Vem aí um gato!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

marybary
Membro Veterano
Registado: quinta jun 14, 2007 5:00 pm

quarta out 03, 2007 7:03 pm

Nós só o adoptamos porque ele estava na rua com os irmãos e a mãe e se os outros fugissem ou morressem ao menos este ficava salvo. Não nas melhores das condições, mas com as básicas.
Mas vou dá-lo? Dá-lo a quem? Vou tornar a pô-lo na rua, para morrer ao frio ou de fome? :(

Bjx*Mary*
marybary
Membro Veterano

quinta out 25, 2007 9:53 pm

Olá...
Desculpem a ausência de notícias durante tanto tempo...
Eu vinha pôr umas perguntas sobre o bichinho.
Quando o pegamos ao colo, ou o afagamos, ele faz um barulho esquisito: ron, ron, ron. Não para. Porquê?
Às vezes, ele quando pressente que fez uma asneira, põe as orelhas para trás, com ar de culpado. Porque faz isto?
Bem... ele é muito, muito mauzinho :lol: Quando pegamos nele, fazemos umas festinhas, ele começa logo a morder e a arranhar. Tenho as mãos totalmente arranhadas. Não consegue estar um pouco no colo sem morder ou deitar as unhas. Não percebo porquê...
Ele é tão malandro! Ele faz practicamente uma asneira nova por dia! :lol: É verdade!
Ele é um maroto, este Óscar...
Agradecia que respondessem
Obrigada
Bjx*Mary*
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sexta out 26, 2007 8:09 am

marybary a senhora devia fazer uma pesquisa e aprender alguma coisa sobre gatos. Sim, eles sao fofos. Mas convem que voce os entenda minimamente.

Nao sabe porque é que o gato faz romrom? Bem é para chamar a atençao. E regra geral fa-lo quando está contente (mas nao só).

E poe as orelhas para tras? Isso é tipico dos gatos quando têm medo ou estao muito zangados.

PESQUISE.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
marybary
Membro Veterano

sexta out 26, 2007 7:08 pm

Obrigada pelas informações e... eu vou já pesquisar.
Desculpe a minha ignorância, eu realmente não sei muito de gatos e já deveria ter ido pesquisar.Vou fazê-lo agora.

Bjx*Mary*
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sexta out 26, 2007 9:01 pm

Nunca vai entender perfeitamente um gato. sao animais misteriosos.

mas tem de conhecer os sinais basicos... para assim poder verificar se a sua menina esta bem. Qualquer alteraçao no comportamente, veterinario!!
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
marybary
Membro Veterano

sábado out 27, 2007 8:50 am

Sim, tem razão. Mas não é menina, é menino. :lol:
Para já não verifiquei nenhuma alteração de comportamento, nenhuma alteração nas fezes, nem nada do género. Para já o gato está bem.

Bjx*Mary*
marybary
Membro Veterano

sexta dez 07, 2007 8:19 pm

Olá!
Alteração de comportamento no Óscar...muito esquisito!
Quando ele veio para a casa da minha avó (era ainda muito bebé) ele era independente, sim, mas mansinho e meigo...deixava-se pegar ao colo facilmente...agora ninguém o atura!...
Basta tentar pôr a minha mão na cabeça dele para fazer uma festinha que ele morde-me!
Eu estou a andar e ele ao ver as minhas pernas em movimento atira-se a elas e morde!
Estou sentada no sofá e a mexer com a mão na minha roupa e ele ao ver a mão em movimento atira-se com velocidade ao sofá e morde-me!
Pego nele e ele dá mil reviravoltas e arranha com toda a ferocidade para tentar sair do colo!
E ele ainda é pequenino! Está totalmente agressivo e insuportável.... Farta-se de partir jarras de vidro!
Não sei a que se deve tanta agressividade! E de vez em quando, "dá-lhe" para ficar mansinho e deita-se no meu colo e aceita festinhas e fica todo contente! Não percebo...
Ajuda? Alguém sabe o porquê destes comportamentos esquisitos?
Obrigada

Bjx*Mary*
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta dez 07, 2007 9:29 pm

Isso é o comportamento normal de um gatinho jovem.

Está a querer brincar consigo e não sabe ainda dosear a força com que dá as dentadas.

O que deve fazer é, quando isso acontecer pô-lo no chão, dizendo um "Não" com voz firme e não lhe ligar durante um bocado.

