Procuro Basset

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
domingo out 21, 2007 11:49 pm

mosquito01 Escreveu:
Quanto a pôr em causa a credibilidade da ninhada/ criadores/ proprietários.....não o fiz.......apenas comecei por lhe fazer a pergunta da côr da sua cadela, ao que me respondeu com muitos maus modos.....

:?:

mosquito01 Escreveu: Por isso, das 2 uma:

- Ou a mãe é tricolor......

- Ou os cachorros não são filhos desse cruzamento......isto é, do cão em questão....
Tudo começou aqui. :wink:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

segunda out 22, 2007 12:03 am

IsabelNobre_ Escreveu:
mosquito01 Escreveu:
Quanto a pôr em causa a credibilidade da ninhada/ criadores/ proprietários.....não o fiz.......apenas comecei por lhe fazer a pergunta da côr da sua cadela, ao que me respondeu com muitos maus modos.....

:?:

mosquito01 Escreveu: Por isso, das 2 uma:

- Ou a mãe é tricolor......

- Ou os cachorros não são filhos desse cruzamento......isto é, do cão em questão....
Tudo começou aqui. :wink:
Não....tudo começou aqui:
Ferrador07 Escreveu:
mosquito01 Escreveu:
Ferrador07 Escreveu:
mosquito01 Escreveu:Estive a ver o site do Canil do Ferrador e fiquei curiosa com a côr da mãe da ninhada.....é bicolor ou tricolor?
Penso que a fotografia da mãe é bastante explicita para ver a cor!!!
Daí não sei onde possa surgir a dúvida.
Fiquei na mesma.....já que em fotos às vezes, torna-se dificil perceber....

E se tenho duvidas, qual é o problema em responder-me? :o

Agora quem não percebe o problema, sou eu..... :?
A cadela é bicolor
Já me disse uma vez que conhece o pai da ninhada, as cores da mãe são as mesmas.
No entanto, gostaria de saber qual a foto que lhe cria dúvidas, uma vez que já as analisei novamente e continuo sem perceber.
Se bicolor com bicolor só dá bicolores....... :wink:

Eu coloquei as 2 unicas opções......para que o criador em questão pudesse chegar lá. :wink:
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda out 22, 2007 5:09 am

mosquito01 Escreveu: Sim....existem até vários tipos de vermelhos......a diferença é que um deles leva o factor E e os outros não, sendo que os 1ºs têm a presença de negro, junto com o vermelho escuro e branco (e não estou a falar de agoutis) e os 2ºs apenas têm vermelho sólido e branco .

O 1º é dominante, enquanto os 2ºs são recessivos......e portanto dos 1ºs apenas nascem tricolores (EE) e dos 2ºs apenas nascem bicolores (ee). Dos tricolores sólidos, então poderão nascer tanto bicolores, como tricolores.

Sendo que os 1ºs são registados como tricolores, enquanto os 2ºs como bicolores......
Quem é que diz que vermelho com pêlos pretos misturados pelo meio (mais branco) tem que ser registado como tricolor? Um Collie é registado como tricolor (também os há) ou como fulvo (e branco)? Um Pastor Belga Tervuren ou Malinois ou Laeckenois é registado como negro e fogo? Um Serra da Estrela é registado como negro e fogo? Poupem-me ...

Já agora, não há tal coisa como "tricolor sólido".
casadotrevo Escreveu:Não, não tem cachorros bicolores. O que lhe parece a si Bicolor tem preto, e não é por não ter uma grande mancha negra nas costas que passa a ser bicolor.
Tricolores é que não são de certeza.
eles_adoram_au_aus
Membro Júnior
Registado: sábado out 28, 2006 11:31 am

segunda out 22, 2007 8:08 am

Bom dia,

embora não pretenda acrescentar nada a este assunto ... quero dizer-vos que esta acesa discussão trouxe conhecimento aos leigos, como eu ...

Dentro de uma semana vou à Casa do Trevo buscar o Douro :lol:

http://fotos.sapo.pt/atelierdeartes/pic/00032kd9/

(cachorro Basset Hound tricolor da ninhada L do Sr. Diamantino) e de repente percebi que apesar de me ter informado bastante (pensava eu! :oops: ) sobre a raça ... a verdade é que ainda não tinha aprofundado certos aspectos como o da genética da raça ...

