Cães e 1 bébe em casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cibelechaves
Registado: terça jun 07, 2005 11:31 pm

terça out 23, 2007 2:06 pm

Olá!

Tenho um cão de 3 anos e uma cadela com 2 anos, ambos rafeiros e de porte pequeno.

Estou prestes a ter uma menina e durante estes 9 meses de gravidez posso dizer que os meus cães não ligaram nenhuma à minha barriga :P

Tenho pensado como será a adaptação dos cães à criança.Não é que tenha medo mas sei que devo estar alerta até porque eles são a modos que irrequietos. :roll:

Tenho tentado que eles participem de tudo, desde cheirar as roupinha, o berço, o carrinho para se irem habituando mas queria perguntar a quem tenha experiência como acham que deveria ser a minha abordagem quando eu própria chegar da maternidade com a bébe.
Já tenho lido que durante os dias do internamento de deve dar a cheirar a roupa do bébe mas como associar o cheiro a uma coisa boa, positiva por exemplo?

Devo salientar que só o meu cão é que já teve contacto com crianças mas essa já era grandita e foi positivo.

Será que alguém me podia dar umas dicas sobre como devo agir nos primeiros dias?

Obrigada :)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça out 23, 2007 2:12 pm

Se tiver em conta que os cães são como membros da família... basta fazer uma apresentação do novo membro; o bebé :wink: :D e sim, deve dar tudo a cheirar... e nunca desencorajar a cumplicidade que eles irão ter para com o bebé mas, obviamente sempre com supervisão sua ou de algum adulto responsável, da casa.

Com tempo e a normalidade de um ambiente normal, funcional e familiar, estou certa que tudo vai decorrer às mil maravilhas :wink:

Boa sorte com o parto. Que seja uma "horinha" rápida e plena de felicidade.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça out 23, 2007 2:42 pm

Olá Cibelechaves!
Primeiro que tudo parabens e desejo-lhe uma "hora " muito curtinha mas como já calcula muito feliz!
Quando a minha filha mais nova nasceu já tinha o Bernie há 4 anos e foi muito fácil. Quando voltei da maternidade com ela trazia-a no "ovo "que ele já conhecia. Quando ela começou a choramingar deixei que ele a observasse. Nunca o mandei sair ,aquando das mudas de fralda ou dos banhos se quisesse estava presente e na hora de lhe pegar ao colo muitas vezes "conversava " era com ele .
Nunca lhe notei ciumes mas tambem nunca o exclui ou tratei de maneira diferente depois da chegada da bébé.Claro que terá que ter atenção a dobrar porque eles são 2, mas se os tratar de igual modo antes e depois eles não lhe vão dar problemas.E daqui a uns meses vai ser uma festa só...
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça out 23, 2007 2:47 pm

Sei que é dificil aquando um nascimento de um bébé, mas evite de todo diminuir a atenção que dava aos seus cães, ou eles poderão sentir "ciumes". Deverá agir como se nada tivesse acontecido, apresentando como ja disse a leonildecarvalho o novo membro á sua familia, deixando os cães, sempre com a sua supervisão interagir com o bébé.

E parabéns :D

Pedro
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça out 23, 2007 3:22 pm

Vá, vá, mais resposta e opiniões precisam-se!!!
Este tópico tb é de todo o nosso interesse!!
Vamos ser pais no fim do ano de um menino (1º filho, neto, sobrinho :D ) e todas as opiniões e experiências são bem vindas...
Temos 2 cães e 2 gatos que são as nossas alegrias e a quem nós dedicamos o nosso tempo! Agora vão ser 5 a querer toda a nossa atenção e tudo será novo: para nós, para o bébé e para eles!
Um casal amigo foi a nossa casa e levou o seu filhote de 4 mesitos apenas. O Gastão e a Mafalda (gatos) tiveram logo que ver de perto o bébé. Cheiraram, deram-lhe uma lambidela e foram à sua vida de travessuras... O Rafa (cão) teve medo do bébé :D . A Bia, cadela, foi-se aproximando devagarinho, devagarinho até estar ao alcance do bébé. Curiosamente ficou ali parada à espera de autorização nossa para ver melhor... Foi de uma delicadeza... E ali ficou o tempo todo com o bébé a mexer-lhe nas orelhas sem reacção nenhuma...
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça out 23, 2007 3:37 pm

Penso que no geral, não falo por experiência própria pois sou relativamente novo ainda para bébés :wink:, mas pelo que vejo e leio, os cães aceitam esse novo ser vivo que anda lá por casa, como um ser pequeno e fragil, e adaptam a sua maneira de agir, tolerando mais as travessuras do bébé (puxar a cauda, orelhas, meter o dedo nos olhos etc..) e até "adoptando-os" , protegendo-os de tudo e todos...

Agora é indespensavel o supervisionamento de um adulto sempre que o cão estiver perto do bébé, pois por mais meigo que ele possa ser pode sempre o magoar com uma brincadeira inocente...

