celsodiogo Escreveu:leonildecarvalho Escreveu:numa castração da fêmea
castração??
se muito nao me engano eu penso que a leonildecarvalho querera dizer esterelizaçao ou nao

Porquê o icone (

) ?
Quando não se sabe, pergunta-se. Não era preciso esse icone porque eu não disse nenhuma alarvidade!!!
Acho que não é vergonha nenhuma não saber certas coisas já que ninguém nasce ensinado e, nem é vergonha nenhuma gostar-se de aprender, perguntado de forma normal, simplesmente.
Vou então explicar-lhe para que não fiquem dúvidas.
Castração implica na remoção total dos orgãos internos, reprodutores, seja num macho ou numa fêmea.
O termo esterilização deriva da palavra "estéril" que quer dizer; sem capacidade de reprodução.
Para que um ser (seja ele canídeo, felino ou humano) se torne estéril existem formas que não só a da remoção/castração de todos os orgãos internos reprodutores. Uma vasectomia, por exemplo num gato (macho), torna-o estéril sem se ter castrado o animal em si e, em alguns casos (especialmente homens) a situação até pode ser reversível mais tarde se o homem assim o desejar.
Nas fêmeas, por exemplo até humanas, nunca ouviu falar na laqueação das trompas? Essa fêmea, fica estéril sem ter sido castrada na íntegra mas, foi esterilizada, já que não pode reproduzir porque lhe faltará a capacidade das trompas para se concretizar a reprodução...
Ainda, há também, outra forma de tornar uma fêmea estéril, pela remoção SÓ do útero, a chamada "histerectomia" que, penso ninguém (Veterinário) fazerem-na num animal!
No caso da minha resposta em que me questionou a revirar os olhos... :
Pela ideia com que fiquei de todos os posts pelo dono da Becas aquando da "esterilização"/castração da gata Becas foi sim uma castração já que houve a remoção total de todos os orgãos internos reprodutores e, foi nessa base a minha resposta ao dono da gata porque ele diz: "apesar que..." e também, baseando-me que, nenhum Veterinário iria fazer uma remoção parcial à gata de só alguns orgãos internos reprodutores... para que ficasse a continuar a ter cios, deixando, para isso, os ovários. Ou seja, sem ter efectuado uma OVH (ovariohisterectomia- remoção do ovários e útero) a que a maioria das pessoas dão o termo popular de “esterilização”.
Agora, para o dono da Becas:
Se está muito convicto de que a gata continua com o cio, leve-a à clínica onde lhe fizeram a castração, vulgo; "esterilização" (termo corrente popular mas inconclusivo... ), para a examinarem, por certo que por via de ecografia, já que se por acaso, inadvertidamente, acabou por ficar algum (nem que pouquinho) tecido ovárico... pode sim continuar a fazer cios o que em nada favorece a saúde da gatinha a longo prazo já que havendo a continuação de estímulos hormonais, a situação em si acaba por tornar a ideia e sua vontade inicial (a da "esterilização total", vulgo; "castração") ineficaz, podendo comprometer a saúde da gata mais tarde.
Mas, pense e veja bem, primeiro, se serão mesmo cios já que pode ser só a gata a começar a estar já mais "melada"/meiga...?!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>