Agradeço-vos pela informação :wink: ... agora vou tentar saber sobre a raça em aspectos mais especificos e gostaria, a quem pudesse, que informassem sobre o Basset Hound Club (o inglês! :idea: porque o português está parado à anos - pelo menos na internet :?: ).

Por fim, não posso deixar de o dizer, que lamento o "certo" tom azedo entre membros :mrgreen: ... mas enfim o ser humano tem destas coisas ... :oops:

Cumprimentos a todos e um até breve à Casa do Trevo :D ,

Maria Helena
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda out 22, 2007 8:11 am

Isabel isso é tudo muito bonito, mas os estalões das raças que mencionaste prevêm outras cores. No caso do Basset Hound só se regista como Tricolores ou como Bicolores .... Por isso usa-se o critério do factor negro para registar.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

segunda out 22, 2007 9:04 am

SeaLords Escreveu:[Quem é que diz que vermelho com pêlos pretos misturados pelo meio (mais branco) tem que ser registado como tricolor? Um Collie é registado como tricolor (também os há) ou como fulvo (e branco)? Um Pastor Belga Tervuren ou Malinois ou Laeckenois é registado como negro e fogo? Um Serra da Estrela é registado como negro e fogo? Poupem-me ...

Já agora, não há tal coisa como "tricolor sólido".

Sim, Isabel....se se pudessem registar como fulvos os "tais" cachorros", penso que seria o adequado....mas só se podem chamar ou bicolor ou tricolor....

Quanto a "tricolor sólido", claro que não esxiste....fui eu que chamei, a referir-me às manchas de cor serem sólidas....
SeaLords
Membro Veterano

segunda out 22, 2007 9:18 am

casadotrevo Escreveu:Isabel isso é tudo muito bonito, mas os estalões das raças que mencionaste prevêm outras cores. No caso do Basset Hound só se regista como Tricolores ou como Bicolores .... Por isso usa-se o critério do factor negro para registar.
Sério? Outras cores?
Tervueren: Only fawn with black overlay or grey with black overlay, with black mask; however, the fawn with black overlay is still preferred. The fawn must be rich, neither light nor washed-out. Any dog whose coat colour is anything but fawn with black overlay or does not match the desired intensity of colour cannot be considered an elite specimen.

Malinois: Only fawn with black overlay and with black mask.

Laekenois: Only fawn with traces of black overlay, mainly on the muzzle and the tail.
Não vejo que haja aqui grandes possibilidades de outras cores. Por outro lado, a descrição da cor é clara, e vê-se claramente que comporta duas cores, pelo que, se estes cães tivessem manchas brancas, segundo a "tua" nomenclatura, deveriam ser classificados como tricolores.
Ora, fui ver os registos do LOP, e todos os Laekenois foram registados como fulvos, e quase todos os Malinois foram registados como fulvos (houve uns cinzentos, que escaparam ao crivo ...)

Nos Collies:
Colour
Sable, Sable and white, Tricolour and Blue Merle.
Sable: any shade of light gold to rich mahogany or shaded sable. Light straw or cream coloured highly undesirable.
Tricolour: predominantly black with rich tan markings about legs and head. A rusty tinge in top coat highly undesirable.
Blue Merle: predominantly clear, silvery blue, splashed and marbled with black. Rich tan markings preferred, but absence should not be penalised. Large black markings, slate colour, or rusty tinge either of top or undercoat are highly undesirable.
Não me parece que um cão vermelho com uns pelos pretos misturados (que em inglês é o "shaded sable") deva ou sequer possa ser registado como tricolor, que deve ser "predominantemente preto com marcas de fogo na cabeça e pernas".

Já agora, não confundas o sistema de registos inglês com o do resto do pessoal, OK? E se eles não querem, nos papéis de registo, fazer a distinção entre os dois tipos de bicolores (ou entre os vermelhos de restrição e os vermelhos "sable", nos casos em que é possível dizer quem é quem) e lhes dá muito trabalho investigar todos os casos de tricolores filhos de cães bicolores é lá com eles.
SeaLords
Membro Veterano

segunda out 22, 2007 9:26 am

mosquito01 Escreveu: Sim, Isabel....se se pudessem registar como fulvos os "tais" cachorros", penso que seria o adequado....mas só se podem chamar ou bicolor ou tricolor....
E ... ? É que se achas que os fulvos não são iguais aos vermelhos, aos pretos afogueados ou vermelhos com sela é que não são de certeza. Já agora, porque é que um fulvo com branco não se pode chamar bicolor?
mosquito01 Escreveu:Quanto a "tricolor sólido", claro que não esxiste....fui eu que chamei, a referir-me às manchas de cor serem sólidas....
Isso é simplesmente o tricolor "tout court". Se os pêlos de diferentes cores não formarem manchas individuais não é uma pelagem tricolor mas sim ternária. Há por aí muitos problemas de terminologia...
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 22, 2007 9:39 am