Bater não sff.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta dez 07, 2007 9:48 pm

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ght=boneco
leonildecarvalho Escreveu:O que há-de fazer?
Não permitir!

Tenha sempre à mão um recipiente burrifador, com água. Cada vez que ele perpetrar um "ataque" burrife-o. Na pior das hipóteses...chegue-lhe, não com muita força, a "roupa ao pêlo"...! "Quem dá pão...dá educação...!"

Leo
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ght=boneco

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ht=peluche
leonildecarvalho Escreveu:Para que não lhe morda as mãos, brinque com ele mas com um peluche do tamanho dele ou maior :wink: . Ele agarra o peluche com afinco em vez de agarrar as suas mãos :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
marybary
Membro Veterano

terça dez 11, 2007 7:39 pm

Olá! Desculpem a demora na resposta...eu já tinha lido o tópico mas não tive tempo de responder.
Obrigada lagutrop e leonildecarvalho.
Achei óptima a ideia de burrifar... tanto que já comprei um borrifador e ando sempre com ele. O gato já apanhou com água algumas vezes (quando me ia tentar morder ou arranhar) mas não está a surtir muito efeito... sempre que vê o borrifador põe as orelhas para trás e quando o borrifo foge a sete pés.
Ele tem tanto medo de água que nem liga ao facto de eu o estar a borrifar porque ele tem um comportamento errado...enfim...
Já lhe dei um peluche, que é relativamente do tamanho dele (ou um pouco maior) e a verdade é que o gato tenta "medir forças" com ele, quer levantá-lo mas nem consegue porque ele é grande, e faz imensas "lutas" com ele.
Deixei de brincar com as mãos, tal como me disseram...
O que ainda não exprimentei foi o método de dizer um firme "não".Mas ainda vou fazê-lo.
Ainda estou a ler os tópicos que me mandou, leonildecarvalho, ainda não acabei.
Ele continua muito arisco...apesar de que às vezes ousa morder-me, ou porque se lembra do borrifador ou qualquer coisa do género...enfim, ninguém o percebe...

Bjx*Mary*
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça dez 11, 2007 10:56 pm

Os animais são como as crianças. Se nos apanham o pulso...é vê-los a trepar... :twisted:
Seja sempre convicta e firme nos "NÃOs".
Todas as técinicas foram esgotadas na minha Leo até que uma vez irritou-me tanto com o joguinho dela do "caça as pernas da dona" que tirei o chinelo de borracha (era verão) que tinha calçado e mandei-lho. Beeeeeeeeeeeeeeeeeem, ela nunca tinha pensado que a dona pudesse ter uma reacção daquelas... e fugiu a 7 pés. A partir daí, quando ela faz alguma asneira que sabe que eu fico fula, assim que faço o gesto de ir tirar o que eu tenha calçado, "óh pernas para que te quero?!" :wink: :P :lol: :D
Ainda no outro dia ela estava a fixar as minhas pernas, com as orelhas para trás e boca semi aberta, pronta para o "ataque" que sei que é para brincar e não por agressividade mas que acaba por me magoar, por vezes até me faz sangue... e quando vi que ela estava prontinha para o ataque, só lhe falei alto e perguntei: " queres que eu tire o sapato?" e fiz o gesto de levar a minha mão ao meu pé. Beeeeeeeeeeeeeeeem, parou logo! :wink: Logo de seguida, veio roçar-se nas minhas pernas :D

O que quero tentar transmitir-lhe é que por vezes as dicas sobre formas de contornar a situação, podem nem ser as mais apropriadas de acordo com "aquele animal" porque cada animal é um animal diferente. Logo, cabe também aos donos começarem a conhecer bem o seu animal e ir aprendendo a decifrar a sua "linguagem corporal" e actuar numa forma que se aperceba de que o animal irá entender o "castigo". :wink:

Com calma, vai ver que mais uns mesitos e começa a ter mais controle na situação... :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
marybary
Membro Veterano

