Terceira pálpebra que insiste em dobrar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Airedale
Membro Veterano
Registado: terça dez 07, 2004 4:09 pm

domingo out 28, 2007 10:52 am

Alguém já teve este problema com o vosso canídeo? Há umas semanas o Tomás (o meu Pug de 11 meses) começou a andar com uma pequena saliência no canto interior do olho direito. Esta saliência tanto estava à vista como desaparecia. O olho começou a ficar inflamado e eu fiz, durante uma semana, o tratamento para aquilo que parecia ser conjuntivite. Como não melhorou, no Sábado lá fomos ao vet: 2 semanas de tratamento (gotas de 8 em oito horas) e estava na mesma (ok... já sem inflamação, mas ainda com a saliência). Voltamos ao vet e o Tomás é sedado para que melhor fosse observado: chegou-se então à conclusão que não era a glândula lacrimal obstruída (como se havia suspeitado na primeira consulta) mas sim a terceira pálpebra que se dobrava ficando então à vista. Um simples toque com uma espátula e ela voltou à posição inicial. Ok... menos mau! O problema parecia então resolvido. Mas nesse próprio dia voltou a sair: agora eu já sabia tentar recolocá-la. O problema é que com a mesma facilidade que volta para dentro... sai para fora. Falei com o vet e a sugestão é encaminhá-lo para a Faculdade Med. Vet. , para Oftalmologia.
Já andei a pesquisar e encontrei pouca informação: mas já percebi que é um problema que acontece muito frequentemente a cães com menos de 1 ano. Gostava de saber se já alguém teve esta experiência :roll: Obrigada
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

domingo out 28, 2007 11:28 am

Eu não tive mas também já ouvi falar... e depois passou por si por volta do primeiro ano do cão.. Mas o melhor é levá-lo À fac vet... cada caso é um caso..
Druiel
Membro
Registado: sexta mai 25, 2007 2:16 pm

domingo out 28, 2007 7:59 pm

Ois,

A Gucci fez aquilo que é a inversão da 3ª pálpebra. Os sintomas são iguais e o tratamento é uma pequena cirurgia para corrigir a pálpebra. gotas e afins não resolvem o problema, apenas podem de alguma forma ajudar o olho a estar limpo ou a tratar alguns problemas que surgem por falta de lubrificação do olho.

No final de Novembro a Gucci vai ser operada, sendo que a operação custa €75

Um abraço
Druiel
<p><strong>O Blog dos miudos:
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p>&nbsp;</p>
Airedale
Membro Veterano

terça out 30, 2007 10:27 pm

Obrigada! E que corra tudo bem com a cirurgia da Gucci :wink:
titacaleiro
Registado: sexta set 28, 2007 4:04 pm

quarta out 31, 2007 4:38 pm

Se for eversão da cartilagem da terceira pálpebra o tratamento passa por correcção cirúrgica, e posso dizer-lhe que se for à faculdade de medicina veterinária aqui de Lisboa (FMV-UTL), a veterinária responsável é a Dra Esmeralda Delgado que é muito boa nessa especialidade (oftalmologia) com um vasto currículo e uma longa experiência.
Airedale
Membro Veterano

quarta out 31, 2007 4:43 pm

É exactamente para a Dra. Esmeralda que a vet do Tomás o vai encaminhar :wink: . Obrigada.
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

quinta nov 01, 2007 1:47 pm

Eu julgo que aquilo que ele tem é um "entropion" se a palpebra enrola para dentro ou "ectropion" se for para fora... mas isso é corrigido por uma pequena cirurgia, como ja tinha sido dito aqui! boa sorte para ele!
Responder

Voltar para “Cães”