SeaLords Escreveu:
casadotrevo Escreveu:Isabel isso é tudo muito bonito, mas os estalões das raças que mencionaste prevêm outras cores. No caso do Basset Hound só se regista como Tricolores ou como Bicolores .... Por isso usa-se o critério do factor negro para registar.
Sério? Outras cores?
Tervueren: Only fawn with black overlay or grey with black overlay, with black mask; however, the fawn with black overlay is still preferred. The fawn must be rich, neither light nor washed-out. Any dog whose coat colour is anything but fawn with black overlay or does not match the desired intensity of colour cannot be considered an elite specimen.

Malinois: Only fawn with black overlay and with black mask.

Laekenois: Only fawn with traces of black overlay, mainly on the muzzle and the tail.
Não vejo que haja aqui grandes possibilidades de outras cores. Por outro lado, a descrição da cor é clara, e vê-se claramente que comporta duas cores, pelo que, se estes cães tivessem manchas brancas, segundo a "tua" nomenclatura, deveriam ser classificados como tricolores.
Ora, fui ver os registos do LOP, e todos os Laekenois foram registados como fulvos, e quase todos os Malinois foram registados como fulvos (houve uns cinzentos, que escaparam ao crivo ...)

Nos Collies:
Colour
Sable, Sable and white, Tricolour and Blue Merle.
Sable: any shade of light gold to rich mahogany or shaded sable. Light straw or cream coloured highly undesirable.
Tricolour: predominantly black with rich tan markings about legs and head. A rusty tinge in top coat highly undesirable.
Blue Merle: predominantly clear, silvery blue, splashed and marbled with black. Rich tan markings preferred, but absence should not be penalised. Large black markings, slate colour, or rusty tinge either of top or undercoat are highly undesirable.
Não me parece que um cão vermelho com uns pelos pretos misturados (que em inglês é o "shaded sable") deva ou sequer possa ser registado como tricolor, que deve ser "predominantemente preto com marcas de fogo na cabeça e pernas".
Se não percebeste o facto que estás a confirmar, não tenho a culpa. As raças que dás como exemplo não se limitam a registar como bicolores e tricolores, era isso que te queria dizer.
Quanto ao tricolor, no Estalão do Basset Hound limita-se a descrever como: "Black White and Tan (tri-colour)", não define porporções nem predominâncias de manchas nenhumas.
Não queiras usar estalões de cães de 1º grupo para justificar o teu ponto de vista. Estamos a falar de Basset Hounds.
SeaLords Escreveu: Já agora, não confundas o sistema de registos inglês com o do resto do pessoal, OK? E se eles não querem, nos papéis de registo, fazer a distinção entre os dois tipos de bicolores (ou entre os vermelhos de restrição e os vermelhos "sable", nos casos em que é possível dizer quem é quem) e lhes dá muito trabalho investigar todos os casos de tricolores filhos de cães bicolores é lá com eles.
Parece que afinal percebeste o principio da coisa. Mas é que a distinção não se faz nem lá, nem cá.
Se cá conseguirem registar os cães como Fulvos, perfeito ... Há-de ser a primeira vez na raça.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano

segunda out 22, 2007 9:48 am

O princípio da coisa já eu tinha percebido há muito tempo. Tu é que pareces não saber que o sistema de registos inglês identifica automaticamente as cores que são impossíveis nos cachorros face às cores declaradas dos pais. Por isso é que eles têm que aldrabar o sistema chamando de tricolores aos vermelhos e brancos dominantes.

