pelo Assistente, que segundo sei trabalha à mais de 20 anos como assistente naquela clinica. É obvio que se entro numa Clinica Veterinária tenho que confiar nos profissionais que lá trabalham, pois eu é que não percebo nada sobre o assunto.

Ainda sobre o UL, leia o penúltimo parágrafo.

Não me quero esquecer, que o Veterinário receitou também uma pomada daquelas para as assaduras dos bebés para pôr no exterior do ânus do gato, pois tem estado com mau aspecto.

Cara MiausRafa

O seu primeiro parágrafo descreve exactamente o que se tem passado.
Resumindo numa frase "Só porcaria por todo lado".
Mas a preocupação é que de facto o gato fique bom. Ultimamente só me tenho perguntado, se alguma vez o gato vai recuperar. Já vi que pelo seu exemplo, é possível.

Bom, não querendo por em causa o profissionalismo do meu (salvo seja) vet, hoje fui a outra clinica aqui perto ver se conseguia levar lá o gato.
Já apareci lá fora de horas, com a sala cheia para atendimento, e não me puderam atender, mas ainda consegui 5 minutos de conversa com a vet.

Foi-me referido que talvez a AD é de facto apropriada para dieta mas talvez não fosse a mais adequada nesta situação, pois trata-se de um gato ainda muito pequeno.
No entanto que não deveria mudar a alimentação do gato (devido a uma já adaptação a esta comida), pelo menos até um exame mais pormenorizado pelo vet.

Perguntei quanto ao UL, e disse-me que não havia qualquer problema, para continuar a dar.

Segunda-feira volto lá. Disse-me que provavelmente teria que passar um dia a soro via endovenosa.

Quanto às referencias de outros tipos de alimentos e até medicamentos aqui sugeridos, vou perguntar/alertar o vet sobre esses, para se chegar à melhor solução.

Cumprimentos
Última edição por vpalm em sábado out 20, 2007 10:20 pm, editado 4 vezes no total.
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sábado out 20, 2007 9:50 pm

O gato está magro evidentemente devido as diarreisas... Com gatinhos todos os cuidados sao poucos!! Segunda vá MESMO ao veterinário...

Nao diga o nome de medicamentos... nao pode. :)
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Responder

Voltar para “Gatos”