Postura de Forpus II

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
agap
Membro
Registado: sábado fev 12, 2005 11:01 pm
1 fisher

quarta out 17, 2007 8:59 pm

Obrigado Nuno Silva.
Como o outro tópico estava a ficar muito extenso pensei em abrir um novo
1)Esta não é a 1ª postura. Foi a 2ª. A 1ª correu melhor. Num total de 6 ovos dois foram comidos;
2) O ninho desta postura é diferente do da anterior. Este já não tem separação entre a entrada e a zona onde ficam os ovos, que agora é rebaixada em relação à entrada e tem aparas de madeira à disposição que ela afasta do local onde coloca os ovos;
3)Após 11 dias sem abrir o ninho, no dia 15 verifiquei que restavam restos de 2 ovos. Penso que deve ter colocado 6 que comeu à medida que foi colocando.Desde então não colocou mais nenhum. Apesar de dormir no ninho passa cada vez mais tempo cá fora.
Vou seguir o conselho da cálcio liquido e da colina.
OBRIGADO
Agap
pedrolm
Membro Veterano
Registado: sexta out 05, 2007 11:57 am

sexta out 19, 2007 11:16 pm

ficou mesmo 11dias sem ver o ninho ?é q do meu post ate ao q diz q ficou 11 dias, passaram 6 dias apenas....eu sou da opiniao que ou deixamos a natureza seguir o seu rumo e aguardamos as surpresa de ver os bebes ja fora do ninho ou intreferimos e tiramos os bebes e criamos a mao o que implica uma grande resoponsabilidade...faz-me lembrar um rapaz de outro forum que tem peixes(ciclideos africanos) que lhes ta sempre a mexer e a por quimicos na agua e depois pergunta-me porque é que os meus nascem tantos e nao morre nenhum
agap
Membro
1 fisher

sábado out 20, 2007 9:36 pm

Para que fique bem claro, abri o ninho no dia 4 de Outubro quando verifiquei que o 2º ovo tinha sido comido e só voltei a faze-lo no dia 15 de Outubro, quando vi que restavam as cascas de 2 ovos. Fi-lo para ter a certeza de que o problema era esse. E já me arrependi de o ter feito, porque se tivesse visto que continuava a come-los, teria-os substituido por outros ovos artificiais, para ela não "apanhar o gosto à coisa".
De qualquer maneira ela já deixou o ninho. Penso que o problema poderá estar relacionado com a dieta, porque desta vez comeu pouco cálcio, dado que as 2 pedras disponiveis estão quase intactas. Antes da outra postura comia pedra atrás de pedra.
Estou a fornecer-lhes "Tabernil Total", 4 gotas para 40 ml X 5 dias e depois vou-lhes colocar cálcio na água.
Agap
pedrolm
Membro Veterano
Registado: sexta out 05, 2007 11:57 am

sábado out 20, 2007 10:17 pm

penso que deve resolver o problema!eu tambem ando a procura de um casal de forpus é realmente a ave ideal para se ter numa gaiola numa sala!
nmpsilva
Membro Júnior
Registado: domingo mai 08, 2005 11:33 pm

quinta out 25, 2007 11:44 pm

Boa noite

Pedrolm: Veja lá se consegue decidir-se. Noutro fórum, num dia pede conselhos sobre forpus e no dia logo a seguir diz que afinal já não os quer pois decidiu aceitar um aestiva. Passado seis dias já anda outra vez á procura de um casal de forpus? Acho é que afinal não sabe muito bem o que quer...

e em relação a
deixamos a natureza seguir o seu rumo e aguardamos as surpresa de ver os bebes ja fora do ninho ou interferimos e tiramos os bebes e criamos a mao o que implica uma grande resoponsabilidade
,

Isso só demonstra o desconhecimento na criação de aves, pois um criador responsável deve verificar os ovos, não só para ver se estão galados (pois se não estiverem é desnecessário a fêmea ficar no choco, podendo dar-se inicio a uma nova postura), para verificar se o embrião está a desenvolver-se normalmente e também para retirar ovos que estejam partidos, pois estes poderão acabar por contaminar os restantes ovos.

Para além disso, a verificação do ninho permite-nos detectar problemas com a postura ou com a fêmea. No caso dos Forpus, a fêmea chega a passar dias sem praticamente sair do ninho. Imaginemos que está com um ovo atravessado. Se eu não for ver, como poderei ajudá-la? E se ela tiver morrido? Quando é que vamos descobrir? 18 dias depois? E quando nascerem as crias, como é que sei se a fêmea os está a alimentar devidamente?

Eu verifico todos os ninhos diáriamente e NUNCA tive uma fêmea que abandonasse o ninho. É só uma questão de eles estarem habituados a isso. Já agora, antes de abrir um ninho dou sempre dois toques no mesmo para avisar as aves, por forma a não surprendê-los.

AGAP: antes da próxima postura tente aumentar a quantidade de proteinas na alimentação das aves (papa de ovo e alimento vivo) e apesar de muitas pessoas dizerem que não é necessário, eu tenho sempre "grit" á disposição dos Forpus. Conforme ela for pondo os ovos experimente substitui-los por uns de plástico. Pode ser que lhe retire o "mau hábito".

Um abraço
Nuno Silva
agap
Membro
1 fisher

sexta out 26, 2007 9:59 pm

Obrigado Nuno Silva.
Quanto ao "grit" os meus também consomem. Quanto ao alimento vivo não sei o que fornecer!
Agora parecem não estar interessados em criar. Na próxima postura, se ela comer o 1º ovo, substituo os próximos por outros de plástico e depois troco para ver o que vai dar.
Cumprimentos,
AGAP
Responder

Voltar para “Aves”