duvida sobre barulho provocado pelos caes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

gouveia001
Registado: sexta out 12, 2007 8:43 am

quarta out 24, 2007 9:24 am

É claro que a polícia PODE e na minha opinião DEVE actuar. Eu tenho um cão e tb vivo num apartamento e por acaso tenho sorte de este não ladrar nem uivar, mas se este começasse a incomodar, eu próprio ficaria incomodado e não conseguiria ignorar o problema. Eu não gostava de estar em casa mesmo em período diurno e estar a ouvir o cão do vizinho a ladrar ou a uivar o dia todo. Talvez a minha primeira atitude não fosse chamar a polícia, mas iria falar com o dono(a) do cão para resolver a situação.
IGNORAR?! Isso é que acho muito feio, afinal de contas o ruído de um cão a ladrar o dia todo incomoda e de que maneira, por isso vamos lá ter um pouco de bom senso e não vamos ignorar se os nossos cães ladram e incomodam a vizinhança. De certeza que existem maneiras de resolver essa situação sem ser ignorar as queixas do vizinho!!
Caisi
Membro Veterano
Registado: segunda set 17, 2007 10:18 am

quarta out 24, 2007 9:46 am

Bom dia,

Estive aqui aqui a ler todas estas respostas ao seu problema e se me permite dar a minha opinião quer de uma pessoa que adora animais quer de uma pessoa cujo o trabalho é exactamente o de ser policia municipal.
Ora dito isto já percebeu que um dos meus trabalhos é exactamente receber, tratar e resolver(ou tentar) este tipo de reclamações.
1º O mais importante é a senhora ter em atenção que o cãozinho tem tudo legalizado: licença/registo (obrigatória) e mais importante ainda são as vacinas todas em dia. Pois será a primeira coisa que qualquer autoridade lhe vai questionar;
2º tenha sempre em atenção a forma como passeia na rua com ele: coleira e trela, a coleira convém ter chapa de identificação (é importante);
3º Não é obrigatório mas também poderia pensar em colocar um chip no cãozinho, fale com o veterinário.
Depois destes conselhos que eu acredito até já estarem a ser cumpridos, agora vêm os meus conselhos.
Poderá começar a ter uma política de aproximação quer de vizinhança quer de autoridades policiais, porque não experimenta ser a senhora a visitar as autoridades locais quer polícia (PSP, se for esse o caso) quer a própria Polícia Municipal, caso haja na sua área de residência. Explique o seu caso, conte a sua história e do seu cão, explique as suas ânsias e angústias, porque há-de arranjar muito provavelmente alguém que para além de ser autoridade também é um ser humano (e isso vem sempre ao de cima, acredite).
Por vezes, e porque antes de ser autoridade, também gosto muito de animais, quando me deparo com uma intervenção deste tipo tento sempre, sem fugir às responsabilidades inerentes ao meu trabalho, compreender e minimizar as consequências da aplicação das leis, que neste país incedem sempre sobre os animais e nunca sobre as pessoas que são as responsáveis por eles, neste caso seria o pagamento de uma coima e (dependendo do regulamento camarário aplicável) até mesmo a apreensão do animal.
Pareceu-me no seu caso, que a ideia de colocar uma coleira reprime o ladrar é mesmo a mais aconselhada, isto porque: habituaria o seu cão a não ladrar e quanto ao achar que é cruel, pense que será somente com carácter temporário pois ele vai-se habituar (de certeza) que não o deve fazer.
Minha senhora, espero que tenha sido mais uma ajuda (no meio de tantas já dadas) e caso precise de algo mais, não hesite.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quarta out 24, 2007 9:56 am

Ás vezes falamos de barriga cheia... eu próprio fiz isso aqui... É que os meus cães nunca me deram problemas desses... Em casa pura e simplesmente não ladram, nem uivam: ensinei-os assim desde a 1ª hora. E estava mais a pensar em mim do que propriamente nos meus vizinhos.
Na rua é outra histório, correm, ladram, fazem buracos, etc...
De qualquer maneira, a conversar é que a gente se entende.
Relativamente aos meus cães ou aos dos meus vizinhos nunca tive qq problema. Tivemos outros em que eu ou eles (vizinhos) se sentiram incomodados com qq coisa. Conversamos civilizadamente, expomos os nossos problemas e pronto, a coisa resolve-se civilizadamente... simples!
Não podemos é partir logo para a peixeirada, apresentar queixa na Polícia, etc... Deem sempre 1º uma oportunidade ao diálogo.
Aquele que pura e simplesmente apresenta queixa sem antes tentar resolver o seu problema numa boa, também o poderei apelidar de cobardolas... Ou seja, passa para outros a resolução do seu problema, escudando-se atrás de uma queixa!
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta out 24, 2007 10:02 am

