Mudança de ração

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder

Deve-se mudar de ração para não "enjoarem"?

sim
2
25%
nao
6
75%

Total de votos: 8
nickbite
Membro
Registado: domingo out 28, 2007 11:33 am

quarta out 31, 2007 9:57 am

Olá
A minha gatinha de 2 meses está a acabar a ração perfect fit e estou a pensar comprar a Hill´s porque já ouvi falar que é muito boa, mas entretanto recebi uma amostra da Techni-Cal
Estava a pensar em experimentar primeiro a amostra e depois comprar a Hill mas nao sei se faz mal estar sempre a trocar de ração. :?
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

quarta out 31, 2007 12:53 pm

Não é conveniente estar sempre a mudar de ração. Mas como está numa fase em que ainda está à procura da ração "ideal" para a sua gatinha, não há problema.
O importante é encontrar uma ração que seja adequada às necessidades da gatinha, e claro que como é ainda uma bébé, estas vão mudando à medida que vai crescendo.
Quanto a enjoarem... os gatos podem passar uma vida inteira a comer a mesma ração que não enjoam. Claro que podemos sempre variar os sabores da mesma, mas para eles não há grande diferença.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
jcmac
Membro Veterano

quarta out 31, 2007 2:30 pm

Mudança de ração
Chega uma hora na vida do gatinho em que ele se torna adulto, é também a altura de mudar de ração. Um gatinho deve mudar para ração adulta quando completa um ano e mais tarde deve mudar da ração de adulto para idoso aos 9-10 anos. Mas como cada gato é um gato é sempre bom pedir a opinião do veterinário quanto à altura mais propícia para mudar a ração e também qual a ração a escolher.
Alguns gatos reagem muito mal à troca de ração, podendo apresentar distúrbios gastrointestinais. Normalmente quando se muda o tipo de ração - de gatinho para adulto, adulto para idoso, ou o sabor - mas não a marca, esses problemas não acontecem. Já quando se muda de marca de ração, o seu gato pode apresentar problemas que vão desde se recusar a comer até diarreias. Para evitar que isto aconteça, faça sempre uma troca gradual. Comece por dar 1/4 da nova ração misturada com 3/4 da ração a que ele está acostumado durante 4 a 6 dias. Se ele não apresentar qualquer problema, passe para uma mistura meio a meio por mais alguns dias e depois sirva a nova ração pura.
Fonte:

http://www.catish.com.pt/gato/inicio.htm

É importante procurar e experimentar diferentes rações até se encontrar aquela que nos parece que satisfaz as necessidades do nosso animal.
Quando assim for convém manter-nos fiel àquela que escolhemos só mudando, dentro da mesma marca, o tipo de ração de acordo com as várias etapas de vida do animal.
Também penso ser importante termos atenção a diversos factores como por exemplo o pêlo e os dentes, porque se verificarmos que não estamos a obter os resultados pretendidos, então é melhor voltar a procurar e experimentar outras rações.
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta out 31, 2007 6:32 pm

Olá nickbite.

Apesar da sua gatinha ainda estar numa fase de "experimentação"... aliás, quem está nessa fase são os donos e não propriamente os gatos, se é que me faço entender...
O que quero dizer é que sendo a gatinha ainda bebé, tem todo o sistema digestivo...englobando a parte gástrica...muito frágil. Logo, há problema sim em mudar constantemente de ração até encontrar o que ela goste?! Especialmente se experimentar tudo o que são amostras que hajam no mercado das rações...!
O que lhe recomendo fazer é pedir não mais que duas amostras de ração, diferentes, colocar o seu conteúdo em recipientes separados e ver de qual a gatinha comeu mais?!
Depois é só determinar que o melhor é comprar essa que ela comeu mais quantidade... :wink:
Se andar a variar constantemente na incerteza de qual ela possa gostar mais ou menos, pode resultar num autêntico "desastre"... porque confunde a gatita... e porque confunde-se a si própria... e porque a gatita pode acabar com uma tremenda diarreia se não pior?!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcmac
Membro Veterano

quarta out 31, 2007 7:54 pm

nickbite, tenho de fazer aqui um mea culpa :oops:!
Uma parte da informação que lhe dei não estava correcta. De facto, e como foi dito, não é conveniente fazer grandes experiências com as rações numa gatinha tão pequenina, que está mais susceptível de ficar com diarreia.
Falei com a vet que acompanha as minhas meninas e disse-me que no máximo pode experimentar duas rações diferentes que não haverá grandes problemas com isso. Segunda ela também a melhor ração que neste momento existe no mercado é a Weaning da Royal Canin. Tem os biscoitos pequeninos e moles, adaptados à idade da Kika. Aos 4 meses pode eventualmente mudar desta para outra.
Peço-lhe desculpa se a induzi em erro, não era de todo essa a minha intenção.
Vá dando notícias :wink:!
nickbite
Membro
Registado: domingo out 28, 2007 11:33 am

quarta out 31, 2007 10:03 pm

obrigada
já audaram bastante :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”