Para todos aqueles que não sabem o que é uma puppy-mills

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta abr 17, 2003 5:57 pm

Para já, CPC quer dizer Clube Português de Canicultura e não de "Cinofilia".

Segundo, o CPC regista as ninhadas de toda a gente e não apenas dos sócios.

Terceiro, não há nenhum Clube que eu conheça em nenhum país do mundo que ande a vasculhar os canis das pessoas que registam ninhadas (porque em última instância, até pode haver canis "para mostrar" e canis "para criar", se é que me faço entender).

E voltamos ao assunto da qualidade. O que é qualidade? Se é ser puro, então é o registo LOP que o atesta (e lá está, ao CPC apenas compete verificar se as declarações dos criadores são verdadeiras). Se é ser conforme ao estalão, então tem os resultados em exposição. Se é ser criado em boas condições, tem o nariz, os olhos, os ouvidos e mais a opinião do veterinário a quem deve levar o cachorro de imediato para o atestar.

O afixo é uma marca registada, que não pode ser utilizada abusivamente, e por isso se paga. Não sei porque é que lá por se registar uma marca o consumidor espera automaticamente qualidade. É por se chamar "Mimosa", "Longa Vida", "Parmalat", que o leite é bom ?

E essa de haver uma entidade que ateste a boa fé das pessoas - ó aisd, deve estar a brincar, não?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 17, 2003 6:08 pm

O afixo devia ser uma garantia de qualidade e não uma garantia de que se pagam as quotas.
Por mais engraçada que seria a ideia de controlar a atribuição de afixos, vamos pensar bem

Para quem lê além do nome do bobi, o afixo permite-nos traçar o percurso do criador ... as suas tecnicas, os caes produzidos etc etc , para além de tornar esses produtos (os caes criados) perfeitamente identificaveis.

O que será melhor ? Um produtor de cães com afixo (permitindo facilmente identificar as borradas que faz) ou um que actua no anonimato ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta abr 17, 2003 6:28 pm

[quote]Para já, CPC quer dizer Clube Português de Canicultura e não de "Cinofilia".
[/quote]

Têm toda a razão !
Se o meu HTML funcionasse, havia aqui linhaaas de carinhas vermelhas !
É o que dá as pressas !

Já discutimos isto noutro tópico e pronto, ok, se é assim, é assim.

Mas se as pessoas compram um animal com LOP, a um criador com afixo (que na verdade é um BYB) que se pode fazer ?
Eu explico melhor :
claro que eu aconselho a que visitem o criador, vejam as condições, falem com ele, tirem dúvidas, etc, etc.

Mas a verdade é que os meus amigos, pe, são pessoas muito ocupadas, muito stressadas e quando se dirigem a mim querem um nome.

A minha cadela é um doce (eu sei, eu sei !) e é bonita (eu sei, seu sei !)
mas acho mal dar-lhes o nome do meu criador até porque não foi o que mais gostei (como criador - o que eu gostei mais não tinha ninhadas e eu não estava disposta a esperar) e só vi um número limitado de criadores de Lab.(isto além do facto que não sou juíza, nem perita em Lab)

Se os mando ir visitar criadores, não vão (têm mais que fazer) e o mais natural é que acabem a comprar no CC da esquina, onde os cães estão de imediato disponíveis.

E, como eles, assim pensam a maioria das pessoas.

Combater os BYB não pode consistir apenas em conversa de fórum.
É preciso dar alternativas viáveis aos potenciais donos.

É preciso qualquer coisa que se possa dizer - siga a lista da entidade x - que com ela têm garantias não só de qualidade mas também de não estar a contribuir para a exploração e o abuso dos animais.

A isto eles dão ouvidos.
Se lhes digo para percorrer o país, nem me olham nos olhos !
(subentende-se : é doida !)

Portanto, não se fale mais de pedir listas de criadores ao CPC - essas listas incluem BYB.

E não alinho.
Antes ficar com o cãozinho da ninhada da vizinha.
Esses ao menos, são bem tratados.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 17, 2003 6:41 pm

Olá aisd,

Não discordo completamente, mas vamos a ver

Antes demais para mim um criador tem de ter um afixo. Não é garantia de muito, mas pelo menos está registado. Se algo correr mal é mais facil pedir contas.

Mas como ja foi referido, não é garantia de muito, embora ja seja um ponto de partida.

Bom, se querem comprar um cão o melhor será num criador com afixo. Aí entram as listas de criadores fornecidas pelo CPC. Estas listas deverão ser só e apenas um ponto de partida. Há que percorrer os canis, visitar as exposições e a cronologia do costume.

De maneira nenhuma nos basearmos e ficarmos pelas listas de afixos.

