Gato 2 meses - Diarreia há 2 semanas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo out 21, 2007 9:23 pm

vpalm Escreveu: Mas se esses já estão a ser desparasitados, tou a ficar confuso...
Amanhã será a pergunta nº1 ao novo veterinário.
Se o gatito já tem 2 meses, hummmm estranho o Veterinário ainda não o ter desparazitado :o e sim, podem ser desparazitados até muito antes dessa idade. Depende do peso e o vet saber determinar a quantidade e qualidade do desparasitante a aplicar consoante o caso...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
vpalm
Membro Júnior
Registado: segunda out 08, 2007 11:22 am

domingo out 21, 2007 10:48 pm

Ainda agora tive mais de 20 minutos a olhar para diarreia de gato.
Pus em papel higiénico, em papel de prata... e não encontrei nada que fosse visivel a olho e mexesse.

Tive à espera que ele fizesse, portanto este ainda ia no ar e já eu o estava a apanhar :lol: , portanto era fresquinho, e os bichinhos deveriam estar vivos e a mexer.
Se o gatito já tem 2 meses, hummmm estranho o Veterinário ainda não o ter desparazitado e sim, podem ser desparazitados até muito antes dessa idade. Depende do peso e o vet saber determinar a quantidade e qualidade do desparasitante a aplicar consoante
Amanhã vou insistir nesta situação.

Voltei a pesar e tem 452 g, ontem tinha 394g.
Tou a achar um aumento muito grande, mas foi o que a balança deu, e é das boas. Também é certo que agora o pesei com a barriga cheia.

Acho a barriga um pouco inchada (quero dizer desproporcionada com o resto do corpo), será normal? Pode ser um sinal de alerta para alguma coisa?

cumps
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

domingo out 21, 2007 10:51 pm

Barriga inchada também pode ser dos parasitas. Por vezes deixam-nos assim com uma barriga enorme.
Ele não vomita?
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
vpalm
Membro Júnior

domingo out 21, 2007 10:59 pm

Não vomita!

Depois daquele dia (descrito atrás) que ele bateu no fundo, vomitava, não comia sozinho, nem se aguentava em pé, tem vindo a recuperar de forma que agora só persiste mesmo a diarreia.

Acho que não referi, mas a diarreia ao início era com muito sanque cor oxidada (não viva). A diarreia andou ainda pela cor amarela (ou o amarelo era o vómito, já não me lembro) e verde, depois andou exactamente com o aspecto da papa AD, parecia que nem tinha sido digerida, e já há alguns dias anda pela cor castanha.

Mas se calhar não é inchaço, só mesmo cheia.
Desculpem a minha inexperiencia.

Amanha logo vejo com a vet

vpal
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

segunda out 22, 2007 10:50 am

Acho que a melhor coisa a fazer é simplesmente mudar de veterinário! Esse não me parece de muita confiança... Esta minha opinião é apenas baseada no que li aqui e mais nada e posso estar a ser injusto, mas...
Tenho, agora, 2 gatos mas já tive 3. O Bernardo morreu entretanto com PIF! Andou bem de saúde durante uns meses mas depois começou a ficar muito murcho. Fui logo com ele ao veterinário e de todas as vezes me diziam coisas diferentes. Fez análises para se saber o que era ao certo e estas análises, passados 1 mês ainda não tinham vindo! Todos os dias telefonava para a vet. para saber e ... nada... e o Bernardo a ficar de cada vez mais murcho. Pior: tinha o Gastão e a Mafalda junto com o Bernardo e desde o inicio que questionei a veterinária se os deveria separar. Disse-me peremptóriamente que não! Que não havia problema nenhum! Farto de esperar e de ver o Bernardo a ficar cada vez pior... mudei de veterinário! O Bernardo ficou logo internado, e fizeram-lhe o teste da PIF! Deu valores elevadissimos, que justificavam o facto de ele não reagir a antibióticos... Fizemos o que podemos, gastámos uma fortuna, mas ele não se aguentou... :(
À conta disto e dos conselhos da outra veterinária,... a Mafalda e o Gastão tiveram que ficar tb internados para fazerem o teste. Se à Mafalda deu negativo, já o Gastão apresentou valores muito elevados!
Agora que já passaram 6 meses repetimos os testes e deram os 2 negativos! :P :P
Mas, à conta da outra veterinária podia ter ficado sem eles! Passados quase 3 meses a outrra veterinária enviou-me os testes para casa!!!! Por acaso confirmaram os resultados do nosso novo veterinário!
Penso que não custa nada ouvir outra opinião...
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda out 22, 2007 12:38 pm

A dilatação abdominal num animal com problemas gástricos (o caso desse), provocados seja pelo que seja (parasitas, p.e.) é comum nesse tipo de patologias...

Vá a uma segunda opinião e, preferencialmente, a um Vet que saiba ao certo, seja por diagnóstico simples ou complementar, a razão dessas diarreias!!! E, o mais rápido possível já que num felino com tão pouca idade o pior pode acontecer!!!!
O Vet que o viu alguma vez fez uma observação/análise microscópica às fezes do animal?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
vpalm
Membro Júnior

segunda out 22, 2007 1:55 pm

leonildecarvalho Escreveu: O Vet que o viu alguma vez fez uma observação/análise microscópica às fezes do animal?
Não que eu tivesse visto, mas também tive ausente por uns minutos numa das consultas.

