Se calhar vou ... chatear alguém com esta minha opinião, mas... não estará na altura de ensinar o cão a fazer na rua?!?
Quando adoptamos/compramos um cão e assumimos para a vida que ele é nosso, têm-se que se fazer sacrificios...
Tinha (tenho) um Rot. e ainda 2 SRD's Made in UZ. O Rot. tinha-o em casa dos meus pais enquanto lá vivi. Casei entretanto e os meus pais não mo deixaram trazer, dizendo que o Joshua (Rot.) era deles...

E é... pronto...!
O Joshua foi assumido pela família toda: O meu pai passeava-o às 7.00 da manhã, a minha irmã ao almoço e eu à noite! Entretanto por diversas razões de trabalho, da faculdade, etc... a coisa complicou-se um pouco com os horários do almoço. Fiquei eu incumbido de vir a casa à hora do almoço passeá-lo! Apanhava o autocarro e quase toda a minha hora de almoço era passada no Bus para ir a casa passeá-lo! Desde os 6/7 meses que não faz rigorosamente nada em casa e tem a casa toda ela disponível.
À noite, quando ia para os "copos", o pessoal já sabia a rotina... antes de sairmos tinha que passar por casa para passear o Joshua! Mais meia hora, menos meia hora, não era relevante!
Casei, mudei para uma vivenda e fui buscar 2 canitos à UZ: sentia falta de ter um cão... A Bia, tinha 2,5 anos e o Rafa 4 meses. Dormem dentro de casa e apenas estão no jardim durante o dia enquanto estamos no trabalho. Ou seja, sempre que estamos em casa eles estão connosco dentro de casa! Passado nem 1 mês de os ter nenhum dos dois fazia rigorosamente nada em casa! Ensinei-os assim e eles... aprenderam rápido, graças a Deus!
Têm um jardim enorme para correr e muita relva para fazerem as suas necessidades, no entanto evitam ao máximo fazê-lo, mesmo no jardim! E sabem porquê? Porque às 7 da manhã, todos os dias da semana e ao fim-de-semana, levanto-me e vou passeá-los! Às 6 da tarde qd chego a 1ª coisa que faço é pegar neles e ir com eles à rua e à noite por volta das 11 lá vou eu com eles novamente... Era muito mais simples abrir-lhes a porta do jardim às sete da manhã e voltar para a cama... mas aí, teria que recolher as necessidades deles para não ficar "aquilo" ali o dia todo a criar cheiros e moscas... Eu não gosto e os vizinhos agradecem...
Perdi muito tempo a ensiná-los, desesperei umas quantas vezes, mas agora vejo que tudo está a ser recompensado! Nunca lhes "disse" nem os recriminei para não fazerem no jardim... Apenas, sempre que eles iam à rua e faziam lá... dava-lhes um biscoito... Vai daí associaram as coisas e evitam ao máximo fazê-lo no jardim para que dp quando vão à rua fazerem-no e poderem receber o biscoito!
Pelo menos de manhã e à noite poderá fazê-lo... a hora do almoço é complicada para toda a gente e haverá dias de certeza em que não poderá lá ir mas, de certeza que arranjará tempo para isso pelo menos algumas vezes...
Quando eramos mais novos (eu e os meus irmãos) e queriamos um animal de estimação os meus pais deram-nos um... gato! Não tinhamos idade para passear um cão sózinhos e seria o meu pai o grande sacrificado... Com um gatinho não havia (não há) problemas de passeios e se calhar hoje em dia é a melhor opçãp para muita gente que não está disposta a fazer algum sacrificio...
Ah, é verdade, também temos, junto com a Bia e o Rafa... 2 gatos tb adoptados, a Mafalda e o Gastão! Todos se dão bem e não passam uns sem os outros... TB aqui houve muito trabalho e sacrificio da nossa parte, mas é tudo compensado...
Desculpem o texto longo, mas é apenas para dizer que ... eles não nascem ensinados (tirando os gatos

), mas são inteligentissimos e aprendem muuuuuuito rápido. É uma questão de se perder (ou antes, ganhar) algum tempo com eles.