Quem não está para ter este trabalho (1º pedir a lista, 2º passar revista aos criadores ...) também não me parece apta para ter um cão
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
SeaLords
Membro Veterano

quinta abr 17, 2003 6:51 pm

E, como eles, assim pensam a maioria das pessoas.
O problema é mesmo este, é preciso mudar a mentalidade das pessoas.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 17, 2003 7:37 pm

Mas a verdade é que os meus amigos, pe, são pessoas muito ocupadas, muito stressadas
Se os mando ir visitar criadores, não vão (têm mais que fazer) e o mais natural é que acabem a comprar no CC da esquina, onde os cães estão de imediato disponíveis.
Olá Aisd,
Talvez a resposta para as suas questões, esteja aqui mesmo nestas frases. É que, perante isto, o mais correcto a fazer será NÂO lhes indicar criador nenhum! O que você deve fazer é aconselhá-los a NAO TEREM CÂES!
Com efeito, você diz-nos que os seus amigos são pessoas muito ocupadas e stressadas, que têm mais que fazer e que quando têm de tomar a primeira decisão importante relativamente ao cachorro ( uma das mais importantes que é a proveniência, que tanto determinará no futuiro) não têm paciência e dirigem-se à primeira esquina! Então eu pergunto: Para que vão estas pessoas ter um cão?
Será para depois não terem disponibilidade para lhe dedicarem o tempo necessário Às tantas coisas de que precisa? (Treino, sociabilização, carinho, saúde, etc).
Será para quando for preciso tomar uma decisões, como sejam as relativas à saúde ou à reprodução, fazerem-no de ánimo leve, sem poderação e pela via mais fácil?

Bem....estas pessoas decididamente não têm o perfil para ter cães!!

Um abraço
Paulo C.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta abr 17, 2003 7:42 pm

AISD, não leve a mal o que lhe digo, mas o melhor para o stress ( pelo menos para a maior parte da spessoas) é um gato :)
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

quinta abr 17, 2003 8:04 pm

Concordo.
O problema é que o cão é para os filhos.
O problema é que não me vão ouvir.

Ainda ontem uma amiga adorou os meus periquitos que como já devem saber são muito sociáveis, andam à solta na sala e gostam de poisar nas pessoas, dar bicadinhas, puxar cabelos, mordiscar botões, etc.
Disse ela : "eu não costumo achar graça a pássaros, mas estes são muito engraçados.Olha que giros, etc.".
E vai daí eu disse "é preciso desenvolver uma relação pessoal com eles.Qualquer animal precisa de tempo e de amor para desenvolver uma relação interactiva com o dono".
E ela disse "eu não tenho tempo".E eu disse (literalmente) :"quem não têm tempo não deve ter animais" e diz ela (na defensiva) "não é para mim, é para a minha filha, ela tem muito tempo porque eu estou sempre fora".
Ela está à procura de um cão que seja assim "meiguinho" como a minha Zorra e "bonito" como a Zorra "talvez um bocadinho mais pequeno" que a Zorra.
Bom, se continuasse a conversa perdia uma amiga e ela fazia o que entende, teimosa como é.
So ?
Aconselhei-a a comprar um animal num criador.
E dei-lhe alguns nomes, perto de Lisboa (casa).
Na esperança que não compre num CC e que não compre a BYB.
E que a filha (têm 15 anos e assistiu à conversa) tenha tempo para o animal.
Que mais se pode fazer ?
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 17, 2003 8:47 pm

Olá de novo,
15 anos? pois...daqui uns tempos as hormonas começam a falar mais alto, os namorados, a universidade....e depois lá fica o boby em segundo plano :(
Pouco se pode fazer com estas pessoas...é verdade :( Mas...podemos tentar dar-lhe informação, sem os censurar)!
Experimente dar-lhe aquele artigo dos Labradores ( "nem todo o Labrador é guia de cegos") que eu aqui uma vez coloquei, lembra-se? Eu já não o tenho ( houve um 'acidente' com uns ficheiros e esse foi um dos que se perdei), mas deve estar aqui algures na Arca.

Cumprimentos
Paulo C.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta abr 17, 2003 9:59 pm

Aisd,
Já todos responderam ás suas questões, aliás o seu caso é exemplo de que as mentalidades precisam de mudar mesmo, ou seja, não gostou muito do criador do seu cão, mas também não esteve disposta a esperar... ;) Ainda bem que apesar de não ter gostado, está tudo a correr bem.
Os seus amigos, ao que parece não se querem dar a muito trabalho e também não estão dispostos a mudar, de forma que podemos nós fazer mais?
As mentalidades precisam mesmo de mudar, mas são as mentalidades de todos e não só de alguns. Não podemos só exigir esforços de um lado e deixar andar do outro. E tem também uma outra coisa, os cães não são para entregar aos cuidados de uma criança.
Isabel
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sexta abr 18, 2003 6:38 am

Atenção - eu não disse que não gostei do criador do meu cão !
Disse que, na não foi o melhor que visitei (visitei cerca de uma dezena - há n criadores de Lab).
O criador da Zorra é bom criador mas a raça dela é o rott, não o lab.
Rejeitei, como já contei aqui 3 ou 4 por achar que não tinham as condições de criação satisfatórias.

Quanto à minha amiga...esta história já dura há algum tempo.
Se calhar não chega a ter cão nenhum, embora a filha queira.

