mega urgente a mãe piriquita morreu e deixou 2 bebes

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
oOoANAoOo
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 8:53 pm
Localização: uma cadelita, uma furas, 4 "ratazanos", duas caturras e alguns piriquitos =)

quarta out 31, 2007 5:46 pm

olá a todos!
estou realemnte em apuros... descobri agora que a mãe piriquita que estava a cuidar dos 2 filhotes morreu, não sei ao certo se ela terá morrido ontem ou hoje, porque estava morta dentro do ninho e como não a vi ontem resolvi espreitar para ver s estava tudo bem (n estava =/ )
acho que nasceram a 13 de Outubro pois foi quando os ouvi pela primeira vez ou então um pouco mais cedo. um deles já está totalmente coberto d penas, e outro está quase todo coberto. Agora eu penso que o pai lhes vai continuar a dar de comer, eles tinham o papo bem cheio ainda agora.

a minha dúvida é se os bébés se conseguem aquecer um ao outro, se acharem que não por favor digam-me o que posso fazer para os aquecer sem os tirar da cazinha para que o pai os possa continuar a alimentar.

Desde já obrigado a todos

Os melhores cumprmentos,

Ana Ferreira
joaomaca2
Membro
Registado: terça mai 22, 2007 7:00 pm

quarta out 31, 2007 6:11 pm

Ola olha verifica se o pai continua a dar de comer as crias se nao der, como ja estao todos cobertos de penas dalhe papa algumas sementes.....

Boa sorte
oOoANAoOo
Membro Veterano
Localização: uma cadelita, uma furas, 4 "ratazanos", duas caturras e alguns piriquitos =)

quarta out 31, 2007 6:14 pm

obrigado joaomaca2 ele tem estado muito atento ao ninho como sempre, em principio vai continuar a alimenta los, agora o meu medo é mesmo que eles morram de frio. obrigado**
Conselheiro
Membro
Registado: sábado out 26, 2002 10:50 pm

quarta out 31, 2007 6:30 pm

Viva!

Em príncipio não deverá haver problema, já tendo 15 dias de vida e se estão com o papo cheio. O pai deve-os estar a alimentar e se calhar dorme dentro do ninho.
Convém ir verificando os papos e vendo o comportamento do pai. Mais 2 semanas e devem estar cá fora.
Se mesmo assim tiver medo do frio coloque a gaiola numa zona menos fria, em cima do frigorífico costuma ser mais quente por exemplo.
Se o pai os deixar de alimentar, poderá alimentar à mão.
Compre uma papa própria para o efeito que se mistura com água morna e use uma colher pequena de café (que pode dobrar os lados) ou uma seringa de plástico. Nas primeiras vezes custa um bocado, poderá mesmo ter que lhes abrir o bico e forçar, mas depois eles habituam-se e já sabem para o que é. Deve-o fazer de duas em duas horas, fora à noite, quando for dormir, que pode ser até 6 horas. Fique a saber que alimentando à mão, os bichos ligam-se às pessoas, ficam domesticados, ou seja perdem a tendência para se reproduzirem.

Mas esperemos que não seja necessário e que o pai os crie.
Além das sementes que devem estar sempre disponiveis ao pai dê uma papa para piriquitos e vegetais de vez em quando.

Boa sorte para os pequenos e para si.
oOoANAoOo
Membro Veterano

quarta out 31, 2007 6:54 pm

muito obrigado Conselheiro.

eles estão perto da janela, apesar d estar completamente fechada com as persianas e tudo a minha mãe diz que não vem frio porque não está muito frio, e durante o dia bate lá sol o dia todo, mas mesmo assim tenho receio e acho que os vou mudar d sitio agora à noite. em cima do frigorifico tenho algum receio porque com os vapores tenho medo que fique demasiado quente ou assim e que sufoquem.
quanto a criar à mão espero que n seja realmente necessário, pois já tentei criar um que era deficiente das patinhas e a mãe rejeitou o e tive que ser eu a cuidar dele, mas pelos vistos os meus cuidados não foram suficientes, porque acabou por falecer.
Tenho tido sempre sementes a papa e alface à disposição deles, e à 1s dias meti lhe o choco que pelo que ouvi dizer é bom para o cálcio.
Espero que consegam sobreviver saudaveis principalmente.
Mais uma vez muito obrigado**
oOoANAoOo
Membro Veterano

quinta nov 08, 2007 5:32 pm

olá o todos!

já passaram alguns dias desde a morte da piriquita, e os dois piriquitinhos estão bem =) quentinhos, sempre com o papinho cheio, têm a sorte de ter um pai babádo que nunca os larga, e que os está sempre a vigiar =)
estão quase a fazer um mês, estão muitos espertalhões, um deles tem as asas como a mamã, e outro como o pai =) ah e são uns refilões de primeira, assim que abrimos a cazinha começam logo a "cacarejar" =D

mais uma vez obrigado aos que me ajudaram

beijinhus a todos,

Ana Ferreira
Responder

Voltar para “Aves”