Hamster roboroviski

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Phuzerd
Membro Veterano
Registado: quinta mai 03, 2007 9:15 pm

domingo out 28, 2007 11:15 am

Boas.

Como vejo se a minha femea roboroviski esta gravida?

É que tenho 3 roboroviskis, 1 macho e 2 femeas e uma delas esta muito mais gorda que os outros 2. Nao convem pegar nela caso seja gravides certo?

Cumps.
<p>1.3.0 Eublepharis macularius</p>
<p>0.0.1 Pogona viticeps</p>
<p>&nbsp;</p>
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

domingo out 28, 2007 11:24 am

Phuzerd Escreveu:Boas.

Como vejo se a minha femea roboroviski esta gravida?

É que tenho 3 roboroviskis, 1 macho e 2 femeas e uma delas esta muito mais gorda que os outros 2. Nao convem pegar nela caso seja gravides certo?

Cumps.
Sendo assim já os conseguiste sexar?

Se suspeitas que ela está prenhe, tira-a junto dos outros hamsters e mete-a numa gaiola individual. Espera 20 dias no máximo e se estiver terá os filhos nesse tempo, pois 20 dias é uma margem segura para saberes se ela está prenhe ou não.

Devias ter o macho separado das fêmeas, porque as fêmeas assim terão muitas gravidezes num curto espaço de tempo .Elas talvez ainda sejam demasiado novas para ter uma única gravidez, quanto mais várias.
Phuzerd
Membro Veterano

domingo out 28, 2007 12:56 pm

Sim, penso que ja tenho quase a certeza do sexo deles.

Nao os posso deixar os 3 juntos se uma tiver gravida? :S

Cumps.
<p>&nbsp;</p>
JCFM
Membro Veterano

domingo out 28, 2007 1:25 pm

Alguns podem ter filhos em grupo, sem que os outros membros do grupo matem os filhos, outros não. Eu separo sempre as fêmeas dos machos após estas acasalarem. E todos têem uma gaiola só para si. Evito com isto as brigas, as gravidezes indesejadas, as gravidezes indesejadas em grande número num curto espaço de tempo, e as gravidezes na "adolescência".

Este é o meu método:

-Selecciono o casal que quero reproduzir (o macho e a fêmea estão, até aqui, em gaiolas individuais).

-Coloco a fêmea na gaiola do macho e fico a observar, durante alguns minutos, se surgem desentendimentos (é raro).

-Se não houver desavenças, deixo-os permanecer juntos durante oito dias
(tempo mais do que suficiente para a fêmea engravidar, pois esta entra no cio de quatro em quatro dias).

-Ao fim destes oito dias, retiro a fêmea do macho, e coloco-a numa gaiola individual.

-Após fazer isto, espero ente vinte a vinte e cinco dias, margem suficiente, pois as fêmeas têem um período de gestação de mais ou menos 18/20dias. Durante este período reforço a alimentação com pedaços de queijo, um ou outro granulado de gato e gafanhotos (quando é Verão).

-No fim, separo os filhos da mãe por volta dos trinta dias, quando são hamsters russos, porque quando tinha sírios separava-os às três semanas de vida, e dou um período de descanço, à hamster, de quatro meses entre as gravidezes. Para que ela recupere totalmente.
Phuzerd
Membro Veterano

domingo out 28, 2007 1:37 pm

Hum okok. Obrigado, vou seguir o teu conselho.

Gafanhotos? Os pequenos roboroviski comen gafanhotos?

Outra coisa, tens em cada gaiola uma roda para eles exercitarem? Li que era extremamente necessario a roda para o exercicio.

Cumps.
<p>&nbsp;</p>
JCFM
Membro Veterano

domingo out 28, 2007 1:47 pm

Os hamsters do género Phodophus, roborovsky e sungorus, adoram insectos. O meu hamster russo preferido, ficou enorme devido uma alimentação muito rica em proteínas que eu lhe dei assim que nasceu. Em adulto ficou tão forte que era capaz de matar um bichinho destes: (sozinho)

Imagem

Este é uma fêmea, mas ao meu só dava machos, porque não queria matar fêmeas repletas de ovos.