Não sei porque é que por cá não se pode registar BH como fulvos. O fulvo não é uma cor de Hound?
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 22, 2007 9:58 am

SeaLords Escreveu:
mosquito01 Escreveu: Sim, Isabel....se se pudessem registar como fulvos os "tais" cachorros", penso que seria o adequado....mas só se podem chamar ou bicolor ou tricolor....
E ... ? É que se achas que os fulvos não são iguais aos vermelhos, aos pretos afogueados ou vermelhos com sela é que não são de certeza. Já agora, porque é que um fulvo com branco não se pode chamar bicolor?
mosquito01 Escreveu:Quanto a "tricolor sólido", claro que não esxiste....fui eu que chamei, a referir-me às manchas de cor serem sólidas....
Isso é simplesmente o tricolor "tout court". Se os pêlos de diferentes cores não formarem manchas individuais não é uma pelagem tricolor mas sim ternária. Há por aí muitos problemas de terminologia...
BICOLORS they don´t have in their genetic pool alelas for BLACK HAIR COLOUR.

Different situations is with MAHAGONY / AMERICAN RED bassets. They are TRICOLORS by genes, they are born with black mask and few black hair on a body. Black mask and hair dissapear within lets say half a year. They LOOK to be red and white, but they STILL ARE TRICOLORS GENETICALLY”

Barbora Moravkova - Prdlavka Basset Hounds - Univeristy graduated in genetics
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 22, 2007 10:03 am

SeaLords Escreveu: O princípio da coisa já eu tinha percebido há muito tempo. Tu é que pareces não saber que o sistema de registos inglês identifica automaticamente as cores que são impossíveis nos cachorros face às cores declaradas dos pais. Por isso é que eles têm que aldrabar o sistema chamando de tricolores aos vermelhos e brancos dominantes.

Não sei porque é que por cá não se pode registar BH como fulvos. O fulvo não é uma cor de Hound?
Se calhar até conseguem, é uma questão de tentarem .... Penso que talvez até nem levantem problemas em Portugal. O que me parece óbvio é que toda a gente usa somente o Tricolor e Bicolor nos registos porque é a adaptação do que se faz em Inglaterra com o Tri-color e com o Bi-color.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano

segunda out 22, 2007 10:05 am

É pá, és teimoso. Mas já que insistes, a genética é, do mais domimante ao mais recessivo:

ay ay - cão vermelho (bicolor se tiver branco); pode ter (ou não) pêlos pretos misturados ou as pontas pretas. Para comparares, os Cockers vermelhos têm este genótipo
ay as - cão vermelho (bicolor se tiver branco)
as as - cão vermelho com sela preta (tricolor se tiver branco)
as at - cão vermelho com sela preta (tricolor se tiver branco)
at at - cão preto afogueado (tricolor se tiver branco)

A única dúvida está se as é ou não diferente de at, mas de resto isso não invalida a genética. Por isso os bicolores que têm ay_ não são geneticamente tricolores. Mas se quiseres insistir no erro, "be my guest" :roll:
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 22, 2007 10:10 am

SeaLords Escreveu:É pá, és teimoso. Mas já que insistes, a genética é, do mais domimante ao mais recessivo:

ay ay - cão vermelho (bicolor se tiver branco); pode ter (ou não) pêlos pretos misturados ou as pontas pretas. Para comparares, os Cockers vermelhos têm este genótipo
ay as - cão vermelho (bicolor se tiver branco)
as as - cão vermelho com sela preta (tricolor se tiver branco)
as at - cão vermelho com sela preta (tricolor se tiver branco)
at at - cão preto afogueado (tricolor se tiver branco)

A única dúvida está se as é ou não diferente de at, mas de resto isso não invalida a genética. Por isso os bicolores que têm ay_ não são geneticamente tricolores. Mas se quiseres insistir no erro, "be my guest" :roll:
Eu limitei-me a fazer uma citação .... Se tens algum problema com o que foi dito posso passar-te o e-mail da pessoa em questão e discutes esse assunto com ela. De certeza que dominas o suficiente para isso ...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
rasputine
Membro Júnior
Registado: domingo out 21, 2007 5:15 pm

segunda out 22, 2007 10:31 am

@Mosquito01

Imagem

Esta é a fotografia da cadela... É bicolor? Se sim, uma vez que conhece o macho e não tem dúvidas que ele é bicolor, das duas uma, ou o que diz está errado, ou então diga claramente que acha que este cruzamento é fraudulento...

Se acha que é tricolor... E se insiste em dizer que a denominação bicolor/tricolor depende da descendência ou da presença de alelos para o preto mesmo estes não sendo manifestados... Então, encerro a minha contribuição para esta discussão...
Responder

Voltar para “Basset Hound”