quarta dez 12, 2007 9:55 pm

leonildecarvalho Escreveu:(...) uma vez irritou-me tanto com o joguinho dela do "caça as pernas da dona" que tirei o chinelo de borracha (era verão) que tinha calçado e mandei-lho. Beeeeeeeeeeeeeeeeeem, ela nunca tinha pensado que a dona pudesse ter uma reacção daquelas... e fugiu a 7 pés. A partir daí, quando ela faz alguma asneira que sabe que eu fico fula, assim que faço o gesto de ir tirar o que eu tenha calçado, "óh pernas para que te quero?!" :wink: :P :lol: :D (...)
:lol: :lol:
Curioso, o meu gato também tem esse "joguinho da caça às pernas da dona" :lol:
Essa de lhe atirar com o chinelo de borracha...bom método...se calhar é até mais eficaz que "chegar-lhe a roupa ao pêlo" :lol: :P
A sua gata parece que aprendeu a lição... :lol:
Ele ainda é pequenito e faz muitas travessuras (naturalmente não se dá conta que as suas asneiras têm consequências) mas espero que ele fique mais manso.. é o diabo em gato.. :roll:
Parece-me que ele reagiu ao "não" que eu lhe deitei hoje... estava para começar a morder, abriu a boca, quando de repente eu lhe grito: "NÃO!" e o gato baixou logo as orelhas e fechou lentamente a boca... como quem tem medo... não me mordeu mais durante um bom tempo!...Com certeza que fazendo isto mais vezes ele se aperceba do erro que comete...
Obrigada mais uma vez pela ajuda leonildecarvalho

Bjx*Mary*
nickbite
Membro
Registado: domingo out 28, 2007 11:33 am

quarta dez 12, 2007 10:59 pm

marybary
se encontrares um metodo eficaz depois diz-me qualquer coisa porque o meu tem esse mesmo comportamento, e as mordidas dele cada vez sao piores que ate já fazem sangue.
Agora estou a tentar o metodo de quando ele morde-me, o que acontece normalmente qdo estou na cama no pc, ponho-o no chao e ignoro-o.
A ver se resulta :?
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quinta dez 13, 2007 5:12 pm

É por isso tudo que vocês têm escrito que eu adoro gatos!
Quando abusam, também os repreendo, claro, mas acho essa maneira de ser dos gatos, algo de genial...
Todos os dias é inventada por eles uma nova "asneira"... E nunca esgotam o reportório...
Ás vezes acho-lhes piada outras nem por isso, mas que fazer... são gatos e eu adoro-os assim...
Para não ser sempre eu a sofrer com as garras deles, tenho ... dois gatos: assim brincam um com o outro!
Ainda tenho 2 cães, que os gatos adoram (e vice-versa) e a quem fazem mil e uma maldades... E eles têm uma paciência para os aturarem...
Resumindo: ter 2 gatos é melhor que um, uma vez que brincam muito um com o outro; Melhor ainda que ter 2 gatos é ter 2 gatos e 2 cães e assim poderem brincar os 4 e deixarem-me a mim em paz durante boa parte do dia...
Volta e meia também ando com as mãos arranhadas, mas sou eu que me meto com eles.
Quanto a partirem "a loiça", os meus nunca me partiram nadinha em casa... Até me arrepio quando eles andam pelos móveis, entre molduras, jarras e outros "biblos, mas ... nada veio abaixo,... ainda.
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta dez 14, 2007 11:14 am

:lol:

"melhor" que 2 cães e 2 gatos é ter 4 gatas a mandarem no cão :P e ter 4 gatas a fugir dum papagaio :P e ter um gato que pensa que é cão de guarda. :P

Sem dúvida que cães com gatos dá um ambiente de pura risada :wink: :lol: :D
marybary Escreveu:
Essa de lhe atirar com o chinelo de borracha...bom método...se calhar é até mais eficaz que "chegar-lhe a roupa ao pêlo" :lol: :P
A sua gata parece que aprendeu a lição... :lol:
Ele ainda é pequenito e faz muitas travessuras (naturalmente não se dá conta que as suas asneiras têm consequências) mas espero que ele fique mais manso.. é o diabo em gato.. :roll:
Parece-me que ele reagiu ao "não" que eu lhe deitei hoje... estava para começar a morder, abriu a boca, quando de repente eu lhe grito: "NÃO!" e o gato baixou logo as orelhas e fechou lentamente a boca... como quem tem medo... não me mordeu mais durante um bom tempo!...Com certeza que fazendo isto mais vezes ele se aperceba do erro que comete...
Obrigada mais uma vez pela ajuda leonildecarvalho

Bjx*Mary*

Ele ter reagido ao "NÃO" já é um bom, começo... :wink: :D
Não tem que agradecer coisa alguma. :wink:
A Leo agora tem nova mania...de me caçar os pés quando estou na cama e agora com o edredon colocado por ser Inverno, já não sinto tanto a mordida mas... tenho que desacostumá-la porque quando tiver que me tapar só com um lençol, vai doer :roll: :P

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”