Dar banho ao gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Miau
Membro Veterano
Mensagens: 1131
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta abr 16, 2003 12:10 pm

Olá,

Queria fazer uma pergunta: Dão banho ao vosso gato?????

Os meus não é habitual tomarem banho. Norma geral, tomam banho quando vêm para casa e depois eles próprios tratam da sua higiene pessoal.

Devo dizer que o ultimo a passar por essa experiencia foi o Gato Alex e tanto para ele como para nós foi terrivel. Parecia que estavamos a torturar o gato... ele miou, esperniou, arranhou, fez trinta por uma linha :lol: .

Sabem se os banhos a seco dão resultado e não estragam o pelo? É que agora tenho lá um que não posso dar banho porque tem a pata imobilizada, e como está um pouco sujo, pensamos nesse método, mas não me parece muito fiável!!!

Miau
miguelanjos
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm
Localização: gata;cadela;piriquito;caturra;tartaruga.

quarta abr 16, 2003 12:24 pm

Miau,
tenho duas gatas a Bia e a Thais! à Bia só dou banho uma vez por ano porque é persa e ainda assim é complicado, à Thais...(europeu comum!!) Á Thais nem pensar em água...o que optei por fazer é através desses champôos secos, quando está bem-disposta, com calma, no colinho.
Li uma vez que o banho enfraquece as protecções dos gatos, pelo que a sua própria higiene é o suficiente, ao contrário dos cães, os gatos não emitem qualquer cheiro e são extremamente higienico, por isso para quê massacrá-los com algo que não gostam??
Experimente o champôo a seco, verá que é o suficiente para um gato de casa!!

Abraço,
Miguel
kitten
Membro Veterano
Mensagens: 5667
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Localização: muitos !!!!!

quarta abr 16, 2003 12:43 pm

Olá boa tarde

Eu também tenho uma gata persa, dou-lhe banho para aí uma vez por mês e ela adora. Um bom shampoo e de seguida seguida secador e escova. Nunca notei que lhe fizesse algum mal. Só que tenho muito cuidado com as correntes de ar e tento só dar-lhe banho em dias de sol o que no Inverno é dificil :)
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta abr 16, 2003 2:03 pm

Pois este é um assunto muito delicado. Eu tenho uma gatinha persa, a Amélia e ando a pensar dar-lhe um banhito agora num destes dias quentes, mas só de imaginar isso já fico doida.
Ela gosta de brincar com a água, quando as torneiras estão abertas molha a cabecita, as patas etc. Mas quando se suja, nos dias em que lhe dou a pasta para o pêlo, e lhe tento lavar o rabito parece que a estou a matar. Mia, arranha, fica mesmo aflita :roll: . Mas vou tentar, até porque acho que quando ela se sentir molhada vai acalmar, depois conto como foi. Agora secar com o secador é fácil, isso ela não se importa nada.
Mas a nossa forista, Maria João Marques, diz que lava os dela com shampô seco e resulta, não sei a marca do shampô que ela usa, mas ela diz que é bom.

Beijokas
kathleen
_Miau_
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: quinta nov 28, 2002 4:40 pm

quarta abr 16, 2003 8:42 pm

Lembram-se daquela frase: "Gatos não gostam de água". Pois isso é mentira. A questão é simples é que os gatos são de origem animais do deserto. E é claro, no deserto há muita pouca água. Então os gatos para manterem a higiene mais porlogada usão a saliva. Quando eles tomam banho pela primeira vez, eles ficam confusos e por isso ficam assustados.
Imaginem entrarem numa piscina pala primeira vez, voçês ficam confusos e querem sair rapidamente. Não seja brusco ao obrigar o gato a tomar banho, pois faz com que ele odeie mais o banho.

1. Mantenha o gato calmo. Se ele estiver a dormir melhor.

2. Prepare a água da bacia, ou do que costuma usar para dar banho ao gato. A água deve estar morna. Evite água muito quente ou muito fria - água muito fria vai fazer com que o gato fuja ainda mais depressa.

3. Deite algum shampôo para gatos na água do banho. Há shampôos e sabonetes que incluem um produto anti-parasitas. Tenha em atenção o cheiro do produto: alguns podem ter cheiro muito forte e desagradável.

4. Deixe o frasco de shampôo para gatos aberto ao lado da banheira do gato. Deixe também lá por perto a toalha do gato.


5. Cubra o chão á volta com toalhas velhas. Normalmente o chão da casa de banho é um sítio prático para se colocar a bacia onde se vai dar banho ao gato.

6. Vá buscar o gato. Pegue-lhe com muito cuidado para não o assustar ou acordar.

7. Retire-lhe a coleira (se o seu gato usar coleira).

8. Leve o gato para o local do banho.

9. Coloque o gato semi-adormecido na água morna e molhe-lhe o pêlo suavemente, deitando-lhe água da banheira com a mão.

10. Coloque a banheira do gato novamente na posição correcta, vá buscar uma esfregona para limpar a água do chão e agradeça a *quem* teve a ideia de a avisar para pôr toalhas velhas espalhadas á volta do local. A seguir, vá buscar o gato atrás do sofá da sala e recomece, tendo desta vez o cuidado de fechar as portas.

