Canário doente - preciso de ajuda!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
sara_marreco
Membro Júnior
Registado: sexta fev 24, 2006 10:45 pm

sexta out 19, 2007 10:21 am

Caros membros do fórum,

Tenho uma fêmea de canário com 3 anos que hoje exibiu um comportamento estranho, desde que a tenho nunca esteve doente e mesmo até este momento sempre exibiu uma plumagem bem tratada e uma alegria contagiante.

Esta manhã, como de costume, soltei-a um pouco enquanto limpava a gaiola, e notei que ela começou a tombar a cabeça para o lado e a gemer, pensei que se tivesse magoado e quando tentei apanhá-la começou a voar de forma descontrolada chocando contra tudo e a piar de aflição.

Ela está domesticada e nunca foge, mas hoje estava completamente em pânico mesmo depois de a colocar na gaiola, agarrou-se às grades com muita força e não subia para os poleiro.

Não come nem bebe água, está muito parada e não exibe o seu comportamentos normal, parece que perdeu toda a energia subitamente!

O que se estará a passar? Aconselham-me a levá-la ao veterinário? Agradeço que me enviem algumas orientações.

Os meus cumprimentos a todos!
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

sexta out 26, 2007 11:47 am

A ida ao veterinário não resolve nada e não sei que lhe dizer; há um medicamento a venda que as vezes faz milagres......experimente. É o Milagrex, da Orniex.
sara_marreco
Membro Júnior

segunda out 29, 2007 8:48 am

Obrigada pela sugestão!

Felizmente ela ja melhorou bastante, andou muito paradinha uns dias mas já recuperou a alegria!
poky
Membro
Registado: sexta set 01, 2006 11:17 pm

terça out 30, 2007 10:00 am

Olá, bom dia.

Quer-me parecer que o que a sua canária teve foi um ataque, de quê não sei, mas sem dúvida alguma que foi.

O que o Mozungo lhe recomendou é um polivitamínico que, passe a expressão é considerado, por muitos, às vezes tipo pomada santa da gibóia que serve para tudo o que nem sempre é o caso.

Nesta situação, acho que o que Mozungo indicou está correcto.

Chamo-lhe no entanto a atenção do seguinte, é conveniente no minimo uma vez por ano desparasitar as nossas aves internamente, já alguma vez fez isso? Se não fez informe-se numa loja de aves sobre o que lhe deve administrar e depois deve fornecer com alguma regularidade complexo-b.

Saudações ornitológicas.

Armindo Tavares.
sara_marreco
Membro Júnior

terça out 30, 2007 2:59 pm

Realmente o que se passou foi único...só visto, nunca me tinha acontecido nada semelhante e sempre tive canários! Muito obrigada pelo seu conselho vou informar-me numa loja de aves aqui da zona.

Já agora, tenho mais uma questão a colocar: tive um canário, que faleceu com uns honrosos 12 anos, que tinha um estranho problema nas penas, levei-o a dois veterinários mas nenhum me soube dizer o que era.

As penas quando nasciam eram muito espessas e pareciam ficar encravadas, o pobre bicho sofria muito e eu tentava sempre desinfectar com betadine e tocar o mínimo possível nessas penas caso contrário infectavam imediatamente.

O que acham que era?
poky
Membro
Registado: sexta set 01, 2006 11:17 pm

quarta out 31, 2007 9:20 pm

Boa noite.

Confesso que pela descrição é um bocado complicado dizer o que a ave tinha.

Habitualmente esse fenómeno acontece em aves com excesso de penugem, mesmo aves novas, e também quando não há muito cuidado, por parte de quem cria essas aves, com a consanguinidade.

No caso de penas chamadas encravadas em que parece que as mesmas crescem para dentro e formam na ave um quisto, em alguns casos retira-se com a ajuda de uma pinça essa pena dando origem a um pequeno buraco e deve-se todos os dias desinfectar com betadine drenando sempre o buraco até o mesmo fechar.

Saudações ornitológicas.

Armindo Tavares.
Responder

Voltar para “Aves”