Pedro
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça out 23, 2007 4:04 pm

Pois eu agora sou quase expert em relações entre animais de companhia e bebés :D
Tenho um filho de 15meses que delira com as cadelas e as gatas... o puto gosta mesmo da bicharada... nunca tive problemas, nem mesmo quando voltei para casa do hospital e tive fora 3 semanas!
Sempre tentei mostrar aos animais que não ha motivo para ciumes, que cada qual tem o seu lugar na familia e tem corrido muito bem.
A minha sobrinha tem 9 meses e também vive comigo durante a semana também está habituada aos animais, apesar de não demonstrar grande interesse pelas cadelas, adora as gatas...
É um processo natural, obvio que nunca estão com os animais sem supervisão, para o bem de todos, mas é uma delícia ve-los juntos!
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

terça out 23, 2007 4:24 pm

Antes de mais Parabéns pelo bebé.

Penso que os animais têm um instinto para lidar com crianças. Eu vejo pelos meus, se fôr adultos fazem uma aproximação à maluco, se fôr crianças é tudo muito mais calmo :wink:

Tive uma cadela durante 13 anos, nunca habituada a crianças, quando o meu primo nasceu, fazia dela gato sapato e ela ali pavida e serena :D

Os animais criam um sentimento de protecção pelo novo membro que só visto, e claro também tem de ser controlado, se não acontece como à minha avó quando nasceu o meu pai, só ela pegava no bebé, nem irmãs, nem vizinhas ninguém. Deitava-se ao lado do berço e ninguém se aproximava :D :D isto à 64 anos atrás :wink:

Com supervisão vai tudo correr bem :wink:
Lyrae
Registado: sexta out 14, 2005 2:11 pm

terça out 23, 2007 7:19 pm

De certeza que tudo irá correr lindamente!!!

Aqui a família também vai aumentar lá para Abril do próximo ano e com a minha Fionda o contacto anterior com crianças foi o melhor possível, não sei se a preocupação era separar a cachorra da criança ou a criança da cachorra, sem contar com as choradeiras de ambos na despedida.

Com bebés adora cheira-los e lamber o que consegue, os pés se a criança ainda é de colo, as orelhas e a cara se a criança já gatinha... se andam é mais ao contrário, as crianças têm tendência a confundi-la com um cavalo pequeno então agarram-na, apertam, fazem corridas e lutas no chão.

Ela tem uma paciência enorme com crianças e é muito meiga, comigo na brincadeira é capaz de me dar uma mordidela mais apertada, a uma criança nem a boca fecha se eventualmente lhe meter a mão ou um braço na boca durante a brincadeira, só se vê a enorme língua a fazer pontaria para as orelhas ^^ adora orelhas de gente :)~

Muitas felicidades!!!
fionapoly
Membro Veterano
Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm

terça out 23, 2007 7:43 pm

Bom antes do mais parabens a quem vai ser papa ou mama nos proximos tempos.
Depois quero dizer-vos que tenho tambem um menino de 3 anos e quando ele nasceu já havia 2 cães cá em casa,fui bombardeada por amigos e familiares durante 9meses de gravidez em o que iria fazer com os cães,e os pelos,e se lambiam o bébé,e os microbios etc etc.
Nunca liguei a nada porque cá em casa os meus cães são membros da familia vou mais longe dizendo-vos que são mais 2 filhos que tenho.
No dia em que vim da maternidade e cheguei a casa puz o ovinho onde vinha o bèbé no sofá á merce deles sob minha vigia e eles viram e cheiraram até se fartarem nos dias seguintes "participaram" em tudo,banhos,mudas de fralda,horas de comer,etc sei que passado uma semana do bebe tar em casa eles já o tinham adoptado,o unico cuidado que tive foi não descuidar dos mimos que lhes dava e nunca lhes escondi o bébé :wink:
Posso dizer que passados 3 anos cães e rapaz são os melhores amigos uns dos outros e é uma casa cheia (as vezes até demais) :lol: :lol:
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </p>
Cookies
Membro Veterano
Registado: quinta out 14, 2004 4:14 pm

terça out 23, 2007 8:15 pm

Boa noite
Os parabéns e muitas felicidades, quando cheguei a casa da maternidade a minha cadelinha ficou doida com o meu filho imediatamente subiu para a cama e começou e querer brincar com ele que estava no berço, foi sempre tratada da mesma maneira que antes e nunca sentiu quaisquer ciúmes, pelo contrário onde estava o bébé estava a Cuca, quando ele chorava ela chorava também, foram sempre grandes amigos.
Os nossos amiguinhos devem ser tratados como antes e nunca serem repreendidos sem razão, deste modo eles "adoptam" o novo membro da família e tornam-se grandes amigos.
Mais uma vez as maiores felicidades e dê notícias.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quarta out 24, 2007 11:28 am