11. Coloque o gato suavemente na bacia, deixando-o ambientar-se.

12. Coloque-lhe uma mão no pescoço e outra no dorso e fale-lhe suavemente.

13. Acabe de molhar o pêlo ao seu gato espalhando devagar a água da bacia por cima do seu dorso.

14. Pegue no frasco previamente aberto de shampôo para gatos e deite um pouco sobre o dorso do gato.

15. Vá mudar de roupa. Aprenda que mais vale um par de calças molhadas do que uma bela arranhadela nas pernas (nunca se dá banho a um gato de calções). Chame também alguém para o ajudar, porque já deve ter percebido que não devia ter tirado as duas mãos de cima do gato. Por último, volte a compor o campo de batalha e tire, ou peça ao seu ajudante para tirar o gato de trás da sanita. Resista à tentação de pegar no gato ao colo, senão as suas costas é que sofrem.

16. Peça á pessoa que está consigo para agarrar firmemente o gato, mas sem o assustar (quer ao gato quer aos eu ajudante, que deve estar perplexo com o seu estado).

17. Deite o shampôo para gatos sobre o dorso do seu gato e ensaboe-lhe o pêlo, tendo em atenção para não lhe deixar ir espuma para os olhos e para dentro das orelhas. Fale amigavelmente com o seu gato enquanto faz isto, para que o seu medo se desvaneça.

18. Pegue num recipiente com água limpa e morna, para tirar a espuma do pêlo do gato. Peça ao seu ajudante para ter muito cuidado enquanto faz isto, e despeje a água por cima do gato.

19. Controle a sua vontade de dar pontapés no ajudante e no gato e tenha cuidado para não escorregar no chão inundado. Este passo deve tê-lo ensinado a não deixar que a água vá para o focinho do gato, porque isso podia-lhe irritar os olhos. Ponha a banheira do gato em posição e volte a encher o recipiente com água morna. Vá buscar um banco, retire o gato de cima do armário dos medicamentos e peça ao seu ajudante para ser mais firme desta vez.

20. Enxague o gato cuidadosamente, sem o assustar. Evite a água nas suas orelhas, nariz e olhos, porque isto pode fazer o gato sair disparado em fuga outra vez.

21. Pegue no gato e coloque-o numa toalha própria para o secar. Esfregue-o apenas o suficiente para retirar o excesso de água da cauda, dorso e pêlo da barriga.

22. Coloque a toalha num local protegido do vento para evitar que o gato se constipe, e coloque o gato em cima dela, para ele se limpar.

23. Vá buscar uma vassoura e um apanhador para limpar a terra do chão e coloque a planta (se ainda estiver viva) numa divisão em que o gato não consiga entrar. Os gatos gostam de se secar esfregando-se em terra ou areia e fazem-no nem que seja num vaso minúsculo. Não pense em voltar a dar banho ao gato, porque o seu ajudante já deve ter jurado a pés juntos que não se volta a meter com essas feras. Deixe-o secar e sacudir sozinho as manchas de terra.

24. Compre shampôo em pó para gatos.

Espero que isto te ajude ;)

Imagem
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta abr 16, 2003 10:12 pm

:lol: Muito útil sem dúvida, vou seguir os conselhos ;)

Beijokas
Kathleen
Miau
Membro Veterano
Mensagens: 1131
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta abr 17, 2003 12:27 pm

O Alex, nem ver o secador, quanto mais ouvi-lo... Quando seco omeu cabelo fica com uma cara de maluco, olhos bem abertos pronto para qualquer situaçao....

Obrigada _Miau_ (meu homonimo) pelos passos a seguir, sao muto sugestivos.

E em relaçao aos champoos secos, alguem tem opiniao formulada?????

Miau
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta abr 17, 2003 2:13 pm

A forista que muito prezo, Maria João Marques diz que usa e acha que obtém bons resultados, não estou é certa da marca.

beijokas
kathleen
caneco
Membro Veterano
Mensagens: 672
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

quinta abr 17, 2003 5:35 pm

Aprendi esta técnica de dar banho com a Aby e resultou sempre muito bem.

Só tenho a acrescentar que ao usar o secador ajuda bastante tapar os olhos com uma mão à gata, pois ela aceita-o muito melhor. Claro que tem de estar outra pessoa a agarrá-la.