Cuidado, pois o arranjar companhia para ele pode ser um risco..
Tanto o cão poderá acalmar não se sentindo tão sozinho, como a nova companhia poderá "adoptar" o vicio do cão e ter uma sinfonia de latidos..

Pedro
luizametello
Registado: sexta dez 30, 2011 4:48 pm

sexta dez 30, 2011 5:27 pm

Caisi Escreveu:Bom dia,

Estive aqui aqui a ler todas estas respostas ao seu problema e se me permite dar a minha opinião quer de uma pessoa que adora animais quer de uma pessoa cujo o trabalho é exactamente o de ser policia municipal.
Ora dito isto já percebeu que um dos meus trabalhos é exactamente receber, tratar e resolver(ou tentar) este tipo de reclamações.
1º O mais importante é a senhora ter em atenção que o cãozinho tem tudo legalizado: licença/registo (obrigatória) e mais importante ainda são as vacinas todas em dia. Pois será a primeira coisa que qualquer autoridade lhe vai questionar;
2º tenha sempre em atenção a forma como passeia na rua com ele: coleira e trela, a coleira convém ter chapa de identificação (é importante);
3º Não é obrigatório mas também poderia pensar em colocar um chip no cãozinho, fale com o veterinário.
Depois destes conselhos que eu acredito até já estarem a ser cumpridos, agora vêm os meus conselhos.
Poderá começar a ter uma política de aproximação quer de vizinhança quer de autoridades policiais, porque não experimenta ser a senhora a visitar as autoridades locais quer polícia (PSP, se for esse o caso) quer a própria Polícia Municipal, caso haja na sua área de residência. Explique o seu caso, conte a sua história e do seu cão, explique as suas ânsias e angústias, porque há-de arranjar muito provavelmente alguém que para além de ser autoridade também é um ser humano (e isso vem sempre ao de cima, acredite).
Por vezes, e porque antes de ser autoridade, também gosto muito de animais, quando me deparo com uma intervenção deste tipo tento sempre, sem fugir às responsabilidades inerentes ao meu trabalho, compreender e minimizar as consequências da aplicação das leis, que neste país incedem sempre sobre os animais e nunca sobre as pessoas que são as responsáveis por eles, neste caso seria o pagamento de uma coima e (dependendo do regulamento camarário aplicável) até mesmo a apreensão do animal.
Pareceu-me no seu caso, que a ideia de colocar uma coleira reprime o ladrar é mesmo a mais aconselhada, isto porque: habituaria o seu cão a não ladrar e quanto ao achar que é cruel, pense que será somente com carácter temporário pois ele vai-se habituar (de certeza) que não o deve fazer.
Minha senhora, espero que tenha sido mais uma ajuda (no meio de tantas já dadas) e caso precise de algo mais, não hesite.