fionapoly Escreveu:Bom antes do mais parabens a quem vai ser papa ou mama nos proximos tempos.
Depois quero dizer-vos que tenho tambem um menino de 3 anos e quando ele nasceu já havia 2 cães cá em casa,fui bombardeada por amigos e familiares durante 9meses de gravidez em o que iria fazer com os cães,e os pelos,e se lambiam o bébé,e os microbios etc etc.
Nunca liguei a nada porque cá em casa os meus cães são membros da familia vou mais longe dizendo-vos que são mais 2 filhos que tenho.
No dia em que vim da maternidade e cheguei a casa puz o ovinho onde vinha o bèbé no sofá á merce deles sob minha vigia e eles viram e cheiraram até se fartarem nos dias seguintes "participaram" em tudo,banhos,mudas de fralda,horas de comer,etc sei que passado uma semana do bebe tar em casa eles já o tinham adoptado,o unico cuidado que tive foi não descuidar dos mimos que lhes dava e nunca lhes escondi o bébé :wink:
Posso dizer que passados 3 anos cães e rapaz são os melhores amigos uns dos outros e é uma casa cheia (as vezes até demais) :lol: :lol:
Nem me digam nada!!!
Só nós sabemos o que ouvimos diariamente à 7 meses sobre os nossos animais e depois como será com o bébé e os pelos e a toxoplasmose e blá, blá, blá...
A tudo respondemos com um... sorriso... e dizemos OK, ok, tudo bem, tá registado, logo se vê... Mas, no fundo pensamos... que gente mais inculta... Não sabem o que dizem...
Felizmente o nosso médico obstreta é uma pessoa esclarecida! Antes de o questionarmos a ele, questionámos o veterinário para saber a opinião dele. Engraçado que a opinião do veterinário foi exactamente igual à do médico. Quem se desfaz de um animal ou muda o comportamento que tem para com eles por causa do nascimento de um filho, apenas estaria à espera de uma desculpa para isso...
Há cuidados a ter, claro, mas estes são aqueles que vocês já disseram aqui e que eu pensava, apesar da inexperiência, que seriam.
Os nossos animais, a Mafalda e o Gastão, gatos, e a Bia e o Rafa, cães, foram os nossos filhos até agora e continuarão a sê-lo depois da vinda do Tomás. Em vez de 4... temos 5! E não há ninguém, mãe, irmã, sogra, cunhada, tios que nos demovam que assim seja!
ritagameiro
Membro Veterano
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

quarta out 24, 2007 11:43 am

Ola!!
Tambem vou ser mama em Março e estou mortinha por ver a reacçao dos meus pimpolhos todos quando eu chegar a casa com o novo "inquilino"
Eu e o papa temos falado nisso e so de imaginarmos, costumamos acabar a conversa a rirmo-nos como uns tolinhos!!
Tambem oiço todos os dias os alertas de toda a gente que pensa que sabe mais do que nos, mas enfim...
Acho que percebo alguma coisa de saude e de crianças, ja que trabalho numa pediatria ha mais de 4 anos, por isso, entra por um ouvido e sai pelo outro!!
Eu acho que vai tudo correr muito bem, mas e logico que nos primeiros tempos o Eduardo (bebe) vai ser bem vigiado! Mas dengosos como os gatinhos são, so pode ser giro de se ver! Espero que o bebe nao tenha alergias nenhumas, mas tenho esperança que nao, era o maior desgosto da minha vida! Alias o contacto com animais, previne muitas alergias nas crianças!
Tambem sou da opiniao que quem se livra dos animais por vir uma criança, ja so precisava de uma desculpa para o fazer! Outra que oiço quase todos os dias, e que quando o Eduardo nascer, nao vou ligar nada aos gatos e ao Gaspar! Acham normal? Quando nasce um filho, deixa-se de amar os que ja existem? Enfim...
Tambem nao quero deixar os meus meninos de parte para nada, nem do banho, nem da amamentaçao, nada!
Vamos continuar a dormir todos no mesmo quarto e vamos caber la todos!!
Vai ser uma feira!!
sestevao
Membro
Registado: sábado set 23, 2006 1:30 am

quarta out 24, 2007 11:45 am

Só nós sabemos o que ouvimos diariamente à 7 meses sobre os nossos animais e depois como será com o bébé e os pelos e a toxoplasmose e blá, blá, blá...
SiameseMaria, só um aparte,

Existem vários estudos científicos feitos e não existe maior incidencia de casos de toxoplasmose em grávidas que possuam gatos relativamente às que não os tem. Sendo o gato um hospedeiro natural da doença obviamente que no cão não será pior.
ritagameiro
Membro Veterano
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

quarta out 24, 2007 11:56 am

Por acaso tive gatos a minha vida toda e nunca apanhei toxo, pois nem imune estou!! E não me preocupou minimamente!
Em casa dos meus pais, os gatos andavam sempre por onde lhes apetecia e nunca tiveram nada ou pelo menos eu nunca tive nada!
Actualmente os meus gatos nem sequer vão á rua, nem nunca foram, logo o perigo é nulo!
Preocupo-me sim, com as saladinhas que se comem por aí, tanto que as deixei de comer fora de casa! E carne mal passada que eu tanto adorava, so daqui a uns tempos!! :cry:
O meu medico disse-me que os desgraçados dos gatos sempre tiveram má fama, mas que antigamente o principal culpado da toxoplasmose ate eram as proprias pessoas que despejavam os penicos por cima das hortas! Fartei-me de rir com esta dele! :D
Responder

Voltar para “Cães”