Além disso queria acrescentar que dá jeito eles habituarem-se ao secador, pois certos líquidos receitados por veterinários para curarem doenças (por exemplo de pelo e pele) convém serem secados, senão o gato vai lá lamber, tirando o efeito desse medicamento e prejudicando-se ao engoli-lo. Depois de usar o secador o gato já não tem essa fixação em ir lá lamber o medicamento.
A minha técnica é a seguinte:

ponho o shampoo numa tijela de plástico diluído num pouco de água morna.
Toalha perto de mim.
água morna dentro do lavatório (bem cheio)
Gata dentro do lavatório, e sempre falando com ela como que a fazer festinhas vou empapando o pêlo com a água, deito o shampoo por cima dela (daí ser preciso estar um pouco diluído), calmamente retiro a válvula e vou esfregando, sempre com cuidado para não ir para perto dos ouvidos.
Peço ao meu ajudante que a segure no ar um pouco e volto a encher o lavatório.
Gata dentro da água limpa, e tirar bem o shampoo.
Espreme-se a gata e envolve-se na toalha.
Se ela não tiver medo (que é o caso de todos os meus gatos) dar-lhe com o secador para tirar a maior da humidade, sobretudo se for inverno.

Este é o método que eu uso há muitos anos com os gatos. A banheira é muito grande e eles escorregam e depois.... fogem.
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta abr 17, 2003 5:58 pm

Em relação ao secador é assim, a minha gata tem pavor ao aspirador e ao secador não. Ora os barulhos são semelhantes. Só que ela como é muito curiosa vai sempre atrás de mim para a casa de banho e esta habituada desde pequenina a ver-me secar o cabelo e por isso perdeu o medo. E deixa que eu a seque com o secador sem problemas.
Acho que se habituarem os vossos ao secador eles perdem o medo...

beijokas
kathleen
anabapt
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm
Localização: Tico, Teco e Blacky

quinta abr 17, 2003 6:07 pm

Kathleen, isso da habituação não é bem assim. O Teco sempre teve um pavor a tudo o que fizesse mais barulho, seja ele secador ou aspirador.
Mas enquanto que com o aspirador ele atira-se todo zangado, com o secador ele foge a "7 pés". Já tem quase 3 anos e nunca se conseguiu habituar. :(
Quanto aos banhos, eu nunca dei a nenhum, porque eles próprios se mantém sempre limpinhos e nunca saem à rua. Mas só pela amostra do secador com o Teco acho que teria ali uma tarefa herculiana.
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta abr 17, 2003 6:09 pm

Pois é possível, Esta é a experiência que eu tenho com a Amélia. Mas ela do aspirador foge a sete pés :roll: , tem mesmo medo...
E da água, sendo muita também não gosta nada...

Beijokas
kathleen
caneco
Membro Veterano
Mensagens: 672
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

quinta abr 17, 2003 9:18 pm

anabapt Escreveu: Quanto aos banhos, eu nunca dei a nenhum, porque eles próprios se mantém sempre limpinhos e nunca saem à rua.
Eles mantém-se limpinhos mas não eternamente. Deve-se dar ao menos um banho 1 vez por ano, pois ajuda a tirar impurezas, que de facto não saiem de outra maneira. Além disso se um dia o seu gato apanhar "Tinha" (um fungo na pele) terá mesmo de lhe dar banhos de 3 em 3 dias, pois é um complemento eficaz na eliminação de esporos do fungo da base do pelo.

Aliás, poderá verificar com assombro a diferença de um pelo de gato lavado, do de um gato que não é lavado à mais de 6 mêses.

A propósito de champôs eu uso sempre o Dermocanis que se vende nas clínicas pois é até indicado na prevenção da Tinha nos gatos.

Já agora relembro que a lavagem de um gato no lavatório é muito mais simples do que numa banheira.

Caneco
anabapt
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm
Localização: Tico, Teco e Blacky

quinta abr 17, 2003 9:36 pm

Obrigado, Caneco, perante o que me disse vou tentar dar-lhes banho, até porque todos eles adoram água, o Teco inclusivamente já se atirou para dentro da banheira enquanto eu estava a tomar banho, agora só falta ver qual a reacção quando são eles a tomá-lo. Mas como o Teco e Blaky têm medo do secador (o Tico não porque é surdo, e adora o quentinho), vou esperar que os dias estejam mais quentes, para que não se constipem.
pekena
Membro
Mensagens: 68
Registado: quinta jan 30, 2003 12:17 am

segunda mai 19, 2003 3:11 pm

olá! ;)

Não sei que idade tem os gatitos!????

Mas eu tenho um gatito com um ano de idade, e normalmente aos quatros meses já se lhes pode dar o primeiro banho.

Eu comecei a dar banho ao meu gatito, o Maio, aos 4 Meses e a partir daí mais ou menos uma vez por mês.

Mas aconteceu de ele apanhar pulgas mts pulgas e aí comprei um champoo antipulgas e comocei a dar-lhe banho mais vezes, mas dp não desapareciam e decidi ir ao veterinário.
Então ele disse-me que esses champoos não são nada bons para os gatos.

Mas se os habituares de pquenitos eles habituam ao banho, pois falo por mim, porque o maio não se queixa.

Beijocas e bons banhos para os gatitos. :D
Responder

Voltar para “Gatos”