Quanto às rodas, tenho-as nas gaiolas de menor tamanho, mas nas maiores, como têem mais espaço para correr, não ponho nenhuma.
Phuzerd
Membro Veterano

domingo out 28, 2007 2:08 pm

Hum ok, obrigado.

Vou separa.los aos 3 logo a tarde em 3 aquarios.

E grilos, posso dar grilos?
Tenebrios penso que nao, ou tambem posso? :P

É que tenho dos repteis e assim aproveito.

Cumps.
<p>&nbsp;</p>
JCFM
Membro Veterano

domingo out 28, 2007 2:12 pm

Dá grilos, mas não adultos porque têem um exoesqueleto muito duro.
Tenébrios também podes dar, mas grilos jovens é o ideal. Ao príncipio os hamsters vão estranhar, mas com o hábito, vão apanhar os grilos e matá-los com uma rapidez impressionante.

Eu também tenho a minha roborovsky num aquário.
Phuzerd
Membro Veterano

domingo out 28, 2007 2:32 pm

Hum okok. Vou fazer mudanças hoje a tarde entao.
Eu vou fazer 3 aquarios de e vou colar cada parcela de vidro com silicone de casa de banho transparente, depois de seco nao é toxico pois nao?

Eles ao atacar o grilo nao irao comer o substracto tambem? Eu tenho farpas de madeira. E deixo la o grilo dentro ou espero que ele como e se nao comer retiro?

Podias era por fotos dos teus bichos e respectivas casas :lol:

Cumps.
<p>&nbsp;</p>
JCFM
Membro Veterano

domingo out 28, 2007 2:55 pm

Phuzerd Escreveu:Hum okok. Vou fazer mudanças hoje a tarde entao.
Eu vou fazer 3 aquarios de e vou colar cada parcela de vidro com silicone de casa de banho transparente, depois de seco nao é toxico pois nao?

Eles ao atacar o grilo nao irao comer o substracto tambem? Eu tenho farpas de madeira. E deixo la o grilo dentro ou espero que ele como e se nao comer retiro?

Podias era por fotos dos teus bichos e respectivas casas :lol:

Cumps.
Se puseres hoje silicone, não os metas já lá.
Eles inevitavelmente vão acabar por roer o silicone, como os meus o fizeram.
Não precisas de fazer aquários, só se quiseres mesmo, eu por exemplo, tenho um hamster russo numa caixa de plástico da loja dos chineses

Agora, nas primeiras vezes, mata o grilo antes de o dar a comer. Assim eles terão a hipótese de cheirar e de experimentar. Quando vires que eles não perdem tempo com receios, podes dar-lhe o grilo vivo, desde que tenhas um hamster num sitío onde o grilo não consiga fugir. Nessa altura, eles irão atás dele como auténticos assassinos do mundo dos hamsters :lol: . Se eles não o comerem, nunca vi tal caso, retiras o grilo claro.

Não há perigo deles engolirem o sub-estrato, eles sabem o que fazem. :wink:

Tens farpas de madeira?! Vê se não são muito duras e afiadas.
Quando te referes a farpas, queres dizer aparas?

Eu até punha as fotos deles aqui, se conseguisse fazer isso.
Phuzerd
Membro Veterano

domingo out 28, 2007 5:20 pm

Hum okok. Obrigado.

É isso aparas LOL. Isso é bom certo?

Nao sabes meter? Nao seja por isso eu digo.te LOL.

Cumps.
<p>&nbsp;</p>
JCFM
Membro Veterano

domingo out 28, 2007 5:30 pm

Phuzerd Escreveu:Hum okok. Obrigado.

É isso aparas LOL. Isso é bom certo?

Nao sabes meter? Nao seja por isso eu digo.te LOL.

Cumps.
Sim aparas não fazem mal nenhum.

Não, não sei meter. Se me quiseres ensinar manda MP.
Phuzerd
Membro Veterano

quinta nov 01, 2007 1:01 pm

Boas.

Ja fiz como me proposeste JCFM, fiz 3 aquarios. Meti um onde esta sempre o macho, no outro meti uma femea e no outro 2 femeas. Vou juntar uma femea ao macho durante 8 dias como me disseste e esperar. Depois tiro a femea e coloco.a num aquario sozinha e espero ate ver os bebes.

Vou dar.lhes hoje uns grilos para ver o que eles dizem :P

Cumps.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Exóticos”