A questão é que já outros me fizeram perguntas do mesmo género e eu fico sempre com a mesma dificuldade - que sugestões dar, que sejam práticas para os potenciais donos e que, simultanêamente os afastem de BYB ou lojas ?

Recebo inclusivè, 'mails' de pessoas que nem conheço.
Sinto um certo dever de ajudar, mas sei como são as mentalidades !
Se respondo com uma lista de critérios que torna a aquisição difícil, vão à loja mais próxima ! (de qualquer forma começo sempre por aí ! Depois vou falando da realidade das lojas e dos BYB : de cachorros que vêm doentes, etc, - que toca no interesse deles directamente e que eu sei que vão considerar).

Apontar alternativas é que está difícil...

O problema é que o Lab é muito popular !
Há por todo o lado !
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta abr 18, 2003 1:23 pm

Aisd, mas eles já decidiram que é um lab que querem? Fiquei com a ideia que poderia ser, mas também poderia ser outra raça. DEvo ter entendido mal. Olhe, nas revistas da especialidade, há imensos anuncios de criadores de labradores, a maioria não devem ser BYB. Alguns até são conhecidos. Comece por aí.
No entanto, torno a alertar para o facto de que talvez fosse melhor era tirar-lhes a ideia do cão da cabeça, ainda por cima um lab, uma raça que necessita de muita atenção, que se fica muito tempo só pode destruir a casa, etc...
A filha não vai ter muita pachorra para isso, e os pais, em principio, muito menos.
Isabel
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sexta abr 18, 2003 4:31 pm

Pedra,

as pessoas que me contactam querem Lab e contactam-me porque eu tenho uma Lab.O que eu gostava de saber é como souberam !

Bem, não é segredo ! Eu digo em muitos sítios.
Mas, pe, não levo a minha cadela a exposições, nem nada disso...

As pessoas (como é para os filhos) querem um Lab porque estes são conhecidos pela sua mansidão e dócilidade para com as crianças.

Mas há outras raças (entre as quais várias com as mesmas características de docilidade e mansidão) e ainda há não muito tempo pûs um tópico no Sapo a dirigir a pessoas para aquele teste (que eu vi aqui) de qual é a raça que melhor se adapta a si.

Infelizmente, parece-me que também é uma questão de facilidade !

Como disse há criadores (e pseudo-criadores) de Lab por todo o lado !
E o anúncio da Scottex também têm parte da culpa !
E há muita gente que faz daquelas "criações" com o vizinho e que dão os canitos.

Quem me dera que a minha raça não fosse tão popular !
E existem imensos vigaristas no meio.

Ainda há não muito tempo, neste fórum, uma senhora pagou bastante dinheiro por uma cadela lab e depois de correr 3 vets (que lhe disseram todos que a cadela não era pura), veio-me perguntar se a cadela era pura (têm manchas brancas no focinho e nas patas).

A cadela é um amor e merece todo o amor e afeição dos seus donos, mas não é pura, embora tenha sido vendida como tal.
Vigaristas !!

É revoltante que se explore a boa fé das pessoas, deste modo !

Felizmente que a senhora parece que gosta da sua cadela de qualquer maneira (com ou sem pureza) e não a vai abandonar, mas e se fosse outro tipo de pessoa ? Daquelas que se horrorizam se o cão não é puro ?
Que adquirem o LOP e não o animal ?
Quem paga ?

O animal !

Quanto aquela amiga se elea comprar estou certa que objectivamente será muito bem tratada (tem empregada full-time) e a miúda é muito sensata e madura para a idade.Têm condições objectivas para o animal ficar bem.
Mesmo assim, espero que ela reconsidere (mas com pessoal teimoso e orgulhoso o melhor é deixá-los "mastigar" as ideias que vamos dando e não os contrariar - normalmente funciona melhor).
SeaLords
Membro Veterano

sexta abr 18, 2003 4:41 pm

), veio-me perguntar se a cadela era pura (têm manchas brancas no focinho e nas patas).

A cadela é um amor e merece todo o amor e afeição dos seus donos, mas não é pura, embora tenha sido vendida como tal.
Vigaristas !!
Bom, há aqui uma confusão entre ser puro e ser conforme ao estalão, que são coisas completamente diferentes. Não sei porque é que a cadela não há-se ser pura, lá por ter manchas no focinho e nas patas.

E porque é que as culpas recaem sempre em cima de quem vende? Quem compra não se lembrou sequer de dar uma vista de olhos ao estalão? Ver ao menos os defeitos ? Essa da cor é daquelas mais óbvias, que qualquer pessoa pode ver. Queixam-se de quê, afinal ?
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta abr 18, 2003 6:16 pm

AISD, não leve a mal o que lhe digo, mas o melhor para o stress ( pelo menos para a maior parte da spessoas) é um gato
:?: :?: :?: :?: :o :o :o então quando eles trepam pelas cortinas ou afiam as unhas em qualquer lado :p :p :p é remédio santo. o stressado cai para o lado e já não se levanta mais :evil: :evil:
Responder

Voltar para “Cães”