Olá!
Nunca tal tinha acontecido, mas parece que estou neste momento com um problema de ruído aqui de uma das minhas vizinhas :( Já falei com a dona do cão em questão, da 1ª vez, mostrou-se muito preocupada, inclusivé disse-me q já tinha tido queixas de um vizinho que dá para as trazeiras da sua casa e resolveu a questão mudando o cão para a parte da frente da casa!! Parte da frente, essa que dá directo para as minhas janelas do quarto e sala!! O cão está dentro de um quintal, mas está preso a uma corrente que tem pouco mais que um metro, metro e meio de comprimento!! Sugeri-lhe q soltasse o cão no quintal... resposta da senhora foi: ah e tal ele estarga-me as flores!!! Perguntei porque não o leva a passear antes de ir embora para o trabalho? resposta: ah sabe é q ele é mto bruto e tenho um problema no ombro!!! Falou-me que já pensou dar-lhe uns calmantes... O facto é que já fui falar com ela uma 2ª vez, porque ela nada fez para alterar a situação, o desgraçado do animal, ladra desde que a dona sai de casa de manhã até ela voltar à noite!! E depois não é mto normal a forma como ele ladra, é daqueles q parece q não respira... para terem uma ideia, não dá para dormir, não dá para ler um livro, leva qq pessoa à loucura! Já cheguei a por a música em altos berros em casa sáo para descançar a cabeça :/
Resumindo, na minha humilde opinião, e acreditem, EU GOSTO DE ANIMAIS! o que está aqui em questão são duas coisas, é o ruído que realmente incomoda e também o facto que não me parece normal deixar um animal preso a uma corrente dentro de um quintal!!?!? Eu já fui lá espreitar e vi que o cão é ou parece já meio velho, mas tem um focinho muito querido embora pareça um 'cilindro' de tão gordo sem espaço para correr e saltar, não está muito limpinho, também... come e faz cócó no mesmo sítio!! Para mim isto é maltratar um animal... quando o disse à dona do cão, ela arregalou os olhos como se eu fosse doida!! Até vi na cara dela... 'eu!?!? maltratar animais?!?!?! mas eu amo os meus animais, até salvei este cão que estava abandonado na rua!!' Será mesmo que esta sra. tem noção do que faz??? As minhas desculpas a quem acredita que isto é normal!! Mas a mim é absurdo salvar um cão da rua e prendê-lo a uma corrente o resto da vida!! Ainda por cima quando tem um quintal onde poderia correr e saltar!!
Digam-me, por favor? Estou errada??? Já pensei chamar a polícia, mas não quero que o cão seja levado e maltratado ou mesmo abatido porque ladra... faço-me entender?? Existe alguma entidade que EDUQUE estas pessoas??? É porque acho que esta sra. já só me vê como uma vizinha intolerante para os animais!!! Estas mentalidades 'medievais' tem que ser abordadas por uma entidade para perceberem que estão erradas!! digo eu?!?!
Fica aqui o meu pedido de ajuda para lidar com esta situação... Obrigada
Última edição por luizametello em sexta dez 30, 2011 6:08 pm, editado 1 vez no total.
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

sexta dez 30, 2011 5:35 pm

Por muita razão que tenha, não pode divulgar aqui as moradas das pessoas sem autorização delas.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

sexta dez 30, 2011 5:42 pm

Eu a pensar que já tinha visto de tudo aqui :o
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta dez 30, 2011 5:46 pm

caisi, o chip é obrigatório.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta dez 30, 2011 5:48 pm

sasquatch Escreveu:caisi, o chip é obrigatório.
Agora! O post é de 2007...
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta dez 30, 2011 5:50 pm

Imagem
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
bhess
Membro Veterano

sexta dez 30, 2011 5:52 pm

kittten Escreveu:Imagem
:lol: :lol: :lol: :lol: Agora até foram uns perdigotos para o monitor... :lol: :lol: :lol:

Calvin
colette
Membro Veterano

sexta dez 30, 2011 5:56 pm

O post é de 2007, mas a intervenção da user luizametello, que fez a citação, é de hoje.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
luizametello
Registado: sexta dez 30, 2011 4:48 pm

sexta dez 30, 2011 5:59 pm

colette Escreveu:Por muita razão que tenha, não pode divulgar aqui as moradas das pessoas sem autorização delas.
Pois, tem razão.. não pensei nisso!! Por acaso não sabe como posso alterar essa parte da minha mensagem??
colette
Membro Veterano

sexta dez 30, 2011 6:01 pm

Vai ao botão editar, no canto superior direito da sua intervenção, e apaga essa parte. Torna a submeter.
bhess
Membro Veterano

sexta dez 30, 2011 6:09 pm

colette Escreveu:O post é de 2007, mas a intervenção da user luizametello, que fez a citação, é de hoje.
Sim, mas o meu comentário foi para quem disse "o chip é obrigatório"... O chip é obrigatório agora! Mas em 2007 não era... Aliás, era, mas só para alguns casos.

Calvin
Responder

Voltar para “Cães”