Já vim do novo vet.
Acções:
- Checou a temperatura
- Analisou as fezes numa lamina de vidro. Disse que não viu lombrigas, mas sim ovos. O melhor era desparasitar. deu-lhe a primeira de 3 doses de desparazitação. As outras duas sou eu a dar, pois trouxe a seringa.
Com a desparasitação, despista-se se poderá ser outra causa.
- Disse para tirar o antibiótico.
- Continuar a dar UL
- Mudou a alimentação. Passa da AD, para Royal Canin - Weaning (Immunity&Digest), que diz que é mais apropriado. Esta ultima é ração seca. Pelo que já vi, parece-me que ele não vai devorar esta como devorava a outra.

Penso que apesar de tudo a AD, foi uma escolha acertada por parte do anterior veterinário, pois o gato estava muito debilitado. Agora está bastante bem (tirando a diarreia) talvez justifique outra abordagem.
Falou em depois da desparasitação, despistar outras 2 doenças Leucose e FIV.

Hoje de manhã, as fezes deixaram de ser absolutamente liquidas e já tem mais uma consistencia de mousse. Entretanto já fez outra vez e foi sempre ao caixote (até que enfim :D ).
Antes de ir ao veterinário pesei novamente e tinha 486g.

Desde sábado, passei a dar 2xUL manha e noite e juntei à AD água de arroz.

Agora é esperar.
Espero que a mudança de alimentação não seja um retrocesso.

Cumps

vpal
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda out 22, 2007 4:38 pm

Parece que desta vez está bem tratado.

:D
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

segunda out 22, 2007 6:07 pm

Vamos ter gatinho.

Normalmente eles gostam mais de ração húmida, mas verá que ele se vai habituar a essa, que é boa e apropriada para a situação actual dele.

A continuação das melhoras desse menino lindo.
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda out 22, 2007 6:10 pm

Se tiver receio da alteração alimentar poder piorar a diarreia, basta um telefonema para o vet que indicou a nova dieta alimentar a perguntar-lhe se não seria melhor fazer a transição gradualmente, juntando um pouco do patê que lhe dava e que até é específico...com a ração indicada por ele? :wink:

Caso o gatito não consiga roer a ração seca, salpique-a com água morna e deixe que a água amoleça os gãos secos da ração. Depois, dê-lha e observe se o animal está ou não a comer.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
vpalm
Membro Júnior

segunda out 22, 2007 6:35 pm

Quando tive lá no vet, abriram a saqueta e ele comeu um pouco, mas percebi que nao com tanta vontade como as papas que lhe tenho feito ultimamente: AD+papa de arroz cozido.

Antes de sair no período da tarde, pesei a comida que lhe pus à disposição e agora quando voltei, tinha exactamente o mesmo peso, ou seja não lhe tocou, apesar de andar atrás de mim, como costuma fazer quando tem fome.

Liguei à vet e falei-lhe disso. Como ainda tinha aqui uma lata de ID da Hills, disse-me para misturar.

Assim o fiz, preparei a receita do costume só que agora com ID e misturei com a ração seca. Chegou lá cheirou e foi-se embora.
Está fino o rapaz... :?

Suspeito que o cheiro da ID não seja tão atractivo como o da AD.
Vou deixar estar um bom bocado, para ver se ele pega sozinho.
Senão, logo à noite come à seringa.

Quanto a diarreia pela casa, hoje nada, IUPI. :D

Se fez alguma coisa foi na caixa e tapou bem tapadinho porque não consigo perceber nada.

Logo à noite vou pesá-lo outra vez para manter um registo diário de aumento de peso.

Cumps

Val
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda out 22, 2007 6:41 pm

Se ele gosta mais da AD e que até é mesmo mais apaladada, fale com o vet. Não tenha receio de estar a incomar... mais vale incomodar um vet ao qual paga pelos serviços que lhe prestou que fazer "asneira" e estragar todo o esforço dele :wink:

Boa sorte com o bichano que ao que parece está no bom caminho :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

segunda out 22, 2007 8:57 pm

Fez bem ter ido a outro vet, como vê esse já examinou o gatinho como deve ser. Se ele tinha ovos de parasitas, está a imaginar o resultado se não tivesse agido já.
Boa sorte para cuidar desse gatinho.
De certeza está a aprender muito com ele.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
vpalm
Membro Júnior

segunda out 22, 2007 11:29 pm

MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

segunda out 22, 2007 11:56 pm

Está a ficar muito bonito.

Vê que vale a pena insistir. Sim, porque o pior com certeza já passou.
Com o meu Lourenço também foi assim, custou mas foi.

Um dia destes também coloco fotos dele. Tem que ser com calma porque senão devo fazer asneira, não tenho grande jeito para essas coisas.
Responder

Voltar para “Gatos”